Estudo de Romanos 6:6 – Comentado e Explicado

Sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que seja reduzido à impotência o corpo {outrora} subjugado ao pecado, e já não sejamos escravos do pecado.
Romanos 6:6

Comentário de Albert Barnes

Sabendo disso – todos nós sabemos disso. Todos os cristãos devem saber disso. Esta é uma nova ilustração tirada do fato de que, por sua crucificação, nossa natureza corrupta também foi crucificada ou morta; e que assim devemos estar livres da servidão do pecado.

Nosso velho homem – Esta expressão também ocorre em Efésios 4:22 : “Que adieis … o velho homem que é corrupto de acordo com as concupiscências enganosas.” Colossenses 3: 9 , “não minta um para o outro, visto que repudiou o velho com suas obras.” Destas passagens, é evidente que Paulo usa a expressão para denotar nossa natureza pecaminosa e corrupta; as paixões e más propensões que existem antes que o coração seja renovado. Refere-se ao amor ao pecado, à indulgência de propensões pecaminosas, em oposição à nova disposição que existe depois que a alma é convertida e que é chamada “o novo homem”.

É crucificado – é morto, como se estivesse em uma cruz. Nesta expressão, há uma personificação das propensões corruptas de nossa natureza, representadas como “nosso velho homem”, nossa disposição nativa etc. A figura é aqui apresentada e esse velho, essa natureza corrupta, é representado como tendo sido colocado. até a morte de uma maneira agonizante e torturadora. As dores da crucificação foram talvez as mais torturantes que a estrutura humana poderia suportar. A morte dessa maneira era muito prolongada e angustiante. E o apóstolo aqui, pela expressão “é crucificado”, sem dúvida se refere à dolorosa e prolongada luta pela qual todos passam quando suas más propensões são subjugadas; quando sua natureza corrupta é morta; e quando, um pecador convertido, ele se entrega a Deus. O pecado morre dentro dele, e ele se torna morto para o mundo e para o pecado; “Pois, como na cruz, a morte é muito prolongada e severa, de modo que a natureza corrupta não é subjugada, mas pela angústia.” (Grotius.) Todos os que nasceram de novo podem entrar nessa descrição. Eles lembram “o absinto e a bílis”. Eles lembram a angústia da convicção; a luta da paixão corrupta pela ascensão; as convulsões agonizantes do pecado no coração; o longo e prolongado conflito antes de ser subjugado, e a alma tornou-se submissa a Deus. Nada melhor expressará isso do que a agonia persistente da crucificação: e o argumento do apóstolo é que, como o pecado produziu tal efeito, e como o cristão está agora livre de seu abraço e poder, ele viverá para Deus.

Com ele – A palavra “com” s?? sunhere é associada ao verbo “é crucificado” e significa “é crucificado como ele era”.

Que o corpo do pecado – Essa expressão sem dúvida significa o mesmo que ele havia acabado de usar, “nosso velho homem”, mas por que o termo “corpo” é usado, tem sido um assunto em que intérpretes não foram concordados. Alguns dizem que é um hebraísmo, denotando mera intensidade ou ênfase. Alguns que significam o mesmo que carne, isto é, denotam nossas propensões e desejos pecaminosos. Grotius pensa que o termo “corpo” é elegantemente atribuído ao pecado, porque o corpo do homem é constituído por muitos membros unidos de maneira compacta, e o pecado também consiste em inúmeros vícios e propensões malignas unidas de maneira compacta, por assim dizer, em um corpo. Mas a expressão é evidentemente apenas outra forma de transmitir a idéia contida na frase “nosso velho homem” – uma personificação do pecado como se tivesse uma forma viva e como se tivesse sido morto na cruz. Refere-se à destruição moral do poder do pecado no coração pelo evangelho, e não a qualquer mudança física na natureza ou faculdades da alma; compare Colossenses 2:11 .

Pode ser destruído – Pode ser morto; pode tornar-se inoperante e impotente. O pecado se torna enervado, enfraquecido e finalmente aniquilado, pelo trabalho da Cruz.

Não devemos servir – Não devemos ser escravos do pecado d???e?e?? douleueinNão devemos estar sujeitos a seu controle. O sentido é que antes disso éramos escravos do pecado (compare Romanos 6:17 ), mas que agora somos libertados dessa escravidão, porque a morte moral do pecado nos libertou dela.

Pecado – O pecado é aqui personificado como um mestre que tinha domínio sobre nós, mas agora está morto.

Comentário de E.W. Bullinger

Saber . App-132.

velho A velha natureza de Adão. Aqui, Efésios 4:22 . Colossenses 3: 9 .

homem App-123.

crucificado com . Ver João 19:32 .

o corpo do pecado = a velha natureza que é escrava do pecado. Compare Colossenses 2:11 , Colossenses 2:12 .

destruído = anulado. Grego. katargeo. Veja Romanos 3: 3 e Lucas 13: 7 .

doravante . Grego. meketi.

servir . App-190.

Comentário de John Calvin

6. Que nosso velho , etc. O velho, como o Antigo Testamento, é chamado com referência ao Novo; pois ele começa a envelhecer, quando é gradualmente destruído por uma regeneração iniciada. Mas o que ele quer dizer é toda a natureza que trazemos do útero, e que é tão incapaz do reino de Deus, que deve morrer até o momento em que somos renovados para a vida real. Este velho, diz ele, está preso à cruz de Cristo, pois pelo seu poder é morto; e ele se refere expressamente à cruz, para que possa mostrar mais claramente que não podemos ser mortos de outra maneira senão participando de sua morte. Pois eu não concordo com aqueles que pensam que ele usou a palavra crucificado, e não morto, porque ele ainda vive e é, em alguns aspectos, vigoroso. É de fato um sentimento correto, mas não adequado para esta passagem. O corpo do pecado, que depois ele menciona, não significa carne e ossos, mas a massa corrompida; pois o homem, deixado à sua própria natureza, é uma massa composta de pecado. (188)

Ele aponta o fim pelo qual essa destruição é realizada, quando ele diz, para que não possamos mais servir ao pecado . Daqui resulta que, enquanto somos filhos de Adão, e nada mais que homens, estamos escravizados ao pecado, que nada podemos fazer senão pecar; mas que, sendo enxertados em Cristo, somos libertados dessa miséria; não que imediatamente paremos completamente de pecar, mas que nos tornemos finalmente vitoriosos na disputa.

Comentário de Adam Clarke

Nosso velho é crucificado com ele – isso parece ser uma extensão da mesma metáfora. Quando uma semente é plantada na terra, parece que todo o corpo dela pereceu. Todas as sementes, como são comumente denominadas, são compostas de duas partes; o germe, que contém os rudimentos da futura planta; e os lóbulos, ou corpo da semente, que por sua decomposição no solo, tornam-se o primeiro alimento para as raízes extremamente finas e delicadas da planta embrionária, e a sustentam até que seja capaz de obter nutrição mais grossa do solo comum. O corpo morre para que o germe possa viver. Parábolas não podem andar de quatro; e em metáforas ou figuras, sempre há uma (ou mais) propriedade notável pela qual a doutrina pretendida é ilustrada. Para aplicar isso ao propósito em questão: como o princípio da vida que Jesus Cristo implantou em nós é levado a pleno efeito, vigor e utilidade? Pela destruição do corpo do pecado, nosso velho homem, nosso eu mau, corrupto e carnal, deve ser crucificado; ser tão verdadeiramente morto quanto Cristo foi crucificado; para que nossas almas sejam verdadeiramente ressuscitadas da morte do pecado para uma vida de retidão, como o corpo de Cristo foi ressuscitado da sepultura e depois ascendido à destra de Deus. Mas como essa parte da metáfora se aplica a Jesus Cristo? Simples e forçosamente. Jesus Cristo tomou sobre ele um corpo; um corpo à semelhança de carne pecaminosa, Romanos 8: 3 ; e entregou esse corpo à morte; por meio da qual somente a morte foi feita uma expiação pelo pecado, e o caminho aberto para o Espírito vivificante, para ter acesso mais completo e a operação mais poderosa no coração humano. Aqui, o corpo de Cristo morre para que ele seja um Espírito vivificador da humanidade. Nosso corpo de pecado é destruído por esse Espírito vivificante, para que, a partir de agora, vivamos para Aquele que morreu e ressuscitou. Assim, a metáfora, em todos os seus sentidos principais, é completa e se aplica com maior força ao sujeito em questão. Descobrimos que pa?a??? a????p?? , o velho, usado aqui, e em Efésios 4:22 , e Colossenses 3: 9 , é o mesmo que a carne com suas afeições e concupiscências, Gálatas 5:24 ; e o corpo dos pecados da carne, Colossenses 2:11 ; e o mesmo que os escritores judeus chamam ??????? ??? , Adam hakkadmoni , o velho Adão; e que eles interpretam por ??? ??? yetsar hara , “má concupiscência”, o mesmo que entendemos por habitar o pecado ou a infecção de nossa natureza, em conseqüência da queda. De tudo o que podemos aprender que o desígnio de Deus é contrabalançar e destruir o próprio espírito e alma do pecado, para que não o sirvamos mais, d???e?e?? , não sejam mais seus escravos. Tampouco será mais capaz de desempenhar suas funções essenciais do que um corpo morto pode desempenhar as funções da vida natural.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 6: 6 . Nosso velho Nosso eu carnal, corrupto e corrupto, Gálatas 5:24 . Efésios 4:22 . Colossenses 2:11 . 1 Pedro 4: 1 . A destruição total do corpo do pecado em nós, certamente é pretendida no Evangelho; mas a importação específica da palavra grega ?ata?????, é anular, debilitar, enervar, anular, abolir ou depor. Compare o cap. Romanos 3:31 , Romanos 4:14 . 1 Coríntios 2: 6 ; 1 Coríntios 13: 8 ; 1 Coríntios 15:24 . Efésios 2:15 . 2 Timóteo 1:10 . Conduzirá muito ao entendimento de São Paulo neste e nos dois capítulos seguintes, se for observado que essas frases servem ao pecado – para serem servos do pecado -, reinando em nossos corpos mortais – para obedecer ao pecado nas concupiscências de nossos corpos, – para entregar aos nossos membros instrumentos de injustiça ao pecado, ou servos de impureza – e de iniqüidade para iniqüidade – para estarmos livres da justiça, para andar, viver ou seguir a carne, ter uma mente carnal significa tudo a mesma coisa; a saber, desistir da conduta de nossos apetites carnais e pecaminosos; permitindo a qualquer um deles o comando sobre nós, e a conduta e prevalência na determinação de nós. Pelo contrário, a caminhada após o espírito, ou em novidade de vida – a crucificação do velho homem – a destruição do corpo do pecado, a libertação do corpo da morte – para ser libertada do pecado, para estar morto para pecar e vivo para Deus – para nos entregarmos a Deus, como aqueles que estão vivos dentre os mortos – para entregar nossos membros servos da justiça à santidade ou instrumentos de justiça a Deus – para serem servos da obediência para a justiçalibertados do pecado – servos da justiça – para seguir o Espírito, para ter espírito espiritual – para mortificar os feitos do corpo -, todos significam um objetivo constante e constante e um esforço sincero de obedecer ao evangelho. lei e vontade de Deus em tudo pela graça; essas diversas expressões são usadas em vários lugares, o que melhor serve a ocasião e ilustra o sentido.

Comentário de Scofield

eu antigo

A expressão ocorre em outro lugar, em Efésios 4:22 ; Colossenses 3: 9 e sempre significa o homem de natureza humana antiga e corrupta, a tendência inata ao mal em todos os homens. Em Romanos 6: 6 é o próprio homem natural; dentro; Efésios 4:22 ; Colossenses 3: 9 seus caminhos. Posicionalmente, no julgamento de Deus, o velho homem é crucificado, e o crente é exortado a tornar isso bom na experiência, considerando-o assim definitivamente “adiando” o velho e “colocando” o novo; Colossenses 3: 8-14 ; Colossenses 3: 4 ; Colossenses 3:24 , (Veja Scofield “ Efésios 4:24 “) , nota 3.

Comentário de John Wesley

Sabendo disso, que nosso velho homem é crucificado com ele, que o corpo do pecado pode ser destruído, para que a partir de agora não devamos servir ao pecado.

Nosso velho – Coeval com o nosso ser, e tão velho quanto a queda; nossa natureza maligna; uma expressão forte e bela para toda a depravação e corrupção que, por natureza, se espalha por todo o homem, não deixando nenhuma parte não infectada. Isso em um crente é crucificado com Cristo, mortificado, gradualmente morto, em virtude de nossa união com ele.

Que o corpo do pecado – Todos os maus temperamentos, palavras e ações, que são os “membros” do “velho homem”, Colossenses 3: 5 , possam ser destruídos.

Referências Cruzadas

2 Reis 5:17 – E disse Naamã: “Já que não aceitas o presente, ao menos permite que eu leve duas mulas carregadas de terra, pois teu servo nunca mais fará holocaustos e sacrifícios a nenhum outro deus senão ao Senhor.

Isaías 26:13 – Ó Senhor nosso Deus, outros senhores além de ti nos tem dominado, mas só ao teu nome honramos.

João 8:34 – Jesus respondeu: “Digo-lhes a verdade: Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado.

Romanos 6:12 – Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos.

Romanos 6:22 – Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus, o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna.

Romanos 7:24 – Miserável homem eu que sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte?

Romanos 7:25 – Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! De modo que, com a mente, eu próprio sou escravo da lei de Deus; mas, com a carne, da lei do pecado.

Romanos 8:3 – Porque, aquilo que a lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne,

Romanos 8:4 – a fim de que as justas exigências da lei fossem plenamente satisfeitas em nós, que não vivemos segundo a carne, mas segundo o Espírito.

Romanos 8:13 – Pois se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão; mas, se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão,

Gálatas 2:20 – Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.

Gálatas 5:24 – Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.

Gálatas 6:14 – Quanto a mim, que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo.

Efésios 4:22 – Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos,

Colossenses 2:11 – Nele também vocês foram circuncidados, não com uma circuncisão feita por mãos humanas, mas com a circuncisão feita por Cristo, que é o despojar do corpo da carne.

Colossenses 3:5 – Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria.

Colossenses 3:9 – Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *