Estudo de Isaías 51:11 – Comentado e Explicado

Por aí voltarão aqueles que o Senhor tiver libertado. Chegarão a Sião com cânticos de triunfo, uma eterna alegria cingir-lhes-á a cabeça; o júbilo e a alegria os invadirão, a tristeza e os lamentos fugirão.
Isaías 51:11

Comentário de Albert Barnes

Portanto, os remidos do Senhor – Esta é provavelmente a linguagem do Senhor, assegurando-lhes, em resposta à sua oração, que seu povo resgatado volte novamente a Sião.

E a alegria eterna estará sobre suas cabeças – todo esse versículo ocorre também em Isaías 35:10 . Veja explicado na nota desse versículo. O costume de cantar mencionado aqui em uma jornada é agora muito comum no Oriente. É praticado para aliviar o tédio de uma viagem por planícies extensas, bem como para induzir os camelos em uma caravana a se moverem com maior rapidez. A idéia aqui é que a caravana que deveria retornar da Babilônia a Jerusalém, através das extensas planícies, deveria fazer a jornada em meio à exultação e alegria gerais – animada pelo caminho pelas canções e aliviando o tédio da jornada por notas de alegria e alegria. de louvor.

Comentário de Adam Clarke

Eles obterão alegria e alegria, e tristeza e luto fugirão – Dezenove MSS. e as duas edições mais antigas têm ???? yasigu ; e quarenta e seis MSS. de Kennicott e dez de De Rossi, e as mesmas duas edições, e de acordo com eles o Chaldee e o Syriac, têm ???? venasu ; e, portanto, as duas palavras são expressas, Isaías 35:10 , de onde é uma repetição. E, ao comparar os dois juntos, parece que o ? vau nesse lugar se torna por engano no presente texto final, freira da palavra anterior.

Comentário de John Calvin

11 Portanto, os remidos por Jeová voltarão. Ele agora descreve mais claramente o que havia comentado brevemente; pois, depois de ter relatado as magníficas obras de Deus, pelas quais ele anteriormente exibia seu poder no Egito, para libertar seu povo, ele conclui que nem o mar, nem as rochas elevadas, nem as banheiras de hidromassagem, nem o próprio inferno podem impedi-lo de levar seu povo para fora da Babilônia. E, para confirmá-lo mais plenamente, e aplicar esse exemplo, ele os chama de “redimidos”, para que saibam que, quando Deus se chama libertador de seu povo, isso pertence a eles e que eles não podem duvidar de que , ao entregá-los, ele produzirá um exemplo como já havia sido exibido; porque a razão é a mesma.

Virá a Sião. Nomeadamente, naquele lugar onde ele desejava que os homens invocassem seu nome, que o templo fosse reconstruído e que a pura adoração a Deus fosse restaurada; pois, como os judeus, durante o cativeiro babilônico, deviam esperar o mesmo auxílio obtido por seus pais, porque Deus também era o Redentor dos filhos, eles eram superiores aos pais em um aspecto, que Deus naquele tempo, havia escolhido o monte Sião, no qual prometera que seu descanso seria eterno. ( Salmos 132: 14. ) Mas, como a obra de Deus, que Isaías promete, era digna de admiração, por esse motivo, exorta o povo a louvar e agradecer.

Com uma música. ??? (rinnah) pode de fato ser tomado simplesmente como “regozijo”; mas, como frequentemente denota o louvor prestado a Deus quando reconhecemos seus benefícios, prefiro tomá-lo nesse sentido nesta passagem. (27) O significado é que haverá uma mudança grande e inesperada, para que eles tenham um terreno muito abundante de alegria e ação de graças. Quando ele diz que a alegria está em suas cabeças, ele faz alusão aos terços de flores com os quais costumavam se enfeitar nos banquetes. Ele acrescenta que “eles obterão alegria”, o que indica que seu gozo deve ser sólido e duradouro. Por fim, para o propósito de amplificação, ele acrescenta que toda tristeza será banida, para que não temam o que freqüentemente acontece, que a alegria, por uma mudança repentina, dê lugar ao luto. ( Provérbios 14:13 .) No entanto, o Profeta os instrui, apesar de gemerem e estarem tristes, a esperar pacientemente pelo assunto que promete.

Comentário de John Wesley

Portanto, os remidos do Senhor voltarão e virão cantando a Sião; e a alegria eterna estará sobre a cabeça deles; eles obterão alegria e alegria; e tristeza e luto fugirão.

Portanto – Este versículo contém uma resposta à oração do profeta. Fiz essas ótimas coisas e farei o mesmo novamente.

Alegria – Como uma coroa de glória.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *