Estudo de Romanos 8:4 – Comentado e Explicado

a fim de que a justiça, prescrita pela lei, fosse realizada em nós, que vivemos não segundo a carne, mas segundo o espírito.
Romanos 8:4

Comentário de Albert Barnes

Que a justiça da lei – para que possamos estar em conformidade com a lei, ou ser obedientes às suas exigências, e não mais sob a influência da carne e de seus desejos corruptos.

Pode ser cumprido – para que sejamos obedientes ou cumpramos suas exigências.

Quem anda – Note, Romanos 8: 1 .

Comentário de E.W. Bullinger

Isso = Para que isso. Grego. hina.

justiça = exigência justa. App-191.

cumprida . App-125.

carne = a natureza antiga.

Comentário de John Calvin

4. Para que a justificação da lei seja cumprida , etc. Os que entendem que os renovados, pelo Espírito de Cristo, cumprem a lei, introduzem um brilho totalmente estranho ao significado de Paulo; pois os fiéis, enquanto peregrinam neste mundo, nunca realizam tal proficiência, pois a justificação da lei se torna neles completa ou completa. Isso então deve ser aplicado ao perdão; pois quando a obediência de Cristo é aceita por nós, a lei é satisfeita, para que sejamos justos. Pois a perfeição que a lei exige foi exibida em nossa carne, e por essa razão – que seu rigor não deveria mais ter o poder de nos condenar. Mas, como Cristo comunica sua justiça a ninguém senão àqueles a quem ele se une pelo vínculo de seu Espírito, a obra de renovação é novamente mencionada, para que Cristo não seja considerado o ministro do pecado: pois é a inclinação de muitos portanto, aplicar o que for ensinado, respeitando a bondade paterna de Deus, de modo a incentivar a lascívia da carne; e alguns caluniam malignamente essa doutrina, como se ela tivesse extinto o desejo de viver de maneira correta. (243)

Não há nada decisivo na redação deste versículo, embora o elenco das expressões pareça mais favorável à idéia adotada por [Doddridge] e [Scott], e especialmente o que se segue no contexto, onde a obra do Espírito é falada exclusivamente do. A palavra d??a??µa é mais bem traduzida como “justiça” do que “justificação”; pois “a justiça à lei” significa a justiça que a lei exige; e as palavras “podem ser cumpridas em nós”, podem, com a mesma propriedade quanto aos usos loquendi , “ser executadas por nós”. O verbo p????? tem esse significado em Romanos 13: 8 e em outros lugares.

Visto a essa luz, o versículo contém a mesma verdade com o que é expresso por “servir a lei de Deus”, em Romanos 7:25 , e o mesmo com a entrega de nossos membros como “instrumentos de justiça para Deus”, em Romanos 6:13. . Que isto é para estabelecer uma justificação pela lei, é evitado pela consideração, que esta justiça é realizada através da eficácia da morte de Cristo, e através do poder de reavivamento do Espírito, e não através da lei, e que não é uma justificar a justiça diante de Deus, pois é imperfeita, e a lei não pode reconhecer nada como justiça senão o que é perfeito. A santificação agora iniciada será finalmente concluída; mas é tudo através da graça: e a conclusão deste trabalho será uma completa conformidade com a imutável lei de Deus. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Que a justiça da lei se cumpra em nós – Que a culpa seja perdoada pelo mérito daquele sacrifício; e que possamos ser capacitados, pelo poder de sua própria graça e Espírito, a andar em novidade de vida; amar a Deus com todo nosso coração, alma, mente e força, e nosso próximo como a nós mesmos; e assim a justiça, o espírito, o desígnio e o propósito da lei se cumprem em nós, através da força do Espírito de Cristo, que é aqui colocado em oposição à fraqueza da lei através da carne.

É muito provável que a cláusula final deste versículo, que é exatamente a mesma encontrada no texto comum do primeiro verso, tenha sido transferida para esse versículo a partir deste local.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 8: 4 . Que a justiça da lei, etc. – ???a??µa, justiça, aqui parece ser usada no sentido mais amplo, e pode significar tanto a justiça moral quanto a conseqüência dela, a salvação (ver cap. Romanos 5:16 no original). O Evangelho liberta aqueles do pecado que escolhem ser livres, o que era mais do que a lei poderia fazer. A lei não concede perdão, nem fornece ajuda; mas, no entanto, o Evangelho não liberta os que pecam, que escolhem perversamente permanecer sob seu domínio; para um escravo disposto, determinado a continuar em servidão, quem pode libertar? O apóstolo demonstra, nos quatro versículos seguintes, que sob qualquer dispensação, como a impenitência de uma vida sensual, deve perecer; e ele insiste tão particularmente nisso, provavelmente para evitar um erro – pois alguns podem ser tão fracos que se possa imaginar que uma mera profissão do cristianismo os proteja do poder do pecado; – ou para evitar uma objeção que o judeu pode estar pronto para fazer. Ele pode alegar; “Mas há homens maus sob o Evangelho, assim como sob a lei.” O apóstolo responde: “Os homens que escolhem continuar sob o poder do pecado e da luxúria, de acordo com a verdadeira natureza das coisas, devem perecer sob todas as dispensações. Deus provê os meios apropriados sob o Evangelho para libertá-los de uma vida má e trazer para a verdadeira santidade; mas ele não pode, consistentemente com suas perfeições, forçá-los a serem santos, ou amá-los se forem maus. ” Como Cristo em carne foi totalmente isento de toda mancha de pecado, assim nós, por esse Espírito que estava nele, seremos isentos do domínio de nossas concupiscências carnais, se fizermos nossa escolha e nos esforçarmos para viver segundo o Espírito, Romanos 8: 9-11 . Pois uma coisa que devemos realizar por esse Espírito é a mortificação do corpo. Veja Romanos 8:13 . Gálatas 5: 16-26 . Locke e Peters em Job, p. 281

Comentário de John Wesley

Para que a justiça da lei se cumpra em nós, que andamos não segundo a carne, mas segundo o Espírito.

Que a justiça da lei – A santidade necessária, descreveu Romanos 8:11 .

Pode ser realizado em nós, que andamos não segundo a carne, mas depois do Espírito – que são guiados em todos os nossos pensamentos, palavras e ações, não pela natureza corrupta, mas pelo Espírito de Deus. Deste lugar, São Paulo descreve principalmente o estado dos crentes, e o dos incrédulos apenas para ilustrar isso.

Referências Cruzadas

Romanos 8:1 – Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus,

Gálatas 5:22 – Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,

Efésios 5:26 – para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra,

Colossenses 1:22 – Mas agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação,

Hebreus 12:23 – à igreja dos primogênitos, cujos nomes estão escritos nos céus. Vocês chegaram a Deus, juiz de todos os homens, aos espíritos dos justos aperfeiçoados,

1 João 3:2 – Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é.

Judas 1:24 – Àquele que é poderoso para impedi-los de cair e para apresentá-los diante da sua glória sem mácula e com grande alegria,

Apocalipse 14:5 – Mentira nenhuma foi encontrada em suas bocas; são imaculados.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *