Estudo de 2 Coríntios 5:19 – Comentado e Explicado

Porque é Deus que, em Cristo, reconciliava consigo o mundo, não levando mais em conta os pecados dos homens, e pôs em nossos lábios a mensagem da reconciliação.
2 Coríntios 5:19

Comentário de Albert Barnes


A saber – (em grego, ?? ?t? Hos oti), a saber Este versículo foi elaborado para indicar a natureza do plano de reconciliação e a mensagem com a qual eles foram confiados. Ele contém um resumo ou um epítome de todo o plano; e é uma daquelas passagens enfáticas nas quais Paulo comprime em uma única sentença a substância de todo o plano da redenção.

Que Deus estava em Cristo – que Deus era por Cristo ( ?? ???st? en Christo), por meio de Cristo; pela agência ou mediação de Cristo. Ou pode significar que Deus estava unido a Cristo e se manifestava por ele. Então Doddridge interpreta isso. Cristo foi o mediador por meio de quem Deus planejou realizar a grande obra da reconciliação.

Reconciliando o mundo consigo mesmo – O mundo aqui evidentemente significa a raça humana em geral, sem distinção de nação, idade ou categoria. O mundo inteiro estava alienado dele, e ele tentou reconciliá-lo. Essa é uma prova incidental de que Deus planejou que o plano de salvação fosse adaptado a todas as pessoas; veja a nota em 2 Coríntios 5:14 . Pode-se observar ainda mais que Deus buscou que o mundo fosse reconciliado. O homem não a procurou. Ele não tinha plano para isso, não o desejava. Ele não tinha como fazê-lo. Foi a parte ofendida, não a ofensora, que procurou se reconciliar; e isso mostra a força do seu amor. Era amor por inimigos e seres alienados, e amor evidenciado a eles por um desejo mais sincero de se tornar seu amigo e de estar de acordo com eles; compare nota em Romanos 5: 8 . Tyndale mostra isso com muita precisão: “Porque Deus estava em Cristo, e fez acordo entre o mundo e ele próprio, e não lhes imputou os pecados deles”.

Não imputando suas ofensas – Não reconhecendo suas transgressões a eles; isto é, perdoando-os, perdoando-os. Sobre o significado da palavra imputar, veja a nota Romanos 4: 3 . A idéia aqui é que Deus não os acusou com severidade inexorável e severa justiça por suas ofensas, mas providenciou graciosamente um plano de perdão e se ofereceu para perdoar seus pecados nas condições do evangelho. O plano de reconciliação demonstrou que ele não estava disposto a imputar seus pecados a eles, como ele poderia ter feito, e puni-los com severidade absoluta por seus crimes, mas estava mais disposto a perdoar e perdoar. E pode-se perguntar aqui, se Deus não estava disposto a cobrar com severidade implacável seus próprios pecados por conta deles, mas estava disposto a perdoá-los, podemos acreditar que ele está disposto a cobrar deles o pecado de outro? Se ele não lhes impuser com severidade inexorável e sem mitigação suas próprias transgressões, ele imporá a eles com severidade implacável – ou de todo – o pecado de Adão? veja a nota em Romanos 5:19 . O sentimento aqui é que Deus não está disposto ou inclinado a cobrar as transgressões das pessoas sobre eles; ele não tem prazer em fazê-lo; e, portanto, ele forneceu um plano pelo qual eles podem ser perdoados. Ao mesmo tempo, é verdade que, a menos que seus pecados sejam perdoados, a justiça cobrará ou imputará seus pecados e exigirá o máximo castigo.

E nos comprometeu a palavra de reconciliação – Margem “, colocada em nós”. Tyndale traduz isso: “e nos comprometeu a pregação da expiação”. O significado é que o ofício de tornar conhecida a natureza desse plano e as condições em que Deus estava disposto a se reconciliar com o homem, havia sido cometido aos ministros do evangelho.

Comentário de E.W. Bullinger

mundo . App-129.

não. App-105.

imputando . Veja Romanos 2: 3 ; Romanos 4: 6 .

transgressões . App-128.

comprometeu-se a = colocado em (grego. en) . Compare 2 Coríntios 4: 7 .

palavra . App-121.

Comentário de John Calvin

19. Deus estava em Cristo. Alguns entendem isso como um significado simplesmente – Deus reconciliou o mundo consigo mesmo em Cristo; mas o significado é mais completo e abrangenteprimeiro, que Deus estava em Cristo; e, em segundo lugar, que ele reconciliou o mundo consigo mesmo por sua intercessão. Também é do Pai que isso é afirmado; pois era uma expressão imprópria, se você entendesse isso como significado, que a natureza divina de Cristo estava nele. (554) O Pai, portanto, estava no Filho, de acordo com essa afirmação –

Eu estou no Pai, e o Pai em mim. ( João 10:38 .)

Portanto, quem tem o Filho também tem o Pai. Pois Paulo fez uso dessa expressão com essa visão – para que possamos aprender a ficar satisfeitos somente com Cristo, porque nele encontramos também Deus, o Pai, como ele realmente se comunica conosco por ele. Portanto, a expressão é equivalente a isso – “Enquanto Deus se afastou de nós, ele se aproximou de nós em Cristo, e assim Cristo se tornou para nós o verdadeiro Emmanuel, e sua vinda é a aproximação de Deus para os homens”.

A segunda parte da declaração aponta o ofício de Cristo – sendo ele a nossa propiciação ( 1 João 2: 2 ), porque Dele, Deus está descontente com todos nós, na medida em que nos revoltamos contra a justiça. (555) Para que propósito, então, Deus apareceu aos homens em Cristo? Com o objetivo de reconciliação – que, removendo as hostilidades, os alienígenas, possam ser adotados como filhos. Agora, embora a vinda de Cristo como nosso Redentor tenha se originado na fonte do amor divino para conosco, até que os homens percebam que Deus foi propiciado pelo Mediador, é necessário que haja uma variação remanescente, com relação a eles, o que os impede de acesso a Deus. Nesse ponto, falaremos mais plenamente em breve.

Não imputando a eles. Marcos, de que maneira os homens voltam a favor de Deus – quando são considerados justos, obtendo a remissão de seus pecados. Enquanto Deus nos imputar nossos pecados, Ele deve necessariamente nos considerar com aversão; pois ele não pode ser amigável ou propício aos pecadores. Mas essa afirmação pode parecer divergir do que é dito em outros lugares – que éramos amados por Ele antes da criação do mundo ( Efésios 1: 4 ) e ainda mais com o que ele diz ( João 3:16 , ) que o amor que ele exercia em relação a nós era a razão pela qual expiou nossos pecados por Cristo, pois a causa sempre está antes de seu efeito. Eu respondo que éramos amados antes da criação do mundo, mas foi apenas em Cristo . Entretanto, confesso, que o amor de Deus foi o primeiro no tempo e a ordem também, quanto a Deus, mas com relação a nós, o início de seu amor tem fundamento no sacrifício de Cristo. Pois quando contemplamos Deus sem um mediador, não podemos conceber dEle senão como irados conosco: um mediador interposto entre nós nos faz sentir que Ele está pacificado conosco. Como, no entanto, isso também é necessário para ser sabido por nós – que Cristo nos veio da fonte da misericórdia de Deus, a Escritura ensina explicitamente a ambos – que a ira do Pai foi aplacada pelo sacrifício do Filho, e que o Filho foi oferecido para a expiação dos pecados dos homens nesta base – porque Deus, exercitando compaixão por eles, os recebe, com base em tal promessa, em favor. (556)

O todo pode ser resumido assim: “Onde está o pecado, aí está a ira de Deus e, portanto, Deus não é propício para nós sem, ou antes, apagar nossos pecados, sem imputá-los. Como nossas consciências não podem apreender esse benefício (557), senão através da intervenção do sacrifício de Cristo, não é sem razão que Paulo faz disso o início e a causa da reconciliação, com relação a nós.

E se comprometeu conosco. Mais uma vez ele repete, que uma comissão foi dada aos ministros do evangelho para nos comunicar essa graça. Pois pode ser contestado: “Onde está Cristo agora, o pacificador entre Deus e nós? A que distância ele reside de nós! Ele diz, portanto, que como ele já sofreu (558) ( 1 Pedro 3:18 ), então ele nos apresenta diariamente o fruto de seu sofrimento através dos meios do Evangelho, que ele projetou, deveriam estar no mundo, (559) como um registro seguro e autêntico da reconciliação, que já foi efetuado. Cabe aos ministros, portanto, aplicar a nós, por assim dizer, o fruto da morte de Cristo.

Para que ninguém sonhe com uma aplicação mágica, como os papistas inventam, (560) devemos observar cuidadosamente o que ele imediatamente se submete – que consiste inteiramente na pregação do Evangelho. Pois o Papa, juntamente com seus sacerdotes, faz uso desse pretexto para dar uma cor de garantia a todo esse sistema perverso e execrável de mercadoria que eles mantêm, em conexão com a salvação das almas. “O Senhor”, dizem eles, “nos forneceu uma comissão e autoridade para perdoar pecados.” Reconheço isso, desde que cumpram essa embaixada, da qual Paulo menciona aqui. A absolvição, no entanto, da qual eles fazem uso no papado, é inteiramente mágica; além disso, eles incluem o perdão dos pecados em chumbo e pergaminho, ou o conectam a superstições fictícias e frívolas. Que semelhança todas essas coisas têm com a nomeação de Cristo? Portanto, os ministros do Evangelho nos restauram ao favor de Deus de maneira correta e ordenada, quando nos prestam testemunho por meio do Evangelho, quanto ao favor de Deus ter sido adquirido por nós. Que este testemunho seja removido, e nada resta senão mera impostura. Cuidado, portanto, de colocar até a menor gota de sua confiança em qualquer coisa à parte do Evangelho.

Na verdade, não nego que a graça de Cristo seja aplicada a nós nos sacramentos e que nossa reconciliação com Deus seja então confirmada em nossas consciências; mas, como o testemunho do Evangelho está gravado nos sacramentos, eles não devem ser julgados separadamente por si mesmos, mas devem ser tomados em conexão com o Evangelho, do qual são anexos. Em suma, os ministros da Igreja são embaixadores, por testemunhar e proclamar o benefício da reconciliação, somente sob esta condição – de falar do Evangelho, como de um registro autêntico.

Comentário de Adam Clarke

Que Deus estava em Cristo – Esta é a doutrina que este ministério da reconciliação mantém, e a doutrina que ele usa para promover a própria reconciliação.

Deus estava em Cristo:

  1. Cristo é o mesmo que o Messias, o Ungido, que deveria ser profeta, sacerdote e rei, para a raça humana; não apenas para os judeus, mas também para os gentios. Havia profetas, sacerdotes e reis entre os judeus e seus ancestrais; e alguns que haviam sido sacerdote e profeta, rei e sacerdote, e rei e profeta; mas ninguém jamais sustentou em sua própria pessoa o triplo cargo, exceto Cristo; pois ninguém jamais ministrou em referência ao mundo inteiro, exceto ele. As funções de todos os outros foram restringidas apenas ao povo antigo de Deus.
  • Agora todos os outros foram designados por Deus em referência a este Cristo; e como seus tipos, ou representantes, até que a plenitude do tempo chegue.
  • E que este Cristo poderia ser adequado à grande obra de reconciliar toda a raça humana com Deus, fazendo expiação por seus pecados, Deus estava nele. O homem Jesus era o templo e o santuário da eterna Divindade; pois nele habitava toda a plenitude da divindade, Colossenses 2: 9 ; e ele fez as pazes pelo sangue da sua cruz.
  • Cristo, por sua oferta na cruz, fez expiação pelos pecados do mundo; e, portanto, um ramo importante da doutrina dessa reconciliação foi mostrar que Deus não lhes imputaria ou lhes prestaria contas, de modo a exigir a penalidade, porque esse Jesus havia morrido em seu lugar.
  • Toda essa doutrina importante era curta, simples e clara. Vamos considerá-lo em todas as suas conexões:

    1. Você acredita que existe um Deus.
  • Você sabe que ele fez você.
  • Ele exige que você o ame e sirva.
  • Para lhe mostrar como fazer isso, ele deu uma revelação de si mesmo, que está contida em sua lei, etc.
  • Você violou esta lei e incorreu na penalidade, que é a morte.
  • Longe de ser capaz de desfazer suas ofensas ou reparar a majestade ofendida de Deus, seus corações, através da falsidade e influência do pecado, são cegos, endurecidos e cheios de inimizade contra seu Pai e seu Juiz.
  • Para resgatá-lo deste estado mais miserável e amaldiçoado, Deus; no seu amor infinito, deu o seu filho por você; quem assumiu sua natureza e morreu em seu lugar.
  • Em conseqüência disso, ele ordenou que o arrependimento para com Deus e a remissão de pecados fossem publicados em seu nome em toda a terra.
  • Todos os que se arrependem e crêem em Cristo como tendo morrido por eles como oferta pelo pecado ( 2 Coríntios 5:21 ;), receberão remissão de pecados.
  • 10. E, se permanecerem nele, terão uma herança eterna entre os que são santificados.

    Comentário de Thomas Coke

    2 Coríntios 5:19 . A saber, que Deus estava em Cristo, ou seja, etc. Doddridge. Pois Deus estava em Cristo, etc. Heylin.

    Comentário de Scofield

    mundo kosmos = humanidade. (Veja Scofield “ Mateus 4: 8 “) .

    trespassa o pecado. (Veja Scofield “ Romanos 3:23 “) .

    Comentário de John Wesley

    Ou seja, que Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo, sem lhes imputar suas ofensas; e nos confiou a palavra da reconciliação.

    Nomeadamente – cuja soma é, Deus – Toda a Deidade, mas mais eminentemente Deus, o Pai.

    Estava em Cristo, reconciliando o mundo – O que antes era inimizade com Deus.

    Para si mesmo – Então, tire essa inimizade, que não poderia ser removida senão pelo sangue do Filho de Deus.

    Referências Cruzadas

    Salmos 32:1 – Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados!

    Isaías 43:25 – “Sou eu, eu mesmo, aquele que apaga suas transgressões, por amor de mim, e que não se lembra mais de seus pecados.

    Isaías 44:22 – Como se fossem uma nuvem, varri para longe suas ofensas; como se fossem a neblina da manhã, os seus pecados. Volte para mim, pois eu o resgatei. “

    Mateus 1:23 – “A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel” que significa “Deus conosco”.

    João 14:10 – Você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu lhes digo não são apenas minhas. Pelo contrário, o Pai, que vive em mim, está realizando a sua obra.

    João 14:20 – Naquele dia compreenderão que estou em meu Pai, vocês em mim, e eu em vocês.

    João 17:23 – eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade, para que o mundo saiba que tu me enviaste, e os amaste como igualmente me amaste.

    Romanos 3:24 – sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.

    Romanos 4:6 – Davi diz a mesma coisa, quando fala da felicidade do homem a quem Deus credita justiça independente de obras:

    Romanos 11:15 – Pois se a rejeição deles é a reconciliação do mundo, o que será a sua aceitação, senão vida dentre os mortos?

    2 Coríntios 5:18 – Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,

    1 Timóteo 3:16 – Não há dúvida de que é grande o mistério da piedade: Deus foi manifestado em corpo, justificado no Espírito, visto pelos anjos, pregado entre as nações, crido no mundo, recebido na glória.

    1 João 2:1 – Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.

    1 João 4:10 – Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *