Estudo de Jeremias 9:24 – Comentado e Explicado

Aquele, porém, que se quiser vangloriar, glorie-se de possuir inteligência e de saber que eu, seu Senhor, exerço a bondade, o direito e a justiça sobre a terra, pois nisso encontro o meu agrado – oráculo do Senhor.
Jeremias 9:24

Comentário de Adam Clarke

Mas que ele glorifique – Gloriar-se em uma coisa é depender dela como meio ou causa de obter felicidade. Mas não pode haver felicidade senão familiarizar-se experimentalmente com esse Deus que exerce benignidade, julgamento e retidão na terra. Quem tem a misericórdia de Deus como parte dele pode muito bem exultar; pois ele não precisa temer o poder de qualquer adversário.

Às vezes, os antigos poetas pagãos expressavam sentimentos de moralidade muito além de sua dispensação. Testemunhe Phocylides sobre este assunto: –

?? ?a???? s?f??, µ?ta???, µ?te?? p???t? · & # 0; & # 0; <- 144 & # 0; ??? Te?? est? s?f??, d??at?? ??µa .

“Se a tua sabedoria, força ou riqueza é tua,

Não se glorie; mas antes pense que você não os tem.

Um Deus sozinho, de quem procedem esses dons

É sábio, é poderoso e é realmente rico “.

Comentário de John Calvin

Assim diz Jeová: Que a sábia glória, etc. (255) Por concessão, ele chama os sábios que estavam sem o temor de Deus, que sabemos ainda que é o começo da sabedoria. ( Salmos 111: 10 ; Provérbios 1: 7. ) Mas o Profeta fala de acordo com a opinião comum; e o significado pode ser dado assim: “Let; não aquele que considera sábio para si mesmo se gloriar em sua própria sabedoria: ”e assim as outras palavras podem ser entendidas. É então acrescentado: Mas aquele que se gloria, se gloria nisso, etc. Parece que no segundo verso, os homens não são tão despojados de toda a glória, para que possam estar em desgraça; mas para que busquem uma glória melhor, pois Deus não se arrepende da degradação dos homens. Mas, como eles se arrogam mais do que aquilo que é certo, e até se embriagam com ilusões, ele os desnuda, que depois de saberem tudo o que pensam que têm, seja da natureza, seja deles mesmos ou de outras criaturas, é um mero fantasma, eles podem buscar a verdadeira glória.

Depois, acrescenta: Entendendo-me e me conhecendo Embora por essas duas palavras o Profeta signifique a mesma coisa, elas ainda não são usadas sem um design; pois, como os homens desprezavam o conhecimento de Deus, era necessário lembrá-los de que conhecer a Deus é a parte principal da sabedoria perfeita. Ele, portanto, pretendia corrigir o erro malicioso sob o qual quase todo o mundo trabalha; pois enquanto todos atendem a atividades árduas, o conhecimento de Deus é negligenciado. Vemos com que ardor cada um persegue suas próprias fantasias, enquanto dificilmente um em cem se digna gastar meia hora no dia em busca do conhecimento de Deus. E há também outro mal, uma opinião falsa, que procede do orgulho – que conhecer a Deus é uma coisa comum. Portanto, percebemos por que o Profeta empregou essas duas palavras para designar a mesma coisa; era despertar mais plenamente a atenção dos homens; pois ele viu que quase todos eram torcidos e indiferentes a um assunto que tem justamente direito ao trabalho de uma vida inteira; pelo contrário, se tivessem sido dadas cem vidas, isso seria suficiente para atrair nossa atenção. Mas, como já foi dito, o que deve ser preferido a todas as outras coisas é desprezado e negligenciado.

Depois acrescenta: Que eu sou o Senhor que julga. Ao se chamar Jeová, ele sem dúvida exclui todos os artifícios que então atraíram a atenção dos judeus; pois toda a terra foi corrompida por tantas superstições, que o nome do único Deus verdadeiro era desconhecido. Todos eles, de fato, professaram adorar o Deus de Abraão, que lhes entregara sua lei pela mão de Moisés; mas como muitos erros foram misturados com a verdadeira doutrina, Deus foi privado de sua própria honra. Era, então, a vontade de Deus que ele fosse tão conhecido que aparecesse sozinho supremo, e estivesse sozinho como era mantido em vista. Mas a explicação que se segue deve ser cuidadosamente observada; pois ele dissera apenas: “Todo aquele que se gloria, se glorie no conhecimento de mim, que eu sou Jeová”, seria, de fato, uma verdade clara, mas não suficientemente persplícua ou evidente; pois a mente dos homens poderia estar em suspense e eles poderiam ter dito: “O que isso significa? ou, por que Deus considera o conhecimento de si mesmo tão importante? Eles também poderiam ter pensado que era suficiente confessar que ele era o único Deus verdadeiro. Por isso, Deus aqui lembra aos judeus suas próprias perfeições divinas, para que eles realmente saibam que ele é Deus e que não possam atribuir a ele um nome vazio. Foi por essa razão que eu disse que essas palavras, que fazem misericórdia, julgamento e justiça, devem ser cuidadosamente observadas.

Vemos hoje, sob o papado, que o nome de Deus é presunçosamente glorificado: não há ninguém que não esteja preparado para ousadamente declarar que ele adora o único Deus verdadeiro, e eles profanam seu nome; porque depois roubam a Deus e dão os despojos aos mortos. Esta passagem nos ensina, então, que o nome de Deus por si só não teria importância se despojado de seu poder e perfeição. Portanto, temos apenas o verdadeiro conhecimento de Deus, quando não apenas reconhecemos que ele é o criador do mundo, mas também quando acreditamos plenamente que o mundo é governado por ele e quando entendemos melhor a maneira como ele governa. isto é, fazendo misericórdia, julgamento e justiça

Agora, a primeira coisa a respeito de Deus é que devemos reconhecê-lo como benéfico e generoso; pois o que seria de nós sem a misericórdia de Deus? Portanto, o verdadeiro e correto conhecimento de Deus começa aqui, isto é, quando sabemos que ele é misericordioso conosco. Pois o que nos valeria saber que Deus é justo, exceto se tivéssemos um conhecimento prévio de Sua misericórdia e bondade gratuita? Não podemos conhecer a Deus sem nos conhecermos. Essas duas coisas estão conectadas. Agora, se alguém se examinar, o que ele encontrará, mas o que o fará se desesperar? Assim, sempre que Deus é pensado, sentimos medo e desespero de uma maneira que nos engole. Em resumo, todos evitam a Deus, exceto que a doçura de sua graça os atrai. Por quê? Porque, como eu disse, não há nada além do que nos traz miséria e causa de pavor. Por isso, Jeremias, ao pedir aos homens que se gloriem no conhecimento de Deus, não deu em vão o primeiro e o mais alto lugar à sua misericórdia.

Depois, acrescenta: Julgamento e justiça Quando essas duas palavras são reunidas, elas denotam governo perfeito; isto é, que Deus defende seu povo fiel, ajuda os miseráveis ??e os livra quando injustamente oprimido; e também que ele restringe os ímpios e os faz sofrer para não ferir os inocentes à vontade deles. Essas são as coisas que as Escrituras em todos os lugares querem dizer com as duas palavras julgamento e justiça. A justiça de Deus não deve ser tomada de acordo com o que é comumente entendido por ela; e falam incorretamente quem representa a justiça de Deus como oposição à sua misericórdia: daí o provérbio comum: “Apelo da justiça à misericórdia”. As Escrituras falam o contrário; pois a justiça deve ser tomada para a proteção fiel de Deus, pela qual ele defende e preserva seu próprio povo; e julgamento, pelo rigor que exerce contra os transgressores de sua lei.

Mas, como eu já disse, julgamento e justiça, quando reunidos, devem ser tomados por esse governo legítimo, pelo qual Deus regula os assuntos do mundo, que não há nada além do que é justo e correto: e, portanto, é confirmou mais plenamente o que já afirmei, que ele não apenas fala de maneira geral, mas também pretende remover os males que então atrapalharam, e impediu que os judeus recebessem corretamente promessas ou ameaças; pois uma falsa glória inebriava a todos, na medida em que se pensava que suas riquezas eram como uma fortaleza invencível; outro, sua sabedoria; e o terceiro, sua força. Como estavam cheios de orgulho vã e, portanto, desprezavam a Deus e sua verdade celestial, era necessário ordená-los, e até mesmo despojá-los, para que pudessem saber que não deviam se gloriar em nada, mas no conhecimento de Deus.

Agora, o conhecimento mencionado aqui produz dois frutos, mesmo fé e medo; pois, se estivermos plenamente convencidos de que existe propiciação com Deus, como é dito nos Salmos 130: 4 , reclamos sobre ele, e hesitamos em não fugir para ele e colocar nossa salvação em suas mãos. Isso é uma coisa. Então a fé traz medo, como é dito no salmo mencionado,

“Há propiciação contigo, para que sejas temido.”

Mas o Profeta aqui se refere distintamente a essas duas coisas; pois Deus, ao expressar sua vontade de ser misericordioso, sem dúvida nos encoraja a exercitar a fé, para que possamos invocá-lo com mente tranquila, e não duvidar, mas ele é propício para nós; pois ele não olha para o que somos, a fim de retribuir a nós o que merecemos, mas lida graciosamente conosco de acordo com sua misericórdia: e dizendo que ele faz julgamento e justiça, ele sugere, que essas duas coisas devem dispor e transformar nossos corações em medo e reverência. Ao mesmo tempo, quando Deus declara que faz justiça, Ele nos fornece um motivo de confiança; pois ele promete ser o guardião de nossa salvação; pois, como eu disse, sua justiça não é para dar a cada um sua justa recompensa, mas deve ser estendida ainda mais, e deve ser tomada por sua fidelidade. Como Deus nunca abandona o seu próprio povo, mas ajuda-o no devido tempo e restringe os iníquos, ele é chamado justamente por isso: podemos, portanto, com mais segurança, e com mentes mais calmas, recorrer a ele, quando sabemos que seus a justiça é tal que ele nunca nos deixará sem ajuda sempre que necessário.

Depois acrescenta: Pois nisto me agrada, diz Jeová. Isto se refere aos homens; como se Deus tivesse dito, que odiava todos os que passam pelo conhecimento de sua misericórdia, julgamento e justiça, e se tornam ferozes e exaltados com uma vã esperança por conta de riquezas, força ou sabedoria, de acordo com o que é disse nos Salmos 147: 10 ,

“A força de um cavalo não agrada a Deus, nem se deleita com as pernas de um homem;”

como se ele tivesse dito, que Deus odeia aquela confiança pela qual os homens se exaltam presunçosamente, enquanto pensam que sua vida e sua segurança estão em suas próprias mãos. Assim também, nesta passagem, há um contraste a ser entendido entre o conhecimento da misericórdia, julgamento e justiça de Deus, e a sabedoria, força, riquezas e a glória tola, pela qual os homens são inflados, quando procuram neles. a felicidade deles. (256)

Agora também vemos com mais clareza o que eu disse antes – que não apenas condenamos nessas palavras o orgulho do poder humano e o brilho da sabedoria e da riqueza, mas que os homens são totalmente despojados de toda a confiança que depositam em si mesmos. ou busque no mundo, para que somente o conhecimento de Deus seja considerado suficiente para obter a felicidade perfeita. Pois o Profeta mostra, com clareza suficiente, que todos os homens sem Deus são miseráveis: daí resulta que eles não são felizes de outra maneira, mas nele. Então, o caminho e a maneira devem ser adicionados. Como somos felizes em Deus? Mesmo conhecendo a sua misericórdia para conosco, e depois nos entregando à sua defesa e proteção, e sofrendo para sermos governados por ele e obedecendo também à sua lei, porque tememos seu julgamento. Essa passagem pode realmente ser mais bem tratada; mas é suficiente para mim, de acordo com meu costume, apontar as principais coisas. Agora segue –

Mas nisto glorifique quem se gloria, que ele entende e que me conhece; que eu sou o Senhor, que faz misericórdia, juízo e justiça na terra; Pois nisto tenho prazer, diz Jeová.

“Eu” é deixado de fora na Septuaginta, no siríaco e no árabe. “Que ele me conhece” é apenas uma enunciação mais clara das palavras anteriores, “que ele entende:” o que ele entende ou sabe é então declarado: “Eu sou”, etc. “Julgamento”, quando conectado à justiça, parece referir-se ao que a lei proíbe; e “justiça”, ao que a lei ordena. Veja Isaías 56: 1 , onde está o mandamento: “guardar” ou observar “julgamento” e “fazer” ou executar “justiça”. Deus faz julgamento no sentido de que não faz nada errado, ao contrário do que é certo e justo; e ele faz justiça em defesa do que é certo e justo, e em cumprir o que prometeu. O julgamento considera a parte negativa da lei e a justiça a parte ativa. Em Jeremias 22: 3 , encontramos ambas as palavras “julgamento e justiça” ou justiça. Então, como é habitual com os profetas, o último é descrito primeiro: “entregue é o estragado:” depois o juízo é estabelecido, ele “não está errado”, etc. Mas é somente quando as duas palavras ocorrem juntas que elas tem esses significados específicos; para ambos, ocorrendo separadamente, têm uma importação muito mais ampla. Eles são usados ??juntos mais de vinte vezes. – Ed .

Comentário de E.W. Bullinger

deixe ele, & c. Citado em 1 Coríntios 1:31 .

Me conhece. Isso está no fundamento de tudo: de toda a confiança em Deus (pois Um desconhecido não pode ser totalmente confiável); de todo agradável ( Efésios 1:17 . Colossenses 1: 9 , Colossenses 1:10 ; 1 João 5:20 ). A falta disso levou à corrupção dos gentios ( Romanos 1:28 ); ). This is why we have the written Word ( 2 Timothy 3:15 ), and the living “Word” ( John 1:18 ). até a queda de Israel ( Isaías 1: 3. Lucas 19:42 , Lucas 19:44 ); e toda bênção futura está envolvida nela: por Israel ( Jeremias 31:34 . Isaías 54:13 ); e pela criação ( Isaías 11: 9 ) É por isso que temos a Palavra escrita ( 2 Timóteo 3:15 ) e a “Palavra” viva ( João 1:18 ).

Qual exercício, etc. Referência a Pentateuco ( Êxodo 34: 6 ). App-92.

benignidade = favor mostrado aos indignos.

julgamento = justiça ao oprimido. Uma escola de massorites (App-30) leu “and justice” , enfatizando a afirmação da figura do discurso Polysyndeton. App-6.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *