Estudo de Salmos 1:1 – Comentado e Explicado

Feliz o homem que não procede conforme o conselho dos ímpios, não trilha o caminho dos pecadores, nem se assenta entre os escarnecedores.
Salmos 1:1

Comentário de Albert Barnes

Bem-aventurado o homem – isto é, sua condição é feliz ou desejável. A palavra usada aqui, ???? esher significa corretamente, “felicidade” ou “bem-aventurança”. É encontrado, no entanto, apenas na forma plural e no estado de construção, e leva a natureza e a força de uma interjeição – “Oh, a felicidade do homem!” ou “Ó homem feliz!” Deuteronômio 33:29 : “feliz és tu, ó Israel!” 1 Reis 10: 8 : “felizes são teus homens, felizes são estes teus servos!” Jó 5:17 : “feliz o homem a quem Deus corrige!” Salmo 2:12 : ” Bem -aventurados todos os que nele confiam!” Veja também Salmo 32: 1-2 ; Salmo 33:12 ; Salmo 34: 8 ; Salmo 40: 4 ; Salmo 41: 1 ; Salmo 65: 4 ; Salmo 84: 4-5 , Salmo 84:12 , et al., Onde é tornado “abençoado”. A palavra é do caráter mais geral e, por si só, abraçaria tudo o que deveria constituir felicidade real. O tipo particular de bem-aventurança aqui referido, conforme explicado na parte subsequente do salmo, consiste no fato de que ele evita a companhia dos ímpios; que ele tem prazer na lei do Senhor; que ele será prosperado neste mundo; e que ele não perecerá por fim. A palavra “homem” aqui também é do caráter mais geral e é projetada para incluir todas as pessoas, de todos os tempos e condições, que possuam o caráter mencionado. O termo é aplicável tanto aos pobres quanto aos ricos; tanto para os baixos quanto para os exaltados; para o servo, bem como para o mestre; iguais aos idosos, aos de meia idade e aos jovens. Todos os que têm o caráter aqui descrito estão sob a descrição geral do homem feliz – o homem cuja condição é feliz e desejável.

Que não anda – cujo caráter é que ele não anda da maneira especificada. Alexander torna isso: “Quem não andou”. Mas isso implica mais do que isso; refere-se a mais do que o passado. É característica do homem, sempre e habitualmente, que ele não anda assim; não só foi verdade no passado, mas é verdade no presente e será verdadeira no futuro. É isso que distingue o homem. A palavra “andar” é freqüentemente usada nas Escrituras para indicar um modo de vida ou conduta – já que a vida é representada como uma jornada e o homem como um viajante. Salmo 15: 2 : “quem anda na retidão.” Compare 1 Reis 9: 4 ; Deuteronômio 19: 9 ; Deuteronômio 28: 9 ; Salmo 81: 12-13 ; Isaías 33:15 .

No conselho – Depois da maneira, dos princípios, dos planos dessa classe de homens. Ele não os aconselha quanto ao modo como deveria viver, mas a partir da lei do Senhor, Salmo 1: 2 . Isso incluiria coisas como estas: ele não segue o conselho dos pecadores, 2 Samuel 16:20 ; 1 Reis 1:12 ; ele não executa os propósitos ou planos dos pecadores, Isaías 19: 3 ; ele não enquadra sua vida de acordo com suas opiniões e sugestões. Em seus planos e propósitos de vida, ele é independente deles e procura alguma outra fonte de regras para guiá-lo.

Dos ímpios – Os ímpios. A palavra usada aqui é geral e abrangeria todos os tipos e graus de injustos. Não é tão específico e, por si só, não indicaria como depravação definitiva ou agravada, como os termos que se seguem. O sentimento geral aqui é que o homem referido não é o companheiro dos homens maus.

Nem permanece – Isso indica mais deliberação; um personagem mais fixo e decidido.

No caminho – O caminho onde são encontrados ou para onde costumam ir. Sua posição ali seria como se esperasse por eles, ou como se desejasse estar associado a eles. Em vez de passar adiante em seu próprio emprego regular e adequado, ele se posiciona no caminho para onde os pecadores costumam ir, e permanece ali. Assim, ele indica um desejo de estar com eles. De fato, isso é frequentemente ilustrado por homens que se colocam como se não tivessem nada para fazer, na situação habitual em que os ímpios passam adiante, ou onde podem ser encontrados nas esquinas das ruas de uma grande cidade.

Dos pecadores – ????? cha??â’iym Esta palavra significa literalmente aqueles que erram o alvo; então, aqueles que erram do caminho do dever ou da retidão. É freqüentemente usado para denotar qualquer tipo ou grau de pecado. É mais específico do que a palavra anterior tornada “ímpia”, como denota aqueles que se afastam do caminho do dever; que falham em relação ao grande fim da vida; que violam obrigações positivas e conhecidas.

Nem sentado – Isso implica ainda maior deliberação e determinação de caráter do que qualquer uma das outras palavras empregadas. O homem a que se refere aqui não caminha casualmente e acidentalmente com eles, nem se coloca em seu caminho, permanecendo onde eles normalmente são encontrados; mas ele se tornou um deles ocupando um assento com eles; deliberadamente associando-se a eles. Ele tem uma residência estabelecida entre os iníquos; ele é permanentemente um deles.

No assento – O assento que os desdenhosos costumam ocupar; o lugar em que esses homens conversam e se sentam juntos – como em um salão de baile ou em um “clube”, onde homens maus realizam suas reuniões ou onde infiéis e escarnecedores estão acostumados a se reunir.

Dos desdenhosos – ???? letsiym Esta palavra significa corretamente aqueles que zombam, zombam, zombam; aqueles que tratam a virtude e a religião com desprezo e desprezo. Provérbios 1:22 ; Provérbios 3:34 ; Provérbios 9: 7-8 ; Provérbios 13: 1 ; Provérbios 15:12 , e saepe. Denota um grau mais alto e mais determinado de maldade do que qualquer uma das outras palavras empregadas, e refere-se à consumação de um caráter depravado, o último estágio da maldade, quando Deus e as coisas sagradas são tratadas com desprezo e escárnio. Há esperança de um homem enquanto ele tratar a virtude e a religião com algum grau de respeito; há pouco ou nenhum quando ele alcançou o ponto em seu próprio caráter em que a virtude e a piedade são vistas apenas como sujeitos aptos para o ridículo e o desprezo. Temos aqui, então, uma bela dupla gradação ou clímax, nos substantivos e verbos deste versículo, indicando estágios sucessivos de caráter. Primeiro, há uma caminhada casual com os ímpios, ou acidentalmente caindo em sua companhia; há, então, uma inclinação mais deliberada para sua sociedade, indicada por uma colocação voluntária de si mesmo nos lugares onde normalmente se reúnem, e esperando por eles; e então há um propósito deliberado e decidido de associar-se a eles, ou de se tornar permanentemente um deles, sentando-se regularmente entre eles.

O mesmo acontece com as pessoas com quem se associam. Eles são, primeiro, homens irreligiosos em geral; então, aqueles que até agora avançaram na depravação a ponto de desconsiderar os deveres conhecidos e violar obrigações conhecidas; e então, aqueles que se confirmam na infidelidade, que zombam abertamente da virtude e zombam das reivindicações da religião. Não é necessário dizer que, em ambos os aspectos, esta é uma descrição precisa do que realmente ocorre no mundo. Aquele que casualmente e acidentalmente anda com os ímpios, ouvindo seus conselhos, em breve aprenderá a se colocar no caminho deles, e a esperar por eles, desejando sua sociedade, e acabará sendo provavelmente temido identificado com escarnecedores; e aquele que se entrega a uma forma de depravação, ou à negligência da religião de qualquer maneira, provavelmente, a menos que seja restringido e convertido, passará por todo tipo de maldade, até que ele se torne um escarnecedor confirmado em toda religião. O sentimento neste versículo é que o homem que é verdadeiramente abençoado é um homem que não faz nada disso. Suas associações e preferências são encontradas em outros lugares, como afirmado no próximo versículo.

Comentário de Thomas Coke

A felicidade dos piedosos; a infelicidade dos ímpios. Salmos 1: 1 . Abençoado é o homem Este Salmo geralmente deve ter sido concebido como um prefácio do resto, e como uma breve luminária de todo o livro. O assunto disso é a diferença entre homens piedosos e ímpios, nesta vida e naquilo que está por vir: foi comparada pelo colecionador deste livro de Salmos, ou pelo próprio David, como Apolinário e outros pensam. Fenwick, em sua introdução a este Salmo, pensa que o assunto dele, como em todo o livro, é o Messias; quem parece, diz ele, ser O Homem (pois o hebraico é enfático), a quem o profeta aqui pretendia descrever como Abençoado: e assim julgou Santo Agostinho. Ele veio para nos dar um exemplo e cumprir toda a justiça, e é, por esse motivo, representado como nunca andando no conselho dos iníquos, mas colocando todo o seu prazer na lei do Senhor. O caráter deste Abençoado parece ser desenhado aqui por meio do clímax. Ele não segue o conselho dos ímpios; ele não se levanta, nem dá um passo no caminho dos pecadores; ele nem se sente em companhia, de modo a ter alguma intimidade ou correspondência familiar com esses escarnecedores de Deus e de sua lei, embora ocasionalmente, e para o bem deles, ele converse com eles. Assim, não me sentei com pessoas vãs – não me sentarei com os ímpios, os Salmos 26: 4-5 querem dizer claramente: “Não os farei meus familiares ou companheiros escolhidos”; e, assim tomado, parece muito naturalmente levar ao caráter de alguém cujo todo deleite está na lei do Senhor, e que, por esse motivo, estará tão longe de fazer o próprio mal, que nunca entrará em ação alguma. familiaridade com homens maus. Veja o Saltério de Fenwick em sua forma original e o Bispo Hare.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 1: 1 . Bem-aventurado o homem – As palavras hebraicas são muito enfáticas: a bemaventurança pertence a esse homem; ou, ó bem-aventurança daquele homem! Bem-aventurança aqui significa felicidade. E o caráter do homem verdadeiramente feliz é descrito neste Salmo, tanto negativamente quanto na abstenção do pecado; e positivamente, em sua prática de um dever mais importante, introdutório a todos os outros deveres. É então ilustrado por uma bela semelhança, emprestada da vegetação; e, finalmente, contrastava com o caráter oposto dos ímpios. Neste versículo, temos a parte negativa de seu caráter em três detalhes: 1º, Ele não segue os conselhos dos ímpios. A palavra ?????? , reshagnim, aqui traduzida como ímpia, de acordo com Aben Ezra, significa inquietos, qui nunquam em eadem constitutione permanente, os inquietos, que nunca ficam em uma só estadia; de acordo com Isaías 57:20 : “Aqueles”, diz Henry, “que estão perturbados, não visam um fim certo e andam de acordo com nenhuma regra certa”; que de fato podem ser morais em sua conduta em relação a seus semelhantes e externamente irrepreensíveis, mas vivem sem o devido respeito a Deus e à religião, o que todas as pessoas não convertidas fazem. Ora, o homem que é verdadeiramente piedoso e, portanto, feliz, não segue o conselho de tais; não conduz sua vida de acordo com seus conselhos ou modo de vida; não se associa a eles, ouve suas sugestões ou segue seu exemplo. Esta parte do caráter do homem feliz é colocada em primeiro lugar, porque aqueles que guardariam os mandamentos de seu Deus devem dizer aos que praticam o mal: Afasta-se de nós, Salmos 119: 115 , e porque a sabedoria começa em se afastar do mal. 2d, nem se põe no caminho dos pecadores – dos pecadores abertos e notórios, a serem apanhados e reunidos com eles; mas ele evita tanto quanto pode ser a companhia de tais, para que não seja enojado por eles e atraído por graus. em uma imitação de suas práticas. Ele mantém distância deles, como faria de pessoas ou lugares infectados pela praga, por medo do contágio. Ou, ficar no caminho deles pode implicar uma continuidade na maneira de conversar. 3d, nem está sentado no assento dos desdenhosos – daqueles que zombam do pecado e das ameaças e juízos de Deus contra os pecadores; que ridicularizam todas as repreensões e conselhos saudáveis, e zombam da bondade e dos homens bons. De modo que parece haver um duplo clímax, ou gradação, neste versículo, cada uma das cláusulas seguintes excedendo a anterior em dois aspectos. Pois permanecer em pé, ou atrasar-se, em um curso maligno, implica um maior grau de culpa do que ser ocasionalmente enredado e induzido a andar nela, e sentar-se denota uma perseverança mais decidida e resolvida do que ficar em pé. Novamente, o termo pecadores, na linguagem das Escrituras, implica mais maldade do que a palavra ímpio, e os menosprezados são os piores pecadores. Observe, leitor, em que passos os homens chegam ao auge da impiedade. Nemo repente fit turpissimus: Ninguém se torna muito mau de uma só vez. Eles são ímpios primeiro, rejeitando o temor de Deus e vivendo na negligência de seu dever para com ele. Mas eles não descansam lá; quando os serviços da religião são deixados de lado, eles se tornam pecadores, isto é, eles se rebelam contra Deus e se envolvem no serviço do pecado e de Satanás: omissões de dever abrem caminho para o cometimento de crimes, e por estes o coração está tão endurecido que, por fim, tornam-se escarnecedores: desafiam abertamente tudo o que é sagrado, zombam da religião e zombam do pecado. Assim é o caminho da iniqüidade morro abaixo; os maus pioram e os pecadores tornam-se tentadores para os outros e advogam Baal.

Comentário de E.W. Bullinger

TÍTULO, Salmos. Veja App-63 e Estruturas nas páginas 720, 721. Compare Lucas 20:42 , Lucas 24:44 , Atos 1:20 .

ABENÇOADO = Quão feliz. O primeiro Salmo começa assim e o Salmo 2 termina assim. O mesmo acontece com o último Salmo do Livro I: Salmos 41: 1 ; Salmos 41:13 ). Figura do discurso Antiptose (App-6). Compare Jeremias 17: 7 , Jeremias 17: 8 . Veja App-63. pelas bem-aventuranças nos salmos.

homem. Hebraico ” ish . Colocado pela figura do discurso Synecdoche (das espécies), App-6, para todos os sexos.

walketh, & c: ou seja, quem nunca andou. . . ficar de pé . . . sentar. Figura do discurso Anabasis , três trigêmeos: caminhar conselho ímpio = continuar em. Da maneira que os pecadores = cumprir. senta-se com desprezo = acalme-se.

ímpios = sem lei. Hebraico. rasha “. App-44.

pecadores. Hebraico. chata “.

desdém = escarnecedores. Hebraico. luz.

Comentário de Adam Clarke

Bem-aventurado o homem – Este salmo não tem título e geralmente é considerado, mas sem uma razão especial, como um prefácio ou introdução a todo o livro.

A palavra ???? ashrey , que traduzimos abençoado, está propriamente na forma plural, bem-aventurança, ou pode ser considerada uma exclamação produzida pela contemplação do estado do homem que tomou a Deus por sua porção; Ó bênção do homem! E a palavra ???? haish é enfática: Aquele homem; aquele entre mil que vive para a realização do fim para o qual Deus o criou.

  1. Deus criou o homem para a felicidade.
  • Todo homem sente um desejo de ser feliz.
  • Todos os seres humanos abominam a miséria.
  • A felicidade é o grande objetivo da busca entre todos os homens.
  • Mas o coração humano é tão pervertido que busca a felicidade onde não pode ser encontrado; e em coisas que são natural e moralmente impróprias para comunicá-lo.
  • A verdadeira maneira de obtê-lo é aqui apresentada.
  • Isso não segue o conselho dos ímpios – Há um duplo clímax neste versículo, que será apropriado observar:

    Existem aqui três caracteres, cada um excedendo o outro em pecaminosidade.

    1. O ímpio, ????? reshaim de ??? rasha , para ser injusto; prestando a ninguém o que lhe é devido; reter de Deus, da sociedade e de si mesmo, o que pertence a cada um. Ímpios – quem não tem Deus nele; quem está sem Deus no mundo.
  • Pecadores, ????? chattaim , de ??? chata , “errar o alvo”, “ultrapassar os limites proibidos”, “transgredir”. Este homem não apenas não faz o bem, mas ele faz o mal. O primeiro estava sem Deus, mas não era desesperadamente mau. Este último acrescenta transgressão externa à pecaminosidade do seu coração.
  • Desdém , ???? letsim , de ??? latsah , “zombar, zombar”. Quem não tem religião; vive na violação aberta das leis de Deus e transforma revelação, imortalidade da alma e existência de um mundo invisível em ridículo. Ele é pelo menos um deísta e se esforça para dissolver, tanto quanto possível, os vínculos da obrigação moral na sociedade civil. Assim como o pecador excede o ímpio, o desprezível excede a ambos.
  • O segundo clímax é encontrado nas palavras

    1. Andar
  • Ficar de pé
  • Sentar
  • Que marcam três graus diferentes de maldade na conduta dessas pessoas.

    Observar,

    1. O homem ímpio – um não influenciado por Deus.
  • O pecador – aquele que aumenta a transgressão da impiedade
  • Os desdenhosos – os deístas, ateus, etc., que zombam de tudo que é sagrado.
  • O ímpio caminha, o pecador se levanta e o escarnecedor se senta no caminho da iniqüidade.

    Marque certas circunstâncias de seus diferentes caracteres e conduta.

    1. O homem ímpio tem seu conselho;
  • O pecador tem o seu caminho; e,
  • O escarnecedor está sentado.
  • O homem ímpio não se preocupa com a religião; ele não é zeloso por sua própria salvação, nem pela dos outros; e aconselha e aconselha aqueles com quem ele conversa a adotar seu plano, e não se preocupa em orar, ler, se arrepender etc. etc. etc. não há necessidade por essas coisas; viva uma vida honesta, não se preocupe com religião e, finalmente, você se sairá bem. Agora, “abençoado é o homem que não anda segundo o conselho deste homem”; quem não entra em suas medidas, nem age de acordo com seu plano.

    O pecador tem seu modo particular de transgredir; um é bêbado, outro desonesto, outro impuro. Poucos são dados a todas as espécies de vício. Há muitos homens cobiçosos que abominam a embriaguez; muitos bêbados que detestam a cobiça; e assim dos outros. Cada um tem seu pecado facilmente assolador; portanto, diz o profeta, que os ímpios abandonem o seu caminho. Agora, abençoado é aquele que não se coloca no caminho de um homem assim.

    O escarnecedor trouxe, em referência a si mesmo, toda a religião e sentimento moral ao fim. Ele se sentou – é totalmente confirmado em impiedade, e zomba do pecado. Sua consciência está queimada; e ele é um crente em toda incredulidade. Agora, abençoado é o homem que não se senta em seu assento.

    Veja as relações correspondentes nesta conta.

    1. Quem anda de acordo com o conselho dos ímpios em breve,
  • Permaneça olhando para a sacudida dos pecadores; e assim, estando desprevenido, ele logo participará de suas más ações.
  • Aquele que se abandonou à transgressão, com toda a probabilidade, logo ficará endurecido pela falsidade do pecado; e sente-se com o escarnecedor e tente transformar a religião em ridículo.
  • A última correspondência que encontramos é: –

    1. O assento responde à sessão do desdém.
  • O caminho responde à posição do pecador; e
  • O conselho responde à caminhada dos ímpios.
  • A grande lição a ser aprendida do todo é que o pecado é progressivo; uma propensão ou ato maligno leva a outra. Quem age por maus conselhos pode em breve fazer más ações; e quem se abandona a más ações pode terminar sua vida em total apostasia de Deus. “Quando a luxúria concebe, produz pecado; e quando o pecado termina, produz a morte.” Salomão, filho de Davi, acrescenta um conselho proveitoso às palavras de seu pai: “Não entres no caminho dos ímpios, e não andes no caminho dos homens maus; evite-o, não passe por ele, retire-o e falecer;” Provérbios 4:14 , Provérbios 4:15 .

    Como é grande a bem-aventurança do homem que evita os caminhos e os que praticam a iniqüidade, também é grande a sua miséria que age pelo contrário: para ele devemos reverter as palavras de Davi: “Maldito o homem que anda no conselho de o ímpio; que se coloca no caminho dos pecadores; e que se assenta no assento dos escarnecedores. ” Quem lê entende.

    Comentário de John Wesley

    Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, nem se põe no caminho dos pecadores, nem se assenta na sede dos desdém.

    Abençoado – As palavras hebraicas são muito enfáticas: Oh, a bem-aventurança daquele homem! Conselho – Que não conduz sua vida de acordo com o conselho ou o modo de vida deles.

    Standeth – Que observa uma morada mais estabelecida nele.

    Maneira – Na maneira de conversar.

    Assento – que observa uma perseverança constante e resolvida em seus rumos perversos.

    Desdém – Daqueles que zombam do pecado e zombam da bondade e dos homens bons. Mergulhadores observam uma gradação neste versículo; a seguinte cláusula ainda excede a anterior, pois ficar em pé é mais do que andar e sentar-se mais do que em pé; e os pecadores no uso das escrituras são piores que os ímpios, e os menosprezados são os piores pecadores.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *