Estudo de Isaías 44:22 – Comentado e Explicado

Fiz desaparecer tuas iniqüidades como uma nuvem, e teus pecados como uma neblina: volve a mim, porque te resgatei.
Isaías 44:22

Comentário de Albert Barnes

). Eu apaguei – A palavra usada aqui ( ??? mâchâh ) significa apropriadamente “enxugar”, e é freqüentemente aplicada aos pecados, como se a conta fosse apagada ou, como a expressamos, apagada ( Salmo 51: 3 , Salmo 51:11 ; veja a nota em Isaías 43:25 ). A frase ‹apagar os pecados como uma nuvem ‘é, no entanto, incomum, e a ideia não é muito óbvia. A verdadeira idéia seria expressa ao traduzi-la: “Eu as fiz desaparecer como uma nuvem espessa;” e a sensação é que, à medida que o vento afasta uma nuvem espessa, por mais escura e franzida que seja, para que o céu esteja claro e sereno, Deus fez com que seus pecados desaparecessem e removeu a tempestade de sua ira. Nada pode mais surpreendentemente representar o pecado em sua natureza e conseqüências, do que uma nuvem densa, escura e carrancuda que vem sobre os céus, fecha o sol e enche o ar de melancolia; e nada pode representar mais lindamente a natureza e o efeito do perdão do que a idéia de remover uma nuvem dessas e deixar o céu puro, o ar calmo e sereno e o sol derramando sobre seus raios de calor e luz na terra. Assim, a alma do pecador é envolvida e ofuscada por uma densa nuvem; mas o perdão dissipa essa nuvem, e é calma, alegre e serena.

E como uma nuvem – os caldeus renderizam isso: ‹Como uma nuvem voadora. ‘ A diferença entre as duas palavras aqui traduzidas ‘nuvem espessa’ e ‘nuvem’ ( and? ?âb e ? ?ânân ) é que a primeira é expressiva de uma nuvem como densa, espessa, compacta; e o último como cobrindo ou velando os céus. Lowth renderiza a última palavra ‹Vapor; ‘ Noyes, ‹Névoa. As duas palavras, no entanto, geralmente denotam uma nuvem. Uma passagem semelhante a essa é encontrada em Demóstenes, como citado por Lowth: ‹Este decreto fez o perigo que pairava sobre a cidade passar como uma nuvem.

Volte para mim – Visto que seus pecados são perdoados e essa misericórdia foi demonstrada, volte agora e me sirva. O argumento aqui é derivado da misericórdia de Deus em perdoá-los, e a doutrina é que o fato de que Deus nos perdoou impõe as mais fortes obrigações de nos dedicar a seu serviço. O fato de sermos redimidos e perdoados é o argumento mais alto por que devemos consagrar todos os nossos poderes àquele que nos comprou e nos perdoou.

Comentário de Scofield

resgatado

Heb. “goel”, Redemp. (Tipo parente). (Veja Scofield “ Isaías 59:20 “) .

Comentário de Adam Clarke

Apaguei, como uma nuvem espessa, as tuas transgressões e, como uma nuvem, os teus pecados “Fiz as tuas transgressões desaparecerem como uma nuvem, e os teus pecados como um vapor” – Longinus admirou a sublimidade do sentimento, como bem como a harmonia dos números, na seguinte frase de Demóstenes: ???t? t? ??f?sµa t?? t?te t? p??e? te??sta?ta ???d???? pa?e??e?? ep???se? ?s . “Este decreto fez passar o perigo que pairava sobre a cidade como uma nuvem”. Provavelmente Isaías faz alusão aqui à fumaça que se levanta da oferta pelo pecado, dispersa rapidamente pelo vento. e tornado invisível. Aquele que ofereceu seu sacrifício corretamente estava tão certo de que o pecado pelo qual ele o oferecia foi apagado, como que a fumaça do sacrifício foi dispersa pelo vento e não era mais discernível.

Comentário de John Calvin

22. Apaguei, como uma nuvem, as tuas iniqüidades. O Senhor promete ao seu povo libertação futura; pois nossos corações não podem realmente ser elevados para com Deus, se não percebermos que ele está reconciliado conosco. Portanto, para que ele possa manter as pessoas a quem uma vez se vinculou, ele acrescenta uma promessa pela qual as conforta, para que elas estejam totalmente convencidas de que o banimento não será perpétuo; pois Deus, sendo um Pai muito indulgente, modera seus castigos de tal maneira que ele sempre perdoa seus filhos.

Quando ele diz que “apagou suas iniqüidades”, isso se refere literalmente aos cativos que foram punidos por suas transgressões; e a conseqüência foi que, quando Deus fosse apaziguado, eles seriam libertados. É uma demonstração da causa ao efeito. A culpa foi remitida e, portanto, da mesma maneira, a punição foi remetida; pois os judeus, assim que se reconciliam com Deus, são libertados do castigo infligido por culpa. No entanto, há uma exortação implícita ao arrependimento, para que eles possam não apenas gemer sob a pesada carga de castigo, mas possam considerar que são justamente punidos, porque provocaram a ira de Deus; e, de fato, sempre que Deus lida severamente conosco, não devemos apenas desejar alívio do mal-estar e da dor, mas devemos começar com o perdão, para que Deus não possa mais nos imputar pecados. Contudo, esta passagem derruba a distinção dos sofistas, que reconhecem que a culpa é remitida, mas negam que a punição seja remetida, como já explicamos completamente em outras passagens.

A metáfora de “uma nuvem” tem o mesmo significado como se o Senhor tivesse dito que ele não os perseguirá mais em seu descontentamento (187) ou os punirá, porque, quando a culpa é remitida, eles são reconciliados; da mesma maneira que quando o céu se acalma, as nuvens que interceptam da terra a luz do sol são “apagadas” e desaparecem. Portanto, devemos rejeitar as invenções diabólicas dos homens, que derrubam toda a doutrina do perdão dos pecados, enquanto elas contradizem abertamente a doutrina dos profetas.

Volte para mim. Isso pode ser entendido em dois sentidos: o Senhor exorta o povo ao arrependimento ou encoraja-o a esperar pela libertação; mas ambos os sentidos podem concordar bem. Dissemos que é prática comum das Escrituras, sempre que a redenção é mencionada, exortar ao arrependimento; pois o Senhor deseja nos trazer de volta a si mesmo dessa maneira, para que nos torne aptos a receber seus layouts. Além disso, como o povo, por causa de sua incredulidade, estava muito longe de acalentar a esperança da salvação, também pode ser necessário uma confirmação de que o povo pode acreditar que, sem dúvida, retornará; como se ele tivesse dito: “Embora penses que estou afastado de ti, saiba que cuidarei de ti”. E eu aprovo mais esse último sentido, e acho que ele concorda melhor com o contexto; pois o Profeta trabalha acima de todas as coisas para confirmar as promessas de Deus e fixá-las profundamente em seus corações.

Pois eu te remi. Ele ordena que os judeus “voltem para ele”, embora o banimento deles tenha impedido a expectativa de que ele fosse libertador; como se ele tivesse dito: “Embora pareço estar distante de você, confie; porque eu decidi resgatar você. ”

Comentário de John Wesley

Apaguei como uma nuvem espessa as tuas transgressões e, como uma nuvem, os teus pecados; volta para mim; porque eu te remi.

Como uma nuvem – De modo que não resta nenhum resto dela.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *