Estudo de Hebreus 10:20 – Comentado e Explicado

pelo caminho novo e vivo que nos abriu através do véu, isto é, o caminho de seu próprio corpo.
Hebreus 10:20

Comentário de Albert Barnes


Por uma maneira nova e viva – Por um novo método ou maneira. Era um modo de acesso que até então era desconhecido. Sem dúvida, muitos foram salvos antes da chegada do Redentor, mas o método pelo qual eles se aproximaram de Deus era imperfeito e difícil. A palavra que é traduzida aqui “novo” – p??sfat?? prosphaton – não ocorre em nenhum outro lugar do Novo Testamento. Significa apropriadamente “morto ou morto;” isto é, “recém-morto, apenas morto; e depois fresco, recente. “ Passow. Ela não transmite tanto a idéia de que é nova no sentido de nunca ter existido antes, como é nova no sentido de ser recente ou nova. Foi uma maneira que foi divulgada recentemente e que tinha todo o frescor da novidade. É chamado de “modo de vida”, porque é um método que transmite vida ou porque leva à vida e à felicidade. Doddridge o torna “um caminho eterno” e supõe, de acordo com a opinião do Dr. Owen, que a alusão é ao fato de que, sob a antiga dispensação, o sangue deveria ser oferecido assim que fosse derramado, e que não podia ser oferecido quando estava frio e coagulado. O caminho de Cristo estava, no entanto, sempre aberto. Seu sangue estava sempre quente e como se tivesse sido derramado recentemente. Essa interpretação parece derivar algum apoio da palavra que é traduzida como “nova”. Veja acima. A palavra “viver” também tem frequentemente o sentido de perene, ou perpétua, como quando aplicada a uma fonte sempre funcionando, em oposição a uma piscina que seca (veja as notas em João 4:10 ), e o novo caminho ao céu pode ser chamado de viver – em todos esses aspectos. É a distância que conduz à vida. É sempre vivo como se o sangue derramado sempre retivesse a frescura do que flui da veia. E é “perpétuo” e “constante” como uma fonte que sempre flui – pois é por meio de um sacrifício cujo poder é perpétuo e imutável.

Que ele consagrou para nós – Margem, “ou novo feito”. A palavra aqui usada significa propriamente renovar, e então iniciar, consagrar, sancionar. A idéia é que ele tenha dedicado esse caminho para nosso uso; como se um templo ou uma casa fossem separados para nosso serviço. É uma parte consagrada por ele para o serviço e salvação do homem; uma maneira de acesso ao santuário eterno para o pecador que foi designado pelo Redentor apenas para este serviço.

Através do véu, isto é, sua carne – O sumo sacerdote judeu entrou no lugar mais sagrado através do véu que dividia o santo do lugar mais sagrado. Aquela entrada foi feita por ele puxar o véu para o lado, e assim o santuário interior foi aberto. Mas tem havido muita dificuldade em relação ao sentido da expressão usada aqui. O significado claro da expressão é que o caminho para o céu foi aberto por meios ou pelo meio da carne de Jesus; isto é, de seu corpo sacrificado pelo pecado, pois o lugar mais santo do templo era entrado por meios ou através do meio do véu. Não devemos supor, no entanto, que o apóstolo quis dizer que havia em todos os aspectos uma semelhança entre o véu e a carne de Jesus, nem que o véu fosse de alguma maneira típico de seu corpo, mas havia uma semelhança em o respeito em consideração – isto é, no fato de que o lugar santo foi tornado acessível pela retirada do véu, e que o céu foi tornado acessível através do corpo morto de Jesus. A idéia é que exista, por meio do véu do templo e do corpo de Jesus, um meio de acesso a Deus. Deus habitava no lugar mais sagrado do templo, atrás do véu, por símbolos visíveis, e deveria ser abordado removendo o véu; e Deus habita no céu, no lugar mais santo de lá, e deve ser abordado somente pela oferta do corpo de Cristo. Stuart supõe que o ponto da comparação possa ser, que o véu do templo funcione como uma tela para ocultar o símbolo visível da presença de Deus da visão humana, e que, da mesma maneira, o corpo de Jesus possa ser considerado como uma “espécie de tabernáculo temporário, ou véu da natureza divina que habitava dentro dele”. e que “como o véu do tabernáculo ocultava a glória do Senhor no santo dos santos, da vista das pessoas, a carne ou o corpo de Cristo filtravam ou escondiam a natureza superior de nossa visão, que habitava dentro desse véu, como Deus fez. de idade dentro do véu do templo. “

Veja esta e outras opiniões explicadas detalhadamente nos comentários maiores. Não me parece necessário tentar realizar o ponto da comparação em todos os aspectos. A idéia simples que parece ter estado na mente do apóstolo era que o véu do templo e o corpo de Jesus eram semelhantes a esse respeito, que eles eram o meio de acesso a Deus. É pela oferta do corpo de Jesus; pelo fato de que ele estava vestido de carne, e que em seu corpo ele fez uma expiação pelo pecado, e que com seu corpo ressuscitado dentre os mortos, ele subiu ao céu, que agora temos acesso ao trono da misericórdia.

Comentário de E.W. Bullinger

novo = recém-morto. Grego. prosphatos. Só aqui. O advérbio Atos 18: 2 (ultimamente).

e = e ainda.

maneira de viver . Figura de linguagem . App-6.

tem . Omitir.

consagrado . Grego. enkainizo. Veja Hebreus 9:18 .

véu . Veja Hebreus 6:19 .

Comentário de John Calvin

20. Pelo véu, etc. Como o véu cobria os recantos do santuário e ainda permitia a entrada ali, a divindade, embora oculta na carne de Cristo, ainda nos leva ao céu; nem alguém pode encontrar Deus, exceto aquele a quem o homem Cristo se torna a porta e o caminho. Assim, somos lembrados que a glória de Cristo não deve ser estimada de acordo com a aparência externa de sua carne; nem sua carne deve ser desprezada, porque esconde como um véu a majestade de Deus, enquanto é também isso que nos conduz ao desfrute de todas as boas coisas de Deus.

Comentário de Adam Clarke

Por um caminho novo e vivo – é um novo caminho; nenhum ser humano jamais havia entrado no céu dos céus; Jesus na natureza humana foi o primeiro, e assim ele abriu o caminho do céu para a humanidade, sua própria ressurreição e ascensão à glória sendo a prova e o compromisso de nossa.

O caminho é chamado ?d?? p??sfat?? ?a? ??sa? , novo ou fresco, e vivo. Evidentemente, isso é uma alusão ao sangue da vítima recém-derramada, não coagulada e, consequentemente, adequada para ser usada para aspersão. O sangue das vítimas judias era adequado para fins de sacrifício apenas enquanto fosse quente e fluido, e poderia ser considerado ainda possuindo sua vitalidade; mas quando esfriou, coagulou, perdeu sua vitalidade e não era mais apropriado ser usado como sacrifício. Cristo está aqui, na alusão, representado como recém-morto, e ainda vivo; o sangue já considerado como fluindo e dando vida ao mundo. O caminho da antiga aliança não deu vida, nem removeu o risco de morte. O caminho para a paz e a reconciliação, sob a antiga aliança, era através dos cadáveres dos animais mortos; mas Cristo está vivo, e vive sempre, para fazer intercessão por nós; portanto, ele é um caminho novo e vivo.

Nas Choephorae de Ésquilo, ver. 801, há uma expressão como esta do apóstolo:

??ete, t?? pa?a? pep?a?µe???

??sas???µa p??sfat??? d??a?? .

Agite, olim venditorum

Solvite sanguinem recenti vindicta .

Dessa forma, diz o Dr. Owen, é novo,

  1. Porque foi apenas recém-feito e preparado.
  • Porque pertence à nova aliança.
  • Porque ele não admite deterioração, mas é sempre novo, quanto à sua eficácia e uso, como no dia de sua primeira preparação.
  • O caminho do tabernáculo ficou velho, e assim foi preparado para a remoção; mas o caminho evangélico da salvação nunca será alterado, nem mudado, nem decair; é sempre novo e permanece para sempre.
  • É também chamado de ??sa? , vivendo,

    1. Em oposição ao caminho para o mais sagrado sob o tabernáculo, que era pela morte; nada poderia ser feito sem o sangue de uma vítima.
  • Era a causa da morte para quem pudesse usá-lo, exceto o próprio sumo sacerdote; e ele poderia ter acesso a ele apenas um dia no ano.
  • É chamado de viver, porque tem uma eficácia espiritual vital em nosso acesso a Deus.
  • Está vivendo quanto aos seus efeitos; leva à vida e infalivelmente leva aqueles que nela andam à vida eterna.
  • Através do véu – Como o sumo sacerdote levantou ou afastou o véu que separava o santo do lugar mais sagrado, a fim de que ele pudesse ter acesso à Divina Majestade; e como o véu do templo foi rasgado de cima para baixo na crucificação de Cristo, para mostrar que o caminho para o mais santo foi então aberto; portanto, devemos nos aproximar do trono através da mediação de Cristo e através de sua morte sacrificial. Seu lado perfurado é o caminho para o mais sagrado. Aqui o véu – sua humanidade, está rasgado, e o reino dos céus se abriu a todos os crentes.

    Comentário de John Wesley

    Por um caminho novo e vivo, que ele nos consagrou, através do véu, isto é, sua carne;

    Por um caminho vivo – O caminho da fé, pelo qual vivemos de fato.

    Que ele consagrou – Preparado, dedicado e estabelecido para nós.

    Através do véu, isto é, sua carne – Como rasgando o véu no templo, o santo dos santos tornou-se visível e acessível; assim, ferindo o corpo de Cristo, o Deus do céu se manifestou, e o caminho para o céu se abriu.

    Referências Cruzadas

    Exodo 26:31 – “Faça um véu de linho fino trançado e de fios de tecido azul, roxo e vermelho, e mande bordar nele querubins.

    Exodo 36:35 – Fez o véu de linho fino trançado e de fios de tecido azul, roxo e vermelho, e mandou bordar nele querubins.

    Levítico 16:2 – O Senhor disse a Moisés: “Diga a seu irmão Arão que não entre a toda hora no Lugar Santíssimo, atrás do véu, diante da tampa da arca, para que não morra; pois aparecerei na nuvem, acima da tampa.

    Levítico 16:15 – “Então sacrificará o bode da oferta pelo pecado, em favor do povo, e trará o sangue para trás do véu; fará com o sangue o que fez com o sangue do novilho; ele o aspergirá sobre a tampa e na frente dela.

    Levítico 21:23 – contudo, por causa do seu defeito, não se aproximará do véu nem do altar, para que não profane o meu santuário. Eu sou o Senhor, que os santifico”.

    Mateus 27:51 – Naquele momento, o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo. A terra tremeu, e as rochas se partiram.

    Marcos 15:38 – E o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo.

    Lucas 23:45 – o sol deixara de brilhar. E o véu do santuário rasgou-se ao meio.

    João 6:51 – Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre. Este pão é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo”.

    João 10:7 – Então Jesus afirmou de novo: “Digo-lhes a verdade: Eu sou a porta das ovelhas.

    João 10:9 – Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem.

    João 14:6 – Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

    Efésios 2:15 – anulando em seu corpo a lei dos mandamentos expressa em ordenanças. O objetivo dele era criar em si mesmo, dos dois, um novo homem, fazendo a paz,

    1 Timóteo 3:16 – Não há dúvida de que é grande o mistério da piedade: Deus foi manifestado em corpo, justificado no Espírito, visto pelos anjos, pregado entre as nações, crido no mundo, recebido na glória.

    Hebreus 6:19 – Temos esta esperança como âncora da alma, firme e segura, a qual adentra o santuário interior, por trás do véu,

    Hebreus 9:3 – Por trás do segundo véu havia a parte chamada Santo dos Santos,

    1 Pedro 3:18 – Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito,

    1 João 4:2 – Vocês podem reconhecer o Espírito de Deus deste modo: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus;

    2 João 1:7 – De fato, muitos enganadores têm saído pelo mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em corpo. Tal é o enganador e o anticristo.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *