Estudo de Tito 3:7 – Comentado e Explicado

para que a justificação obtida por sua graça nos torne, em esperança, herdeiros da vida eterna.
Tito 3:7

Comentário de Albert Barnes

Isso sendo justificado por sua graça – não por nossas próprias obras, mas por seu favor ou misericórdia; veja as notas em Romanos 3:24 .

Devemos ser feitos herdeiros – Veja as notas em Romanos 8:15 , Romanos 8:17 .

De acordo com a esperança da vida eterna – Em referência à esperança da vida eterna; isto é, temos essa esperança em virtude de sermos adotados com a família de Deus e de sermos herdeiros. Ele nos recebeu como seus filhos e nos permite esperar que moremos com ele para sempre.

Comentário de E.W. Bullinger

Aquilo – Para isso . Grego. hina .

justificado . App-191.

graça. Veja Tito 2:11 . App-184.

ser feito = tornar-se.

esperança Veja Tito 1: 2 .

eterno. App-151.

vida. App-170

Comentário de John Calvin

7 Sendo justificado por sua graça Se entendermos “regeneração” em seu significado estrito e comum, pode-se pensar que o apóstolo emprega a palavra “justificado” em vez de “regenerado”; e este é, algumas vezes, o significado disso, mas muito raramente; contudo, não há necessidade que nos obriga a afastar-se de sua significação estrita e mais natural. O objetivo de Paulo é atribuir à graça de Deus tudo o que somos e tudo o que temos, para que não possamos nos exaltar orgulhosamente contra os outros. Assim, ele agora exalta a misericórdia de Deus, atribuindo a ela inteiramente a causa de nossa salvação. Mas porque ele havia falado dos vícios dos incrédulos, seria impróprio deixar de fora a graça da regeneração, que é o remédio para curá-los.

Ainda assim, isso não o impede de retornar imediatamente para louvar a misericórdia divina; e ele até mescla ambas as bênçãos – que nossos pecados foram perdoados livremente e que fomos renovados para obedecer a Deus. Isso, pelo menos, é evidente, que Paulo sustenta que “justificação” é o dom gratuito de Deus; e a única pergunta é: o que ele quer dizer com a palavra justificado. A disputa parece exigir que seu significado seja estendido além da imputação da justiça; e nesse sentido mais amplo raramente é (como eu disse) empregado por Paulo; no entanto, nada impede o sentido de limitar-se ao perdão dos pecados.

Quando ele diz, por sua graça, isso se aplica a Cristo e ao Pai, e não devemos lutar por nenhuma dessas exposições, porque sempre será bom que, pela graça de Deus, tenhamos obtido justiça através de Cristo.

Herdeiros de acordo com a esperança da vida eterna Esta cláusula é acrescentada a título de exposição. Ele havia dito que fomos salvos pela misericórdia de Deus. (262) Mas nossa salvação ainda está oculta; e, portanto, ele agora diz que somos herdeiros da vida, não porque chegamos à posse atual dela, mas porque a esperança nos traz plena e completa certamente. O significado pode ser assim resumido. “Tendo morrido, fomos restaurados à vida pela graça de Cristo, quando Deus, o: Pai nos concedeu seu Espírito, por cujo poder fomos purificados. e renovado. Nossa salvação consiste nisso; mas, como ainda estamos no mundo, ainda não desfrutamos da ‘vida eterna’, mas apenas a obtemos por ‘esperança’ ”.

Comentário de Adam Clarke

Isso, sendo justificado por sua graça – ser libertado do pecado; pois o termo justificação deve ser tomado aqui como implicando toda a obra da graça de Cristo no coração, a fim de sua preparação para a glória eterna.

Deveriam ser feitos herdeiros – O Evangelho não apenas lhes deu a esperança de um estado infinito de glória para suas almas, mas também da ressurreição e glorificação final de seus corpos; e os que eram filhos de Deus deveriam ser feitos herdeiros da sua glória. Veja a nota em Gálatas 4: 6 , Gálatas 4: 7 .

Comentário de Scofield

por sua graça

Graça (na salvação). Hebreus 2: 9 ; Romanos 3:24 (Veja Scofield “ João 1:17 “) .

Referências Cruzadas

Romanos 3:24 – sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.

Romanos 3:28 – Pois sustentamos que o homem é justificado pela fé, independente da obediência à lei.

Romanos 4:4 – Ora, o salário do homem que trabalha não é considerado como favor, mas como dívida.

Romanos 4:16 – Portanto, a promessa vem pela fé, para que seja de acordo com a graça e seja assim garantida a toda a descendência de Abraão; não apenas aos que estão sob o regime da lei, mas também aos que têm a fé que Abraão teve. Ele é o pai de todos nós.

Romanos 5:1 – Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo,

Romanos 5:15 – Entretanto, não há comparação entre a dádiva e a transgressão. Pois se muitos morreram por causa da transgressão de um só, muito mais a graça de Deus, isto é, a dádiva pela graça de um só homem, Jesus Cristo, transbordou para muitos!

Romanos 8:17 – Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.

Romanos 8:23 – E não só isso, mas nós mesmos, que temos os primeiros frutos do Espírito, gememos interiormente, esperando ansiosamente nossa adoção como filhos, a redenção do nosso corpo.

Romanos 11:6 – E, se é pela graça, já não é mais pelas obras; se fosse, a graça já não seria graça.

1 Coríntios 6:11 – Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus.

Gálatas 2:16 – sabemos que o ninguém é justificado pela prática da lei, mas mediante a fé em Jesus Cristo. Assim, nós também cremos em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pela prática da lei, porque pela prática da lei ninguém será justificado.

Gálatas 3:29 – E, se vocês são de Cristo, são descendência de Abraão e herdeiros segundo a promessa.

Gálatas 4:7 – Assim, você já não é mais escravo, mas filho; e, por ser filho, Deus também o tornou herdeiro.

Tito 1:2 – fé e conhecimento que se fundamentam na esperança da vida eterna, a qual o Deus que não mente prometeu antes dos tempos eternos.

Tito 2:11 – Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.

Tito 2:13 – enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.

Hebreus 6:17 – Querendo mostrar de forma bem clara a natureza imutável do seu propósito para com os herdeiros da promessa, Deus o confirmou com juramento,

Hebreus 11:7 – Pela fé Noé, quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam, movido por santo temor, construiu uma arca para salvar sua família. Por meio da fé ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé.

Hebreus 11:9 – Pela fé peregrinou na terra prometida como se estivesse em terra estranha; viveu em tendas, bem como Isaque e Jacó, co-herdeiros da mesma promessa.

Tiago 2:5 – Ouçam, meus amados irmãos: não escolheu Deus os que são pobres aos olhos do mundo para serem ricos em fé e herdarem o Reino que ele prometeu aos que o amam?

1 Pedro 3:7 – Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *