Estudo de Romanos 8:23 – Comentado e Explicado

Não só ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, gememos em nós mesmos, aguardando a adoção, a redenção do nosso corpo.
Romanos 8:23

Comentário de Albert Barnes


E não apenas eles – Não apenas a criação em geral. “Mas nós também.” Cristãos

Os quais têm as primícias do Espírito – A palavra usada ?pa??? aparche denota adequadamente as primícias da colheita, a porção que foi primeiro recolhida e consagrada a Deus como uma oferta de gratidão, Deuteronômio 26: 2 ; Êxodo 23:19 ; Números 18:13 . Portanto, a palavra significa o que é o primeiro na ordem do tempo. Aqui significa, como suponho, que os cristãos de quem Paulo estava falando haviam participado das primeiras influências do Espírito, ou estavam entre os primeiros participantes de suas influências na conversão de pecadores. O Espírito havia sido enviado para assistir à pregação do evangelho, e eles estavam entre os primeiros que haviam participado dessas influências. Alguns, no entanto, entenderam que a palavra significa promessa, ou fervor ou antecipação das alegrias que virão. Essa ideia foi anexada à palavra porque as primícias da colheita eram uma promessa da colheita, uma evidência de que estava madura etc. Mas a palavra não parece ser usada nesse sentido no Novo Testamento. Os únicos lugares onde ocorre são os seguintes; Romanos 8:23 ; Romanos 11:16 ; Romanos 16: 5 ; 1 Coríntios 15:20 , 1 Coríntios 15:23 ; 1 Coríntios 16:15 ; Tiago 1:18 ; Apocalipse 14: 4 .

Gemido dentro de nós mesmos – suspiramos por libertação. A expressão denota forte desejo interno; a profunda angústia do espírito, quando o coração é oprimido pela angústia, e sinceramente deseja socorro.

Aguardando a adoção – Aguardando todas as bênçãos da adoção. Os cristãos são adotados quando são convertidos em Romanos 8:15 , mas ainda não foram admitidos com todos os privilégios de sua adoção na família de Deus. A adoção deles quando são convertidos é secreta e pode, na época, ser desconhecida do mundo. A plenitude da adoção, sua completa admissão aos privilégios dos filhos de Deus, ocorrerá no dia do julgamento, na presença do universo, e entre as glórias da consumação final de todas as coisas. Essa adoção não é diferente da primeira, mas é a conclusão do ato de graça quando um pecador é recebido na família de Deus.

A redenção do corpo – A recuperação completa do corpo da morte e da corrupção. O ato particular e marcante da adoção no dia do julgamento será o levantamento do corpo da sepultura, tornando-o imortal e eternamente abençoado. Os efeitos particulares da adoção neste mundo estão na alma. A conclusão no último dia será vista particularmente no corpo; e assim todo o homem será admitido no favor de Deus e restaurado de todos os seus pecados e de todas as más conseqüências da queda. O apóstolo aqui fala a linguagem de todo cristão. O cristão tem alegrias que o mundo não conhece; mas ele também tem dores; ele suspira por causa de sua corrupção; ele está no meio da calamidade; ele está indo para o túmulo; e ele aguarda com expectativa essa libertação completa e esse estado elevado, quando, na presença de um universo reunido, ele será reconhecido como um filho de Deus. Esse privilégio elevado confere ao cristianismo seu alto valor; e a esperança de ser reconhecida na presença do universo como filho de Deus – a esperança do crente mais pobre e mais humilde – é de infinito mero valor que a perspectiva da herança mais principesca ou da coroa mais brilhante que um monarca já usou.

Comentário de E.W. Bullinger

primícias do Espírito . Os dons do Espírito Santo como antegozo e penhor da herança eterna. Compare Efésios 1:14 . Hebreus 6: 5 . Veja Êxodo 23:19 . Levítico 23:10 , etc.

primícias . Grego. aparche. Ocorre aqui, Romanos 11:16 ; Romanos 16: 5 . 1 Coríntios 15:20 ; 1 Coríntios 15:23 ; 1 Coríntios 16:15 . Tiago 1:18 . Apocalipse 14: 4 .

gemer . Grego. stenazo. Aqui, Marcos 7:34 . 2 Coríntios 5: 2 , 2 Coríntios 5: 4 . Hebreus 13:17 . Tiago 5: 9 . Compare Romanos 8:21 .

dentro . App-104.

redenção . Veja Romanos 3:24 .

Comentário de John Calvin

23. E não somente isso , etc. Há quem pense que o Apóstolo pretendeu aqui exaltar a dignidade de nossa futura bênção, e por esta prova, porque todas as coisas a procuram com ardente desejo; não apenas as partes irracionais da criação, mas também nós que fomos regenerados pelo Espírito de Deus. Essa visão é realmente capaz de ser defendida, mas parece-me aqui uma comparação entre o maior e o menor; como se ele dissesse: “A excelência de nossa glória é tão importante até para os próprios elementos, destituídos de espírito e razão, que queimam com um certo tipo de desejo por ela; quanto mais nós, que fomos iluminados pelo Espírito de Deus, aspiramos e lutamos com firmeza de esperança e com ardor de desejo, depois de obtermos um benefício tão grande. ” E ele exige que haja um sentimento de dois tipos nos fiéis: sendo sobrecarregados com a sensação de sua atual miséria, eles devem gemer; e que, apesar disso, devem esperar pacientemente por sua libertação; pois ele gostaria que eles fossem criados com a expectativa de sua futura bênção e com uma elevação da mente para superar todas as suas misérias presentes, enquanto consideram não o que são agora, mas o que devem ser.

Quem tem o começo, etc. Alguns traduzem a palavra primícias ( primitias ) e, como significando uma excelência rara e incomum; mas desta visão eu não aprovo de maneira alguma. Para evitar, portanto, qualquer ambiguidade, dei a palavra começos ( primordia , os elementos), pois não aplico a expressão, como o fazem, apenas aos apóstolos, mas a todos os fiéis que neste mundo estão manchados somente com algumas gotas pelo Espírito; e, de fato, quando eles obtêm a maior proficiência, sendo dotados de uma considerável medida, ainda estão longe da perfeição. Estes, então, na visão do apóstolo, são princípios ou primícias, aos quais se opõe a reunião completa; pois como ainda não somos dotados de plenitude, não é de admirar que nos sintamos inquietos. Repetindo a nós mesmos e acrescentando a nós mesmos , ele torna a sentença mais enfática e expressa um desejo mais ardente, nem o chama apenas de desejo, mas de gemidos: pois ao gemer, há um profundo sentimento de miséria.

Aguardando a adoção etc. De maneira inadequada, de fato, mas não sem a melhor razão, a adoção é empregada aqui para designar a fruição da herança à qual somos adotados; pois Paulo quer dizer isso, que o eterno decreto de Deus, pelo qual ele nos escolheu como filhos antes da fundação do mundo, do qual ele nos testifica no evangelho, cuja certeza ele sela em nossos corações por meio de suas Espírito, seria nulo, exceto que a ressurreição prometida era certa, que é sua consumação. (260) Para que fim Deus é nosso Pai, exceto que ele nos recebe depois de termos terminado nossa peregrinação terrena à sua herança celestial? Com o mesmo objetivo é o que ele imediatamente se une, a redenção do corpo . Pois o preço de nossa redenção foi de tal maneira pago por Cristo, que a morte não obstante deve nos manter amarrados por suas correntes, sim, que devemos carregá-la dentro de nós; segue-se, portanto, que o sacrifício da morte de Cristo seria em vão e infrutífero, exceto que seus frutos aparecessem em nossa renovação celestial.

Comentário de Adam Clarke

E não apenas eles, mas também nós mesmos – nem os gentios, mas também os judeus (no entanto, pertencemos a uma nação invejosa dos pagãos), a quem Deus concedeu os primeiros frutos do Espírito; suspiramos entre nós por eles, esperando a adoção; isto é, a redenção de nosso corpo místico, do qual os gentios fazem uma parte muito grande. Trabalhos de Lightfoot. vol. ii. p. 359 e 707.

O escopo e o design de São Paulo nesses versículos podem ser assim resumidos: – O apóstolo mostra que toda a criação está em um estado de sofrimento, para o qual foi trazida pela desobediência de um homem, Adão; portanto, foi sujeita à vaidade – dor, doença e morte; não voluntariamente, pois a humanidade não participou dessa transgressão que “trouxe a morte ao mundo e a todos os nossos problemas”; mas Deus submeteu o todo, com o propósito de proporcionar-lhes uma libertação e infundindo em todo coração a esperança de que uma era mais auspiciosa ocorra; e é através da influência dessa esperança, que todo homem possui, que os males atuais são carregados com tanta paciência, porque todos esperam dias melhores. O grande libertador é o Messias, e os dias do Evangelho a era auspiciosa que Deus pretendia apresentar. Aqueles que crêem em Cristo com um coração para a justiça são libertados da escravidão de sua corrupção pecaminosa e trazidos para a gloriosa liberdade dos filhos de Deus; e eles esperam com expectativa alegre, aguardando a ressurreição geral, quando seus corpos também serão redimidos da corrupção, e todo o homem, corpo e alma, serão adotados na família do céu Acima, como suas almas haviam sido adotadas anteriormente. a família da fé Abaixo. E embora se possa dizer que a redenção fornecida pelo Evangelho não pode ser um objeto de esperança para aqueles que nunca ouviram falar; todavia, como todo homem tem esperança, e essa esperança é inspirada por Deus para esse mesmo propósito; para que possa ser o meio de apoiá-los nos males da vida, e Deus, ao inspirá-lo, respeitava o glorioso estado do cristianismo; portanto, é esse estado, de fato, que toda a criação deseja. Assim, Jesus diz que, pelo Profeta Ageu, Ageu 2: 7 , é o desejo de todas as nações; e ainda assim nenhuma das nações da terra tinha ouvido falar dele naquele momento. E assim, como o Dr. Whitby observou muito apropriadamente, “o desejo e a expectativa são atribuídos às criaturas, em referência às coisas que elas desejam e que tendem a sua vantagem; apesar de explicitamente não saberem nada sobre elas”.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 8:23 . E não apenas eles, mas também nós mesmos que isso é significado dos apóstolos, parece claro pelas seguintes razões: Primeiro, mas nós também – mesmo nós mesmos – somos expressões muito enfáticas e direcionamos nossos pensamentos para algumas pessoas distintas. e eminência. Em segundo lugar, haverá pouco ou nenhum argumento neste versículo, se for entendido de todo o corpo dos cristãos: será apenas dizer a eles o que é suposto já ser conhecido – que eles estavam em um estado de aflição, esperando por a glória futura. Mas é um bom argumento, se entendido dos apóstolos, e suficientemente avançado depois de uma pesquisa geral sobre os sofrimentos da humanidade: “Olhe para o mundo em comum; você vê todo o trabalho sob tristezas e aflições: olhe para nós Apóstolos, que são mais marcadamente distinguidos pelas promessas do amor de Deus, pelos dons milagrosos do Espírito; mesmo nós não estamos isentos de sofrimentos; mas é a vontade de Deus que nós também devamos permanecer sob as pressões da vida, e em um estado de expectativa “. Veja 2 Coríntios 4:17 ; 2 Coríntios 5: 2 . Há uma alusão, na última parte deste versículo, aos dois tipos de adoção entre os romanos; o primeiro dos quais era privado; o segundo público, no fórum, quando a pessoa adotada foi solenemente declarada e prometeu ser o filho do adotante. Compare Lucas 20:36 . A redenção de nossos corpos significa sua libertação final do poder da sepultura na ressurreição geral. Veja Lucas 21:28 . Efésios 1:14 . Hebreus 11:35 . Doddridge; e Howe’s Works, vol. 1: p. 680

Comentário de Scofield

adoção

Aceso. colocando como filhos. Veja Adoção, Romanos 8:15 .

Comentário de Spurgeon

Romanos 8:23 . E não apenas eles, mas também nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, até nós mesmos gememos dentro de nós mesmos, esperando a adoção, ou seja, a redenção do nosso corpo.

É isso que estamos esperando: “a redenção do nosso corpo; “E não esperaremos em vão por isso, pois Cristo é o Salvador de nosso corpo e também de nossa alma, e chegará o dia em que até nossos corpos estarão livres da dor, fraqueza, cansaço e pecado, e morte. Dia feliz! podemos muito bem esperar com as mais altas antecipações.

Romanos 8: 24-25 . Pois somos salvos pela esperança; mas a esperança que é vista não é esperança; pois o que um homem vê, por que ele ainda espera? Mas se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos?

Esta é a nossa posição atual, esperando pacientemente “a aparição gloriosa do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo”, aguardando pacientemente “a manifestação dos filhos de Deus”, pois “ainda não parece o que seremos; mas sabemos que, quando ele aparecer, seremos como ele; pois o veremos como ele é. ”

Romanos 8:26 . Da mesma forma, o Espírito também ajuda nossas fraquezas: pois não sabemos pelo que devemos orar como devemos: mas o próprio Espírito faz intercessão por nós com gemidos que não podem ser proferidos.

Há muito neste capítulo sobre gemidos, e isso é natural, pois diz respeito tanto ao nosso estado imperfeito atual; mas, pouco a pouco, não haverá “gemidos para se misturar com as canções que saem de línguas imortais”.

Romanos 8:27 . E aquele que perscruta os corações conhece a mente do Espírito, porque intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus.

Isso explica o que para muitos é o mistério da oração. O Espírito Santo, sendo ele mesmo Deus, conhece os propósitos secretos da vontade divina e, portanto, leva os santos a orar de acordo com essa vontade e torna suas súplicas efetivas por meio de sua própria intercessão predominante.

Romanos 8:28 . E nós sabemos

Paulo, como João, não era agnóstico; ele nem disse: “Pensamos, imaginamos, supomos.” Não; ” nós sabemos”-

Romanos 8:28 . Que todas as coisas funcionam juntas para sempre –

Não devemos parar por aí, caso contrário, a afirmação não será verdadeira, pois todas as coisas não funcionam juntas para o bem de todos os homens, mas apenas –

Romanos 8:28 . Àqueles que amam a Deus, àqueles que são chamados de acordo com o seu propósito.

Como devemos saber quem são os que são chamados de acordo com o propósito eterno de Deus? A cláusula anterior nos informa, pois ambos se relacionam com os mesmos indivíduos; “Aqueles que amam a Deus” são “aqueles que são salvos de acordo com o seu propósito”. Não podemos espiar as páginas do livro da vida do Cordeiro, mas podemos, através deste teste simples, dizer se nossos nomes estão registrados lá, realmente amamos o Senhor? Nesse caso, todas as coisas estão trabalhando para o nosso bem presente e eterno, todas as coisas visíveis e invisíveis, todas as coisas amigáveis ??e hostis, todas as coisas em providência e graça.

Romanos 8:29 . Por quem ele conheceu, ele também predestinou para ser conformado à imagem de seu Filho, para que ele pudesse ser o primogênito entre muitos irmãos. ”

Que honra eterna para todos os crentes, para que eles estejam entre os “muitos irmãos” de Cristo, o primogênito e bem-amado Filho de Deus! Aqui também vemos o propósito da presciência e predestinação de Deus, de que devemos ser “conformes à imagem de seu Filho”.

Romanos 8:30 . Além disso, a quem predestinou, a eles também chamou; e a quem chamou, a eles também justificou; e a quem justificou, a esses também glorificou.

Você vê que essas grandes declarações se relacionam com as mesmas pessoas ao longo de toda a série: “A quem ele conheceu, ele também predestinou; … a quem ele predestinou, a quem ele também chamou, … a quem ele também justificou. .. eles também glorificou. ” Não existe um único elo perdido entre o propósito eterno e a presciência de Deus para a glória eterna na qual a bem-aventurança dos santos será consumada. As perguntas práticas que cada um de nós deve responder são exatamente essas: fui “chamado” pela graça das trevas da natureza para a maravilhosa luz de Deus? Fui “justificado” pela fé e tenho paz com Deus através de nosso Senhor Jesus Cristo? Sendo chamado e justificado, posso ter certeza de que fui predestinado e que, no devido tempo, serei glorificado.

“Ali, onde meu abençoado Jesus reina,

No espaço não medido do céu,

Vou passar uma longa eternidade em prazer e louvor.

Romanos 8: 31-32 . O que diremos então a essas coisas? Se Deus é por nós, quem pode ser contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas.

Depois de nos ter dado o seu próprio Filho, o que ele pode reter de nós se for para o nosso bem real? Não, ele já nos deu virtualmente todas as coisas ao doá-lo.

Romanos 8: 33-34 . Quem deve pôr alguma coisa à acusação dos eleitos de Deus? É Deus que justifica. Quem é ele que condena? É Cristo quem morreu, sim, que ressuscitou, quem está à direita de Deus, que também faz intercessão por nós.

Bem, o apóstolo pode enfrentar esses confiantes desafios para o céu, a terra e o inferno. Como é Deus quem justifica, quem pode apresentar qualquer acusação contra seus eleitos? Quem pode condenar aqueles por quem Cristo morreu, por quem ressuscitou e por quem agora está fazendo intercessão à direita de Deus?

Romanos 8: 35-37 . Quem nos separará do amor de Cristo? Tribulação, angústia, perseguição, fome, nudez, perigo ou espada? Como está escrito, por tua causa somos mortos o dia inteiro; somos contabilizados como ovelhas para o abate. Não, em todas essas coisas somos mais do que vencedores por aquele que nos amou.

“Todas essas coisas” apenas fizeram os santos se apegarem mais ao Senhor, em vez de separá-los dele. Seus perseguidores pensaram que estavam triunfando sobre eles, mas foram os mártires que venceram o tempo todo.

Romanos 8: 38-39 . Pois estou convencido de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem os poderes, nem as coisas presentes, nem as coisas futuras, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura serão capazes de nos separar do amor. de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Paulo tinha boas razões para estar convencido de que não havia separação para aqueles a quem não havia condenação, que estejamos entre eles pela graça de Deus! Amém.

Comentário de John Wesley

E não apenas eles, mas também nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, até nós mesmos gememos dentro de nós mesmos, esperando a adoção, ou seja, a redenção do nosso corpo.

E até nós, que temos as primícias do Espírito – isto é, o Espírito, que é as primícias da nossa herança.

A adoção – As pessoas que haviam sido adotadas em particular entre os romanos eram frequentemente trazidas para o fórum, e lá eram de propriedade pública como filhos por aqueles que as adotavam. Assim, na ressurreição geral, quando o próprio corpo for redimido da morte, os filhos de Deus serão possuídos publicamente por ele na grande assembléia de homens e anjos.

A redenção do nosso corpo – Da corrupção à glória e imortalidade.

Referências Cruzadas

Lucas 20:36 – e não podem mais morrer, pois são como os anjos. São filhos de Deus, visto que são filhos da ressurreição.

Lucas 21:28 – Quando começarem a acontecer estas coisas, levantem-se e ergam a cabeça, porque estará próxima a redenção de vocês”.

Romanos 5:5 – E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.

Romanos 7:24 – Miserável homem eu que sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte?

Romanos 8:15 – Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: “Aba, Pai”.

Romanos 8:19 – A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados.

Romanos 8:25 – Mas se esperamos o que ainda não vemos, aguardamo-lo pacientemente.

Romanos 8:26 – Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

2 Coríntios 5:2 – Enquanto isso, gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação celestial,

2 Coríntios 5:5 – Foi Deus que nos preparou para esse propósito, dando-nos o Espírito como garantia do que está por vir.

2 Coríntios 7:5 – Pois, quando chegamos à Macedônia, não tivemos nenhum descanso, mas fomos atribulados de toda forma: conflitos externos, temores internos.

Gálatas 5:22 – Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,

Efésios 1:14 – que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória.

Efésios 4:30 – Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção.

Efésios 5:9 – pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade;

Filipenses 1:21 – porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro.

Filipenses 3:20 – A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente um Salvador, o Senhor Jesus Cristo.

2 Timóteo 4:8 – Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.

Tito 2:13 – enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.

Hebreus 9:28 – assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado, mas para trazer salvação aos que o aguardam.

1 Pedro 1:7 – Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado.

1 João 3:2 – Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *