Estudo de Romanos 9:27 – Comentado e Explicado

A respeito de Israel, exclama Isaías: Ainda que o número de filhos de Israel fosse como a areia do mar, só um resto será salvo;
Romanos 9:27

Comentário de Albert Barnes

Esaias – A maneira grega de escrever a palavra “Isaías”.

Crieth – Isaías 10: 22-23 . Exclama, ou fala em voz alta ou abertamente: compare João 1:15 . Isaías traz a doutrina completamente, sem ocultação ou disfarce. Essa doutrina estava relacionada à rejeição dos judeus; um ponto muito mais difícil de estabelecer do que o chamado dos gentios. Era necessário, portanto, fortalecê-lo por alguma passagem explícita das Escrituras.

Em relação a Israel – Em relação aos “judeus”. É provável que Isaías tivesse referência principalmente aos judeus de seu próprio tempo; àquela geração perversa que Deus estava prestes a punir, enviando-os cativos para outras terras. O caso foi um, no entanto, que estabeleceu um “princípio geral do governo judeu”; e, portanto, era aplicável ao caso perante o apóstolo. Se a coisa pela qual ele estava disputando – que os judeus pudessem ser rejeitados existisse no tempo de Isaías, e fosse estabelecida como um precedente, poderia existir também no seu tempo e sob o evangelho.

Como a areia do mar – Esta expressão é usada para denotar uma multidão indefinida ou inumerável. Ocorre frequentemente nos escritos sagrados. Na infância da sociedade, antes que a arte da numeração fosse realizada em grande parte, as pessoas eram obrigadas a se expressar muito dessa maneira, Gênesis 22:17 : “Multiplicarei tua semente … como a areia que está à beira-mar ; ” Isaías 32:12 , Isaías sem dúvida tinha referência a essa promessa; “Embora tudo o que foi prometido a Abraão seja cumprido, e sua semente seja tão numerosa quanto Deus declarou, mas apenas um remanescente, etc.” O apóstolo mostra, assim, que sua doutrina não entra em conflito com a expectativa máxima dos judeus extraídos das promessas de Deus; veja um uso semelhante do termo “areia” em Juízes 7:12 ; 1 Samuel 13: 5 ; 2 Samuel 17:11 , etc. Da mesma maneira, grandes estrelas foram denotadas pelas estrelas do céu, Gênesis 22:17 ; Gênesis 15: 5 .

Um remanescente deve ser salvo – significando apenas um remanescente. Isso implica que grandes multidões deles seriam “rejeitadas” e “não serão salvas”. Se apenas um remanescente deve ser salvo, muitos devem estar perdidos; e esse era exatamente o ponto que o apóstolo tentava estabelecer. A palavra “remanescente” significa o que resta, particularmente o que pode permanecer após uma batalha ou uma grande calamidade, 2 Reis 19:31 ; 2 Reis 10:11 ; Juízes 5:11 ; Isaías 14:22 . Neste local, no entanto, significa uma pequena parte ou porção. Fora da grande multidão, restarão tão poucos que permitam dizer que era um mero remanescente. Isso implica, é claro, que a grande massa seja rejeitada ou rejeitada. E esse era o uso que o apóstolo pretendia fazer dele; compare a Sabedoria de Sirach, xliv. 17, “Noé … foi deixado na terra como um remanescente quando o dilúvio veio.”

Serão salvos – serão preservados ou mantidos em destruição. Como Isaías tinha referência ao cativeiro da Babilônia. isso significa que apenas um remanescente deve retornar à sua terra natal. A grande massa deve ser rejeitada e rejeitada. Esse foi o caso das dez tribos, e também de muitas outras que escolheram permanecer na terra de seu cativeiro. O uso que o apóstolo faz disso é o seguinte: Na história dos judeus, pelo testemunho de Isaías, uma grande parte dos judeus daquela época foi rejeitada e rejeitada por ser o povo especial de Deus. É claro, portanto, que Deus não se obrigou a salvar todos os descendentes de Abraão. Este caso estabelece o princípio. Se Deus fez então, era igualmente consistente para ele fazê-lo no tempo de Paulo, sob o evangelho. A conclusão, portanto, à qual o apóstolo chegou, de que era a intenção de Deus rejeitar e rejeitar os judeus como um povo, estava em estrita conformidade com a própria história e as profecias. Ainda era verdade que um remanescente deveria ser salvo, enquanto a grande massa do povo era rejeitada. O apóstolo não deve ser entendido aqui como afirmando que a passagem em Isaías tinha referência ao evangelho, mas apenas que “estabeleceu um grande princípio da administração divina em relação aos judeus, e que a rejeição deles sob o evangelho estava estritamente em de acordo com esse princípio “.

Romanos 9:28

Ele terminará o trabalho – Isto é retirado da tradução da Septuaginta de Isaías 10:23 . O hebraico é: “O Senhor Deus dos exércitos fará um consumo, mesmo determinado, no meio de toda a terra”. Ou, como pode ser traduzido, “é decretada a destruição que fará a justiça transbordar; sim, a destruição é realmente determinada; o Senhor o executará no meio de toda a terra. ” (Stuart.) A Septuaginta e o apóstolo aderem ao “sentido” da passagem, mas não seguem as palavras. A frase “terminará o trabalho” significa “ele terminará a coisa” ou a realizará. É uma expressão aplicável a um propósito firme de realizar um objeto. Refere-se aqui à sua ameaça de cortar o povo; e significa que ele irá cumpri-lo.

Corte curto – esta palavra aqui significa “executá-lo rapidamente”. A destruição não deve ser adiada.

Em justiça – Para manifestar sua própria justiça. A obra, embora aparentemente severa, ainda deve ser uma expressão justa da aversão de Deus pelos pecados do povo.

Porque um trabalho curto – A palavra aqui traduzida como “curta” significa corretamente o que é “determinado ou decretado”. Este é o sentido do hebraico; e a frase aqui denota “o propósito que foi determinado” em relação aos judeus.

Sobre a terra – Sobre a terra de Israel; veja as notas em Mateus 5: 4 ; Mateus 4: 8 . O desígnio pelo qual o apóstolo introduz esta passagem é mostrar que Deus antigamente destruiu muitos dos judeus por seus pecados; e que, portanto, a doutrina do apóstolo não era novidade, para que “os judeus” pudessem ser excluídos dos privilégios especiais dos filhos de Deus.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 27-40 . Então veio a ele alguns dos saduceus – Esses versículos são explicados em geral, em Mateus 22: 23-33 e Marcos 12: 18-26 . Os filhos deste mundo – Os habitantes da terra; casar e são dados em casamento – Como estando todos sujeitos à lei da mortalidade, de modo que a espécie precisa ser continuamente reparada. Mas aqueles que obtêm esse mundo – O mundo em que as almas santas entram na morte; ou seja, paraíso; e a ressurreição dos mortos – Deve-se observar, nosso Senhor, de acordo com o estilo judaico daquele período, que chama apenas a ressurreição que é uma ressurreição para a glória. Eles são filhos de Deus – Em um sentido mais eminente quando se levantam novamente, depois de terem recebido a manifestação pública de sua adoção, mencionados em Romanos 8:23 ; a redenção do seu corpo. Agora que os mortos ressuscitaram, Moisés – Assim como os outros profetas; mostrou, quando ele chama, & c. – Ou seja, quando ele recita as palavras que Deus falou de si mesmo, eu sou o Deus de Abraão, etc. – Não se pode dizer adequadamente que Deus é o Deus de qualquer um que pereceu totalmente. Ele não é um Deus dos mortos, etc. – Ou, como a cláusula pode ser adequadamente traduzida, não existe um Deus dos mortos, mas dos vivos – Ou seja, o termo Deus implica uma relação que não pode existir entre ele e os mortos; que, no sentido dos saduceus, são espíritos extintos, que não podiam adorá-lo nem receber dele bons. Pois todos vivem para ele – todos os que o têm como Deus, vivem e desfrutam dele. Esta frase não é um argumento para o que foi antes; mas a própria proposição que deveria ser provada. E a consequência é aparentemente justa. Pois, como todos os fiéis são filhos de Abraão, e a promessa divina de ser um Deus para ele e sua semente é imposta a eles, implica sua existência e felicidade contínuas em um estado futuro, tanto quanto o de Abraão. E como o corpo é uma parte essencial do homem, implica tanto sua ressurreição quanto a deles; e assim derruba todo o esquema da doutrina sadduceana. Eles não querem fazer nenhuma pergunta – os saduceus não. Um dos escribas fez o mesmo depois.

Comentário de E.W. Bullinger

concernente = acabou. App-104.

Embora . App-118.

a = o.

remanescente . Grego. Kataleimma. Só aqui.

Comentário de John Calvin

27. E Isaías exclama, etc. Ele passa agora para a segunda parte, com a qual não estava disposto a começar, para que ele não exasperasse demais a mente deles. E não é sem um artifício sábio que ele aduz Isaías como exclamando, não falando, a fim de atrair mais atenção. Mas as palavras do Profeta evidentemente pretendiam impedir que os judeus se gloriassem demais na carne: pois era algo terrível de se ouvir, que de uma multidão tão grande, apenas um pequeno número obteria salvação. Pois embora o Profeta, depois de ter descrito a devastação do povo, para que os fiéis não pensem que a aliança de Deus foi totalmente abolida, deu alguma esperança remanescente de favor; no entanto, ele confinou a alguns. Mas, como o Profeta previu em seu próprio tempo, vejamos como Paulo poderia aplicar isso corretamente a seu propósito. Deve ser nesse sentido: – Quando o Senhor resolveu libertar seu povo do cativeiro babilônico, seu propósito era que esse benefício da libertação chegasse apenas a muito poucos daquela vasta multidão; que poderia ser considerado o remanescente dessa destruição, quando comparado com o grande número que ele sofreu por perecer no exílio. Agora essa restauração temporal era típica da verdadeira renovação da Igreja de Deus; sim, era apenas o começo. O que, portanto, aconteceu então, deve ser agora muito mais completamente realizado como o próprio progresso e a conclusão dessa libertação.

Comentário de Adam Clarke

Esaias também grita – O apóstolo segue seu argumento, que tinha por objetivo provar que Deus, por sua infidelidade, havia rejeitado o grande corpo dos judeus, e que apenas alguns deles abraçariam o Evangelho e seriam salvos disso. vassoura de destruição que agora vinha varrer eles e seu estado. O Dr. Taylor parafraseia este e os seguintes versículos assim: E que apenas um pequeno remanescente de judeus será agora levado à Igreja, é agradável às dispensações anteriores; pois o Profeta Isaías declara expressamente sobre os israelitas, Isaías 10:22 , Isaías 10:23 ; : Embora o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar (pois a promessa a Abraão foi amplamente cumprida), apenas um remanescente será salvo; o consumo decretado transbordará em retidão. Pois o Senhor Deus dos Exércitos fará consumo, mesmo determinado no meio de toda a terra.

Comentário de Thomas Coke

Romans 9:27-28 . A remnant shall be saved That is, Only a remnant. So ch. Romanos 14: 2 . Eats only herbs, John 18:8 . If ye seek me, (that is, only me,) let these go their way. Mr. Locke would translate the next verse, For the Lord, finishing and contracting the account, in righteousness, shall make a short or small remainder in the earth. —A metaphor taken from an account, wherein the matter is so ordered, that the overplus or remainder, standing still upon the account, is very little. Compare Isaiah 28:22 and Daniel 9:27 .

Comentário de Scofield

salvou

(Veja Scofield “ Romanos 1:16 “) .

Comentário de John Wesley

Esaias também clama a respeito de Israel; ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, um restante será salvo;

Mas Isaías testifica que (tantos gentios serão aceitos) muitos judeus serão rejeitados; que dentre todos os milhares de Israel, apenas um remanescente será salvo. Isso foi falado originalmente dos poucos que foram salvos da devastação do exército de Senaqueribe. Isaías 10: 22,23

Referências Cruzadas

Esdras 9:8 – Mas agora, por um breve momento, o Senhor nosso Deus foi misericordioso, deixando-nos um remanescente e dando-nos um lugar seguro em seu santuário, e dessa maneira o nosso Deus ilumina os nossos olhos e nos dá um pequeno alívio em nossa escravidão.

Esdras 9:14 – como podemos voltar a quebrar os teus mandamentos e a realizar casamentos mistos com esses povos de práticas repugnantes? Como não ficarias irado conosco, não nos destruirias, e não nos deixarias sem remanescente ou sobrevivente algum?

Isaías 1:1 – Visão que Isaías, filho de Amoz, teve a respeito de Judá e Jerusalém durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá.

Isaías 1:9 – Se o Senhor dos Exércitos não tivesse poupado alguns de nós, já estaríamos como Sodoma e semelhantes a Gomorra.

Isaías 10:20 – Naquele dia o remanescente de Israel, os sobreviventes da descendência de Jacó, já não confiarão naquele que os feriu, antes confiarão no Senhor, no Santo de Israel, com toda a fidelidade.

Isaías 10:20 – Naquele dia o remanescente de Israel, os sobreviventes da descendência de Jacó, já não confiarão naquele que os feriu, antes confiarão no Senhor, no Santo de Israel, com toda a fidelidade.

Isaías 11:11 – Naquele dia o Senhor estenderá o braço pela segunda vez para reivindicar o remanescente do seu povo que for deixado na Assíria, no Egito, em Patros, na Etiópia, em Elão, em Sinear, em Hamate e nas ilhas do mar.

Isaías 24:13 – Assim será na terra, entre as nações, como quando se usa a vara na oliveira ou se buscam os restos das uvas após a colheita.

Jeremias 5:10 – “Vão por entre as suas vinhas e destruam-nas, mas não acabem totalmente com elas. Cortem os seus ramos, pois eles não pertencem ao Senhor.

Ezequiel 6:8 – ” ‘Mas pouparei alguns; alguns de vocês escaparão da espada quando forem espalhados entre as terras e nações.

Miquéias 5:3 – Por isso os israelitas serão abandonados até que dê à luz a que está em trabalho de parto. Então o restante dos irmãos do governante voltarão para unir-se aos israelitas.

Romanos 11:4 – E qual foi a resposta divina? “Reservei para mim sete mil homens que não dobraram os joelhos diante de Baal”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *