Estudo de Gálatas 6:8 – Comentado e Explicado

Quem semeia na carne, da carne colherá a corrupção; quem semeia no Espírito, do Espírito colherá a vida eterna.
Gálatas 6:8

Comentário de E.W. Bullinger

para . Grego. eis . App-104,

dele = dele mesmo.

de . Grego. ek App-104.

corrupção . Grego. phthora . Veja Romanos 8:21 ,

Espírito . App-101.

Espírito . App-101.

vida . Grego. zoe . App-170.

eterno. App-151.

Comentário de John Calvin

8. Porque o que semeia na sua carne . Tendo declarado o sentimento geral, ele agora o divide em partes. Semear na carne é aguardar ansiosamente as necessidades da vida presente, sem levar em consideração uma vida futura. Os que fizerem isso colherão frutos correspondentes à semente que semearam – amontoarão o que perecerá miseravelmente. Semear na carne ( seminare in carne ), supõe-se que alguns significam indulgência nos desejos da carne e corrupção significa destruição; mas a exposição anterior concorda melhor com o contexto. Ao me afastar da tradução antiga e de Erasmus, não agi precipitadamente. As palavras gregas ? spe???? e?? t?? s???a ?a?t??, literalmente significam, aquele que semeia em sua carne . E o que mais isso significa, mas ser tão inteiramente dedicado à carne, a ponto de direcionar todos os nossos pensamentos para seus interesses ou conveniência?

Mas quem semeia no espírito . Pelo espírito, eu entendo a vida espiritual, para a qual eles dizem que semeiam cujos pontos de vista são mais direcionados para o céu do que para a terra e cuja vida é regulada pelo desejo de alcançar o reino de Deus. De seus empregos espirituais colherão no céu frutos incorruptíveis. Esses empregos são denominados espirituais por causa de seu fim, embora em alguns aspectos sejam externos e se relacionem com o corpo, como no próprio caso agora em consideração ao apoiar pastores. Se os papistas devem esforçar-se, da maneira usual, em construir sobre essas palavras a justiça das obras, já mostramos com que facilidade seus absurdos podem ser expostos. Embora a vida eterna seja uma recompensa, não se segue que sejamos justificados pelas obras ou que as obras são meritórias da salvação. A bondade imerecida de Deus aparece no próprio ato de honrar as obras que sua graça nos permitiu realizar, prometendo a eles uma recompensa à qual não têm direito.

É necessária uma solução mais completa da questão?

1. Não temos boas obras que Deus recompensa, mas aquelas que derivamos de Sua graça.

2. As boas obras que realizamos pela orientação e direção do Espírito Santo, são os frutos dessa adoção que é um ato de graça gratuita.

3. Eles não são apenas indignos da menor e mais insignificante recompensa, mas merecem ser totalmente condenados, porque são sempre manchados por muitas manchas; e o que poluições têm a ver com a presença de Deus?

4. Embora uma recompensa tenha sido mil vezes prometida para obras, ainda não é devida, mas pelo cumprimento da condição de obedecer perfeitamente à lei; e quão distantes estamos todos dessa perfeição!

Deixe os papistas agora irem tentar forçar o seu caminho para o céu pelo mérito das obras. Concordamos alegremente com Paulo e com toda a Bíblia em reconhecer que somos incapazes de fazer qualquer coisa, exceto pela graça gratuita de Deus, e que os benefícios resultantes de nossas obras recebem o nome de uma recompensa.

Comentário de Adam Clarke

Aquele que semeia na sua carne – Da mesma maneira, aquele que semeia na carne – que satisfaz seus apetites sensuais e animais, terá a corrupção como a colheita: você não pode esperar levar uma vida ruim e finalmente ir para o céu. De acordo com sua vida atual, assim será sua vida eterna, seja sua semeadura para a carne ou para o Espírito, assim será a sua eterna colheita. Semear aqui significa transacionar as preocupações da vida natural de um homem. Colher significa seu gozo ou punição em outro mundo. Provavelmente por carne e espírito, o apóstolo significa judaísmo e cristianismo. A circuncisão da carne era o principal rito da primeira; circuncisão no coração, pelo Espírito, o rito principal deste; portanto, um pode ter sido chamado de carne, o outro, espírito. Quem rejeita o Evangelho, e confia apenas nos ritos e cerimônias da lei para a salvação, colherá infinitas decepções e misérias. Quem confia em Cristo e recebe os dons e as graças do Espírito Santo, ceifará a vida eterna.

Comentário de John Wesley

Pois quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas quem semeia no Espírito ceifará a vida eterna.

Pois aquele que agora semeia na carne – Isso segue os desejos da natureza corrupta. Daqui em diante a carne – Fora desta mesma semente.

Colher corrupção – Morte eterna.

Mas aquele que semeia no Espírito – segue sua orientação em todos os seus temperamentos e conversas.

A vontade do Espírito – Pela graça e poder livres de Deus, colha a vida eterna.

Referências Cruzadas

Salmos 126:5 – Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão.

Provérbios 22:8 – Quem semeia a injustiça colhe a maldade; o castigo da sua arrogância será completo.

Eclesiastes 11:6 – Plante de manhã a sua semente, e mesmo ao entardecer não deixe as suas mãos ficarem à toa, pois você não sabe o que acontecerá, se esta ou aquela produzirá, ou se as duas serão igualmente boas.

Isaías 32:20 – Como vocês serão felizes, semeando perto das águas, e deixando soltos os bois e os jumentos!

Jeremias 12:13 – Semearam trigo, mas colheram espinhos; cansaram-se de trabalhar para nada produzir. Estão desapontados com a colheita por causa do fogo da ira do Senhor. “

Oséias 10:13 – Mas vocês plantaram a impiedade, colheram o mal e comeram o fruto do engano. Visto que vocês têm confiado na sua própria força e nos seus muitos guerreiros,

Mateus 19:29 – E todos os que tiverem deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos, por minha causa, receberão cem vezes mais e herdarão a vida eterna.

Lucas 18:30 – deixará de receber, na presente era, muitas vezes mais, e, na era futura, a vida eterna”.

João 4:14 – mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”.

João 4:36 – Aquele que colhe já recebe o seu salário e colhe fruto para a vida eterna, de forma que se alegram juntos o que semeia e o que colhe.

João 6:27 – Não trabalhem pela comida que se estraga, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem lhes dará. Deus, o Pai, nele colocou o seu selo de aprovação”.

Romanos 6:13 – Não ofereçam os membros dos seus corpos ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros dos seus corpos a ele, como instrumentos de justiça.

Romanos 6:22 – Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus, o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna.

Romanos 8:13 – Pois se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão; mas, se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão,

Romanos 13:14 – Pelo contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne.

Gálatas 6:7 – Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá.

1 Timóteo 1:16 – Mas, por isso mesmo alcancei misericórdia, para que em mim, o pior dos pecadores, Cristo Jesus demonstrasse toda a grandeza da sua paciência, usando-me como um exemplo para aqueles que nele haveriam de crer para a vida eterna.

Tito 3:7 – Ele o fez a fim de que, justificados por sua graça, nos tornemos seus herdeiros, tendo a esperança da vida eterna.

Tiago 3:18 – O fruto da justiça semeia-se em paz para os pacificadores.

2 Pedro 2:12 – Mas eles difamam o que desconhecem e são como criaturas irracionais, guiadas pelo instinto, nascidas para serem capturadas e destruídas; serão corrompidos pela sua própria corrupção!

2 Pedro 2:19 – Prometendo-lhes liberdade, eles mesmos são escravos da corrupção, pois o homem é escravo daquilo que o domina.

Judas 1:21 – Mantenham-se no amor de Deus, enquanto esperam que a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo os leve para a vida eterna.

Apocalipse 22:11 – Continue o injusto a praticar injustiça; continue o imundo na imundícia; continue o justo a praticar justiça; e continue o santo a santificar-se”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *