Estudo de 2 Timóteo 3:15 – Comentado e Explicado

E desde a infância conheces as Sagradas Escrituras e sabes que elas têm o condão de te proporcionar a sabedoria que conduz à salvação, pela fé em Jesus Cristo.
2 Timóteo 3:15

Comentário de Albert Barnes

E que desde criança você conhece as sagradas Escrituras – isto é, o Antigo Testamento; pois o Novo Testamento não foi então escrito; veja as notas em João 5:39 . A mãe de Timóteo era uma piedosa hebraica e considerava um dos deveres de sua religião treinar seu filho no cuidadoso conhecimento da palavra de Deus. Isso foi considerado pelos hebreus como um importante dever da religião, e há razões para acreditar que ela era comumente realizada fielmente. Os escritos judaicos abundam com lições sobre esse assunto. O rabino Judá diz: “O menino de cinco anos de idade deve aplicar-se ao estudo das Escrituras sagradas”. O rabino Salomão, em Deuteronômio 11:19 , diz: “Quando o menino começa a falar, seu pai deve conversar com ele na linguagem sagrada e ensinar-lhe a lei; se ele não faz isso, parece enterrá-lo. Veja inúmeras instâncias mencionadas em Wetstein, in loc. A expressão usada por Paulo – “de uma criança” ( ?p? ß??f??? apo brephous) – não garante exatamente em que idade Timóteo foi instruído nas Escrituras pela primeira vez, apesar de denotar uma era “precoce”. A palavra usada – ß??f?? brephos- denota:

(1) Ababe não nascido, Lucas 1:41 , Lucas 1:44 ;

(2) uma criança, bebê, amamentando.

No Novo Testamento, é traduzido como “bebê e bebê”, Lucas 1:41 , Lucas 1:44 ; Lucas 2:12 , Lucas 2:16 ; 1 Pedro 2: 2 ; “Bebês”, Lucas 8:15 ; e “crianças pequenas”, Atos 7:19 . Isso não ocorre em nenhum outro lugar, e seu uso atual tornaria provável que Timóteo tivesse aprendido as Escrituras assim que fosse capaz de aprender alguma coisa. Dr. Doddridge o processa corretamente aqui “desde a infância”. Pode ser observado então,

(1) que é apropriado ensinar a Bíblia às crianças o mais cedo possível.

(2) que há razões para esperar que tal instrução não seja esquecida, mas tenha uma influência salutar em suas vidas futuras. A piedade de Timóteo é atribuída pelo apóstolo ao fato de ele ter sido ensinado cedo a ler as Escrituras, e uma grande proporção dos que estão na igreja se familiarizou com a Bíblia.

(3) é apropriado ensinar o “Antigo” Testamento às crianças – uma vez que isso era tudo o que Timóteo tinha, e isso foi feito o meio de sua salvação.

(4) podemos ver a utilidade das escolas dominicais. O grande, e quase único objetivo de tais escolas é ensinar a Bíblia, e do ponto de vista que Paulo tinha da vantagem para Timóteo de se familiarizar com a Bíblia desde o início, não há dúvida de que, se as escolas dominicais tivessem então existisse, ele teria sido seu patrono e amigo.

Que são capazes de te tornar sábio para a salvação – Então, para instruí-lo no caminho da salvação, para que você possa encontrar o caminho para a vida. Portanto, aprenda:

(1) que o plano de salvação pode ser aprendido no Antigo Testamento. Não é tão claramente revelado lá como no Novo, mas “está lá”; e se um homem tivesse apenas o Antigo Testamento, ele poderia encontrar o caminho para ser salvo. O judeu, então, não tem desculpa se não for salvo.

(2) as Escrituras têm “poder”. Eles são “capazes de tornar sábio a salvação.” Eles não são uma coisa fria, mansa e morta. Não há livro que tenha tanto “poder” quanto a Bíblia; nenhum que seja tão eficiente em mover os corações, consciências e intelectos da humanidade. Não há livro que tenha movido tantas mentes; nenhum que tenha produzido efeitos tão profundos e permanentes no mundo.

(3) encontrar o caminho da salvação, é o melhor tipo de sabedoria; e ninguém é sábio que não faça disso o grande objeto da vida.

Pela fé que está em Cristo Jesus; veja a nota de Marcos 16:16 ; Nota de Romanos 1:17 . Paulo não conhecia salvação, exceto através do Senhor Jesus. Ele diz, portanto, que o estudo das Escrituras, por mais valiosas que fossem, não salvaria a alma a menos que houvesse fé no Redentor; e está implícito, também, que o efeito apropriado de um estudo cuidadoso do “Antigo” Testamento seria levar alguém a depositar sua confiança no Messias.

Comentário de E.W. Bullinger

de . App-104.

criança App-108.

piedosos. Grego. hieras. Somente aqui e 1 Coríntios 9:13 .

Escrituras. Grego. Plural de gramma. Veja João 7:16 . A palavra usual para as “Escrituras” é graphe, 2 Timóteo 3:16 .

faço . . . sábio . Grego. sophizo. Somente aqui e 2 Pedro 1:16 .

até . App-104.

através . App-104. 2 Timóteo 3: 1 .

Comentário de John Calvin

15 E que da (tua) infância Isso também não era uma adição comum, que ele estava acostumado, desde a infância, à leitura das Escrituras; pois esse longo hábito pode tornar o homem muito mais fortemente fortalecido contra todo tipo de engano. Foi, portanto, uma cautela criteriosa observada nos tempos antigos, que aqueles que se destinavam ao ministério da palavra deveriam ser instruídos, desde a infância, na sólida doutrina da piedade, de que, quando chegassem ao desempenho de seu ofício, podem não ser aprendizes não experimentados. E deve ser considerado um exemplo notável da bondade de Deus, se alguém, desde seus primeiros anos, adquiriu um conhecimento das Escrituras.

Que são capazes de te tornar sábio para a salvação É uma recomendação muito alta das Escrituras Sagradas, que não devemos procurar em nenhum outro lugar a sabedoria que é suficiente para a salvação; como o próximo verso também se expressa mais plenamente. Mas ele declara, ao mesmo tempo, o que devemos procurar nas Escrituras; pois os falsos profetas também fazem uso dela como pretexto; e, portanto, para que nos seja útil para a salvação, é necessário entender o uso correto dela.

Pela fé, que está em Cristo Jesus E se alguém der toda a sua atenção a perguntas curiosas? E se ele aderir à mera letra da lei e não buscar a Cristo? E se ele perverter o significado natural por invenções estranhas a ele? Por esse motivo, ele nos direciona para a fé de Cristo como o design e, portanto, como a soma das Escrituras; pois a fé depende também do que se segue imediatamente.

Comentário de Adam Clarke

Desde criança conheceste as Escrituras Sagradas – A educação religiosa de Timóteo já foi suficientemente notada; ver 2 Timóteo 1: 5 e o prefácio da primeira epístola. São Paulo introduz novamente esta circunstância aqui para a confirmação da fé de Timóteo. Ele havia aprendido as doutrinas do cristianismo com um apóstolo genuíno; e, como o cristianismo se baseia na lei e nos profetas, Timóteo pôde comparar suas doutrinas com tudo o que havia sido tipificado e previsto e, consequentemente, foi assegurado que a religião cristã era verdadeira.

Capaz de te tornar sábio para a salvação – O apóstolo está aqui evidentemente falando das Escrituras Judaicas; e ele nos diz que eles são capazes de nos tornar sábios para a salvação, desde que tenhamos fé em Jesus Cristo. Este é o uso simples do Antigo Testamento. Nenhuma alma do homem pode ser sábia para a salvação por ela, mas como ele se refere tudo a Cristo Jesus. Os judeus não são salvos, embora conheçam essas Escrituras, porque não crêem em Cristo; pois Cristo é o fim da lei para a justificação de todos os que crêem.

Comentário de Scofield

salvação

(Veja Scofield “ Romanos 1:16 “) .

Comentário de John Wesley

E que desde criança conheces as sagradas escrituras, que são capazes de te tornar sábio para a salvação pela fé que está em Cristo Jesus.

Desde criança conheceste as sagradas escrituras – do Antigo Testamento. Estes só existiam quando Timóteo era criança. Que são capazes de te tornar sábio para a salvação pela fé no Messias que estava por vir. Quanto mais o Antigo e o Novo Testamento juntos são capazes, nas mãos de Deus, de nos tornar mais abundantemente sábios para a salvação! Mesmo uma medida da salvação atual que não era conhecida antes de Jesus ser glorificada.

Referências Cruzadas

1 Samuel 2:18 – Samuel, contudo, ainda menino, ministrava perante o Senhor, vestindo uma túnica de linho.

2 Crônicas 34:3 – No oitavo ano do seu reinado, sendo ainda bem jovem, ele começou a buscar o Deus de Davi, seu predecessor. No décimo segundo ano, começou a purificar Judá e Jerusalém dos altares idólatras, dos postes sagrados, das imagens esculpidas e dos ídolos de metal.

Salmos 19:7 – A lei do Senhor é perfeita, e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes.

Salmos 71:17 – Desde a minha juventude, ó Deus, tens me ensinado, e até hoje eu anuncio as tuas maravilhas.

Provérbios 8:17 – Amo os que me amam, e quem me procura me encontra.

Provérbios 22:6 – Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles.

Eclesiastes 12:1 – Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e antes que se aproximem os anos em que você dirá: “Não tenho satisfação neles”;

Daniel 10:21 – mas antes lhe revelarei o que está escrito no Livro da Verdade. E nessa luta ninguém me ajuda contra eles, senão Miguel, o príncipe de vocês,

Mateus 22:29 – Jesus respondeu: “Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!

Lucas 1:15 – pois será grande aos olhos do Senhor. Ele nunca tomará vinho nem bebida fermentada, e será cheio do Espírito Santo desde antes do seu nascimento.

Lucas 2:40 – O menino crescia e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.

Lucas 24:27 – E começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras.

Lucas 24:32 – Perguntaram-se um ao outro: “Não estavam ardendo os nossos corações dentro de nós, enquanto ele nos falava no caminho e nos expunha as Escrituras? “

Lucas 24:45 – Então lhes abriu o entendimento, para que pudessem compreender as Escrituras.

João 5:39 – Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito;

Atos dos Apóstolos 10:43 – Todos os profetas dão testemunho dele, de que todo aquele que nele crê recebe o perdão dos pecados mediante o seu nome”.

Atos dos Apóstolos 13:29 – Tendo cumprido tudo o que estava escrito a respeito dele, tiraram-no do madeiro e o colocaram num sepulcro.

Atos dos Apóstolos 13:38 – “Portanto, meus irmãos, quero que saibam que mediante Jesus lhes é proclamado o perdão dos pecados.

Atos dos Apóstolos 17:2 – Segundo o seu costume, Paulo foi à sinagoga e por três sábados discutiu com eles com base nas Escrituras,

Romanos 1:2 – o qual foi prometido por ele de antemão por meio dos seus profetas nas Escrituras Sagradas,

Romanos 16:26 – mas agora revelado e dado a conhecer pelas Escrituras proféticas por ordem do Deus eterno, para que todas as nações venham a crer nele e a obedecer-lhe,

1 Coríntios 15:3 – Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras,

2 Timóteo 1:5 – Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Lóide e em sua mãe Eunice, e estou convencido de que também habita em você.

1 Pedro 1:10 – Foi a respeito dessa salvação que os profetas que falaram da graça destinada a vocês investigaram e examinaram,

2 Pedro 1:20 – Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal,

2 Pedro 3:16 – Ele escreve da mesma forma em todas as suas cartas, falando nelas destes assuntos. Suas cartas contêm algumas coisas difíceis de entender, as quais os ignorantes e instáveis torcem, como também o fazem com as demais Escrituras, para a própria destruição deles.

1 João 5:11 – E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho.

Apocalipse 19:10 – Então caí aos seus pés para adorá-lo, mas ele me disse: “Não faça isso! Sou servo como você e como os seus irmãos que se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus. Adore a Deus! O testemunho de Jesus é o espírito de profecia”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *