Estudo de Romanos 11:5 – Comentado e Explicado

É o que continua a acontecer no tempo presente: subsiste um resto, segundo a eleição da graça.
Romanos 11:5

Comentário de Albert Barnes

No presente momento – no tempo em que o apóstolo escreveu. Embora a massa da nação devesse ser rejeitada, ainda não se seguiu que todos deveriam ser excluídos do favor de Deus. Como no tempo de Elias, quando tudo parecia escuro, e toda a nação, exceto uma, parecia ter se tornado apóstata, havia um número considerável de verdadeiros amigos de Deus; assim, no tempo de Paulo, embora a nação tivesse rejeitado seu Messias, porém, como conseqüência, eles deveriam ser rejeitados como povo; e embora fossem eminentemente maus e corruptos, ainda não se seguiu que todos foram rejeitados, ou que alguém foi excluído a quem Deus havia proposto conceder salvação.

Um remanescente – Aquilo que é deixado ou reservado; Romanos 9:27 . Ele se refere aqui, sem dúvida, à parte da nação que era verdadeiramente piedosa ou que havia abraçado o Messias.

De acordo com a eleição da graça – Por uma escolha graciosa ou misericordiosa, ou eleição; e não por mérito próprio. Como no tom de Elias, foi porque Deus os reservou para si que alguém foi salvo da idolatria, e agora era pela mesma soberania graciosa que alguém era salvo da incredulidade predominante. O apóstolo aqui não especifica o número, mas não há dúvida de que uma multidão de judeus havia sido salva por se tornarem cristãos, embora comparados com a nação – a multidão que rejeitou o Messias era apenas um remanescente. O apóstolo mostra, assim, que nem todo o povo antigo de Deus foi expulso, nem que todos os que ele conheceu foram rejeitados. E embora ele tivesse provado que grande parte dos judeus deveria ser rejeitada e que a infidelidade prevalecesse, ainda havia alguns que eram judeus verdadeiramente piedosos e com direito ao favor de Deus. Tampouco deveriam considerar esse estado de coisas notável, pois um caso paralelo foi registrado em suas próprias Escrituras. Podemos aprender com essa narrativa,

(1) Que não é incomparável que o amor de muitos se esfrie e que a iniquidade seja abundante.

(2) a tendência disso é produzir profundo sentimento e solicitude entre os verdadeiros amigos de Deus. Assim, Davi diz: “Rios de águas correm dos meus olhos porque não cumprem a tua lei”; Salmo 119: 136 ; compare Jeremias 9: 1 ; 19:41 .

(3) que nestes tempos mais sombrios não devemos desanimar. Pode haver muito mais piedade verdadeira no mundo do que em nosso desânimo, podemos supor. Devemos ter coragem em Deus e crer que ele não abandonará aqueles que são seus verdadeiros amigos, ou sobre quem ele se propôs a conceder a vida eterna.

(4) é de Deus que todos não são corruptos e perdidos. É apenas devido à eleição da graça, à sua escolha misericordiosa, que alguém é salvo. E, como nos tempos mais sombrios, ele reservou um povo para si mesmo, então devemos acreditar que ele ainda encontrará um mal abundante e salvará aqueles a quem ele escolheu da morte eterna.

Comentário de E.W. Bullinger

às . App-104.

hora . Veja Romanos 3:26 .

remanescente . Grego. leimma. Só aqui. Compare Romanos 9:27 .

de acordo com . App-104.

eleição . Veja Romanos 9:11 .

graça . Veja Romanos 1: 5 . App-184.

Comentário de Adam Clarke

Mesmo assim, no presente momento – Como nos dias atuais, a irreligião dos judeus é muito grande; no entanto, há um remanescente, um número considerável, que aceitou a graça do Evangelho.

De acordo com a eleição da graça – E estes são salvos, assim como Deus salvou todos os crentes desde o princípio; são escolhidos por sua graça, não por causa de qualquer valor ou excelência em si mesmos, mas por meio de sua bondade são escolhidos para ocupar um lugar em sua Igreja e continuar sendo seu povo, com direito a todos os privilégios da nova aliança. A eleição da graça significa simplesmente o desígnio gracioso de Deus em enviar o sistema cristão ao mundo e salvar sob todos aqueles que crêem em Cristo Jesus, e mais ninguém. Assim, os crentes em Cristo são escolhidos para herdar as bênçãos do Evangelho, enquanto aqueles que buscam justificação pelas obras da lei são rejeitados.

Comentário de Scofield

Remanescente

Resumo remanescente: Na história de Israel, um “remanescente” pode ser discernido, um Israel espiritual dentro do Israel nacional. No tempo de Elias, 7.000 não haviam dobrado o joelho para Baal 1 Reis 19:18 . No tempo de Isaías, era o “remanescente muito pequeno” por causa de quem Deus ainda proibia destruir a nação Isaías 1: 9 . Durante as capturas, o remanescente aparece em judeus como Ezequiel, Daniel, Sadraque, Mesaque e Abednego, Ester e Mardoqueu. No final dos 70 anos de cativeiro na Babilônia, foi o restante que retornou sob Esdras e Neemias. No advento de nosso Senhor, João Batista, Simeão, Ana e “os que buscavam redenção em Jerusalém” Lucas 2:38 eram os remanescentes. Durante a era da igreja, o remanescente é composto por judeus crentes Romanos 11: 4 ; Romanos 11: 5 . Mas o principal interesse no remanescente é profético. Durante a grande tribulação, um remanescente de todo o Israel se voltará para Jesus como Messias e se tornará Suas testemunhas após a remoção da igreja. Apocalipse 7: 3-8 . Alguns deles sofrerão o martírio Apocalipse 6: 9-11, outros serão poupados para entrar no reino milenar Zacarias 12: 6 a Zacarias 13: 9 . Muitos dos Salmos expressam profeticamente as alegrias e tristezas do restante da tribulação.

remanescente Remanescente. Ver Isaías 1: 9 .

graça Graça (na salvação). vs. 2 Coríntios 8: 9 ; Romanos 3:24 Ver nota (Ver Scofield “ João 1:17 “) .

Comentário de John Wesley

Mesmo assim, no presente momento também há um remanescente de acordo com a eleição da graça.

De acordo com a eleição da graça – De acordo com o gracioso propósito de Deus, “Aquele que crer será salvo”.

Referências Cruzadas

Romanos 9:11 – Todavia, antes que os gêmeos nascessem ou fizessem qualquer coisa boa ou má — a fim de que o propósito de Deus conforme a eleição permanecesse,

Romanos 9:27 – Isaías exclama com relação a Israel: “Embora o número dos israelitas seja como a areia do mar, apenas o remanescente será salvo.

Romanos 11:6 – E, se é pela graça, já não é mais pelas obras; se fosse, a graça já não seria graça.

Romanos 11:28 – Quanto ao evangelho, eles são inimigos por causa de vocês; mas quanto à eleição, são amados por causa dos patriarcas,

Efésios 1:5 – Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *