Estudo de Romanos 11:35 – Comentado e Explicado

Quem lhe deu primeiro, para que lhe seja retribuído?
Romanos 11:35

Comentário de Albert Barnes

Ou quem tem … – O sentimento neste versículo é encontrado substancialmente em Jó 41:11 . “Quem me impediu de retribuir.” A palavra hebraica “impedido” significa antecipar, ir adiante; e Deus pergunta quem me antecipou; quem me conferiu favores antes que eu o fiz; que assim me colocou sob obrigação dele. É nesse sentido que o apóstolo usa a palavra aqui. Quem, por seus serviços, colocou Deus sob a obrigação de recompensá-lo ou pagá-lo novamente? É acrescentado em Jó: “Tudo o que está debaixo de todo o céu é meu.” Assim, Paulo, ao contrário da doutrina predominante dos judeus, mostra que ninguém poderia defender seus próprios méritos, ou avançar com uma reivindicação de Deus. Todos os favores da salvação devem ser concedidos por misericórdia ou graça. Deus possuía todos eles; e ele tinha o direito de conceder-lhes quando e onde quisesse. A mesma reivindicação a todas as coisas é repetidamente feita por Deus; Êxodo 19: 5 ; Deuteronômio 10:14 ; Salmo 24: 1 ; Salmo 50:12 .

Serão recompensados ??- reembolsados ??por uma questão de dívida. Nenhuma das misericórdias de Deus pode ser conferida dessa maneira; se pudessem, o homem poderia colocar Deus sob obrigação e destruir a liberdade e a benevolência de seus favores.

Comentário de E.W. Bullinger

deu primeiro = deu primeiro. Grego. prodidomi. Só aqui.

recompensado. . . novamente = reembolsado. Grego. antapodidomi. Aqui, Romanos 12:19 . 14:14 . 1 Tessalonicenses 3: 9 . 2 Tessalonicenses 1: 6 . Hebreus 10:30 . Compare Romanos 11: 9 .

Comentário de John Calvin

35. Quem primeiro lhe deu, etc. Outra razão pela qual a justiça de Deus é mais eficazmente defendida contra todas as acusações dos ímpios: pois, se ninguém o mantém preso a si mesmo por seus próprios méritos, ninguém pode expor justamente com ele por não ter recebido sua recompensa; como ele, que constrangeria outro a fazer-lhe o bem, deve necessariamente adotar aquelas ações pelas quais ele mereceu uma recompensa. A importância das palavras de Paulo é a seguinte: “Deus não pode ser acusado de injustiça, a menos que seja provado, que ele não presta a cada um o que lhe é devido: mas é evidente que ninguém é privado dele por seu direito, pois ele não está obrigado a ninguém; pois quem pode se gabar de alguma coisa sua, pela qual ele merece seu favor? (376)

Agora, esta é uma passagem notável; pois aqui somos ensinados que não está em nosso poder restringir Deus por nossas boas obras para nos conceder salvação, mas que ele antecipa os que não merecem sua bondade gratuita. Mas se desejarmos fazer um exame honesto, descobriremos que Deus não é de forma alguma um devedor para nós, mas que estamos todos sujeitos ao seu julgamento – que não merecemos apenas um layout, mas que somos digno da morte eterna. E Paulo não apenas conclui que Deus não nos deve nada, por causa de nossa natureza corrupta e pecaminosa; mas ele nega que, se o homem fosse perfeito, ele poderia trazer qualquer coisa diante de Deus, pela qual pudesse ganhar seu favor; pois assim que ele começa a existir, ele já tem o direito de criação tão grato ao seu Criador, que ele não tem nada próprio. Em vão, então, tentaremos tirar dele o seu próprio direito, para que ele não determine, como bem entender, livremente o respeito a suas próprias criaturas, como se houvesse dívida e crédito mútuos.

Quem me antecipou,
E eu vou pagar?

Antecipar significa aqui com favor ou presente; para o restante do versículo é o seguinte:

Tudo sob o céu inteiro, é meu. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Ou, quem primeiro lhe deu – Quem pode fingir ter alguma exigência sobre Deus? Para quem ele está em dívida? Judeus ou gentios têm direito a suas bênçãos? Não pode ele dar seus favores como bem entender, e a quem quer? Ele faz alguma injustiça aos judeus na escolha dos gentios! E foi porque ele estava sob obrigação dos gentios que os escolheu no lugar dos judeus? Aquele que tem alguma reivindicação sobre Deus a prefere; e ele será compensado.

Mas como o Criador pode estar em dívida com a criatura? Como a causa pode depender do efeito? Como pode o Autor da providência, e o Pai de todo presente bom e perfeito, estar sob obrigação daqueles a quem ele fornece e que são totalmente dependentes de sua recompensa?

Comentário de Thomas Coke

Romanos 11:35 . Ou quem lhe deu primeiro, etc. – Isso tem um respeito manifesto pelos judeus, que reivindicaram o direito de ser o povo de Deus até agora, que São Paulo (cap. Romanos 9:14 .) Acha necessário vindicar a justiça de Deus no caso; e aqui também, nesta questão, ele expõe e silencia a loucura de qualquer pretensão. Veja Locke.

Comentário de John Wesley

Ou quem primeiro lhe deu, e isso lhe será recompensado novamente?

Dado a ele – sabedoria ou poder?

Referências Cruzadas

Jó 35:7 – Se você for justo, o que lhe dará? Ou o que ele receberá de sua mão?

Jó 41:11 – Quem primeiro me deu alguma coisa, que eu lhe deva pagar? Tudo o que há debaixo dos céus me pertence.

Mateus 20:15 – Não tenho o direito de fazer o que quero com o meu dinheiro? Ou você está com inveja porque sou generoso? ’

1 Coríntios 4:7 – Pois, quem torna você diferente de qualquer outra pessoa? O que você tem que não tenha recebido? E se o recebeu, por que se orgulha, como se assim não fosse?

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *