Estudo de João 19:37 – Comentado e Explicado

E diz em outra parte a Escritura: Olharão para aquele que transpassaram {Zc 12,10}.
João 19:37

Comentário de Albert Barnes

Outra escritura – Zacarias 12:10 . Devemos aqui ficar impressionados com a maravilhosa providência de Deus, que tantas escrituras foram cumpridas em sua morte. Todas essas coisas aconteceram sem nenhum desígnio por parte dos homens envolvidos nessas cenas; mas tudo o que foi feito por judeus ou gentios tendia ao cumprimento de profecias há muito tempo registrado, e com as quais os próprios judeus deveriam estar familiarizados. Pouco eles supuseram, ao entregá-lo a Pilatos quando ele foi ridicularizado quando eles separaram suas roupas quando o perfuraram – que estavam cumprindo previsões antigas. Mas, dessa maneira, Deus havia ordenado que o fundamento mais firme fosse estabelecido para a crença de que ele era o verdadeiro Messias, e que os desígnios dos homens ímpios deveriam ser anulados para o cumprimento dos grandes planos que Deus tinha em enviar Sua Filho.

Comentário de E.W. Bullinger

um outro . Grego. heteros. App-124. diz. Observe a discriminação cuidadosa nas palavras usadas. A antiga Escritura foi cumprida, ou seja, cheia. Isso não é cumprido, mas, para o seu cumprimento, era necessário que Ele fosse perfurado. Veja Zacarias 12:10 . Foi cumprido no caso daqueles que O olhavam, mas espera por seu cumprimento completo quando o espírito de graça e súplica é derramado sobre Israel arrependido. Grego. opsomai. App-133.

em diante . Grego. eis . App-104.

perfurado . Grego. ekkenteo. Somente aqui e Apocalipse 1: 7 = trespassado. Inclui, portanto, o piercing das mãos e pés. Compare Salmos 22:16 .

Comentário de John Calvin

37. Olharão para aquele que traspassaram. Essa passagem é violentamente torturada por aqueles que tentam explicá-la literalmente como se referindo a Cristo. Tampouco é esse o objetivo pelo qual o evangelista cita ib, mas sim mostrar que Cristo é aquele Deus que anteriormente reclamou, por Zacarias, que os judeus haviam trespassado seu coração ( Zacarias 12:10 ). Agora, Deus fala ali segundo a maneira de homens, declarando que Ele é ferido pelos pecados de seu povo, e especialmente pelo obstinado desprezo por sua palavra, da mesma maneira que um homem mortal recebe uma ferida mortal, quando seu coração é perfurado; como ele diz, em outro lugar, que seu Espírito estava profundamente entristecido, (188) Agora, como Cristo é Deus manifestado na carne ( 1 Timóteo 3:16 ), João diz que em sua carne visível foi claramente realizado o que sua Divina Majestade havia suportado. dos judeus, na medida em que era capaz de suportar; não que Deus possa ser afetado pelas indignações dos homens, ou que as censuras que são lançadas contra ele da terra o alcancem, mas porque, por esse modo de expressão, ele pretendia declarar com que sacrilégio enorme a maldade dos homens. exigível, quando se levanta em rebelião contra o céu. O que foi feito pela mão de um soldado romano, o evangelista João, justamente imputa aos judeus; como se diz em outro lugar que crucificaram o Filho de Deus ( Atos 2:36 ), embora não colocassem um dedo em seu corpo.

Surge agora uma pergunta sobre esta passagem tirada do profeta: (189) Deus promete aos judeus arrependimento para a salvação, ou ele ameaça que ele virá como vingador? Pela minha parte, quando examino atentamente a passagem, penso que ela inclui ambas; a saber, que de uma nação sem valor e sem princípios Deus reunirá um remanescente para a salvação e que, por sua terrível vingança, ele mostrará aos desprezadores quem é com quem eles têm que fazer; pois sabemos que eles costumavam tratar os profetas com tanta insolência como se os profetas não tivessem contado nada além de fábulas e não tivessem recebido comissão de Deus. Deus declara que eles não passarão impunes, pois ele finalmente manterá sua causa.

Comentário de John Wesley

E outra vez diz outra escritura: Olharão para aquele que traspassaram.

Eles olharão para aquele a quem perfuraram – Ele foi perfurado pela lança do soldado. Aqueles que ocasionaram seus sofrimentos com seus pecados (e quem não tem?) Devem vê-lo neste mundo com tristeza penitencial; ou com terror, quando ele vier nas nuvens do céu, Apocalipse 1: 7 . Zacarias 12:10 .

Referências Cruzadas

Salmos 22:16 – Cães me rodearam! Um bando de homens maus me cercou! Perfuraram minhas mãos e meus pés.

Zacarias 12:10 – E derramarei sobre a família de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de ação de graças e de súplicas. Olharão para mim, aquele a quem traspassaram, e chorarão por ele como quem chora a perda de um filho único, e lamentarão amargamente por ele como quem lamenta a perda do filho mais velho.

Apocalipse 1:7 – Eis que ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dele. Assim será! Amém.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *