Estudo de Romanos 4:6 – Comentado e Explicado

É assim que Davi proclama bem-aventurado o homem a quem Deus atribui justiça, independentemente das obras:
Romanos 4:6

Comentário de Albert Barnes

Deus não permita – Note, Romanos 3: 4 .

Por então – Se for admitido que seria injusto Deus infligir punição.

Como Deus deve … – Como será correto ou consistente que ele julgue o mundo.

Juiz – “julgar” implica a possibilidade e a correção de “condenar” o culpado; pois se não fosse correto condená-los, o julgamento seria uma farsa. Isso não significa que Deus condenaria todo o mundo; mas que o fato de julgar as pessoas implicava na possibilidade e propriedade de condenar aqueles que eram culpados. É notável que o apóstolo não tente explicar como Deus poderia tirar proveito dos pecados das pessoas para promover sua glória; nem ele admite o fato; mas ele atende diretamente à objeção. Para entender a força de sua resposta, deve-se lembrar que era um fato admitido, um fato que ninguém entre os judeus questionaria, que Deus julgaria o mundo. Esse fato foi totalmente ensinado em seus próprios escritos, Gênesis 18:25 ; Eclesiastes 12:14 ; Eclesiastes 11: 9 . Foi além de um ponto admitido com eles que Deus condenaria o mundo pagão; e talvez o termo “mundo” aqui se refira particularmente a eles.

Mas como isso poderia acontecer se não fosse certo Deus infligir punição? A inferência do opositor, portanto, não poderia ser verdadeira; embora o apóstolo não nos diga como era consistente infligir punição por ofensas pelas quais Deus aproveitou a ocasião para promover sua glória. Pode-se observar, no entanto, que Deus julgará as ofensas, não pelo que ele pode fazer ao anulá-las, mas pela natureza do próprio crime. A questão não é: que bom Deus pode trazer disso, mas o que o crime em si merece? qual é o caráter do ofensor? qual era a intenção dele? Não é o que Deus pode fazer para anular a ofensa quando ela é cometida. A justa punição do assassino deve ser determinada pela lei e por seu próprio deserto; e não de qualquer reputação de integridade e retidão que o juiz possa manifestar em seu julgamento; ou de qualquer honra que possa ser atribuída à polícia por detectá-lo; ou qualquer segurança que possa resultar para a comunidade de sua execução; ou de qualquer honra que a Lei possa ganhar como uma lei justa por sua condenação. Também nenhum desses fatos e vantagens que possam resultar de sua execução deve ser invocado em impedimento à sua condenação. O mesmo acontece com o pecador sob a administração divina. Na verdade, é uma verdade Salmo 76:10 que a ira do homem louve a Deus e que ele aproveite a iniquidade das pessoas para se glorificar como um juiz justo e governador moral; mas isso não será motivo de absolvição para o pecador.

Comentário de E.W. Bullinger

descreve = diz de.

bem-aventurança . Grego. makarismos. Aqui, Romanos 4: 9 . Gálatas 1: 4 , Gálatas 1:15 .

homem App-123.

imputa . O mesmo que “contar” , Romanos 4: 3 .

sem = aparte de. Veja Romanos 3:21 .

Comentário de John Calvin

6. Como Davi também define, etc. Vemos, portanto, o puro sofisma daqueles que limitam as obras da lei a cerimônias; pois agora ele simplesmente chama essas obras, sem acrescentar nada, que ele antes chamara de obras da lei. Como ninguém pode negar que um modo simples e irrestrito de falar, como o que encontramos aqui, deva ser entendido de todo trabalho sem nenhuma diferença, a mesma opinião deve ser mantida em todo o argumento. De fato, não há nada menos razoável do que remover das cerimônias apenas o poder de justificar, pois Paulo exclui todas as obras indefinidamente. Com o mesmo propósito está a cláusula negativa: Deus justifica os homens por não imputar o pecado; e por essas palavras somos ensinados que a justiça, segundo Paulo, nada mais é do que a remissão de pecados; e ainda, que essa remissão é gratuita, porque é imputada sem obras, que o próprio nome da remissão indica; pois o credor pago não perdoa, mas aquele que cancela espontaneamente a dívida por mera bondade. Afaste-se, então, daqueles que nos ensinam a perdoar nossos pecados por satisfação; pois Paulo empresta um argumento desse perdão para provar o dom gratuito da justiça. (135) Como, então, é possível que eles concordem com Paulo? Eles dizem: “Devemos satisfazer pelas obras a justiça de Deus, a fim de obter o perdão de nossos pecados”. Mas, pelo contrário, raciocina assim: “A justiça da fé é gratuita e sem obras, porque depende da remissão de pecados. ” Vicioso, sem dúvida, seria esse raciocínio, se houver obras interpostas na remissão de pecados.

Dissipadas também, da mesma maneira, pelas palavras do Profeta, estão as fantasias pueris dos escolares que respeitam meia remissão. A ficção infantil deles é que, embora a falha seja remetida, o castigo ainda é retido por Deus. Mas o Profeta não apenas declara que nossos pecados são cobertos, isto é, removidos da presença de Deus; mas também acrescenta que eles não são imputados. Como pode ser consistente que Deus castigue os pecados que ele não imputa? A salvo, então, esta declaração mais gloriosa permanece para nós: “Que ele é justificado pela fé, que é limpa diante de Deus por uma remissão gratuita de seus pecados”. Podemos também aprender, portanto, a perpetuidade incessante da justiça gratuita ao longo da vida: pois quando Davi, cansado da angústia contínua de sua própria consciência, proferiu essa declaração, sem dúvida falou de acordo com sua própria experiência; e ele agora servia a Deus por muitos anos. Ele então descobriu por experiência, depois de ter feito grandes avanços, que todos são infelizes quando convocados no tribunal de Deus; e ele fez essa afirmação de que não há outra maneira de obter bênção, exceto que o Senhor nos recebe a favor por não imputar nossos pecados. Tão completamente refutado também é o romance daqueles que sonham, que a justiça da fé é apenas inicial, e que os fiéis depois retêm pelas obras a posse daquela justiça que eles primeiro alcançaram sem mérito.

Invalida de maneira alguma o que Paulo diz, que as obras às vezes são imputadas à justiça e que outros tipos de bem-aventurança são mencionados. Diz-se nos Salmos 106: 30 que isso foi imputado a Finéias, o sacerdote do Senhor, por justiça, porque ele tirou a censura de Israel ao infligir castigo a um adúltero e uma prostituta. É verdade, aprendemos com essa passagem que ele fez uma ação justa; mas sabemos que uma pessoa não é justificada por um ato. O que é realmente necessário é obediência perfeita e completa em todas as suas partes, de acordo com a importância da promessa,

“Quem fizer essas coisas viverá nelas.”
( Deuteronômio 4: 1. )

Como então esse julgamento que ele infligiu lhe foi imputado por justiça? Ele deve, sem dúvida, ter sido previamente justificado pela graça de Deus: pois aqueles que já estão vestidos com a justiça de Cristo têm Deus não apenas propício a eles, mas também a suas obras, cujas manchas e manchas são cobertas pela pureza de Cristo, para que não cheguem a julgamento. Como as obras, infectadas sem contaminações, são contadas sozinhas, é evidente que nenhuma obra humana pode agradar a Deus, exceto por um favor desse tipo. Mas se a justiça da fé é a única razão pela qual nossas obras são contadas justamente, você vê quão absurdo é o argumento: “Que, como a justiça é atribuída às obras, a justiça não é somente pela fé”. Mas ponho contra eles esse argumento invencível: que todas as obras devem ser condenadas como injustas, exceto que um homem seja justificado apenas pela fé.

O mesmo se diz da bem-aventurança: são pronunciados bem-aventurados os que temem ao Senhor, que andam nos seus caminhos ( Salmos 128: 1 ), que meditam sobre sua lei dia e noite ( Salmos 1: 2 :), mas como ninguém o faz. essas coisas tão perfeitamente como ele deveria, de modo a chegar totalmente ao mandamento de Deus, toda bênção desse tipo não vale nada, até que sejamos abençoados por sermos purificados e purificados através da remissão de pecados, e assim purificados, para que possamos tornar-se capaz de desfrutar da bem-aventurança que o Senhor promete a seus servos por atenção à lei e às boas obras. Portanto, a justiça das obras é o efeito da justiça de Deus, e a bênção resultante das obras é o efeito da bênção que procede da remissão de pecados. Visto que a causa não deve e não pode ser destruída por seu próprio efeito, eles agem absurdamente, que se esforçam para subverter a justiça da fé pelas obras.

Mas alguém pode dizer: “Por que não podemos sustentar, com base nesses testemunhos, que o homem é justificado e abençoado pelas obras? pois as palavras das Escrituras declaram que o homem é justificado e abençoado pelas obras e também pela fé. ” Aqui, de fato, devemos considerar a ordem das causas, bem como a dispensação da graça de Deus: pois, o que quer que seja declarado, seja a justiça das obras ou a bênção que delas advém, não existe, até que essa única verdadeira justiça da fé precedeu, e só exerce todos os seus ofícios, este último deve ser edificado e estabelecido, para que o outro possa, como fruto de uma árvore, crescer dela e florescer.

É uma prova impressionante do que o apóstolo tinha em vista aqui, que ele parou e não cita todo o versículo de Salmos 32: 2 . Ele deixa de fora, “e em cujo espírito não há dolo:” e por quê? Evidentemente, porque seu assunto é justificação, e não santificação. Assim, ele marcou mais claramente a diferença entre os dois.

Pode-se dizer que os pecados são “perdoados” ou remidos, porque são dívidas e “cobertos”, porque são imundos e abomináveis ??aos olhos de Deus: e dizem que “não são imputados” ou não são entregues a alguém. conta, a fim de garantir que eles foram totalmente removidos e não serão mais lembrados. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Assim como Davi também, etc. – Davi, no Salmo 32: 1 , Salmo 32: 2 , também nos dá a verdadeira noção desse caminho de justificação, isto é, pela fé, sem o mérito das obras, onde ele diz:

Comentário de Scofield

imputado

Ou, calculado, ou seja, colocar na conta de. Veja Filemom 1:18 , mesma palavra:

Comentário de John Wesley

Assim como Davi também descreve a bem-aventurança do homem, a quem Deus imputa justiça sem obras,

Então Davi também – Davi é adequadamente apresentado após Abraão, porque também é recebido e cumprido a promessa.

Afirmação – Um homem é justificado somente pela fé, e não pelas obras. Sem obras – isto é, sem levar em consideração quaisquer boas obras anteriores que deveriam ter sido feitas por ele.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 33:29 – Como você é feliz, Israel! Quem é como você, povo salvo pelo Senhor? Ele é o seu abrigo, o seu ajudador e a sua espada gloriosa. Os seus inimigos se encolherão diante de você, mas você pisará os seus altos”.

Salmos 1:1 – Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!

Salmos 112:1 – Aleluia! Como é feliz o homem que teme o Senhor e tem grande prazer em seus mandamentos!

Salmos 146:5 – Como é feliz aquele cujo auxílio é o Deus de Jacó, cuja esperança está no Senhor, no seu Deus,

Isaías 45:24 – Dirão a meu respeito: ‘Somente no Senhor estão a justiça e a força’. ” Todos os que o odeiam virão a ele e serão envergonhados.

Isaías 54:17 – nenhuma arma forjada contra você prevalecerá, e você refutará toda língua que a acusar. Esta é a herança dos servos do Senhor, e esta é a defesa que faço do nome deles”, declara o Senhor.

Jeremias 22:6 – Porque assim diz o Senhor a respeito do palácio real de Judá: “Apesar de você ser para mim como Gileade e como o topo do Líbano, certamente farei de você um deserto, uma cidade desabitada.

Jeremias 33:16 – Naqueles dias Judá será salva e Jerusalém viverá em segurança, e este é o nome pelo qual ela será chamada: O Senhor é a Nossa Justiça’.

Daniel 9:24 – “Setenta semanas estão decretadas para o seu povo e sua santa cidade para acabar com a transgressão, para dar fim ao pecado, para expiar as culpas, para trazer justiça eterna, para cumprir a visão e a profecia, e para ungir o santíssimo.

Mateus 5:3 – “Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus.

Romanos 1:17 – Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé”.

Romanos 3:20 – Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à lei, pois é mediante a lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado.

Romanos 3:22 – justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção,

Romanos 3:27 – Onde está, então, o motivo de vanglória? É excluído. Baseado em que princípio? No da obediência à lei? Não, mas no princípio da fé.

Romanos 4:9 – Destina-se esta felicidade apenas aos circuncisos ou também aos incircuncisos? Já dissemos que, no caso de Abraão, a fé lhe foi creditada como justiça.

Romanos 4:11 – Assim ele recebeu a circuncisão como sinal, como selo da justiça que ele tinha pela fé, quando ainda não fora circuncidado. Portanto, ele é o pai de todos os que crêem, sem terem sido circuncidados, a fim de que a justiça fosse creditada também a eles;

Romanos 4:24 – mas também para nós, a quem Deus creditará justiça, para nós, que cremos naquele que ressuscitou dos mortos a Jesus, nosso Senhor.

Romanos 5:18 – Conseqüentemente, assim como uma só transgressão resultou na condenação de todos os homens, assim também um só ato de justiça resultou na justificação que traz vida a todos os homens.

1 Coríntios 1:30 – É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção,

2 Coríntios 5:21 – Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.

Gálatas 3:8 – Prevendo a Escritura que Deus justificaria pela fé os gentios, anunciou primeiro as boas novas a Abraão: “Por meio de você todas as nações serão abençoadas”.

Gálatas 3:14 – Isso para que em Cristo Jesus a bênção de Abraão chegasse também aos gentios, para que recebêssemos a promessa do Espírito mediante a fé.

Gálatas 4:15 – Que aconteceu com a alegria de vocês? Tenho certeza que, se fosse possível, vocês teriam arrancado os próprios olhos para dá-los a mim.

Efésios 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.

Efésios 2:8 – Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;

Filipenses 3:9 – e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé.

2 Timóteo 1:9 – que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos,

2 Pedro 1:1 – Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, àqueles que, mediante a justiça de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, receberam conosco uma fé igualmente valiosa:

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *