Estudo de Salmos 146:5 – Comentado e Explicado

Feliz aquele que tem por protetor o Deus de Jacó, que põe sua esperança no Senhor, seu Deus.
Salmos 146:5

Comentário de Albert Barnes

Feliz é aquele que tem o Deus de Jacó por sua ajuda – Quem pode confiar para proteção no Deus que defendeu Jacó em suas viagens e perigos. Ou, talvez, a palavra Jacó seja usada aqui coletivamente para denotar Israel – o povo judeu: o Deus a quem eles adoram e adoram, em vez dos deuses dos pagãos. Compare o Salmo 144: 15 , note; Salmo 54: 4 , nota.

Cuja esperança está no Senhor seu Deus – no Senhor, adorado como seu Deus. Isto é, quem realmente adora o Senhor, ou faz do Senhor o seu Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

Feliz. A última das vinte e sete bem-aventuranças do Livro dos Salmos. Veja App-63.

DEUS. El hebraico App-4.

de Jacó: ou seja, o Deus que conheceu Jacó ( Gênesis 28:13 ) quando ele não tinha nada ( Gênesis 32:10 e não merecia nada (além da ira, Gênesis 27)) e prometeu tudo a ele.Este título responde ao título do NT “o Deus de todos graça “ ( 1 Pedro 5:10 ). Felizes, de fato, são todos os que têm esse Deus para o seu Deus.

De quem. Forneça as elipses repetindo [Feliz ele] quem, etc.

esperança = expectativa.

Comentário de Adam Clarke

Feliz é aquele que tem o Deus de Jacó por sua ajuda – Enquanto aquele que confia no homem é miserável, aquele que confia em Deus é feliz. No filho do homem, ??? ?? ben Adam , não há ajuda, ????? teshuah , nenhum princípio de salvação. Todo filho de Adão naturalmente vem ao mundo sem isso, e deve continuar assim até que o Senhor abra os olhos dos cegos, Salmo 146: 8 ; mas uma medida de luz é dada a partir da verdadeira Luz que ilumina todo homem que vem ao mundo. Este filho de Adão retorna à sua terra, ?????? leadmatho , ao chão, de onde foi tirado; isso se refere diretamente a Gênesis 2: 7 ; Gênesis 3:19 . Mas aquele que tem o Deus por sua ajuda, que ajudou Jacó em sua angústia, e estava com ele, e o sustentou em e através de todas as adversidades, nunca pode ser destituído; pois Deus não muda; ele vive para sempre e seus projetos não podem perecer. Ele propôs que Israel fosse libertado deste cativeiro. Ciro pode mudar, mas Deus não; confie nEle. Ele tem todo poder; ele fez o céu e a terra; ele os tem sob seu governo e à sua disposição; e se a própria terra falhar, o céu perdura. E ele mantém sua verdade para sempre; e, portanto, suas promessas devem ser cumpridas para os que confiam nele. Não temas.

Comentário de John Calvin

5. Ele é abençoado , etc. Como não teria sido suficiente reprovar o pecado, ele submete o remédio do qual depende a correção correta; e isto é, que as esperanças dos homens são apenas estáveis ??e bem fundamentadas quando repousam inteiramente sobre Deus. Pois até os ímpios às vezes chegam a reconhecer a loucura da confiança no homem. Consequentemente, eles costumam ficar zangados consigo mesmos por serem tão imprudentes a ponto de esperar a libertação dos homens; mas negligenciando o remédio, eles não são libertados de seus erros. O salmista tendo condenado a paixão, que vimos ser natural para todos nós, sabiamente se submete a que são abençoados que confiam em Deus. Jeremias observa a mesma ordem. ( Jeremias 17: 5. )

“Maldito aquele que confia no homem, e faz carne no seu braço” etc .;

e então – “Bem-aventurado o homem cuja esperança é o Senhor”. Quando Davi pronuncia aqueles abençoados cuja ajuda é o Senhor , ele não restringe a felicidade dos crentes a apresentar sentido, como se eles fossem felizes somente quando Deus, abertamente e em atos exteriores, aparecesse como seu ajudante, mas ele coloca sua felicidade nisto. eles são verdadeiramente persuadidos de que ele é inteiramente pela graça de Deus que representam. Ele o chama de Deus de Jacó , para distingui-lo da multidão de falsos deuses em que os incrédulos glorificaram naquele tempo; e havia boas razões para isso; pois enquanto todos se propõem a buscar a Deus, poucos seguem o caminho certo. Ao designar o Deus verdadeiro por sua marca própria, ele sugere que é somente por uma fé segura de adoção que qualquer um de nós pode descansar sobre ele; pois ele deve se mostrar favorável a nós antes que possamos procurar ajuda dele.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *