Estudo de Mateus 19:29 – Comentado e Explicado

E todo aquele que por minha causa deixar irmãos, irmãs, pai, mãe, mulher, filhos, terras ou casa receberá o cêntuplo e possuirá a vida eterna.
Mateus 19:29

Comentário de E.W. Bullinger

ou. Observe a figura do discurso Paradiastole. App-6.

eterno. Grego. aionios. Veja App-151.

vida. Grego. zoe. App-170.

Comentário de John Calvin

Mateus 19:29 . E todo aquele que abandonar. Depois de elevar a expectativa de seus seguidores à esperança de uma vida futura, ele os apóia por consolações imediatas (641) e os fortalece por carregar a cruz. Pois, embora Deus permita que seu povo seja severamente afligido, ele nunca os abandona, para não recompensar suas aflições com sua assistência. E aqui ele não se dirige apenas aos apóstolos, mas aproveita a ocasião para dirigir seu discurso geralmente a todos os piedosos. A substância disso é a seguinte: aqueles que voluntariamente perderão tudo por causa de Cristo serão mais felizes ainda nesta vida do que se tivessem mantido a posse total deles; mas a principal recompensa é feita para eles no céu.

Mas o que ele promete sobre recompensá-los cem vezes não parece concordar com a experiência; pois no maior número de casos, aqueles que foram privados de seus pais ou filhos, e outros parentes – que foram reduzidos à viuvez e despojados de sua riqueza, para o testemunho de Cristo – estão tão longe de recuperar suas propriedades , que no exílio, na solidão e na deserção, eles enfrentam uma dura luta contra a pobreza extrema. Eu respondo, se alguém estimar corretamente a graça imediata de Deus, pela qual alivia as tristezas de seu povo, ele reconhecerá que é justamente preferido a todas as riquezas do mundo. Pois, embora os incrédulos floresçam ( Salmos 92: 7 ), ainda que não saibam o que os espera no morro w ( Tiago 4:14 ), eles devem ser sempre jogados em perplexidade e terror, e é apenas por estupefação em si mesmos. algum tipo que eles possam desfrutar de prosperidade. (642) No entanto, Deus alegra seu povo, de modo que a pequena porção do bem que eles desfrutam é mais valorizada por eles, e muito mais doce, do que se de Cristo tivessem desfrutado uma abundância ilimitada de coisas boas. Nesse sentido, interpreto a expressão usada por Marcos, com perseguições; como se Cristo tivesse dito: Embora as perseguições sempre esperem os piedosos neste mundo, e embora a cruz, por assim dizer, esteja presa às suas costas, tão doce é o tempero da graça de Deus, que os alegra, que sua condição é mais desejável do que o luxo dos reis.

Comentário de Adam Clarke

Receberá cem vezes – Viz. nesta vida, em valor, embora talvez não em espécie; e no mundo vindouro vida eterna. Uma porção gloriosa para um crente perseverante! A plenitude da Graça aqui e a plenitude da Glória no além! Veja em Marcos 10:30 ; (Nota).

Comentário de Thomas Coke

Mateus 19:29 . E todo aquele que abandonou, etc. – Nosso Salvador fala a seguir das recompensas que seus outros discípulos devem receber, tanto nesta vida como na futura. Veja Marcos 10:30, onde a promessa é mais completamente expressa. Wetstein observa que o evento confirmou a previsão. Para uma casa, os primeiros pregadores do Evangelho encontraram uma recepção hospitaleira em quase todas as partes da terra; – para alguns irmãos e irmãs, uma multidão inumerável de verdadeiros crentes; para as crianças, todos aqueles a quem eles verdadeiramente se converteram à fé cristã; por terras, todos os bens dos cristãos, que eram comuns; e bem, por esta vida, vida eterna. Eles receberão cem vezes mais, e?at??tap?as???a . Isto é, diz um deles: “Eles terão abundantemente mais e maiores bênçãos do que as partes; – um conteúdo completo da mente, e o conforto de uma consciência correta, as alegrias do Espírito Santo, o aumento da graça, o aumento da graça, as esperanças da glória; eles terão Deus por seu pai, Cristo por sua esposa e todos os bons cristãos por seus irmãos. “

Comentário de John Wesley

E todo aquele que abandonou casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou esposa, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes mais e herdará a vida eterna.

E cada um – Em todas as idades e países; não sois meus apóstolos; Que abandonou casas, ou irmãos, esposa ou filhos – seja desistindo de qualquer um deles, quando não puderem ser mantidos com a consciência limpa, ou abstendo-se de adquiri-los de bom grado: receberá cem vezes mais – em valor, embora não em espécie, mesmo no mundo atual.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *