Estudo de João 6:51 – Comentado e Explicado

Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão, que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo.
João 6:51

Comentário de Albert Barnes

O pão que eu darei é por carne – isto é, o corpo dele seria oferecido em sacrifício pelo pecado, de acordo com sua declaração quando ele instituísse a Ceia: “Este é o meu corpo que está quebrado por você” 1 Coríntios 11: 24)

Vida do mundo – Para que os pecadores, por seu sacrifício expiatório, sejam recuperados da morte espiritual e levados à vida eterna. O uso da palavra herói do mundo mostra que o sacrifício de Cristo foi completamente livre e planejado para todos os homens, como é dito em 1 João 2: 2: “Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não apenas pelos nossos, mas também pelos pecados do mundo inteiro. ” Neste versículo, Jesus introduz o assunto de sua morte e expiação. Pode-se observar que na língua em que ele usou a transição do pão para a carne pareceria mais fácil do que em nossa língua. A mesma palavra que em hebraico significa “pão”, em siríaco e árabe, também significa “carne”.

Comentário de E.W. Bullinger

vivendo . Veja nota em João 4:10 .

E se. Para a condição, consulte App-118.

este pão = este [Um antes de você]. Uma das três passagens em que “isto” indica o orador. Compare João 2:19 . Mateus 16:18 .

ele viverá ; na e pela ressurreição. Veja nota em João 4:50 , João 4:51 , João 4:53 .

para sempre = até a era. Veja App-151. uma.

e o pão que eu darei = mas o pão que eu darei. A omissão da partícula ( de” ) na versão autorizada oculta a linha da discussão: (1) darei este pão; (2) Este pão é a minha carne; (3) Minha carne é o meu corpo, que eu irei abandonar na morte.

Minha carne = Eu mesmo. Colocado pela figura do discurso Synecdoche (da parte), App-6, para toda a pessoa, como em Gênesis 17:13 . Salmos 16: 9 ( Atos 2: 26-31 ). Provérbios 14:30 . Mateus 19: 5 . Romanos 3:20 . 1 Coríntios 1:29 . 2 Coríntios 7: 5 ; is also put for the whole person ( Numbers 23:10 . Judges 16:30 . Psalms 3:2 ; Psalms 16:10 ; Psalms 33:19 ; Psalms 103:1 . Isaiah 58:5 . Acts 2:31 . Romans 13:1 ). In view of the Jews” unbelief, the Lord used the Figure of speech Synecdoche here. e para a própria pessoa de Cristo, João 1:14 . 1 Timóteo 3:16 . 1 Pedro 3:18 . Hebreus 10:20 . 1 João 4: 2. Assim como “Minha alma” também é colocada para toda a pessoa ( Números 23:10, Juízes 16:30, Salmos 3: 2 ; Salmos 16:10 ; Salmos 33:19 ; Salmos 103: 1. Isaías 58: 5. Atos 2:31 . Romanos 13: 1 ). Judeus “, o Senhor usou a Figura do discurso Synecdoche aqui. Tomar uma figura de linguagem literalmente e tratar o que é literal como figura é a fonte de erro mais proveitosa.

carne . Veja a nota em João 1:13 .

Eu darei. Todos os textos omitem isso, mas não o siríaco. Veja App-94.

para. Huper grego . App-104.

Comentário de John Calvin

51. Eu sou o pão vivo. Ele costuma repetir a mesma coisa, porque nada é mais necessário para ser conhecido; e cada um sente em si mesmo com que dificuldade somos levados a acreditar, e com que facilidade e rapidez ela desaparece e é esquecida. (156) Todos nós desejamos a vida, mas, ao procurá-la, vagamos de maneira tola e inadequada em estradas tortuosas; e quando é oferecido, a maior parte desdenhosamente o rejeita. Pois quem é que não inventa para si a vida fora de Cristo? E quão poucos são os que estão satisfeitos somente com Cristo! Não é uma repetição supérflua, portanto, quando Cristo afirma com tanta frequência que somente ele é suficiente para dar vida. Pois ele reivindica para si a designação de pão , a fim de arrancar de nossos corações todas as esperanças falaciosas de viver. Tendo se chamado anteriormente o pão da vida , ele agora se chama pão vivo , mas no mesmo sentido, a saber, pão vivificador . – Que desceu do céu. Ele freqüentemente menciona sua descida do céu , porque a vida espiritual e incorruptível não será encontrada neste mundo, cuja moda passa e desaparece, mas apenas no reino celestial de Deus.

Se alguém comer deste pão. Sempre que ele usa a palavra comer, ele nos exorta à fé, o que por si só nos permite desfrutar deste pão, de modo a dele derivar vida. (157) Tampouco é por uma boa razão que ele o faz, pois há poucos que se dignam esticar a mão para colocar esse pão na boca; e mesmo quando o Senhor coloca na boca deles, poucos o apreciam, mas alguns estão cheios de vento, e outros – como Tântalo – morrem de fome pela própria loucura, enquanto a comida está próxima.

O pão que eu darei é a minha carne. Como esse poder secreto de doar vida, da qual ele falou, pode ser referido à sua essência Divina, ele agora desce para o segundo passo e mostra que essa vida é colocada em sua carne , para que possa ser extraída dela. . É, sem dúvida, um maravilhoso propósito de Deus que ele tenha exibido vida para nós nessa carne, onde antigamente não havia nada além da causa da morte. E assim ele provê nossa fraqueza, quando não nos chama acima das nuvens para desfrutar a vida, mas a exibe na terra, da mesma maneira como se ele estivesse nos exaltando aos segredos de seu reino. E, no entanto, enquanto corrige o orgulho de nossa mente, ele tenta a humildade e a obediência de nossa fé, quando ordena aos que procuram a vida confiarem em sua carne, que é desprezível em sua aparência.

Mas é apresentada uma objeção de que a carne de Cristo não pode dar vida, porque estava sujeita à morte e porque, mesmo agora, não é imortal em si mesma; e depois, que não pertence à natureza da carne vivificar as almas. Eu respondo, embora esse poder venha de outra fonte que não a carne, ainda assim não é por isso que a designação pode não se aplicar com precisão; pois, como a eterna Palavra de Deus é a fonte da vida , ( João 1: 4 ), sua carne, como canal, nos transmite a vida que habita intrinsecamente, como dizemos, em sua Divindade. E, nesse sentido, é chamado de doador de vida, porque nos transmite a vida que nos empresta de outro quarto. Isso não será difícil de entender, se considerarmos qual é a causa da vida, a saber, a justiça. E embora a justiça flua somente de Deus, ainda não alcançaremos a manifestação completa dela em nenhum outro lugar senão na carne de Cristo; pois nela se realizava a redenção do homem, nela se oferecia um sacrifício para expiar pecados, e uma obediência rendida a Deus, para reconciliá-lo conosco; também foi preenchido com a santificação do Espírito e, finalmente, tendo vencido a morte, foi recebido na glória celestial. Segue-se, portanto, que todas as partes da vida foram colocadas nela, para que nenhum homem possa ter motivos para reclamar que é privado da vida, como se ela fosse escondida ou à distância.

Que darei pela vida do mundo. A palavra dar é usada em vários sentidos. A primeira doação , da qual ele falou anteriormente, é feita diariamente, sempre que Cristo se oferece a nós. Segundo, denota aquela doação singular que foi feita na cruz, quando ele se ofereceu como sacrifício ao Pai; pois então ele se entregou à morte pela vida dos homens, e agora ele nos convida a desfrutar do fruto de sua morte. Pois seria inútil para nós que esse sacrifício fosse oferecido uma vez, se não agora festejássemos naquele banquete sagrado. Também deve ser observado que Cristo reivindica para si o ofício de sacrificar sua carne. Portanto, aparece com o sacrilégio perverso que os papistas poluem a si mesmos, quando tomam sobre si mesmos, em massa, o que pertencia exclusivamente àquele sumo sacerdote.

Comentário de Adam Clarke

É a minha carne, que eu darei, etc. – Nosso Senhor explica seu significado mais plenamente, nessas palavras, do que ele havia feito antes. Tendo falado muito do pão que alimenta e nutre a alma, e preserva da morte, a atenção de seus ouvintes estava concentrada em suas palavras, que para eles pareciam inexplicáveis; e eles desejavam saber qual era o seu significado. Ele então lhes disse que o pão significava sua carne (sua vida), da qual ele estava prestes a desistir; para salvar a vida do mundo. Aqui nosso Senhor declara claramente que sua morte seria um sacrifício vicário e expiação pelos pecados do mundo; e que, como nenhuma vida humana poderia ser preservada a menos que houvesse pão (alimento adequado) recebido, então nenhuma alma poderia ser salva senão pelo mérito de sua morte. Leitor, lembre-se disso: é um dos ditos mais pesados ??e mais verdadeiros e importantes do livro de Deus.

Comentário de Thomas Coke

João 6:51 . Eu sou o pão vivo porque era uma questão de infinita importância para seus ouvintes, que eles formassem uma noção justa de sua capacidade de salvá-los e cressem nele como o Redentor do mundo, nosso Senhor afirmou pela terceira vez: que ele próprio era o pão vivo que desceu do céu para dar vida eterna e glória; e que todos os que devessem comer fiel e perseverantemente viveriam para sempre, porque ele estava prestes a lhes dar carne para comer, tornando-a uma expiação pelos pecados do mundo. A palavra ??t?? pão processado nesse discurso poderia ser melhor traduzido, de acordo com o idioma hebraico, a carne; e particularmente neste versículo. Há uma bela gradação observável no discurso de nosso Senhor. Na primeira vez em que ele se denominou o pão da vida, João 6:35, ele atribuiu a razão do nome de maneira um tanto obscura; Quem vem a mim nunca terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede. Na segunda vez em que ele se denominou o pão da vida, João 6: 47-48, ele falou com o mesmo propósito de antes, mas com mais clareza; aquele que crê em mim tem a vida eterna; portanto , eu sou o pão da vida, conectando isso à sua afirmação, João 6:46, de que ele era o único professor da humanidade que já havia visto e estava intimamente familiarizado com todos os conselhos da Pai, e que ele deu vida aos homens por sua doutrina, sendo por isso também o pão da vida. Na terceira vez em que ele se chamava pão, ele acrescentou ao nome, o epíteto de viver, não apenas porque ele dá vida espiritual aos homens, os ressuscita dos mortos e faz os fiéis eternamente felizes, mas porque ele lhes dá essa vida por meios de sua natureza humana, que não eram algo inanimado, como o maná, mas uma substância viva; pois ele lhes disse claramente que o pão ou a carne que ele lhes daria era sua carne, que ele daria pela vida do mundo; e falou dos homens que a comiam, a fim de que isso tivesse efeito: mas ao significado dessa expressão que ele havia dirigido antes, quando se chamava o pão da vida, ele sempre se juntava aos crentes nele, conforme necessário para a vida dos homens. ele; portanto , comer, na parte restante deste discurso, é acreditar, incluindo todos os frutos da fé. Aparece outra bela gradação neste versículo, em comparação com João 6:21 . Os judeus haviam insinuado que alimentar alguns milhares com os cinco pães era algo insignificante, comparado com o que Moisés fez; mas nosso Senhor declara que os propósitos de sua graça e generosidade são muito mais extensos, como alcançar o mundo inteiro, e a vida de ação, a vida imortal, a todos que deveriam acreditar nele, o grande sacrifício expiatório para toda a humanidade.

Comentário de Scofield

mundo

Kosmos = humanidade. (Veja Scofield “ Mateus 4: 8 “) .

Comentário de John Wesley

Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu darei é a minha carne, que darei pela vida do mundo.

Se alguém comer deste pão – isto é, acredite em mim: ele viverá para sempre – Em outras palavras, quem crer até o fim será salvo.

Minha carne, que eu darei a você – Todo esse discurso sobre a carne e o sangue dele se refere diretamente à sua paixão, e remotamente, se é que existe, à Ceia do Senhor.

Referências Cruzadas

Exodo 16:4 – Disse, porém, o Senhor a Moisés: “Eu lhes farei chover pão do céu. O povo sairá e recolherá diariamente a porção necessária para aquele dia. Com isso os porei à prova para ver se seguem ou não as minhas instruções.

Salmos 72:16 – Haja fartura de trigo por toda a terra, ondulando no alto dos montes. Floresçam os seus frutos como os do Líbano e cresçam as cidades como as plantas no campo.

Mateus 20:28 – como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.

Lucas 22:19 – Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: “Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”.

João 1:29 – No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

João 3:13 – Ninguém jamais subiu ao céu, a não ser aquele que veio do céu: o Filho do homem.

João 3:16 – “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

João 4:10 – Jesus lhe respondeu: “Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe teria pedido e ele lhe teria dado água viva”.

João 6:33 – Pois o pão de Deus é aquele que desceu do céu e dá vida ao mundo”.

João 6:52 – Então os judeus começaram a discutir exaltadamente entre si: “Como pode este homem nos oferecer a sua carne para comermos? “

João 7:38 – Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”.

2 Coríntios 5:19 – ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação.

2 Coríntios 5:21 – Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.

Efésios 5:2 – e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.

Efésios 5:25 – Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela

Tito 2:14 – Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.

Hebreus 10:5 – Por isso, quando Cristo veio ao mundo, disse: “Sacrifício e oferta não quiseste, mas um corpo me preparaste;

Hebreus 10:20 – por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo.

1 Pedro 2:4 – À medida que se aproximam dele, a pedra viva — rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele —

1 João 2:2 – Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo.

1 João 4:14 – E vimos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho para ser o Salvador do mundo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *