Estudo de Salmos 32:1 – Comentado e Explicado

De Davi. Hino. Feliz aquele cuja iniqüidade foi perdoada, cujo pecado foi absolvido.
Salmos 32:1

Comentário de Albert Barnes

Bem-aventurado ele… – Sobre o significado da palavra “bem-aventurado”, veja as notas no Salmo 1: 1 . Veja a passagem explicada nas notas em Romanos 4: 7-8 . A palavra “abençoado” aqui é equivalente a “feliz”. “Feliz é o homem;” ou “feliz é a condição – o estado de espírito – feliz são as perspectivas, de alguém cujos pecados são perdoados”. Sua condição é feliz ou abençoada:

(a) em comparação com seu estado anterior, quando ele era pressionado ou curvado sob um sentimento de culpa;

(b) em sua condição real, como a de um homem perdoado – um homem que agora não tem mais nada a temer como resultado de sua culpa, ou que sente que está em paz com Deus;

(c) em suas esperanças e perspectivas, como agora filho de Deus e herdeiro do céu.

Cuja transgressão é perdoada – A palavra traduzida como “perdoado” significa propriamente erguer, suportar, carregar, carregar; e o pecado que é perdoado é referido aqui “como se” fosse levado embora – talvez como o bode expiatório levou o pecado para o deserto. Compare o Salmo 85: 2 ; Jó 7:21 ; Gênesis 50:17 ; Números 14:19 ; Isaías 2: 9 .

Cujo pecado é coberto – como se fosse “coberto”; isto é, oculto ou oculto; ou, em outras palavras, tão cobertas que não serão exibidas. Esta é a idéia na palavra hebraica que é comumente usada para denotar a expiação, – k? kâphar – que significa “encobrir”; então, ignorar, perdoar; Gênesis 6:14 ; Salmo 65: 3 ; Salmo 78:38 ; Daniel 9:24 . A palavra original aqui, no entanto, é diferente – k ? kâsâh – embora signifique o mesmo – “encobrir”. A idéia é que o pecado seria, por assim dizer, encoberto, oculto, oculto, para que não fosse mais visto por Deus ou pelo homem; isto é, o ofensor seria considerado e tratado como se não tivesse pecado, ou como se não tivesse pecado.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 32.

A bem-aventurança consiste na remissão de pecados. A confissão dos pecados facilita a consciência. As promessas de Deus trazem alegria.

Um salmo de Davi, Maschil.

Título. ?????? Maschil Pensa-se que Davi neste salmo, sendo despertado para um novo senso de seu pecado no caso de Urias pela rebelião de seu filho Absalom, expressa seu profundo arrependimento por ter ofendido a Deus tão hediondamente; e, portanto, é chamado em hebraico ” ?????? ???? ledavid maskil, O Maschil de David; isto é, instruções de Davi; e no LXX, os s??es?? de David , “ou seu retorno a um entendimento correto de si mesmo. Os salmos com esse título são geralmente de natureza moral e projetados para colocar a mente em atenção e reflexão. O título em árabe afirma que Davi falou isso profeticamente da redenção da humanidade; e o siríaco nos informa que trata do pecado e da queda de Adão e contém uma profecia de Cristo, por quem somos libertados do inferno. E São Paulo dá grande apoio a essa afirmação por sua citação, Romanos 4: 8 . Embora composto em uma ocasião específica, o salmo foi posteriormente adaptado para uso público pela igreja judaica, e foi solenemente repetido no grande dia da expiação, quando toda a nação fez uma confissão geral de seus pecados.

Salmos 32: 1 . Cujo pecado é coberto Nomeadamente, por Deus, e não pelo homem; quem deve confessar e não escondê-lo. Ver Salmos 32: 5 . Coberto da ira de Deus; quem não, mediante arrependimento do homem e crença não fingida no grande Mediador, tomará conhecimento disso. Parece uma metáfora, tirada de escritores que apagam o que está com defeito. Em cujo espírito não há dolo, no próximo verso, ou prevaricação, significa “cuja tristeza pelo pecado é sincera e afeta profundamente sua mente”.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 32: 1 . Bem-aventurado o homem, etc. – Aqui somos ensinados onde a verdadeira felicidade consiste e qual é a causa e o fundamento dela. Consiste não na posse da riqueza ou honras do mundo, ou no gozo de seus prazeres, mas naquelas bênçãos espirituais que fluem do favor e da graça de Deus; cuja transgressão é perdoada – Ele não diz: Bem-aventurado o homem que nunca transgrediu. Pois ele sabia que nenhum homem assim poderia ser encontrado; todos pecaram e carecem da glória de Deus e , consequentemente, dessa felicidade conferida ao homem em sua primeira criação. Mas ele estabelece o fundamento da felicidade do homem caído e pecador no único fundamento sobre o qual ela pode ser depositada, e isso está no perdão do pecado. Pois, como toda a nossa miséria veio pelo pecado, também não é provável, pelo contrário, não é possível, deve ser removida, ou mesmo aliviada, sem o perdão do pecado. É verdade que, no primeiro Salmo, Davi pronuncia o homem abençoado que não segue os conselhos dos ímpios, etc., mas se deleita e medita na lei de Deus: e que, nos Salmos 119: 1 , ele denomina o imaculado no caminho abençoado que anda na lei do Senhor. Mas deve-se observar que, nessas e em outras passagens semelhantes, ele descreve o caráter do homem verdadeiramente abençoado, e é certo que aquele que não possui esse caráter não pode ser feliz. Mas aqui ele está mostrando o fundamento da bem-aventurança do justo, o privilégio fundamental do qual todos os outros ingredientes dessa bem-aventurança fluem. O pecado é aqui denominado transgressão, pois é a transgressão da lei, 1 João 3: 4 ; e quando perdoada, a obrigação de punir a que nos submetemos, em virtude da sentença da lei: é desocupada e cancelada. É levantado, como ????? , nasui, pode ser traduzido; de modo que o pecador perdoado seja aliviado de um fardo, um fardo pesado que repousa em sua consciência, e do peso do qual ele começou a ser sensível quando começou a ser despertado de sua letargia espiritual e a ser verdadeiramente convencido de que pecaminosidade e culpa, e da sentença de condenação lançada contra ele. A remissão de seus pecados dá descanso e alívio à sua alma cansada e pesada, Mateus 11:28 . Cujo pecado é coberto – Nomeadamente, por Deus, e não pelo homem; quem deve confessar, e não escondê-lo, Salmos 32: 5 . O pecado nos torna repugnantes, sujos e abomináveis ??aos olhos de Deus, e totalmente impróprios para a comunhão com ele; e quando nossas consciências são verdadeiramente iluminadas e despertadas, isso nos torna repugnantes e abomináveis ??aos nossos próprios olhos. Mas quando é perdoado, é coberto, por assim dizer, pelo manto da misericórdia divina, no e através do sacrifício e intercessão daquele que é feito de Deus à justiça dos crentes ; quem é o verdadeiro propiciatório, ou propiciatório, onde a misericórdia pode ser encontrada de maneira consistente com a justiça, Romanos 3:24 . Nossos pecados, quando perdoados, são cobertos, não de nós mesmos, não: meu pecado, diz Davi, está sempre diante de mim: não da onisciência de Deus, mas de sua justiça vingativa; quando ele perdoa o pecado, não se lembra mais dele; ele o lança pelas costas, será procurado e não encontrado. E o pecador, sendo reconciliado com Deus, começa a se reconciliar consigo mesmo. Dodd pensa que a metáfora é tirada de escritores que eliminam o que está com defeito em seus escritos.

Comentário de E.W. Bullinger

Maschil = dando instruções. Este é o primeiro dos treze Salmos “Maschil” . , Psalms 32:55 , Psalms 32:74 , Psalms 32:78 , Psalms 32:88 , Psalms 32:89 ; Estes são os Salmos 32:42 , Salmos 32:44 , Salmos 32:45 , Salmos 32:52 , Salmos 32:53 , Salmos 32:54 , Salmos 32:55 , Salmos 32:74 , Salmos 32:78 , Salmos 32: 88 , Salmos 32:89 ; Salmos 32: 142 ; alguns em cada livro, exceto o livro IV. Veja App-65.

Abençoado = Quão feliz. Veja App-63. Citado em Romanos 4: 7 , Romanos 4: 8 .

ele. Deixado para ser fornecido por qualquer pessoa que tenha essa experiência.

transgressão = rompimento, rebelião. Hebraico. paxá “, referindo-se ao pensamento. App-44.

perdoado = levado e levado embora.

pecado = errar, transgressão. Hebraico. chata “ . App-44.

coberto = expiado (pela morte e mérito de um sacrifício substituído).

Comentário de Adam Clarke

Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada – Neste e no versículo seguinte, quatro males são mencionados:

  1. Transgressão, ??? peshwa .
  • Pecado, cha ?? chataah .
  • Iniquidade, ??? avon .
  • Guile, ???? remiyah .
  • O primeiro significa a passagem de um limite, fazendo o que é proibido. O segundo significa a falta de uma marca, não fazendo o que foi ordenado; mas é freqüentemente usado para expressar pecaminosidade ou pecado no futuro, produzindo transgressão na vida. O terceiro significa o que resultou de seu curso ou situação adequados; qualquer coisa moralmente distorcida ou pervertida. Iniquidade, o que é contrário à equidade ou à justiça. O quarto significa fraude, engano, dolo, etc. Para remover esses males, três atos são mencionados: perdoar, cobrir e não imputar.

    1. A transgressão, pesha , deve ser perdoada, n ?? nesui , levada embora, isto é, por um sacrifício vicário; pois suportar o pecado, ou afastar o pecado, sempre implica isso.
  • O pecado, cha?? chataah , deve ser coberto, k ?? kesui , escondido da vista. É odioso e abominável, e deve ser escondido.
  • A iniqüidade, ??? anon , que é perversa ou distorcida, não deve ser imputada, como ?ach? ?? lo yachshob , não deve ser contabilizada em sua conta.
  • Guile, ???? remiyah , deve ser aniquilado da alma: Em cujo espírito não há Guile. O homem cuja transgressão é perdoada; cujo pecado está oculto, Deus o lançou como uma pedra de moinho nas profundezas do mar; cuja iniquidade e perversão não são reconhecidas em sua conta; e cuja dolo, o coração enganoso e desesperadamente perverso, é aniquilado, sendo esvaziado do pecado e cheio de justiça, é necessariamente um homem feliz.
  • O antigo Saltério traduz esses dois versículos assim: Blissid qwas wikednes é es para gyven, e qwas synnes é hyled (coberto). Homem abençoado até qwam Senhor retomou (conta) nada. Syn: não há tresons em seu gast (espírito). Em vão alguém procura ou espera a felicidade enquanto o poder do pecado permanece, sua culpa não perdoada e sua impureza não eliminada. Para a pessoa que recebeu tais bênçãos, podemos dizer como o salmista disse: ???? ashrey , ó bem-aventurança daquele homem cuja transgressão é perdoada! etc.

    São Paulo cita essa passagem, Romanos 4: 6-7 ; (nota), para ilustrar a doutrina da justificação pela fé; onde veja as notas.

    Comentário de John Calvin

    1. Bem-aventurados aqueles cuja iniquidade é perdoada. Essa exclamação brota da afeição fervorosa do coração do salmista, bem como da consideração séria. Uma vez que quase o mundo inteiro desvia seus pensamentos do julgamento de Deus, traz sobre si um esquecimento fatal e intoxica-se com prazeres enganosos; Davi, como se tivesse sido atingido pelo temor da ira de Deus, para que ele se entregasse à misericórdia divina, desperta outros também para o mesmo exercício, declarando clara e em voz alta que somente aqueles são abençoados com quem Deus é reconciliado, de modo que reconhecer aqueles pelos seus filhos a quem ele poderia tratar justamente como seus inimigos. Alguns estão tão cegos com hipocrisia e orgulho, e outros com tão desprezo por Deus, que não estão nem um pouco ansiosos em buscar perdão, mas todos reconhecem que precisam de perdão; nem existe um homem cuja consciência não o acuse no tribunal de Deus, e o irrite com muitas picadas. Essa confissão, portanto, de que todos precisam de perdão, porque nenhum homem é perfeito, e que só é bom para nós quando Deus perdoa nossos pecados, a própria natureza extorque até dos homens maus. Entretanto, a hipocrisia fecha os olhos das multidões, enquanto outras são tão iludidas por uma segurança carnal perversa, que são tocadas sem sentimentos de ira divina ou apenas com um sentimento frígido dela.

    Daí procede um duplo erro: primeiro, que tais homens tirem leve seus pecados e não reflitam na centésima parte de seu perigo da indignação de Deus; e, em segundo lugar, que inventam expiações frívolas para se libertar da culpa e comprar o favor de Deus. Assim, em todas as épocas tem sido em toda parte uma opinião predominante que, embora todos os homens estejam infectados com o pecado, eles são ao mesmo tempo adornados com méritos que são calculados para obter para eles o favor de Deus, e que, embora provocem sua ira por seus crimes, eles têm expiações e satisfações em prontidão para obter sua absolvição. Essa ilusão de Satanás é igualmente comum entre papistas, turcos, judeus e outras nações. Todo homem, portanto, que não se deixa levar pela loucura furiosa do papai, admite a verdade dessa afirmação: os homens estão em um estado miserável, a menos que Deus os trate com misericórdia, não colocando seus pecados sob sua responsabilidade. Mas Davi vai além, declarando que toda a vida do homem está sujeita à ira e maldição de Deus, exceto na medida em que ele garante a sua própria graça livre para recebê-los a seu favor; do qual o Espírito que falou por Davi é um intérprete seguro e testemunha para nós pela boca de Paulo ( Romanos 4: 6 ). Se Paulo não tivesse usado esse testemunho, seus leitores nunca teriam penetrado o verdadeiro significado do profeta; pois vemos que os papistas, apesar de cantarem em seus templos, “Bem-aventurados os que são perdoados pelas iniqüidades” etc. etc., passam por cima dele como se fosse um ditado comum e de pouca importância. Mas com Paulo, esta é a definição completa da justiça da fé; como se o profeta dissesse: Os homens são abençoados somente quando são livremente reconciliados com Deus e contados como justos por ele. A bem-aventurança que Davi celebra destrói totalmente a justiça das obras. O dispositivo de uma justiça parcial com a qual os papistas e outros se iludem é mera tolice; e mesmo entre aqueles que são desprovidos da luz da doutrina celestial, ninguém se enlouquecerá a ponto de arrogar uma perfeita justiça para si mesmo, como aparece nas expiações, lavagens e outros meios de apaziguar a Deus, que sempre estiveram em uso entre todas as nações. Mas, no entanto, não hesitam em impor suas virtudes a Deus, como se por eles tivessem adquirido de si uma grande parte de sua bem-aventurança.

    Davi, no entanto, prescreve uma ordem muito diferente, a saber, que, em busca da felicidade, tudo deve começar com o princípio de que Deus não pode ser reconciliado com aqueles que são dignos de destruição eterna de outra maneira que não os perdoe livremente e conceda eles seu favor. E justamente ele declara que, se a misericórdia lhes é ocultada, todos os homens devem ser totalmente miseráveis ??e amaldiçoados; pois se todos os homens são naturalmente propensos apenas ao mal, até que sejam regenerados, toda a sua vida anterior, é óbvio, deve ser odiosa e repugnante aos olhos de Deus. Além disso, como mesmo após a regeneração, nenhum trabalho que os homens realizem pode agradar a Deus, a menos que ele perdoe o pecado que se mistura a ele, eles devem ser excluídos da esperança da salvação. Certamente nada restará para eles, a não ser causar o maior terror. Que as obras dos santos não sejam dignas de recompensa porque estão manchadas de manchas, parece um ditado difícil para os papistas. Mas nisto eles traem sua total ignorância ao estimar, de acordo com suas próprias concepções, o julgamento de Deus, em cujos olhos o próprio brilho das estrelas não passa de trevas. Que, portanto, permaneça uma doutrina estabelecida, de que, como somos considerados justos diante de Deus pela livre remissão de pecados, essa é a porta da salvação eterna; e, consequentemente, que eles são apenas abençoados que confiam na misericórdia de Deus. Devemos ter em mente o contraste que eu já mencionei entre os crentes que, abraçando a remissão de pecados, confiam somente na graça de Deus, e todos os outros que negligenciam se dirigir ao santuário da graça divina.

    Além disso, quando Davi três vezes repete a mesma coisa, essa não é uma repetição vã. De fato, é suficientemente evidente que o homem deve ser abençoado cuja iniquidade é perdoada; mas a experiência nos ensina o quão difícil é persuadir-nos a fazê-lo de maneira a fixá-lo completamente em nossos corações. A grande maioria, como eu já lhe mostrei, enredada por artifícios próprios, afasta deles, na medida do possível, os terrores da consciência e todo o medo da ira divina. Eles têm, sem dúvida, um desejo de se reconciliar com Deus; e, no entanto, evitam a visão dele, em vez de buscar sua graça sinceramente e com todo o coração. Aqueles, por outro lado, a quem Deus verdadeiramente despertou para serem afetados com uma viva sensação de sua miséria, estão tão constantemente agitados e inquietos que é difícil restaurar a paz em suas mentes. Eles realmente provam a misericórdia de Deus e tentam agarrá-la, e ainda assim são freqüentemente envergonhados ou obrigados a cambalear sob os múltiplos ataques que são feitos sobre eles. As duas razões pelas quais o salmista insiste tanto no perdão dos pecados são estas: – que ele pode, por um lado, levantar os que dormem, inspirar os descuidados com consideração e acelerar o tédio; e que ele pode, por outro lado, tranqüilizar mentes medrosas e ansiosas com uma confiança segura e firme. Para o primeiro, a doutrina pode ser aplicada desta maneira: ”O que significais, ó infelizes homens! que uma ou duas picadas de consciência não o incomodam? Suponha que um certo conhecimento limitado de seus pecados não seja suficiente para aterrorizá-lo com terror, mas quão absurdo é continuar dormindo em segurança, enquanto você está sobrecarregado com uma imensa carga de pecados? E essa repetição não fornece um pouco de conforto e confirmação aos fracos e medrosos. Como muitas vezes surgem dúvidas, uma após a outra, não basta que elas sejam vitoriosas em apenas um conflito. Esse desespero, portanto, não pode subjugá-los em meio aos vários pensamentos perplexos com os quais eles são agitados, o Espírito Santo confirma e ratifica a remissão de pecados com muitas declarações.

    Agora é apropriado pesar a força particular das expressões aqui empregadas. Certamente a remissão aqui tratada não concorda com satisfações. Deus, ao tirar ou tirar os pecados, e da mesma forma para encobrir e não imputá-los, perdoa-os livremente. Por esse motivo, os papistas, lançando suas satisfações e obras de supererrogação como os chamam, abandonam-se a essa bênção. Além disso, Davi aplica essas palavras para completar o perdão. A distinção, portanto, que os papistas aqui fazem entre a remissão da punição e a falta, pela qual fazem apenas meio perdão, não é de todo o objetivo. Agora, é necessário considerar a quem pertence essa felicidade, que pode ser facilmente obtida a partir das circunstâncias da época. Quando Davi foi ensinado que ele era abençoado somente pela misericórdia de Deus, ele não era um estrangeiro da igreja de Deus; pelo contrário, ele lucrou acima de muitos no temor e serviço de Deus e na santidade da vida, e se exercitou em todos os deveres da piedade. E mesmo depois de fazer esses avanços na religião, Deus o exercitou tanto que colocou o alfa e o ômega de sua salvação em sua reconciliação gratuita com Deus. Tampouco é sem razão que Zacarias, em seu cântico, representa “o conhecimento da salvação” como consistindo em conhecer “a remissão de pecados” ( Lucas 1:77 ). Quanto mais eminentemente alguém se destaca em santidade, mais longe ele sente-se da perfeita justiça, e mais claramente ele percebe que só pode confiar na misericórdia de Deus. Portanto, parece que aqueles que estão equivocados ao pensar que o perdão do pecado é necessário apenas para o início da justiça. Como todos os dias os crentes estão envolvidos em muitas faltas, de nada adiantará que eles tenham entrado no caminho da justiça, a menos que a mesma graça que os levou a acompanhá-los até o último passo de sua vida. Será que alguém objeta que se diz que em outros lugares é abençoado “que temem ao Senhor”, “que andam nos seus caminhos”, “que são retos de coração” etc. etc., a resposta é fácil, ou seja, que, como perfeita Em nenhum lugar se encontra o temor do Senhor, a perfeita observância de sua lei e a perfeita retidão de coração; tudo o que a Escritura diz em qualquer lugar, a respeito da bem-aventurança, baseia-se no livre favor de Deus, pelo qual ele nos reconcilia consigo mesmo. .

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *