Estudo de João 5:29 – Comentado e Explicado

os que praticaram o bem irão para a ressurreição da vida, e aqueles que praticaram o mal ressuscitarão para serem condenados.
João 5:29

Comentário de Albert Barnes

Sairá – Sairá de suas sepulturas. Esta foi a linguagem que ele usou quando levantou Lázaro, João 11: 43-44 .

Aqueles que fizeram o bem – Ou seja, aqueles que são justos, ou aqueles que por suas boas obras “mostraram” que eram amigos de Cristo. Ver Mateus 25: 34-36 .

Ressurreição da vida – A religião é freqüentemente chamada de vida e vida eterna. Veja as notas em João 5:24 . Na ressurreição, os justos serão elevados ao pleno gozo e segurança perpétua daquela vida. É também chamado de ressurreição da vida, porque não haverá mais “morte”, Apocalipse 21: 4 . O gozo do próprio Deus e de suas obras; da sociedade dos anjos e dos remidos; a liberdade da doença, o pecado e a morte constituirão a vida dos justos na ressurreição. A ressurreição também é chamada de ressurreição dos justos Lucas 14:14 , e a primeira ressurreição, Apocalipse 20: 5-6 .

A ressurreição da condenação – A palavra “condenação” significa a sentença proferida por um juiz – julgamento ou condenação. A palavra, como a usamos, se aplica somente ao julgamento pronunciado por Deus sobre os iníquos; mas esse não é seu significado sempre na Bíblia. Aqui tem, no entanto, esse significado. Aqueles que fizeram o mal serão ressuscitados “para serem condenados ou condenados”. Este será o objetivo de levantá-los – este é o único design. Dizem em outro lugar que serão condenados ao castigo eterno Mateus 25:46 , e que serão castigados com a destruição eterna 2 Tessalonicenses 1: 8-9 ; e é dito dos injustos que eles são reservados para o dia do julgamento a ser punido, 2 Pedro 2: 9 . Que isso se refere ao julgamento futuro – à ressurreição então, e não a qualquer coisa que ocorra nesta vida – fica claro nas seguintes considerações:

1. Jesus acabara de falar do que seria feito nesta vida – do poder do evangelho, João 5:25 . Ele acrescenta aqui que algo ainda mais maravilhoso – algo além disso – aconteceria. “Todos os que estão nos túmulos” ouvirão sua voz.

2. Ele fala daqueles que estão em seus túmulos, evidentemente se referindo aos mortos. Às vezes se diz que pecadores estão mortos em pecado, mas não se diz que pecadores estão “em um túmulo”. Isto é aplicado nas Escrituras somente àqueles que faleceram.

3. A linguagem usada aqui dos “justos” não pode ser aplicada a nada nesta vida. Quando Deus converte os homens, não é porque eles “foram bons”.

4. Nem a linguagem empregada do mal é aplicável a qualquer coisa aqui. Em que condição entre os homens pode-se dizer, com alguma aparência de sentido, que eles são trazidos de suas sepulturas para a ressurreição da condenação? A doutrina daqueles universalistas que sustentam que todas as pessoas serão salvas imediatamente na morte, portanto, não pode ser verdadeira. Esta passagem prova que no dia do julgamento os ímpios serão condenados. Acrescente-se que se “então” condenado, eles serão perdidos para sempre. Assim, em Mateus 25:46 , diz-se que é um castigo “eterno”; 2 Tessalonicenses 1: 8-9 , é chamado de destruição “eterna”. Não há relato de redenção no inferno – nenhum Salvador, nenhum Espírito Santo, nenhuma oferta de misericórdia lá.

Comentário de E.W. Bullinger

feito = forjado. Grego. poieo = realizado (referente ao objeto, objetivo ou fim do ato) e geralmente associado ao bem.

bom = coisas boas (plural)

o = a. ressurreição. Grego. anastase. App-178.

done (grego. prasso. Compare João 3:20 , João 3:21 ) = praticado (referindo-se aos meios pelos quais o objeto é obtido) e está associado ao mal, assim como quatro das seis ocorrências do substantivo praxis (= ação), Mateus 16:27 . Lucas 23:51 . Atos 19:18 . Romanos 8:13 ; Romanos 12: 4 . Colossenses 3: 9 .

mal = coisas más (plural) A mesma palavra que em João 3:20 .

condenação = julgamento. Grego. krisis, como em João 5:22 .

Comentário de John Calvin

29. And they who have done good. He points out believers by good works, as he elsewhere teaches that a tree is known by its fruit , ( Matthew 7:16 ; Luke 6:44 .) He praises their good works, to which they have begun to devote themselves since they were called. For the robber, to whom Christ on the cross ( Luke 23:42 ) promised life, and who had all his life been given up to crimes, expresses a desire to do good with his latest breath; but as he is born again a new man, and from being the slave of sin begins to be a servant of righteousness, the whole course of his past life is not taken into account before God. Besides, the sins themselves, on account of which believers every day subject themselves to condemnation, are not imputed to them. For without the pardon which God grants to those who believe in Him, (104) there never was a man in the world of whom we can say that he has lived well; nor is there even a single work that will be reckoned altogether good, unless God pardon the sins which belong to it, for all are imperfect and corrupted. Those persons, therefore, are here called doers of good works whom Paul calls earnestly desirous or zealous of them , ( Titus 2:14 .) But this estimate depends on the fatherly kindness of God, who by free grace approves what deserved to be rejected.

The inference which the Papists draw from those passages — that eternal life is suspended on the merits of works — may be refuted without any difficulty. For Christ does not now treat of the cause of salvation, but merely distinguishes the elect from the reprobate by their own mark; and he does so in order to invite and exhort his own people to a holy and blameless life. And indeed we do not deny that the faith which justifies us is accompanied by an earnest desire to live well and righteously; but we only maintain that our confidence cannot rest on any thing else than on the mercy of God alone.

Comentário de John Wesley

E sairá; os que fizeram o bem até a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal até a ressurreição da condenação.

A ressurreição da vida – A ressurreição que leva à vida eterna.

Referências Cruzadas

Daniel 12:2 – Multidões que dormem no pó da terra acordarão: uns para a vida eterna, outros para a vergonha, para o desprezo eterno.

Mateus 25:31 – “Quando o Filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos, assentar-se-á em seu trono na glória celestial.

Lucas 14:14 – Feliz será você, porque estes não têm como retribuir. A sua recompensa virá na ressurreição dos justos”.

Atos dos Apóstolos 24:15 – e tenho em Deus a mesma esperança desses homens: de que haverá ressurreição tanto de justos como de injustos.

Romanos 2:6 – Deus “retribuirá a cada um conforme o seu procedimento”.

Gálatas 6:8 – Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna.

1 Timóteo 6:18 – Ordene-lhes que pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos para repartir.

Hebreus 13:16 – Não se esqueçam de fazer o bem e de repartir com os outros o que vocês têm, pois de tais sacrifícios Deus se agrada.

1 Pedro 3:11 – Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *