Estudo de Colossenses 2:2 – Comentado e Explicado

Tudo sofro para que os seus corações sejam reconfortados e que, estreitamente unidos pela caridade, sejam enriquecidos de uma plenitude de inteligência, para conhecerem o mistério de Deus, isto é, Cristo,
Colossenses 2:2

Comentário de Albert Barnes

Para que seus corações sejam consolados – Como todos os outros cristãos da época dos apóstolos, eles foram expostos, sem dúvida, a provações e perseguições.

Estar unidos em amor – A mesma palavra usada aqui ( s?µß?ß??? sumbibazo) ocorre em Efésios 4:16 , e é compactada; veja as notas naquele lugar. Em Atos 9:22 , é provado; Atos 16:10 , reunindo-se com segurança; 1 Coríntios 2:16 , instruir; e aqui, e em Colossenses 2:19 , unidos. Significa, propriamente, fazer para se unir e, portanto, refere-se a uma união firme, como onde o coração dos cristãos é um. Aqui, isso significa que o modo de consolar um ao outro era por sólida amizade cristã, e que o meio de consolidar isso era o amor. Não foi por mera profissão externa ou por mera fé especulativa; foi por uma união de carinho.

E para todas as riquezas – Sobre o significado da palavra “riqueza”, usada pelo apóstolo Paulo, veja as notas em Romanos 2: 4 . Há uma grande energia de expressão aqui. O significado é que a coisa mencionada – “o pleno entendimento” do “mistério” da religião – era uma possessão inestimável, como riqueza abundante. Esta passagem também mostra o objeto ao qual eles devem se unir. Deveria ser para que eles pudessem obter essa riqueza inestimável. Se eles foram divididos em afetos, e divididos em facções, eles não poderiam esperar protegê-lo.

Da plena garantia de entendimento – Esta palavra ( p????f???a plerophoria) significa persuasão firme, convicção estabelecida. Ocorre somente aqui e em 1 Tessalonicenses 1: 5 ; Hebreus 6:11 ; Hebreus 10:22 , e é traduzido por garantia, ou garantia total, em todos os casos. Veja o verbo, no entanto, em Lucas 1: 1 ; Romanos 4:21 ; Romanos 14: 5 ; 2 Timóteo 4: 5 , 2 Timóteo 4:17 . Era o desejo do apóstolo que eles pudessem ter convicção completa da verdade das doutrinas cristãs.

Para o reconhecimento – Assim como total e abertamente reconhecer ou confessar esse mistério.

O mistério – Sobre o significado desta palavra, veja Romanos 11:25 , nota; Efésios 1: 9 , nota. O significado é a doutrina que respeita a Deus, que antes havia sido ocultada ou oculta, mas que agora era revelada no evangelho. Isso não significa que houvesse algo ininteligível ou incompreensível a respeito dessa doutrina quando ela; foi divulgado. Isso pode ser tão claro quanto qualquer outra verdade.

De Deus – de Deus como ele realmente subsiste. Isso não significa que o mero fato da existência de Deus fosse um “mistério”, ou uma verdade que havia sido ocultada, pois isso não era verdade. Mas o sentido é claramente que havia agora verdades conhecidas no evangelho pela humanidade sobre o modo da existência divina, que não havia sido divulgada antes; e esse “mistério” ele desejava que eles retivessem ou reconhecessem plenamente. O “mistério”, ou a verdade até agora não revelada, dizia respeito ao fato de que Deus subsistia em mais pessoas do que uma, como “Pai” e como “Cristo”.

E do Pai – Ou melhor, “até do Pai”; pois assim a palavra ?a? kai (e) é freqüentemente usada. O apóstolo não significa que ele desejava que reconhecessem a verdade até agora não revelada, respeitando “Deus” e outro sendo chamado “o Pai”. mas respeitando “Deus” como o “Pai”, ou de Deus como “Pai” e como “Cristo”.

E de Cristo – Como uma pessoa da Divindade. O que o apóstolo gostaria que eles reconhecessem era que a revelação completa agora se tornava conhecida, respeitando a natureza essencial de Deus, como o “Pai” e como “Cristo”. Em relação a isso, eles corriam um risco especial de serem corrompidos pela filosofia predominante, pois é em relação a isso que o erro da doutrina cristã geralmente começa. Deve-se dizer, no entanto, que há uma grande variedade de leituras no mss. em toda essa cláusula, e que muitos críticos (veja Rosenmuller) a consideram espúria. Não vejo evidências de que não seja genuíno; e a pressão da exortação do apóstolo me parece exigir isso.

Comentário de E.W. Bullinger

Naquela. Grego. hina , para isso.

confortado. App-134.

tricotar juntos. Ver Atos 9:22 .

amor. App-136.

até. App-104.

riquezas. Veja Colossenses 1:27 .

garantia total. Grego. pleroforia. Aqui, 1 Tessalonicenses 1: 8 . Hebreus 6:11 ; Hebreus 6:10 , Hebreus 6:22 .

compreensão. App-132.

to = até, como acima; ou, com vista a.

reconhecimento . App-132.

mistério. App-193.

Deus. App-98.

e etc. Os textos leem “até Cristo”.

Cristo. App-98.

Comentário de John Calvin

2. Que seus corações possam receber consolo. Ele agora sugere o que deseja para eles e mostra que sua afeição é verdadeiramente apostólica; pois ele declara que nada mais lhe é desejado, a não ser que eles possam estar unidos na fé e no amor. Ele mostra, portanto, que não foi por afeto irracional (como acontece no caso de alguns) que ele foi levado a assumir uma preocupação tão grande pelos colossenses e outros, mas porque o dever de seu cargo exigia isso.

O termo consolo é usado aqui para denotar a verdadeira quietude na qual eles podem descansar. Ele declara que, finalmente, eles gozarão no caso de estarem unidos em amor e fé. A partir disso, parece que está o principal bem e em que coisas ele consiste – quando mutuamente acordados em uma fé, também estamos juntos em amor mútuo. Esta, digo, é a alegria sólida de uma mente piedosa – esta é a vida abençoada. Como, entretanto, o amor é aqui elogiado por seu efeito, porque enche a mente dos devotos com verdadeira alegria; então, por outro lado, a causa disso é apontada por ele, quando ele diz, com toda a compreensão. (346) O vínculo também da santa unidade é a verdade de Deus, quando o abraçamos com um único consentimento; pois a paz e o acordo com os homens fluem dessa fonte.

Riquezas da garantia de entendimento. Como muitos, satisfeitos com um leve gosto, não têm nada além de um conhecimento confuso e evanescente, ele menciona expressamente as riquezas da compreensão . Por esta frase, ele quer dizer percepção plena e clara; e, ao mesmo tempo, os adverte de que, de acordo com a medida do entendimento, devem também progredir no amor.

No termo garantia , ele distingue entre fé e mera opinião; pois esse homem conhece verdadeiramente o Senhor que não vacila ou vacila na dúvida, mas permanece firme em uma persuasão firme e constante. Essa constância e estabilidade que Paulo frequentemente chama ( p????f???a? ) de garantia total (que termo ele também usa aqui) e sempre a conecta com a fé, pois, sem dúvida, não pode mais ser separado dela do que o calor ou a luz do sol . Portanto, a doutrina dos escolares é diabólica, na medida em que tira a segurança e substitui em seu lugar a conjectura moral (347), como a denominam.

É um reconhecimento do mistério. Esta cláusula deve ser lida como acrescentada a título de aposição , pois ele explica o que é esse conhecimento, do qual ele mencionou – que nada mais é do que o conhecimento do evangelho. Pois os próprios falsos apóstolos esforçam-se por impor suas imposturas sob o título de sabedoria, mas Paulo mantém os filhos de Deus dentro dos limites do evangelho exclusivamente, para que eles não desejem saber mais nada . ( 1 Coríntios 2: 2. ) Por que ele usa o termo mistério para denotar o evangelho, já foi explicado. No entanto, aprendamos disso, que o evangelho pode ser entendido apenas pela fé – não pela razão, nem pela perspicácia do entendimento humano, porque, caso contrário, é algo que está escondido de nós.

O mistério de Deus eu entendo em uma significação passiva, como significado – aquele em que Deus é revelado, pois ele imediatamente acrescenta – e do Pai e de Cristo – por cuja expressão ele quer dizer que Deus não pode ser conhecido senão em Cristo , como, por outro lado, o Pai deve necessariamente ser conhecido onde Cristo é conhecido. Para João afirma ambos:

Quem tem o Filho também tem o Pai; quem não tem o Filho também não tem o Pai. ( 1 João 2:23 .)

Portanto, todos os que pensam que sabem algo de Deus à parte de Cristo, inventam para si mesmos um ídolo no lugar de Deus; por outro lado, esse homem é ignorante de Cristo, que não é levado por ele ao Pai, e que nele não abraça totalmente a Deus. Nesse meio tempo, é uma passagem memorável para provar a divindade de Cristo e a unidade de sua essência com o Pai. Por ter falado anteriormente sobre o conhecimento de Deus, ele imediatamente o aplica ao Filho, bem como ao Pai, de onde se segue, que o Filho é Deus igualmente com o Pai.

Comentário de Adam Clarke

Que seus corações possam ser consolados – Que eles possam ter felicidade contínua em Deus, tendo constante confiança nele.

Estar unidos em amor – A palavra s?µß?ßas?e?t?? , ou s?µß?ßas?e?te? , que é a leitura verdadeira, mas ambos de igual importância aqui, significa estar unido, como as vigas ou as madeiras de um edifício, por grades e alfinetes. A Igreja visível de Cristo não pode estar em união com Deus, a menos que tenha unidade em si mesma, e sem amor essa unidade é impossível.

A todas as riquezas da plena garantia de entendimento – isto é, para que tenham a mais indubitável certeza da verdade do cristianismo, de sua própria salvação e do desígnio geral de Deus de admitir os gentios em sua Igreja. Este é o grande mistério de Deus, que foi agora aberto pela pregação do Evangelho.

E do Pai e de Cristo – Essas palavras são escritas de várias maneiras em diferentes MSS., Versões e pais: O mistério de Deus – de Deus em Cristo – de Deus que está em Cristo – de Deus referente a Cristo – de Deus que é Cristo – de Deus Cristo – de Deus e Cristo – de Deus, o Pai de Cristo – de Deus, o Pai, e nosso Senhor Cristo – de Deus e o Pai de Cristo – de Deus, o Pai, em Cristo – do Deus de Cristo Jesus Pai e Senhor, etc., etc., etc.

Essa grande variedade de versões deixa a mais forte presunção de que as palavras em questão são glosas que apareceram no texto e não têm autoridade. Griesbach os deixou de fora do texto.

Comentário de Thomas Coke

Colossenses 2: 2 . Pode ser consolado, A palavra original pa?a?????s?? significa não apenas “ter consolo administrado sob aflição”, mas “ser exortado e acelerado, excitado e animado; e assim recuperado da indolência, da irresolução e do desânimo:” a expressão traduzia todas as riquezas da plena garantia de entendimento, ou o entendimento mais rico e mais seguro, é extremamente enfático; mais agradável ao hebraico que ao idioma grego; e é um dos muitos exemplos dessa maneira forte de falar com a qual abundam os escritos de nosso apóstolo. “O mistério aqui mencionado”, diz o Dr. Heylin, “é o mesmo de Colossenses 1:27 do capítulo anterior. Penso que se relaciona com a paternidade e filiação divina em nós [a morada do Pai e o Filho nos corações dos fiéis.] Mas, como parece neste versículo, que a compreensão desse mistério depende de uma certa disposição de coração e ampliação do entendimento, nenhuma expressão pode transmitir o conhecimento dele até o requisito necessário. disposições são produzidas “. Veja a análise anterior.

Comentário de Scofield

mistério de Deus

O “mistério de Deus” é Cristo, como encarnando a plenitude da Divindade, e toda a sabedoria e conhecimento divinos para a redenção e reconciliação do homem.

mistério (ver Scofield “ Mateus 13:11 “) .

e das melhores autoridades omitem “e do Pai e de Cristo”.

Comentário de John Wesley

Para que seus corações sejam consolados, unidos em amor, e a todas as riquezas da plena certeza do entendimento, para o reconhecimento do mistério de Deus, do Pai e de Cristo;

A todas as riquezas da plena certeza do entendimento, até o reconhecimento do mistério de Deus – isto é, até o mais completo e claro entendimento e conhecimento do evangelho.

Referências Cruzadas

Salmos 133:1 – Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união!

Isaías 32:17 – O fruto da justiça será paz; o resultado da justiça será tranqüilidade e confiança para sempre.

Isaías 40:1 – Consolem, consolem o meu povo, diz o Deus de vocês.

Isaías 53:11 – Depois do sofrimento de sua alma, ele verá a luz e ficará satisfeito; pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos, e levará a iniqüidade deles.

Jeremias 9:24 – mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois eu sou o Senhor, e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a terra, pois é dessas coisas que me agrado”, declara o Senhor.

Mateus 11:25 – Naquela ocasião Jesus disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos.

Mateus 11:27 – “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece o Filho a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar.

Lucas 10:21 – Naquela hora Jesus, exultando no Espírito Santo, disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado.

João 1:1 – No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus.

João 5:17 – Disse-lhes Jesus: “Meu Pai continua trabalhando até hoje, e eu também estou trabalhando”.

João 5:23 – para que todos honrem o Filho como honram o Pai. Aquele que não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou.

João 6:69 – Nós cremos e sabemos que és o Santo de Deus”.

João 10:30 – Eu e o Pai somos um”.

João 10:38 – Mas se as realizo, mesmo que não creiam em mim, creiam nas obras, para que possam saber e entender que o Pai está em mim, e eu no Pai”.

João 14:9 – Jesus respondeu: “Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’?

João 16:15 – Tudo o que pertence ao Pai é meu. Por isso eu disse que o Espírito receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês.

João 17:3 – Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

João 17:21 – para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

João 17:21 – para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

Atos dos Apóstolos 4:32 – Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração. Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham.

Romanos 15:13 – Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.

Romanos 16:25 – Ora, àquele que tem poder para confirmá-los pelo meu evangelho e pela proclamação de Jesus Cristo, de acordo com a revelação do mistério oculto nos tempos passados,

1 Coríntios 2:12 – Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente.

2 Coríntios 1:4 – que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações.

Gálatas 3:28 – Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus.

Efésios 1:17 – Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele.

Efésios 3:9 – e esclarecer a todos a administração deste mistério que, durante as épocas passadas, foi mantido oculto em Deus, que criou todas as coisas.

Filipenses 2:1 – Se por estarmos em Cristo, nós temos alguma motivação, alguma exortação de amor, alguma comunhão no Espírito, alguma profunda afeição e compaixão,

Filipenses 3:8 – Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo

Colossenses 1:9 – Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual.

Colossenses 1:15 – Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação,

Colossenses 1:27 – A eles quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória.

Colossenses 3:14 – Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.

Colossenses 4:8 – Eu o envio a vocês precisamente com o propósito de que saibam de tudo o que se passa conosco, e para que ele fortaleça os seus corações.

1 Tessalonicenses 1:5 – porque o nosso evangelho não chegou a vocês somente em palavra, mas também em poder, no Espírito Santo e em plena convicção. Vocês sabem como procedemos entre vocês, em seu favor.

1 Tessalonicenses 3:2 – e, assim, enviamos Timóteo, nosso irmão e cooperador de Deus no evangelho de Cristo, para fortalecê-los e dar-lhes ânimo na fé,

1 Tessalonicenses 5:14 – Exortamos vocês, irmãos, a que advirtam os ociosos, confortem os desanimados, auxiliem os fracos, sejam pacientes para com todos.

2 Tessalonicenses 2:16 – Que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança pela graça,

1 Timóteo 3:16 – Não há dúvida de que é grande o mistério da piedade: Deus foi manifestado em corpo, justificado no Espírito, visto pelos anjos, pregado entre as nações, crido no mundo, recebido na glória.

Hebreus 6:11 – Queremos que cada um de vocês mostre essa mesma prontidão até o fim, para que tenham a plena certeza da esperança,

Hebreus 10:22 – Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e tendo os nossos corpos lavados com água pura.

2 Pedro 1:3 – Seu divino poder nos deu todas as coisas de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude.

2 Pedro 1:10 – Portanto, irmãos, empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês, pois se agirem dessa forma, jamais tropeçarão,

2 Pedro 3:18 – Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém.

1 João 3:19 – Assim saberemos que somos da verdade; e tranqüilizaremos o nosso coração diante dele

1 João 4:12 – Ninguém jamais viu a Deus; se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós.

1 João 5:7 – Há três que dão testemunho:

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *