Estudo de Romanos 7:24 – Comentado e Explicado

Homem infeliz que sou! Quem me livrará deste corpo que me acarreta a morte?…
Romanos 7:24

Comentário de Albert Barnes

Ó homem miserável que eu sou! O sentimento implícito nessa lamentação é o resultado desse conflito doloroso; e essa frequente sujeição a propensões pecaminosas. O efeito desse conflito é,

(1) Produzir dor e angústia. É frequentemente uma luta agonizante entre o bem e o mal; uma luta que irrita a paz e torna a vida miserável.

(2) tende a produzir humildade. É humilhante para o homem estar sob a influência de más paixões. É degradante para sua natureza; uma mancha na sua glória; e tende a trazê-lo ao pó, que ele está sob o controle de tais propensões, e com freqüência lhes dá indulgência. Em tais circunstâncias, a mente está sobrecarregada de miséria e instintivamente suspira em busca de alívio. A lei pode ajudar? O homem pode ajudar? Qualquer força nativa da consciência ou da razão pode ajudar? Em vão, tudo isso é provado, e o cristão então calma e agradecidamente aceita as consolações do apóstolo, que o auxílio só pode ser obtido por meio de Jesus Cristo.

Quem me livrará – Quem me salvará; a condição de uma mente em profunda angústia, consciente de sua própria fraqueza e procurando ajuda.

O corpo desta morte – Margem: “Este corpo da morte”. A palavra “corpo” aqui é provavelmente usada como equivalente à carne, denotando as propensões corruptas e más da alma; Note, Romanos 7:18 . É assim usado para denotar a lei do pecado nos membros, como sendo aquela com a qual o apóstolo estava lutando e da qual ele desejava ser libertado. A expressão “corpo desta morte” é um hebraísmo, denotando um corpo mortal em sua tendência; e toda a expressão pode significar os princípios corruptos do homem; as afeições carnais e más que levam à morte ou à condenação. A expressão é de grande força e fortemente característica do apóstolo Paulo. Isso indica,

(1) Que estava perto dele, atendendo-o, e era angustiante por natureza.

(2) um desejo sincero de ser entregue a partir dele.

Alguns supuseram que ele se referisse a um costume praticado por tiranos antigos, de vincular um cadáver a um cativo como punição e obrigá-lo a arrastar o fardo pesado e ofensivo com ele para onde quer que fosse. Não vejo nenhuma evidência de que o apóstolo tenha isso em vista. Mas esse fato pode ser usado como uma ilustração impressionante e talvez não imprópria do significado do apóstolo aqui. Nenhuma força das palavras poderia expressar sentimentos mais profundos; ninguém indica com mais emoção a necessidade da graça de Deus para realizar aquilo a que os poderes humanos não auxiliados são incompetentes.

Comentário de E.W. Bullinger

O Omitir. Esta exclamação é uma instância da Figura do discurso Ecphonesis. App-6.

miserável . Grego. talaiporos. Somente aqui e Apocalipse 3:17 . Compare talaiporia, miséria, Romanos 3:16 . Tiago 5: 1 ; e o verbo talaiporeo, apenas em Tiago 4: 9 .

entregar = resgate. Veja primeiro Occurance Mateus 6:13 . Grego. rhuomai .

o corpo desta morte . O corpo do pecado. Compare Romanos 7:13 ; Romanos 6: 6 ; Romanos 8:13 .

Comentário de John Calvin

24. Miserável , etc. Ele encerra seu argumento com uma exclamação veemente, pela qual ele nos ensina que não devemos apenas lutar com nossa carne, mas também com gemidos contínuos para lamentar dentro de nós mesmos e diante de Deus nossa infeliz condição. Mas ele não pergunta por quem ele deve ser entregue, como um em dúvida, como os incrédulos, que não entendem que existe apenas um libertador real: mas é a voz de um ofegante e quase desmaiando, porque ele não encontra ajuda imediata , (232) como ele deseja. E ele menciona a palavra resgate (233) , a fim de mostrar, que para sua libertação não era necessário nenhum exercício comum do poder divino.

Pelo corpo da morte, ele quer dizer toda a massa do pecado, ou os ingredientes dos quais o homem inteiro é composto; exceto que nele restavam apenas relíquias, cujos laços cativos eram mantidos. O pronome t??t?? isso , que eu aplico, como [Erasmus] faz, ao corpo, também pode ser adequadamente referido à morte, e quase no mesmo sentido; pois Paulo pretendia nos ensinar que os olhos dos filhos de Deus se abrem, de modo que, pela lei de Deus, eles discernem sabiamente a corrupção de sua natureza e a morte que daí advém. Mas a palavra corpo significa o mesmo que o homem externo e os membros; pois Paulo aponta isso como a origem do mal, que o homem se afastou da lei de sua criação e se tornou assim carnal e terreno. Pois, embora ele ainda exceda bestas brutais, sua verdadeira excelência se afastou dele, e o que resta nele está cheio de inúmeras corrupções, de modo que se diz que sua alma, degenerada, passou por um corpo. Então Deus diz por Moisés,

“Meu Espírito não contenderá mais com o homem, pois ele é carne” ( Gênesis 6: 3 🙂

despojando assim o homem de sua excelência espiritual, ele o compara, por meio de censura, à criação bruta. (234)

Esta passagem é realmente extraordinariamente adequada para o propósito de derrotar toda a glória da carne; pois Paulo nos ensina que os mais perfeitos, enquanto habitam na carne, estão expostos à miséria, pois estão sujeitos à morte; antes, quando se examinam minuciosamente, encontram em sua própria natureza nada além de miséria. E, além disso, para que não entregassem seu torpor, Paulo, por seu próprio exemplo, os estimula a gemidos ansiosos e os ordena, enquanto peregrinam na terra, a desejar a morte, como o único remédio verdadeiro para seus males; e este é o objetivo certo em desejar a morte. O desespero realmente leva o profano a esse desejo; mas eles estranhamente desejam a morte, porque estão cansados ??da vida atual, e não porque detestam sua iniqüidade. Mas deve-se acrescentar que, embora o nível fiel na marca verdadeira, eles ainda não sejam levados por um desejo desenfreado de desejar a morte, mas se submetam à vontade de Deus, a quem nos convém viver e viver. morra: daí eles clamam não com desagrado contra Deus, mas depositam humildemente suas ansiedades em seu seio; pois eles não se demoram tanto nos pensamentos de sua miséria, mas, atentos à graça recebida, misturam sua tristeza com alegria, como veremos a seguir.

Comentário de Adam Clarke

Ó homem miserável que sou, etc. – Esse relato afetante é finalizado de maneira mais impressionante pelos gemidos do cativo ferido. Por muito tempo mantendo um conflito inútil contra inúmeras hostes e poder irresistível, ele é finalmente ferido e feito prisioneiro; e tornar seu estado mais infeliz, não é apenas abrangido pelos abatidos, mas acorrentado a um corpo morto; pois parece haver aqui uma alusão a um costume antigo de certos tiranos, que amarraram um cadáver a um homem vivo e o obrigaram a carregá-lo até que o contágio da massa podre lhe tirou a vida! Virgílio pinta isso em todos os seus horrores, no relato que ele dá do tirano Mezentius. Aeneid, lib. viii. ver. 485

Quedas de memorando infedes caedes? quid facta tyranni?

Mortua quin etiam jungebat corpora Vivis,

Componens manibusque manus, atque oribus ora;

Gênero Tormenti! et sanie taboque fluentes

Complexu in misero, longa sic morte necabat.

Que língua essas barbáries podem registrar,

Ou contar as matanças de sua espada cruel?

Não bastava o bem, o sangramento sem culpa,

Pior ainda, ele ligou os vivos aos mortos:

Estes, membro a membro, e cara a cara, ele se juntou;

O! crime monstruoso, de tipo não exemplificado!

Até engasgar com o fedor, os miseráveis ??demônios jaziam,

E, nos abraços odiados, morreu!

Pitt.

Servius observa, em seu comentário sobre essa passagem, que sanies, mortui est; tabo, viventis scilicet sanguis : “as sanies , ou pútridos ichor , do corpo morto, produziam as abas no sangue dos vivos”. Assar, queimar, torturar, crucificar etc. não eram nada quando comparados a esse castigo diabolicamente inventado.

Naturalmente, podemos supor que o grito de tal pessoa seria: homem miserável que sou, quem me livrará deste corpo morto? E quão bem isso se aplica ao caso da pessoa a quem o apóstolo se refere! Um corpo – uma massa inteira de pecado e corrupção, estava preso à sua alma com correntes que ele não podia quebrar; e o contágio mortal, transfundido por toda a sua natureza, o pressionava contra as amargas dores de uma morte eterna. Ele agora descobre que a lei não pode permitir-lhe libertação; e ele se desespera com a ajuda de qualquer ser humano; mas enquanto ele está emitindo seu último gemido, ou quase expirando, a redenção de Cristo Jesus é proclamada a ele; e, se o apóstolo se refere ao seu próprio caso, Ananias inesperadamente o aborda com – o irmão Saul! o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho, me enviou a ti, para que possas ver a tua vista e ser cheio do Espírito Santo. Ele vê então uma porta aberta da esperança, e ele imediatamente, embora na perspectiva dessa libertação, devolve a Deus graças pela esperança bem fundamentada que ele tem da salvação, através de Jesus Cristo, nosso Senhor.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 7:24 . Quem me livrará? & c. – Alguns já pensaram que nesta frase há uma alusão a uma crueldade, que se diz ter sido praticada por alguns tiranos, em cativos miseráveis ??que caíram em suas mãos; e a quem eles obrigaram a arrastar com eles, onde quer que fossem, uma carcaça morta presa ao corpo.

Comentário de Scofield

do corpo

Ou, fora deste corpo de morte. Romanos 8:11 ; 1 Coríntios 15:51 ; 1 Coríntios 15:52 ; 1 Tessalonicenses 4: 14-17 .

Comentário de John Wesley

Ó homem miserável que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?

Homem miserável que eu sou – A luta está agora no auge; e o homem, descobrindo que não há ajuda em si mesmo, começa quase de surpresa a orar: Quem me livrará? Ele então procura e procura libertação, até que Deus em Cristo pareça responder sua pergunta. A palavra que traduzimos entregar implica força. E de fato sem isso não pode haver libertação.

O corpo desta morte – Ou seja, este corpo da morte; essa massa de pecado, levando à morte eterna, e se apegando tão perto de mim quanto meu corpo e minha alma. Podemos observar que a libertação ainda não foi realizada.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 22:26 – Não façam nada, pois ela não cometeu pecado algum que mereça a morte. Este caso é semelhante ao daquele que ataca e mata o seu próximo,

1 Reis 8:38 – uma oração ou súplica por misericórdia for feita por um israelita ou por todo o teu povo Israel, cada um sentindo as suas próprias aflições e dores, estendendo as mãos na direção deste templo,

Salmos 6:6 – Estou exausto de tanto gemer. De tanto chorar inundo de noite a minha cama; de lágrimas encharco o meu leito.

Salmos 32:3 – Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer.

Salmos 38:2 – Pois as tuas flechas me atravessaram, e a tua mão me atingiu.

Salmos 38:8 – Sinto-me muito fraco e totalmente esmagado; meu coração geme de angústia.

Salmos 71:11 – “Deus o abandonou”, dizem eles; “persigam-no e prendam-no, pois ninguém o livrará”. –

Salmos 72:12 – Pois ele liberta os pobres que pedem socorro, os oprimidos que não têm quem os ajude.

Salmos 77:3 – Lembro-me de ti, ó Deus, e suspiro; começo a meditar, e o meu espírito desfalece. Pausa

Salmos 88:5 – Fui colocado junto aos mortos, sou como os cadáveres que jazem no túmulo, dos quais já não te lembras, pois foram tirados de tua mão.

Salmos 91:14 – “Porque ele me ama, eu o resgatarei; eu o protegerei, pois conhece o meu nome.

Salmos 102:20 – para ouvir os gemidos dos prisioneiros e libertar os condenados à morte”.

Salmos 119:20 – A minha alma consome-se de perene desejo das tuas ordenanças.

Salmos 119:81 – Estou quase desfalecido, aguardando a tua salvação, mas na tua palavra coloquei a esperança.

Salmos 119:131 – Abro a boca e suspiro, ansiando por teus mandamentos.

Salmos 119:143 – Tribulação e angústia me atingiram, mas os teus mandamentos são o meu prazer.

Salmos 119:176 – Andei vagando como ovelha perdida; vem em busca do teu servo, pois não me esqueci dos teus mandamentos.

Salmos 130:1 – Das profundezas clamo a ti, Senhor;

Ezequiel 9:4 – e lhe disse: “Percorra a cidade de Jerusalém e ponha um sinal na testa daqueles que suspiram e gemem por causa de todas as práticas repugnantes que são feitas nela”.

Miquéias 7:19 – De novo terás compaixão de nós; pisarás as nossas maldades e atirarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar.

Zacarias 9:11 – Quanto a você, por causa do sangue da minha aliança com você, libertarei os seus prisioneiros de um poço sem água.

Mateus 5:4 – Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados.

Mateus 5:6 – Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos.

Lucas 4:18 – “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos

Romanos 6:6 – Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado;

Romanos 8:13 – Pois se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão; mas, se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão,

Romanos 8:26 – Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

2 Coríntios 1:8 – Irmãos, não queremos que vocês desconheçam as tribulações que sofremos na província da Ásia, as quais foram muito além da nossa capacidade de suportar, a ponto de perdermos a esperança da própria vida.

2 Coríntios 12:7 – Para impedir que eu me exaltasse por causa da grandeza dessas revelações, foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás, para me atormentar.

Colossenses 2:11 – Nele também vocês foram circuncidados, não com uma circuncisão feita por mãos humanas, mas com a circuncisão feita por Cristo, que é o despojar do corpo da carne.

2 Timóteo 4:18 – O Senhor me livrará de toda obra maligna e me levará a salvo para o seu Reino celestial. A ele seja a glória para todo o sempre. Amém.

Tito 2:14 – Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.

Hebreus 2:15 – e libertasse aqueles que durante toda a vida estiveram escravizados pelo medo da morte.

Apocalipse 21:4 – Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *