Estudo de Colossenses 1:22 – Comentado e Explicado

eis que agora ele vos reconciliou pela morte de seu corpo humano, para que vos possais apresentar santos, imaculados, irrepreensíveis aos olhos do Pai.
Colossenses 1:22

Comentário de Albert Barnes

No corpo de sua carne através da morte – A morte de seu corpo, ou sua morte ao fazer expiação, tem sido o meio de produzir essa reconciliação. Isto:

(1) removeu os obstáculos à reconciliação por parte de Deus – reivindicando sua verdade e justiça e mantendo os princípios de seu governo tanto quanto se o próprio pecador tivesse sofrido a penalidade da lei – tornando assim consistente que Deus se entregasse a benevolência de sua natureza em perdoar pecadores; e,

(2) era o meio de levar o próprio pecador à disposição de se reconciliar – fornecendo o maior apelo possível a ele; levando-o a refletir sobre o amor de seu Criador, e mostrando a ele sua própria culpa e perigo. Nenhum meio usado para produzir reconciliação entre duas partes alienadas teve tanta ternura e poder quanto aqueles que Deus adotou no plano de salvação; e se o amor moribundo do Filho de Deus falhar em levar o pecador de volta a Deus, tudo o mais falhará. A frase “o corpo de sua carne” significa, o corpo de carne que ele assumiu para sofrer ao fazer uma expiação. A reconciliação não poderia ter sido efetuada, mas assumindo tal corpo, pois sua natureza divina não poderia sofrer tanto a ponto de fazer expiação pelos pecados.

Para apresentar você – isto é, diante de Deus. O objetivo da expiação era capacitá-lo a apresentar os remidos a Deus, livres do pecado, e santificados aos seus olhos. Toda a obra se referia às glórias daquele dia em que o Redentor e os remidos estarão diante de Deus, e ele os apresentará ao Pai como completamente recuperados das ruínas da queda.

Santo – Feito santo, ou libertado do pecado; compare Lucas 20:36 .

E irrepreensível – Não que eles mesmos não sejam dignos de culpa ou não sejam indignos, mas que serão purificados de seus pecados. A palavra usada aqui – ?µ?µ?? amomos- significa propriamente “impecável, sem mancha;” veja Efésios 1: 4 , nota; Efésios 5:27 , note; Hebreus 9: 4 , nota. É aplicado a um cordeiro, 1 Pedro 1:19 ; ao Salvador, Hebreus 9:14 , e à igreja, Efésios 1: 4 ; Efésios 5:27 ; Judas 1:24 ; Apocalipse 14: 5 . Não ocorre em outro lugar. Quando os remidos entrarem no céu, todos os seus pecados serão levados; nem um ponto do profundo corante da investigação permanecerá em suas almas; Apocalipse 1: 5 ; Apocalipse 7:14 .

E irrepreensível aos seus olhos – Não haverá ninguém para acusá-los diante de Deus; ou estarão livres de toda acusação. A lei não os acusará – pois a morte de seu Redentor fez tanto para honrá-la quanto seu próprio castigo teria feito; Deus não os acusará – pois ele os perdoou livremente; suas consciências não os acusarão – pois todos os seus pecados serão levados e eles gozarão do favor de Deus como se não tivessem pecado; santos anjos não os acusarão – pois eles os receberão em sua sociedade; e até Satanás não os acusará, pois ele verá que a piedade deles é sincera e que eles são verdadeiramente o que professam ser; compare as notas em Romanos 8: 33-34 .

Comentário de E.W. Bullinger

presente . Ver 1 Coríntios 8: 8 .

irrepreensível . Ver Efésios 1: 4 .

irreprovável = irrepreensível. Ver 1 Coríntios 1: 8 .

Comentário de John Calvin

22. No corpo de sua carne. A expressão é aparentemente absurda, mas o corpo de sua carne significa aquele corpo humano, que o Filho de Deus tinha em comum conosco. Ele quis dizer, portanto, íntimo, que o Filho de Deus havia colocado a mesma natureza conosco, que ele tomou sobre si este corpo vil e terreno, sujeito a muitas enfermidades, para que ele pudesse ser nosso Mediador. Quando ele acrescenta, pela morte , ele novamente nos chama de volta ao sacrifício. Pois era necessário que o Filho de Deus se tornasse homem, e participe de nossa carne, para que ele seja nosso irmão; era necessário que, morrendo, se tornasse um sacrifício, para que ele tornasse seu Pai propício para nós.

Para que ele possa nos apresentar santos. Aqui temos a segunda e principal parte de nossa salvação – novidade de vida. Pois toda a bênção da redenção consiste principalmente nessas duas coisas: remissão de pecados e regeneração espiritual. ( Jeremias 31:33 .) O que ele já falou era um grande assunto, que a justiça foi adquirida para nós através da morte de Cristo, para que, sendo nossos pecados remidos, somos aceitáveis ??a Deus. Agora, no entanto, ele nos ensina que, além disso, há outro benefício igualmente distinto – o dom do Espírito Santo, pelo qual somos renovados à imagem de Deus. Esta também é uma passagem digna de observação, pois mostra que uma justiça gratuita não é conferida a nós em Cristo, sem que estejamos ao mesmo tempo regenerados pelo Espírito para a obediência da justiça, como ele nos ensina em outro lugar, que

Cristo é feito para nós justiça e santificação.
( 1 Coríntios 1:30 .)

O primeiro obtemos por uma aceitação gratuita; (319) e este último pelo dom do Espírito Santo, quando somos feitos novas criaturas. Existe, no entanto, uma conexão inseparável entre essas duas bênçãos da graça.

No entanto, tomemos nota de que essa santidade nada mais é do que começada em nós e, de fato, todos os dias está progredindo, mas não será aperfeiçoada até que Cristo apareça para a restauração de todas as coisas. Para os cœlestinianos (320) e os pelagianos, nos tempos antigos, perverteram erroneamente esta passagem, de modo a excluir o benefício gracioso da remissão de pecados. Pois eles conceberam uma perfeição neste mundo que poderia satisfazer o julgamento de Deus, para que a misericórdia não fosse necessária. Paulo, no entanto, não mostra de forma alguma aqui o que é realizado neste mundo, mas qual é o fim de nosso chamado e que bênçãos são trazidas a nós por Cristo.

Comentário de Adam Clarke

No corpo de sua carne – Pela suposição de Cristo de um corpo humano e morrendo pelo homem, ele fez uma expiação pelo pecado, através do qual os homens se reconciliam com Deus e entre si.

Para te apresentar santo – Tendo te salvado de seus pecados.

Inabalável – Tendo enchido você do Espírito dele e escrito a lei dele em seus corações, para que o amor dele, derramado em seus corações, se torne o princípio e o motivo de toda ação. Sendo a árvore boa, o fruto também é bom.

E irreprovável – Pois, sendo cheio de amor, alegria, paz, mansidão, mansidão e bondade, contra estes não há lei; e como foram chamados a amar a Deus de todo o coração, alma, mente e força, e ao próximo como a si mesmos, todo o espírito e design da lei foram cumpridos neles, pois o amor é o cumprimento da lei.

Na sua vista – No dia do julgamento. Ninguém pode desfrutar do céu que não foi reconciliado com Deus aqui, e mostrou os frutos dessa reconciliação ao tornar-se santo e irrepreensível, para que, quando eles forem julgados, possam ser considerados irrepreensíveis.

Comentário de Thomas Coke

Colossenses 1:22 . No corpo de sua carne, etc. – Esse corpo, ou carne mortal, que ele teve o prazer de presumir, que ele seria capaz de sofrer. Ver Efésios 2:16 ; Efésios 5: 27-30 e Colossenses 1:10 do presente capítulo.

Comentário de John Wesley

No corpo de sua carne, através da morte, para apresentar a você santo, irrepreensível e irreprovável aos seus olhos.

Pelo corpo de sua carne – tão distinta de seu corpo, a igreja. O corpo aqui denota toda a sua masculinidade.

Através da morte – Por meio do qual ele comprou a reconciliação que recebemos pela fé.

Para apresentar a você – O final dessa reconciliação.

Santo – em direção a Deus.

Impecável – em si mesmos.

Irreprovável – Quanto ao seu vizinho.

Referências Cruzadas

Jó 15:15 – Pois se nem nos seus Deus confia, e se nem os céus são puros aos seus olhos,

Jó 25:5 – Se nem a lua é brilhante e as estrelas são puras aos olhos dele,

Salmos 51:7 – Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei.

Lucas 1:75 – em santidade e justiça, diante dele todos os nossos dias.

Romanos 7:4 – Assim, meus irmãos, vocês também morreram para a lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerem a outro, àquele que ressuscitou dos mortos, a fim de que venhamos a dar fruto para Deus.

2 Coríntios 11:2 – O zelo que tenho por vocês é um zelo que vem de Deus. Eu os prometi a um único marido, Cristo, querendo apresentá-los a ele como uma virgem pura.

Efésios 1:4 – Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.

Efésios 2:15 – anulando em seu corpo a lei dos mandamentos expressa em ordenanças. O objetivo dele era criar em si mesmo, dos dois, um novo homem, fazendo a paz,

Efésios 5:27 – e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável.

1 Tessalonicenses 4:7 – Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade.

Tito 2:14 – Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.

Hebreus 10:10 – Pelo cumprimento dessa vontade fomos santificados, por meio do sacrifício do corpo de Jesus Cristo, oferecido uma vez por todas.

Hebreus 10:20 – por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo.

Hebreus 13:21 – os aperfeiçoe em todo o bem para fazerem a vontade dele, e opere em nós o que lhe é agradável, mediante Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém.

2 Pedro 3:14 – Portanto, amados, enquanto esperam estas coisas, empenhem-se para serem encontrados por ele em paz, imaculados e inculpáveis.

Judas 1:24 – Àquele que é poderoso para impedi-los de cair e para apresentá-los diante da sua glória sem mácula e com grande alegria,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *