Estudo de Romanos 9:32 – Comentado e Explicado

Por quê? Porque Israel a buscava como fruto não da fé, e sim das obras. E tropeçou na pedra do escândalo,
Romanos 9:32

Comentário de Albert Barnes

Por que? Porque? O apóstolo passa a afirmar a razão pela qual um resultado tão uniforme e notável aconteceu. “Eles não o procuraram pela fé, etc.” Eles dependiam de sua própria justiça, e não da misericórdia de Deus para serem obtidos pela fé.

Pelas obras da lei – Cumprindo todas as exigências da lei para que elas possam merecer a salvação. Sua tentativa de obediência incluiu suas orações, jejuns, sacrifícios, etc., bem como o cumprimento das exigências da lei moral. Pode-se perguntar aqui, talvez, como os judeus poderiam saber melhor do que isso? como eles devem saber algo sobre justificação pela fé? Para isso eu respondo:

(1) Que a doutrina foi declarada no Antigo Testamento; ver Habacuque 2: 4; compare Romanos 1:17; Salmo 32: 1-11; Salmo 130: 1-8; Salmo 14: 1-7; compare Jó 9: 2.

(2) os sacrifícios faziam referência a um estado futuro das coisas e eram sem dúvida menos compreendidos; veja a Epístola aos Hebreus.

(3) o “princípio” da justificação e de viver pela fé havia sido plenamente revelado na vida e na experiência dos santos da antiguidade; veja Romanos 4 e Hebreus 11 .

Eles tropeçaram – Eles caíram; ou falhou; ou “essa foi a causa pela qual eles” não o obtiveram.

Naquela pedra de tropeço – A saber, no que ele especifica no versículo seguinte. “Pedra de tropeço” é uma pedra ou impedimento no caminho sobre o qual as pessoas podem cair. Aqui significa “aquele obstáculo que os impedia de alcançar a justiça da fé; e que foi a ocasião de sua queda, rejeição e ruína. ” Essa foi a rejeição e a crucificação de seu próprio Messias; a falta de vontade de serem salvos por ele; seu desprezo por ele e sua mensagem. Por esse Deus lhes negou as bênçãos da justificação e estava prestes a rejeitá-las como povo. Isto também o apóstolo passa a provar que foi predito pelos profetas.

Comentário de E.W. Bullinger

da lei . Os textos omitem.

tropeçou . Grego. proskopto. Aqui, Romanos 14:21 . 1 Pedro 2: 8 e cinco vezes nos evangelhos.

pedra de tropeço . Grego. proskomma. Aqui, Romanos 9:33 ; Romanos 14:13 , Romanos 14:20 ; 1 Pedro 2: 8 .

Comentário de John Calvin

32. Não pela fé, mas por obras, etc. Como o falso zelo parece ser justamente justificado, Paulo mostra que eles são merecidamente rejeitados, que tentam alcançar a salvação confiando em suas próprias obras; pois eles, tanto quanto podem, abolem a fé, sem a qual nenhuma salvação pode ser esperada. Portanto, se eles obtivessem seu objetivo, tal sucesso seria a aniquilação da verdadeira justiça. Você vê ainda mais como a fé e os méritos das obras são contrastados, como coisas completamente contrárias. Como a confiança nas obras é o principal obstáculo, pelo qual se encerra o nosso caminho para obter a justiça, é necessário renunciá-la totalmente para podermos depender apenas da bondade de Deus. Este exemplo dos judeus deve, de fato, aterrorizar todos aqueles que se esforçam para obter o reino de Deus através de obras. Tampouco ele entende pelas obras da lei observâncias cerimoniais, como foi mostrado anteriormente, mas os méritos daquelas obras às quais a fé se opõe, que parece, como posso dizer, com os dois olhos apenas na misericórdia de Deus , sem lançar um olhar sobre qualquer valor próprio.

Pois eles tropeçaram na pedra, etc. Ele confirma por uma forte razão a frase anterior. De fato, não há nada mais inconsistente do que obter a justiça que se esforça para destruí-la. Cristo nos foi dado por justiça, quem quer que oprima a Deus a justiça das obras, tenta roubá-lo de seu próprio cargo. E, portanto, parece que sempre que os homens, sob o pretexto vazio de serem zelosos pela justiça, depositam confiança em suas obras, eles fazem em sua loucura furiosa continuar em guerra com o próprio Deus.

Mas como eles tropeçam em Cristo, que confia em suas obras, não é difícil de entender; pois, exceto que nos possuímos pecadores, vazios e destituídos de qualquer justiça própria, obscurecemos a dignidade de Cristo, que consiste nisso, que para todos nós ele é luz, vida, ressurreição, justiça e cura. Mas como ele está todas essas coisas, exceto que ilumina os cegos, restaura os perdidos, acelera os mortos, levanta aqueles que são reduzidos a nada, limpa aqueles que estão cheios de sujeira, cura e cura os infectados com doenças? Não, quando reivindicamos para nós mesmos qualquer justiça, de uma maneira contenciosa com o poder de Cristo; pois seu ofício não é menos do que derrotar todo o orgulho da carne, mas aliviar e consolar os que trabalham e se cansam sob seu peso.

A cotação é feita corretamente; pois Deus nessa passagem declara que ele seria ao povo de Judá e de Israel uma rocha de ofensa, na qual eles tropeçariam e cairiam. Visto que Cristo é aquele Deus que falou pelos Profetas, não é de admirar que isso também seja cumprido nele. E, ao chamar Cristo de pedra de tropeço, ele nos lembra que não é de se admirar se eles não fizeram progresso no caminho da justiça, que por sua obstinação obstinada tropeçou na rocha da ofensa, quando Deus lhes mostrou a caminho tão claramente. (316) Mas devemos observar que esse tropeço não pertence adequadamente a Cristo visto em si mesmo; mas, pelo contrário, é o que acontece através da maldade dos homens, conforme o que se segue imediatamente.

Comentário de Adam Clarke

Por que? E onde está o erro deles? Ignorando a justiça de Deus – de seu método de salvar pecadores pela fé em Cristo, eles estabeleceram sua própria justiça – seu próprio método de obter a salvação eterna. Eles não atendem à aliança abraâmica, que se sustenta nos extensos princípios de graça e fé; mas eles voltam todos os seus olhares para a lei de Moisés. Eles imaginam que sua obediência a essa lei lhes dá direito às bênçãos do reino do Messias. Mas, ao descobrir que o Evangelho coloca nosso interesse especial em Deus e os privilégios de sua Igreja em uma base diferente, eles se ofendem e se recusam a entrar nele.

Comentário de John Wesley

Por que? Porque eles não o procuraram pela fé, mas como eram pelas obras da lei. Pois eles tropeçaram naquela pedra de tropeço;

E por que não têm? É porque Deus eternamente decretou que não deveriam? Não há nada como isto a ser encontrado, mas agradável ao seu argumento, o apóstolo nos dá essa boa razão para isso, porque eles não a procuraram pela fé – Onde somente isso poderia ser alcançado.

Mas por assim dizer – Com efeito, se não professos, pelas obras.

Pois eles tropeçaram naquela pedra de tropeço – Cristo crucificado.

Referências Cruzadas

Mateus 13:57 – E ficavam escandalizados por causa dele. Mas Jesus lhes disse: “Só em sua própria terra e em sua própria casa é que um profeta não tem honra”.

Mateus 19:16 – Eis que alguém se aproximou de Jesus e lhe perguntou: “Mestre, que farei de bom para ter a vida eterna? “

Lucas 2:34 – E Simeão os abençoou e disse a Maria, mãe de Jesus: “Este menino está destinado a causar a queda e o soerguimento de muitos em Israel, e a ser um sinal de contradição,

Lucas 7:23 – e feliz é aquele que não se escandaliza por minha causa”.

João 6:27 – Não trabalhem pela comida que se estraga, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem lhes dará. Deus, o Pai, nele colocou o seu selo de aprovação”.

Atos dos Apóstolos 16:30 – Então levou-os para fora e perguntou: “Senhores, que devo fazer para ser salvo? “

Romanos 4:16 – Portanto, a promessa vem pela fé, para que seja de acordo com a graça e seja assim garantida a toda a descendência de Abraão; não apenas aos que estão sob o regime da lei, mas também aos que têm a fé que Abraão teve. Ele é o pai de todos nós.

Romanos 10:3 – Porquanto, ignorando a justiça que vem de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se submeteram à justiça de Deus.

Romanos 11:11 – Novamente pergunto: Acaso tropeçaram para que ficassem caídos? De maneira nenhuma! Ao contrário, por causa da transgressão deles, veio salvação para os gentios, para provocar ciúme em Israel.

1 Coríntios 1:23 – nós, porém, pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios

1 João 5:9 – Nós aceitamos o testemunho dos homens, mas o testemunho de Deus tem maior valor, pois é o testemunho de Deus, que ele dá acerca de seu Filho.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *