Estudo de Romanos 4:4 – Comentado e Explicado

Ora, o salário não é gratificação, mas uma dívida ao trabalhador.
Romanos 4:4

Comentário de Albert Barnes

Deus não permita – grego. Que não seja assim. O sentido é: “não suponha isso de forma alguma”. Esta é a resposta do apóstolo, mostrando que tal conseqüência não se seguiu de suas doutrinas; e que “se” qualquer consequência desse tipo deveria seguir, a doutrina deveria ser imediatamente abandonada, e que todo homem, não importa quem, deveria ser considerado falso como Deus. A veracidade de Deus era um grande primeiro princípio, que deveria ser mantido, qualquer que fosse a consequência. Isso implica que o apóstolo acreditava que a fidelidade de Deus poderia ser mantida em estrita consistência com o fato de que qualquer número de judeus poderia ser considerado infiel e rejeitado. O apóstolo não deu uma explicação disso ou mostrou como poderia ser, mas não é difícil entender como era. A promessa feita a Abraão e aos pais não era incondicional e absoluta, de que todos os judeus deveriam ser salvos. Estava implícito que eles deveriam ser obedientes; e que se não fossem, seriam expulsos; Gênesis 18:19 . Embora o apóstolo não o tenha declarado aqui, ele o considerou longamente em outra parte desta epístola e mostrou que não era apenas consistente com a promessa original de que uma parte dos judeus deveria ser considerada infiel e estar a leste. , mas que realmente ocorreu de acordo com os profetas; Romanos 10: 16-21 ; 11) Assim, a fidelidade de Deus foi preservada; ao mesmo tempo que era fato que nenhuma pequena parte da nação foi rejeitada e perdida.

Que Deus seja verdadeiro – que Deus seja estimado como verdadeiro e fiel, qualquer que seja a consequência. Este foi o primeiro princípio, e deveria ser agora, que se acreditasse que Deus era um Deus da verdade, qualquer que seja a consequência que isso possa envolver. Quão feliz seria, se todas as pessoas considerassem isso um princípio fixo, um assunto a não ser questionado em seus corações ou debatido sobre o fato de Deus ser fiel à sua palavra! Quanta dúvida e ansiedade salvaria os cristãos professos; e quanto erro isso salvaria entre os pecadores! Em meio a todas as agitações do mundo, a todos os conflitos, debates e provações, seria uma posição fixa em que todo homem poderia encontrar descanso, e que faria mais do que todas as outras coisas para acalmar as tempestades e suavizar as agitadas ondas da vida humana .

Mas todo homem é um mentiroso – Embora todo homem e qualquer outra opinião devam ser considerados falsos. Claro que isso incluía o apóstolo e seu raciocínio; e a expressão é uma daquelas que mostram sua magnanimidade e grandeza de alma. Implica que toda opinião que ele e todos os outros tinham; toda doutrina que havia sido defendida; deveria ser imediatamente abandonado, se implicasse que Deus era falso. Deveria ser assumido como um primeiro princípio em toda religião e todo raciocínio, que se uma doutrina implicava que Deus não era fiel, era obviamente uma doutrina falsa. Isso mostrou sua firme convicção de que a doutrina que ele avançava estava estritamente de acordo com a veracidade da promessa divina. Que princípio nobre é esse! Quão impressionante é a humildade da verdadeira piedade e a confiança que a verdadeira piedade deposita em Deus acima de todas as deduções da razão humana! E se todas as pessoas estavam dispostas a sacrificar suas opiniões quando pareciam colidir com a veracidade de Deus; se eles recuassem instintivamente com a suposição de tal falta de fidelidade nele; com que rapidez acabaria com a vanglória do erro, o orgulho da filosofia, o elevado ditado da religião! Nenhum homem com esse sentimento poderia ser por um momento um universalista; e nenhum poderia ser um infiel.

Como está escrito – Salmo 51: 4 . Para confirmar o sentimento que ele acabara de apresentar e mostrar que ele estava de acordo com o espírito de religião expresso nos escritos judaicos, o apóstolo apela à linguagem de Davi, proferida em estado de profunda penitência por transgressões passadas. De todas as citações já feitas, essa é uma das mais bonitas e mais felizes. Davi ficou impressionado com a dor; ele viu seu crime ser terrível; ele temia o desagrado de Deus e tremia diante dele. No entanto, “ele considerou um princípio fixo e indiscutível de que” Deus estava certo. Isso ele nunca pensou em questionar. Ele pecou contra Deus, somente Deus; e ele não pensou em questionar o fato de que Deus estava totalmente reprovando-o por seu pecado e pronunciando contra ele a sentença de condenação.

Que você possa ser justificado – Que você possa ser considerado justo ou correto, ou que possa parecer que Deus não é injusto. Isso não significa que Davi pecou contra Deus com o objetivo de justificá-lo, mas que agora ele viu claramente que seu pecado havia sido tão diretamente contra ele e tão agravado que Deus estava certo em sua sentença de condenação.

Nas tuas palavras – no que disseste; isto é, em tua sentença de condenação; em tuas palavras em relação a esta ofensa. Pode nos ajudar a entender isso, lembrar que o salmo foi escrito imediatamente depois que Natã, sob o comando de Deus, foi reprovar Davi por seu crime; (veja o título do salmo.) Deus, pela boca de Natã, condenou expressamente Davi por seu crime. A essa expressão de condenação, Davi sem dúvida se refere pela expressão “em tuas palavras”; ver 2 Samuel 12: 7-13 .

E poder vencer – No hebraico, “poder ser puro” ou ser considerado puro ou justo. A palavra que a Septuaginta e o apóstolo usaram, “pode ??vencer”, às vezes é usada com referência a litígios ou julgamentos em um tribunal de justiça. Aquele que foi acusado e absolvido, ou que foi julgado inocente, pode ser dito que ele vence ou ganha a causa. A expressão é assim usada aqui. Como se houvesse uma prova entre Davi e Deus, Deus venceria; isto é, seria considerado puro e justo em sua sentença condenando o crime de Davi.

Quando você é julgado – O hebraico é “quando você julga”; isto é, em teu julgamento pronunciado sobre este crime. O grego também pode estar na voz do meio, assim como no passivo, e pode corresponder, portanto, em significado precisamente ao hebraico. Então o árabe a processa. O siríaco declara: “quando eles (isto é, pessoas) te julgarem”. O significado, conforme expresso por Davi, é que Deus deve ser considerado correto e justo ao condenar as pessoas por seus pecados, e que um verdadeiro penitente, ou seja, um homem colocado nas melhores circunstâncias para formar uma estimativa adequada de Deus, verá isso, embora deva se condenar. O significado da expressão na conexão em que Paulo a usa é que ela deve ser mantida como um princípio fixo e inabalável, que Deus é certo e verdadeiro, quaisquer que sejam as consequências que isso possa envolver; qualquer doutrina que possa derrubar; ou qualquer homem que possa provar ser um mentiroso.

Comentário de E.W. Bullinger

calculado . O mesmo que “contado” , Romanos 4: 3 .

graça . App-184.

dívida . Grego. opheilema. Somente aqui e Mateus 6:12 .

Comentário de John Calvin

4. A ele, de fato, quem trabalha, etc. Não é ele, a quem chama trabalhador, que é dado a boas obras, a que todos os filhos de Deus devem assistir, mas a pessoa que procura merecer algo por suas obras. : e de maneira semelhante ele o chama de trabalhador que não depende do mérito do que faz. Ele não teria, de fato, os fiéis para ficar ocioso; mas ele apenas os proíbe de serem mercenários, de modo a exigir qualquer coisa de Deus, como se fosse justamente o que lhes era devido.

Antes, lembramos que a questão não é aqui como devemos regular nossa vida, mas como devemos ser salvos: e ele argumenta pelo contrário: que Deus não nos confere justiça porque é devido, mas concede isso como um presente. E, de fato, concordo com Bucer, que prova que o argumento não é feito para depender de uma expressão, mas de toda a passagem, e formado desta maneira: “Se alguém merece algo por seu trabalho, o que é merecido não é imputado livremente. para ele, mas prestado a ele como seu devido. A fé é contada para a justiça, não que ela adquira mérito para nós, mas porque se apega à bondade de Deus: portanto, a justiça não nos é devida, mas concedida livremente. ” Pois, como Cristo de sua própria boa vontade nos justifica pela fé, Paulo sempre considera isso como uma evidência de nosso vazio; pois em que acreditamos, exceto que Cristo é uma expiação para nos reconciliar com Deus? A mesma verdade é encontrada em outras palavras em Gálatas 3:11 , onde é dito: “Ninguém é justificado pela lei, é evidente, pois o justo viverá pela fé; mas a lei não é pela fé; mas quem fizer estas coisas viverá nelas. ” Na medida em que, como a lei promete recompensa às obras, ele conclui que a justiça da fé, que é livre, não está de acordo com o que é operativo: isso não poderia ser a fé para justificar por meio das obras. – Devemos observar cuidadosamente essas comparações, pelas quais todo mérito é inteiramente eliminado.

Comentário de Adam Clarke

Agora, para quem trabalha é a recompensa não reconhecida pela graça, mas pela dívida – Portanto, se Abraão tivesse sido justificado pelas obras, as bênçãos que ele recebeu teriam sido dadas a ele como recompensa por essas obras e, consequentemente, sua crença poderia ter não teve parte em sua justificação, e sua fé teria sido inútil.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 4: 4 . De graça De favor. Raphelius mostrou que a palavra grega ??s??? não significa apenas uma recompensa da dívida, mas também um presente de favor; e que a frase

µ?s??? d??e??, ocorre em Heródoto: de modo que uma recompensa de graça ou favor é uma expressão clássica e teológica.

Comentário de John Wesley

Ora, para quem trabalha, a recompensa não é reconhecida pela graça, mas pela dívida.

Agora, para quem trabalha – Tudo o que a lei exige, a recompensa não é um favor, mas uma dívida absoluta. Esses dois exemplos são selecionados e aplicados com o maior julgamento e propriedade. Abraão foi o padrão mais ilustre de piedade entre os patriarcas judeus. Davi era o mais eminente de seus reis. Se nada disso foi justificado por sua própria obediência, se ambos obtiveram aceitação de Deus, não como seres retos que podem reivindicá-lo, mas como criaturas pecaminosas que devem implorá-lo, a conseqüência é flagrante. compreensão e deve afetar cada pessoa.

Referências Cruzadas

Mateus 20:1 – “Pois o Reino dos céus é como um proprietário que saiu de manhã cedo para contratar trabalhadores para a sua vinha.

Romanos 9:32 – Por que não? Porque não a buscava pela fé, mas como se fosse por obras. Eles tropeçaram na “pedra de tropeço”.

Romanos 11:6 – E, se é pela graça, já não é mais pelas obras; se fosse, a graça já não seria graça.

Romanos 11:35 – “Quem primeiro lhe deu, para que ele o recompense? “

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *