Estudo de 2 Tessalonicenses 2:16 – Comentado e Explicado

Nosso Senhor Jesus Cristo e Deus, nosso Pai, que nos amou e nos deu consolação eterna e boa esperança pela sua graça,
2 Tessalonicenses 2:16

Comentário de Albert Barnes


Agora, nosso próprio Senhor Jesus Cristo – Esta expressão é equivalente a isto: “Oro a nosso Senhor Jesus, e nosso Pai, para confortá-lo.” É realmente uma oração oferecida ao Salvador – um reconhecimento de Cristo como fonte de consolo, bem como do Pai, e uma união de seu nome com a do Pai, ao invocar bênçãos importantes. É uma linguagem que só poderia ser usada por alguém que considerava o Senhor Jesus divino.

E Deus, mesmo nosso Pai – grego: “E Deus, e ( ?a? kai) nosso Pai;” embora não seja traduzido incorretamente “até nosso Pai”. Se for argumentado que o uso da palavra “e” – “nosso Senhor Jesus Cristo e Deus” prova que o Senhor Jesus é um ser diferente de Deus – o uso da mesma palavra “e” provaria que o “Pai” é um ser diferente de Deus. Mas a verdade é que o apóstolo pretendia falar do Pai e do Filho como a fonte comum das bênçãos pelas quais orava.

Que nos amou – Referindo se particularmente ao Pai. O amor a que se refere é aquele manifestado na redenção, ou que é mostrado por Cristo; ver João 3:16 ; 1 João 4: 9 .

E nos deu consolo eterno. Não conforto temporário, mas aquilo que perdurará para sempre. As alegrias da religião não são como as outras alegrias. Eles logo desaparecem – sempre terminam com a morte – cessam quando surgem problemas, quando a doença invade o cenário, quando a riqueza ou os amigos se afastam, quando a decepção diminui, quando os sentidos por idade se recusam a ministrar como antes em nossos prazeres. O conforto da religião não depende de tais contingências. Eles vivem todas essas mudanças – atendem-nos em doenças, pobreza, luto, perdas e idade; eles estão conosco na morte e são perpétuos e imutáveis ??além da sepultura.

E boa esperança através da graça – veja as notas de Romanos 5: 2 , Romanos 5: 5 ; Nota de Hebreus 6:19 .

Comentário de E.W. Bullinger

mesmo . Omitir.

Pai . App-98.

tem . Omitir.

deu = deu.

eterno . App-151.

consolo . Grego. paraklesis. Veja Lucas 6:24 . Atos 4:36 .

graça . App-184.

Comentário de Adam Clarke

Agora, nosso Senhor Jesus – Como toda a sua graça veio de Deus por meio de Cristo, o poder necessário para fortalecer e confirmar você até o fim deve vir da mesma maneira.

Consolação eterna – ?a?a???s?? a????a? · As boas novas do Evangelho e o conforto que recebestes pela crença; um presente que Deus tinha em seu propósito original, em referência aos gentios; um objetivo que respeite todos os tempos e lugares e que continue até a conclusão do tempo; pois o evangelho é eterno e não será substituído por nenhuma outra dispensação. É o último e melhor que Deus providenciou para o homem; e são boas novas, consolo eterno – um sistema completo de completa paz e felicidade. As palavras também podem se referir à felicidade que os tessalonicenses crentes possuíam.

E boa esperança através da graça – A esperança do Evangelho foi a ressurreição do corpo e a glorificação final dele e da alma por toda a eternidade. Essa era a boa esperança que os tessalonicenses tinham; não há esperança de que sejam perdoados ou santificados, etc. Perdão e santidade de que desfrutavam, portanto não eram objetos de esperança; mas a ressurreição do corpo e a glória eterna eram necessariamente futuras; estes eles tinham na expectativa; estes eles esperavam; e, pela graça que eles já haviam recebido, eles tinham uma boa esperança – uma expectativa bem fundamentada, desse estado glorioso.

Referências Cruzadas

Salmos 103:17 – Mas o amor leal do Senhor, o seu amor eterno está com os que o temem, e a sua justiça com os filhos dos seus filhos,

Isaías 35:10 – e os que o Senhor resgatou voltarão. Entrarão em Sião com cantos de alegria; duradoura alegria coroará suas cabeças. Júbilo e alegria se apoderarão deles, e a tristeza e o suspiro fugirão.

Isaías 51:11 – Os resgatados do Senhor voltarão. Entrarão em Sião com cântico; alegria eterna coroará suas cabeças. Júbilo e alegria se apossarão deles, tristeza e suspiro deles fugirão.

Isaías 60:19 – O sol não será mais a sua luz de dia, e você não terá mais o brilho do luar, pois o Senhor será a sua luz para sempre; o seu Deus será a sua glória.

Isaías 61:7 – Em lugar da vergonha que sofreu, o meu povo receberá porção dupla, e ao invés da humilhação, ele se regozijará em sua herança; pois herdará porção dupla em sua terra, e terá alegria eterna.

Lucas 16:25 – “Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembre-se de que durante a sua vida você recebeu coisas boas, enquanto que Lázaro recebeu coisas más. Agora, porém, ele está sendo consolado aqui e você está em sofrimento.

João 3:16 – “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

João 4:14 – mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”.

João 13:1 – Um pouco antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria este mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.

João 14:16 – E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre,

João 15:9 – “Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor.

João 15:13 – Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.

João 16:22 – Assim acontece com vocês: agora é hora de tristeza para vocês, mas eu os verei outra vez, e vocês se alegrarão, e ninguém lhes tirará essa alegria.

Atos dos Apóstolos 15:11 – De modo nenhum! Cremos que somos salvos pela graça de nosso Senhor Jesus, assim como eles também”.

Atos dos Apóstolos 18:27 – Querendo ele ir para a Acaia, os irmãos o encorajaram e escreveram aos discípulos que o recebessem. Ao chegar, ele auxiliou muito os que pela graça haviam crido,

Romanos 1:7 – A todos os que em Roma são amados de Deus e chamados para serem santos: A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.

Romanos 4:4 – Ora, o salário do homem que trabalha não é considerado como favor, mas como dívida.

Romanos 4:16 – Portanto, a promessa vem pela fé, para que seja de acordo com a graça e seja assim garantida a toda a descendência de Abraão; não apenas aos que estão sob o regime da lei, mas também aos que têm a fé que Abraão teve. Ele é o pai de todos nós.

Romanos 5:2 – por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

Romanos 5:2 – por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

Romanos 5:8 – Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.

Romanos 8:24 – Pois nessa esperança fomos salvos. Mas, esperança que se vê não é esperança. Quem espera por aquilo que está vendo?

Romanos 11:5 – Assim, hoje também há um remanescente escolhido pela graça.

2 Coríntios 4:17 – pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.

Efésios 2:4 – Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,

Efésios 5:2 – e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.

Efésios 5:25 – Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela

Colossenses 1:5 – por causa da esperança que lhes está reservada nos céus, a respeito da qual vocês ouviram por meio da palavra da verdade, o evangelho

Colossenses 1:23 – desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do evangelho, que vocês ouviram e que tem sido proclamado a todos os que estão debaixo do céu. Esse é o evangelho do qual eu, Paulo, me tornei ministro.

1 Tessalonicenses 1:3 – Lembramos continuamente, diante de nosso Deus e Pai, o que vocês têm demonstrado: o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.

1 Tessalonicenses 3:11 – Que o próprio Deus, nosso Pai, e nosso Senhor Jesus preparem o nosso caminho até vocês.

2 Tessalonicenses 1:1 – Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, em Deus nosso Pai e no Senhor Jesus Cristo:

2 Tessalonicenses 2:13 – Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade.

Tito 1:2 – fé e conhecimento que se fundamentam na esperança da vida eterna, a qual o Deus que não mente prometeu antes dos tempos eternos.

Tito 2:13 – enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.

Tito 3:4 – Mas quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens da parte de Deus, nosso Salvador,

Hebreus 6:11 – Queremos que cada um de vocês mostre essa mesma prontidão até o fim, para que tenham a plena certeza da esperança,

Hebreus 6:12 – de modo que vocês não se tornem negligentes, mas imitem aqueles que, por meio da fé e da paciência, recebem a herança prometida.

Hebreus 6:18 – para que, por meio de duas coisas imutáveis nas quais é impossível que Deus minta, sejamos firmemente encorajados, nós, que nos refugiamos nele para tomar posse da esperança a nós proposta.

Hebreus 6:19 – Temos esta esperança como âncora da alma, firme e segura, a qual adentra o santuário interior, por trás do véu,

Hebreus 7:19 – ( pois a lei não havia aperfeiçoado coisa alguma ), sendo introduzida uma esperança superior, pela qual nos aproximamos de Deus.

1 Pedro 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

1 Pedro 1:5 – que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo.

1 João 3:2 – Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é.

1 João 3:16 – Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.

1 João 4:9 – Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele.

Apocalipse 1:5 – e de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra. Ele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue,

Apocalipse 3:9 – Vejam o que farei com aqueles que são sinagoga de Satanás e que se dizem judeus e não são, mas são mentirosos. Farei que se prostrem aos seus pés e reconheçam que eu amei você.

Apocalipse 7:16 – Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede. Não cairá sobre eles sol, e nenhum calor abrasador,

Apocalipse 22:5 – Não haverá mais noite. Eles não precisarão de luz de candeia nem da luz do sol, pois o Senhor Deus os iluminará; e eles reinarão para todo o sempre.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *