Estudo de Gálatas 3:8 – Comentado e Explicado

Prevendo a Escritura que Deus justificaria os povos pagãos pela fé, anunciou esta boa nova a Abraão: Em ti todos os povos serão abençoados {Gn 18,18}.
Gálatas 3:8

Comentário de E.W. Bullinger

prevendo . Grego. proeidon . Somente aqui e Atos 2:31 ,

justificaria = justificativa. Grego. dicionário App-191.

nações = nações. Alguns como gentios, Gálatas 3:14 .

através . Grego. ek , como Gálatas 3: 7 ; isto é, em Romanos 1:17 , Romanos 4:16 e c.

pregou antes do evangelho . Grego. proeuangelizo . Só aqui. Compare o App-121.

até = para.

Dentro. Grego. pt -App-104.

seja abençoado . Grego. eneulogeomai . Somente aqui e Atos 3:25 . Ver Gênesis 12: 3 .

Comentário de John Calvin

8. As escrituras prevendo . O que ele havia dito de maneira geral agora é aplicado expressamente aos gentios; pois o chamado dos gentios era uma ocorrência nova e extraordinária. Havia dúvidas quanto à maneira pela qual deveriam ser chamadas. Alguns achavam que eles eram obrigados a “serem circuncidados e cumprir a lei” ( Atos 15:24 ) e que, caso contrário, seriam impedidos de participar do pacto. Mas Paulo mostra, por outro lado, que pela fé eles chegam à bênção e pela fé devem estar “enxertados” ( Romanos 11:17 ) na família de Abraão. Como ele prova isso? Porque se diz: Em ti serão abençoadas todas as nações . Essas palavras inquestionavelmente lembram que todos devem ser abençoados da mesma maneira que Abraão; pois ele é o modelo, e não a regra, a ser universalmente observado. Agora, ele obteve a bênção pela fé, e da mesma maneira deve ser obtida por todos.

Comentário de Adam Clarke

A Escritura, prevendo – Veja as notas em Romanos 4: 3-16 ; (Nota). Como Deus pretendia justificar os pagãos através da fé, ele pregou o Evangelho que contém a grande demonstração da doutrina da salvação pela fé, antes, a Abraão, enquanto ele estava em seu estado pagão; e assim ele é chamado o pai dos crentes; portanto, deve se referir àqueles que crerão no mesmo evangelho entre os gentios; e, como a porta da fé estava aberta a todos os gentios, conseqüentemente a promessa foi cumprida: em ti serão abençoadas todas as nações da terra.

Comentário de Thomas Coke

Gálatas 3: 8 . Em ti todas as nações serão abençoadas. Talvez se pergunte: “Que evidência existe de que essa promessa significou a conversão de judeus e gentios ao cristianismo, em vez de converter os gentios ao judaísmo e, portanto, abençoando-os com a participação dos privilégios originalmente concedidos à semente natural de Abraão? “- Mas, além do que o apóstolo diz mais tarde para esclarecer esse ponto, pode-se responder: que a economia mosaica era tão constituída que nunca poderia ser universal; e que, quando se considerasse que tipo de pessoa era Cristo de fato, haveria razão para acreditar que essa promessa se referisse a ele, separada da autoridade do apóstolo em afirmá-la, e por mais duvidoso que fosse o sentido da profecia aparecer até que foi ilustrado pelo evento. Ver Gênesis 12: 3 ; Gênesis 18:18 ; Gênesis 22:18 .

Comentário de John Wesley

E a escritura, prevendo que Deus justificaria os gentios através da fé, pregou diante do evangelho a Abraão, dizendo: Em ti serão abençoadas todas as nações.

E a escritura – Ou seja, o Espírito Santo, que deu a escritura. Prevendo que Deus justificaria os gentios também pela fé, declarada anteriormente – Tão grande é a excelência e plenitude das escrituras, que todas as coisas que podem ser controvertidas estão nela previstas e determinadas. Em ou através de ti – Como pai do Messias, todas as nações serão abençoadas. Gênesis 12: 3

Referências Cruzadas

Gênesis 12:3 – Abençoarei os que o abençoarem, e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados”.

Gênesis 18:18 – Abraão será o pai de uma nação grande e poderosa, e por meio dele todas as nações da terra serão abençoadas.

Gênesis 22:18 – e, por meio dela, todos povos da terra serão abençoados, porque você me obedeceu”.

Gênesis 26:4 – Tornarei seus descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e lhes darei todas estas terras; e por meio da sua descendência todos os povos da terra serão abençoados,

Gênesis 28:14 – Seus descendentes serão como o pó da terra, e se espalharão para o Oeste e para o Leste, para o Norte e para o Sul. Todos os povos da terra serão abençoados por meio de você e da sua descendência.

Gênesis 49:10 – O cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de comando de seus descendentes, até que venha aquele a quem ele pertence, e a ele as nações obedecerão.

Salmos 72:7 – Floresçam os justos nos dias do rei, e haja grande prosperidade enquanto durar a lua.

Isaías 6:13 – E ainda que um décimo fique no país, esses também serão destruídos. Mas, assim como o terebinto e o carvalho deixam o tronco quando são derrubados, assim a santa semente será o seu tronco”.

Isaías 65:9 – Farei surgir descendentes de Jacó, e de Judá quem recebe por herança as minhas montanhas. Os meus escolhidos as herdarão, e ali viverão os meus servos.

João 7:38 – Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”.

João 7:42 – A Escritura não diz que o Cristo virá da descendência de Davi, da cidade de Belém, onde viveu Davi? “

João 19:37 – e, como diz a Escritura noutro lugar: “Olharão para aquele que traspassaram”.

Atos dos Apóstolos 2:25 – A respeito dele, disse Davi: ‘Eu sempre via o Senhor diante de mim. Porque ele está à minha direita, não serei abalado.

Atos dos Apóstolos 2:35 – até que eu ponha os teus inimigos como estrado para os teus pés’.

Atos dos Apóstolos 15:15 – Concordam com isso as palavras dos profetas, conforme está escrito:

Romanos 3:28 – Pois sustentamos que o homem é justificado pela fé, independente da obediência à lei.

Romanos 9:17 – Pois a Escritura diz ao faraó: “Eu o levantei exatamente com este propósito: mostrar em você o meu poder, e para que o meu nome seja proclamado em toda a terra”.

Romanos 9:30 – Que diremos, então? Os gentios, que não buscavam justiça, a obtiveram, uma justiça que vem da fé;

Gálatas 3:16 – Assim também as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. A Escritura não diz: “E aos seus descendentes”, como se falando de muitos, mas: “Ao seu descendente”, dando a entender que se trata de um só, isto é, Cristo.

Gálatas 3:22 – Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, a fim de que a promessa, que é pela fé em Jesus Cristo, fosse dada aos que crêem.

Gálatas 4:30 – Mas o que diz a Escritura? “Mande embora a escrava e o seu filho, porque o filho da escrava jamais será herdeiro com o filho da livre”.

2 Timóteo 3:15 – Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus.

Hebreus 4:2 – Pois as boas novas foram pregadas também a nós, tanto quanto a eles; mas a mensagem que eles ouviram de nada lhes valeu, pois não foi acompanhada de fé por aqueles que a ouviram.

Apocalipse 11:15 – O sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve altas vozes no céu que diziam: “O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *