Estudo de Lucas 2:40 – Comentado e Explicado

O menino ia crescendo e se fortificava: estava cheio de sabedoria, e a graça de Deus repousava nele.
Lucas 2:40

Comentário de Albert Barnes

Forte em espírito – Em mente, intelecto, entendimento. Jesus tinha uma alma humana, e essa alma estava sujeita a todas as leis apropriadas de um espírito humano. Portanto, aumentou em conhecimento, força e caráter. Tampouco é mais inconsistente ser Deus dizer que sua alma se expandiu do que dizer que seu corpo cresceu.

Cheio de sabedoria – Eminente por sabedoria quando criança – ou seja, exibindo um entendimento extraordinário e “sábio” para fugir de tudo o que é pecaminoso e mau.

E a graça de Deus … – A palavra “graça” no Novo Testamento geralmente significa favor imerecido mostrado “aos pecadores”. Aqui, isso significa não mais que favor. Deus mostrou-lhe favor ou ficou satisfeito com ele e o abençoou.

É notável que isso é tudo o que é registrado na infância de Jesus; e isso, com o breve relato que se segue de sua ida a Jerusalém, é tudo o que sabemos dele há trinta anos de sua vida. O objetivo dos evangelistas era relatar seu “ministério público” e não sua vida privada. Por isso, eles falam pouco dele em relação aos seus primeiros anos. O que eles dizem, no entanto, corresponde inteiramente ao que podemos esperar. Ele era sábio, puro, agradável a Deus e profundamente hábil no conhecimento da lei divina. Ele deu um exemplo adorável para todas as crianças; estava sujeito a seus pais e aumentou em favor de Deus e do homem.

Comentário de E.W. Bullinger

em espírito . Todos os textos omitem isso. App-101. Mat 2 vem aqui.

a graça , etc. Compare João 1:14 . Isaías 11: 2 , Isaías 11: 3 .

Comentário de John Calvin

40. E a criança cresceu Desde a infância de Cristo, Mateus passa imediatamente para sua manifestação. (230) Lucas relata aqui um único fato, que merecia ser registrado. No meio de sua infância, Cristo deu uma amostra de seu futuro cargo, ou pelo menos indicou, por uma única tentativa, o que ele seria depois. A criança cresceu e foi revigorada em espírito. Essas palavras mostram que as investiduras de sua mente cresceram com a idade. (231) Portanto, inferimos que esse progresso, ou avanço, está relacionado à sua natureza humana: pois a natureza Divina não poderia receber aumento.

Mas surge uma pergunta. Desde o momento em que foi concebido no ventre de sua mãe, ele não abundou em toda a plenitude de dons espirituais? pois parece absurdo dizer que o Filho de Deus queria tudo que fosse necessário à perfeição. A resposta é fácil. Se não tira nada da sua glória, que ele foi completamente “esvaziado” ( ?a?t?? ?????se , Filipenses 2: 6 ), nem isso o prejudica, porque ele escolheu não apenas crescer em corpo, mas também progredir em mente. E certamente quando o apóstolo declara, que “em todas as coisas foi feito como seus irmãos” ( Hebreus 2:17 ) e “foi tentado em todos os aspectos como nós, exceto pelo pecado” ( Hebreus 4:15). ,) ele sem dúvida inclui, que sua alma estava sujeita à ignorância. Existe apenas essa diferença entre nós e ele, que as fraquezas que nos pressionam, por uma necessidade que não podemos evitar, foram realizadas por ele voluntariamente e por sua própria vontade. Cristo recebeu, em sua natureza humana, de acordo com sua idade e capacidade, um aumento dos dons gratuitos do Espírito, (232) para que “de sua plenitude” ( João 1:16 ), ele possa derramar sobre nós; pois extraímos graça de sua graça.

Algumas pessoas excessivamente tímidas restringem o que aqui se diz à aparência externa e dão a entender que Cristo parecia progredir, embora, de fato, nenhuma adição tenha sido feita ao seu conhecimento. Mas as palavras têm um significado bem diferente, e essa opinião equivocada é ainda mais completamente refutada pelo que Lucas logo depois acrescenta: que ele cresceu em idade e sabedoria com Deus e os homens ( Lucas 2:52 ). Não temos liberdade para suponha que esse conhecimento estivesse oculto em Cristo e aparecesse nele com o passar do tempo. Não há dúvida de que era o desígnio de Deus expressar em termos claros: quão verdadeiro e completamente Cristo, ao tomar sobre ele nossa carne, fez tudo o que era necessário para efetuar sua união fraternal com os homens. (233)

E, no entanto, não supomos assim um Cristo duplo: (234) porque, embora Deus e o homem estejam unidos em uma pessoa, não se segue que a natureza humana recebeu o que era peculiar à natureza Divina: mas , até agora como era necessário para a nossa salvação, o Filho de Deus manteve seu poder divino oculto. O que Irineu diz, que sua natureza Divina estava quieta quando ele sofreu (235) . Entendo que me refiro não apenas à morte corporal, mas àquela incrível angústia e agonia da alma, que lhe provocaram a queixa: “ Meu Deus, meu Deus. Deus, por que me abandonaste? ( Mateus 27:46 .) Em uma palavra, se não optarmos por negar que Cristo foi feito homem de verdade, não devemos ter vergonha de reconhecer que ele voluntariamente assumiu tudo o que é inseparável da natureza humana.

É uma objeção tola, que a ignorância não se aplique a Cristo, porque é a punição do pecado: pois o mesmo pode ser dito da morte. As Escrituras declaram, pelo contrário, que ele exerceu o ofício de Mediador: pois todo o castigo que merecíamos foi transferido de nós para ele. (236) Além disso, é um erro tolo dizer que a ignorância é a punição do pecado. Pois não devemos supor que Adão, enquanto permaneceu na inocência, sabia todas as coisas. Os anjos também são, até certo ponto, ignorantes, e, no entanto, não suportam a punição do pecado.

Um argumento mais refinado é empregado por alguns, de que não havia ignorância em Cristo, porque ignorância é pecado. Mas essas pessoas assumem um princípio totalmente falso e infundado: caso contrário, os anjos devem ser iguais a Deus ou devem ser pecadores. (237) Não há dúvida de que uma cegueira pecaminosa da mente humana, que é justamente considerada parte do pecado original: mas aqui atribuímos a Cristo nenhuma outra ignorância além do que pode recair sobre um homem que é puro de toda mancha de pecado.

Ele foi revigorado em espírito, e estava cheio de sabedoria que Lucas declara, que qualquer sabedoria que existe entre os homens e recebe acessos diários, flui daquela única fonte, do Espírito de Deus. A frase a seguir é mais geral e a graça de Deus estava sobre ele: pois inclui toda a excelência de toda descrição que brilhava intensamente em Cristo.

Comentário de Adam Clarke

A criança cresceu – quanto ao corpo – em perfeita saúde.

Encerado forte em espírito – Sua alma racional se tornou forte e vigorosa.

Cheia de sabedoria – A divindade continua a se comunicar cada vez mais, na proporção do aumento do princípio racional. O leitor nunca deve esquecer que Jesus era homem perfeito, assim como Deus.

E a graça de Deus estava sobre ele – A palavra ?a??? , não significa apenas graça na aceitação comum da palavra (algumas bênçãos concedidas pela misericórdia de Deus àqueles que são pecadores ou que não têm mérito), mas significa também favor ou aprovação: e, neste sentido, acho mais apropriado para ele aqui, quando aplicada à natureza humana de nosso abençoado Senhor; e assim nossos tradutores traduzem a mesma palavra, Lucas 2:52 . Até o próprio Cristo, que não conhecia o pecado, cresceu a favor de Deus; e, quanto à sua natureza humana, aumentou nas graças do Espírito Santo. A partir disso, aprendemos que, se um homem fosse tão puro e perfeito quanto o próprio Jesus Cristo, ele poderia, no entanto, aumentar a imagem e, consequentemente, a favor de Deus. Deus ama tudo e cada pessoa, proporcionalmente à proximidade das abordagens feitas às suas próprias perfeições.

Comentário de Thomas Coke

Luke 2:40 . And the grace of God was upon him See the note on Luke 2:52 .

Comentário de John Wesley

E o menino cresceu e se fortaleceu em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.

E a criança cresceu – Em força e estatura corporais; e se fortaleceu em espírito – Os poderes de sua mente humana melhoravam diariamente; cheio de sabedoria – Pela luz do Espírito que habita, que gradualmente se abriu em sua alma; e a graça de Deus estava sobre ele – Ou seja, o favor peculiar de Deus repousava sobre ele, como homem.

Referências Cruzadas

Juízes 13:24 – A mulher deu à luz um menino e pôs-lhe o nome de Sansão. Ele cresceu, e o Senhor o abençoou,

1 Samuel 2:18 – Samuel, contudo, ainda menino, ministrava perante o Senhor, vestindo uma túnica de linho.

1 Samuel 2:26 – E o menino Samuel continuava a crescer, sendo cada vez mais estimado pelo Senhor e pelo povo.

1 Samuel 3:19 – O Senhor estava com Samuel enquanto este crescia, e fazia com que todas as suas palavras se cumprissem.

Salmos 22:9 – Contudo, tu mesmo me tiraste do ventre; deste-me segurança junto ao seio de minha mãe.

Salmos 45:2 – És dos homens o mais notável; derramou-se graça em teus lábios, visto que Deus te abençoou para sempre.

Isaías 11:1 – Um ramo surgirá do tronco de Jessé, e das suas raízes brotará um renovo.

Isaías 53:1 – Quem creu em nossa mensagem e a quem foi revelado o braço do Senhor?

Lucas 1:80 – E o menino crescia e se fortalecia no espírito; e viveu no deserto, até aparecer publicamente a Israel.

Lucas 2:47 – Todos os que o ouviam ficavam maravilhados com o seu entendimento e com as suas respostas.

Lucas 2:52 – Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens.

João 1:14 – Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.

Atos dos Apóstolos 4:33 – Com grande poder os apóstolos continuavam a testemunhar da ressurreição do Senhor Jesus, e grandiosa graça estava sobre todos eles.

Efésios 6:10 – Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder.

Colossenses 2:2 – Esforço-me para que eles sejam fortalecidos em seus corações, estejam unidos em amor e alcancem toda a riqueza do pleno entendimento, a fim de conhecerem plenamente o mistério de Deus, a saber, Cristo.

2 Timóteo 2:1 – Portanto, você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *