Estudo de Salmos 112:1 – Comentado e Explicado

Aleluia. Feliz o homem que teme o Senhor, e põe o seu prazer em observar os seus mandamentos.
Salmos 112:1

Comentário de Albert Barnes

Louvai ao Senhor – Margem, como em hebraico, “Aleluia”. Veja as notas no Salmo 106: 1 .

Bem-aventurado o homem – hebraico: “As bênçãos do homem”. Veja as notas no Salmo 1: 1 . Ou seja, abençoado ou feliz, é esse.

Que teme ao Senhor – No Salmo 111: 10 , o salmista se referiu ao “medo do Senhor” como “o princípio da sabedoria” e “aludiu” ao sucesso, prosperidade ou felicidade que atendem ao medo do Senhor, ou religião verdadeira. Este salmo é projetado mais completamente “para ilustrar” esse pensamento.

Isso se deleita grandemente em seus mandamentos – Veja as notas no Salmo 1: 2 . É uma característica da verdadeira piedade encontrar prazer nos mandamentos de Deus; nos próprios mandamentos e em obediência a eles.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 112.

A piedade tem as promessas desta vida e da vida futura. A prosperidade dos piedosos será uma aflição para os iníquos.

?????? aleluia. ESTE salmo é composto da mesma maneira que o anterior, e parece ser um breve comentário sobre o último versículo. Estabelece a sabedoria de ser religioso e os bons efeitos que a acompanham. Sobre o assunto principal, remetemos o leitor para a nota sobre Salmos 1: 4 . Fenwick é de opinião que o salmo fala do Messias, sob o caráter do homem que teme ao Senhor; declarando que sua semente será poderosa na terra e que ele será tido em lembrança eterna, ou será o louvor de todas as eras; e que seu chifre ou reino será exaltado com honra, enquanto Satanás, o iníquo , contempla e entristece. Essas coisas, diz ele, não podem ser aplicadas com verdade ou propriedade a ninguém além de Cristo; mas nEle, e sua descendência, ou servos fiéis, todos serão oportunamente cumpridos.

Salmos 112: 1 . Isso se deleita grandemente em seus mandamentos como Ele fez, cuja carne e bebida era para fazer a vontade de seu Pai; e de quem, por esse caráter, podemos razoavelmente presumir que todo o salmo esteja falando. Fenwick.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 112: 1 . Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor – com a disposição de uma criança obediente em relação a um pai gentil e gracioso, não com a de um escravo refratário a um mestre tirânico e severo, que reverencia e teme ofendê-lo. Como o temor de Deus é a única sabedoria do homem, Salmos 111: 10 , também é o seu único caminho para a verdadeira felicidade. Isso se deleita grandemente em seus mandamentos – Quem toma como principal cuidado, negócios e deleite meditar, entender e obedecer aos mandamentos de Deus. É aqui sugerido que zelo e fervor no serviço de Deus são essenciais para a verdadeira piedade.

Comentário de Scofield

teme

(Veja Scofield “ Salmos 19: 9 “) .

Comentário de E.W. Bullinger

O segundo dos três Salmos de Aleluia e do par (111, 112). Veja a nota acima. Também um salmo acróstico. Veja App-63.

O SENHOR. Jah hebraico. App-4.

Abençoado = Feliz. Veja App-63.

homem. Hebraico. “Ish . App-14.

o Senhor. Hebraico et Jeová: ie o próprio Jeová. App-4.

Comentário de Adam Clarke

Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor – Esta parece ser a continuação do Salmo precedente: ali foi afirmado que o princípio da sabedoria era o temor do Senhor; e aqui é declarada a bem-aventurança do homem que assim teme.

Isso agrada muito – Não basta temer a Deus, também devemos amá-lo: o medo nos deterá do mal; o amor nos levará à obediência. E quanto mais um homem teme e ama a Deus, mais obediente ele será; até que ele finalmente se deleite muito com os mandamentos de seu Criador.

Comentário de John Calvin

1 Bem-aventurado o homem que teme a Jeová Embora o profeta comece com uma exortação, ele tem, como eu já indiquei, algo mais distante do que simplesmente pedir aos fiéis que louvem a Deus. Praticar a iniquidade e perpetrar a injustiça é, em todos os lugares, uma grande felicidade; e, embora a integridade possa ser ocasionalmente elogiada, no entanto, dificilmente existe uma dentre cem que a persegue, porque todos imaginam que serão miseráveis ??a menos que, de um modo ou de outro, apreendam como espólio tudo o que estiver em seu caminho. Em oposição a isso, o profeta nos diz que se espera mais vantagem da consideração paterna de Deus, do que infligindo toda espécie de ferimento e perpetuando todo tipo de injustiça em nosso poder; e, colocando diante de nós a certa esperança de recompensa, ele nos chama de volta à prática da equidade e da beneficência. A seguir, é apresentada a análise que dou do versículo: Bemaventurado o homem que teme ao Senhor e se deleita em seus mandamentos; e assim, pela segunda cláusula do versículo, o profeta especifica em que consiste o temor de Deus. E que a adição desta cláusula explicativa é necessária, é bem evidente pelo que observamos na conclusão do salmo anterior. Pois, enquanto a lei é ousadamente considerada pela humanidade, nada é mais comum do que fingir que temem a Deus. Tal impiedade é bem refutada pelo profeta, quando ele não reconhece ninguém como pertencente aos adoradores de Deus, mas aquele que se esforça para cumprir sua lei. O verbo hebraico cha , chaphets, é bastante enfático, que é, por assim dizer, deleitar-se, e me dediquei a deleitar-se. Porque o profeta faz uma distinção entre um esforço voluntário e pronto para cumprir a lei e o que consiste em mera obediência servil e restrita. Devemos, portanto, abraçar alegremente a lei de Deus, e para que, também, de tal maneira, que o amor a ela, com toda a sua doçura, possa superar todos os atrativos da carne; caso contrário, meramente atenção será prestada. inútil. Portanto, um homem não pode ser considerado como um genuíno observador da lei, até que ele tenha alcançado isso – que o deleite que ele sente na lei de Deus torna agradável a obediência. Agora retomo a consideração da passagem em geral. O profeta, ao afirmar que os adoradores de Deus são felizes, nos protege contra o engano muito perigoso que os ímpios praticam sobre si mesmos, ao imaginar que podem colher uma espécie de felicidade, não sei o que, por fazer o mal.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *