Estudo de Mateus 20:15 – Comentado e Explicado

Ou não me é permitido fazer dos meus bens o que me apraz? Porventura vês com maus olhos que eu seja bom?
Mateus 20:15

Comentário de Albert Barnes

Os teus são maus porque eu sou bom? Os hebreus usavam a palavra mal, quando aplicada aos olhos, para denotar alguém invejoso e malicioso, Deuteronômio 15: 9 ; Provérbios 23: 6 . O olho é chamado de mal em tais casos, porque a inveja e a malícia se mostram diretamente no olho. Nenhuma paixão é tão completamente expressa pelos olhos como essas. “A inveja aparece nos olhos? seus olhos estão tão voltados para expressar inveja e malícia porque eu escolhi fazer o bem? ”

Comentário de E.W. Bullinger

com = in. grego. en . App-104.

meu próprio. Plural = meu próprio [assuntos].

teu olho mal. Um hebraísmo. Referência ao Pentateuco ( Deuteronômio 15: 9 ). App-117.

mal = rancor. Grego. poneria . App-128.:3. Enfático

bom = generoso.

Comentário de Adam Clarke

Não é lícito para mim – Como a vida eterna é um presente gratuito de Deus, ele tem o direito de oferecê-la em qualquer proporção, a qualquer hora e em qualquer condição que ele queira.

Os teus olhos são maus – Um olho mau entre os judeus significava uma pessoa maliciosa, avarenta ou invejosa.

A maioria dos comentaristas tem métodos diferentes de interpretar essa parábola. Algo foi, sem dúvida, projetado por suas partes principais, além do escopo e do design mencionados na conclusão do último capítulo. O que se segue, retirado principalmente do piedoso Quesnel, pode torná-lo tão útil para o leitor quanto qualquer outra coisa que tenha sido escrita nele.

A Igreja é uma vinha, porque é um local de trabalho, onde nenhum homem deve ficar ocioso. Cada um de nós está empenhado em trabalhar nesta vinha – para realizar nossa salvação por meio daquele que trabalha em nós para desejar e realizar. A vida é apenas um dia, em que a infância, ou o primeiro uso da razão, é o intervalo do dia ou a primeira hora, Mateus 20: 1 , em que recebemos o primeiro chamado.

A promessa do reino de glória é dada a todos os que trabalham com ele, Mateus 20: 2 .

O segundo chamado é no tempo da juventude, que geralmente é ocioso, ou empregado apenas na dissipação e nos cuidados do mundo, Mateus 20: 3 .

A terceira chamada é na idade da masculinidade.

A quarta, no declínio da vida, Mateus 20: 5 .

O quinto, quando a doença e as enfermidades da vida nos pressionam. Quantos existem no mundo que estão prontos para abandoná-lo, antes de considerar adequadamente para que fim foram trazidos para ele! Ainda ocioso, ainda desempregado nas coisas que preocupam suas almas; embora a vida eterna lhes seja oferecida, e o inferno se mova de baixo para encontrá-los! Mateus 20: 6 .

Outros consideram a manhã o primeiro amanhecer do Evangelho; e o primeiro chamado a ser a pregação de João Batista.

A segunda chamada, a pregação pública de nosso Senhor; e a dos apóstolos quando eles receberam uma comissão especial para os judeus, Mateus 10: 5 , Mateus 10: 6 , juntamente com a dos setenta discípulos mencionados Lucas 10: 1 .

O terceiro chamado, que ocorreu no meio do dia, representa a pregação da plenitude do Evangelho após a ascensão de Cristo, que era o meridiano da glória e excelência evangélicas.

A quarta chamada representa a missão dos apóstolos nas várias sinagogas dos judeus, em todas as partes do mundo em que foram espalhadas; cuja história é particularmente relatada nos Atos dos Apóstolos.

A quinta chamada, ou décima primeira hora, representa a chamada geral dos gentios para a Igreja de Cristo, quando os judeus incrédulos foram finalmente rejeitados.

O que torna essa interpretação mais provável é que as pessoas abordadas em Mateus 20: 7 dizem: Ninguém nos contratou, ou seja, nunca ouvimos a voz de um profeta anunciando o Deus verdadeiro, nem de um apóstolo pregando o Senhor. Jesus, até agora. Os judeus não podiam usar isso como argumento para o descuido deles sobre seus interesses eternos.

Comentário de John Wesley

Não é lícito fazer o que quiser com o meu? Os teus olhos são maus, porque eu sou bom?

Não é lícito fazer o que quiser com o meu? Sim, sem dúvida, para dar aos judeus ou aos gentios uma recompensa infinitamente maior do que ele merece. Mas pode-se inferir daí que é lícito, ou possível, para o misericordioso Pai dos espíritos “consignar uma alma não nascida ao inferno? Ou condená-lo do ventre de sua mãe?” Os teus olhos são maus porque eu sou bom – Tu és invejoso, porque eu sou gracioso? Aqui está uma referência evidente a esse aspecto maligno, que geralmente acompanha um temperamento egoísta e invejoso.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *