Estudo de Isaías 10:20 – Comentado e Explicado

Naquele tempo, o restante de Israel e os remanescentes da casa de Jacó deixarão de apoiar-se naquele que os fere, mas apoiar-se-ão com confiança no Senhor, o Santo de Israel.
Isaías 10:20

Comentário de Albert Barnes

E acontecerá – O profeta procede a declarar o efeito sobre os judeus do julgamento que ultrapassaria o exército dos assírios. Um desses efeitos, como declarado neste versículo, seria que eles seriam levados a ver que era em vão procurar mais ajuda dos assírios, ou formar outra aliança com eles, mas que deveriam confiar somente no Senhor.

O remanescente de Israel – Os que restariam depois que os assírios invadissem e desolassem a terra.

Não mais permanecerá – Não dependerá mais deles. Alianças haviam sido formadas com os assírios em busca de ajuda, e resultaram como todas as alianças formadas entre os amigos e os inimigos de Deus. Eles são observados desde que seja do interesse ou da conveniência dos inimigos de Deus observá-los; e então seus amigos professos são feitos vítimas de perseguição, invasão e ruína.

Sobre aquele que os feriu – Sobre o assírio, que estava prestes a desolar a terra. As calamidades que ele traria sobre eles seriam a principal coisa que abriria seus olhos e os levaria a abandonar a aliança. Um projeto de Deus permitir que os assírios invadissem a terra era puni-los por essa aliança e induzi-los a confiar em Deus.

Mas permanecerão … – Eles dependerão do Senhor, ou confiarão nele para proteção e defesa.

O Santo de Israel – ver Isaías 10:17 .

Na verdade – Eles o servirão sincera e sinceramente, não com serviço fingido ou dividido. Eles ficarão tão plenamente satisfeitos que o assírio não poderá ajudá-los, e serão tão severamente punidos para sempre, depois de formarem uma aliança com ele, que voltarão agora ao Senhor e se tornarão seus sinceros adoradores. Neste versículo, o profeta refere-se, sem dúvida, aos tempos de Ezequias, e à extensa reforma, e à prevalência geral de piedade, que ocorreria sob seu reinado; 2 Crônicas 32: 22-33 . Vitringa, Cocceius, Schmidius, etc., no entanto, referem isso ao tempo do Messias; Vitringa supondo que o profeta se refira “imediatamente” aos tempos de Ezequias, mas em um sentido secundário, para o cumprimento completo da profecia, aos tempos do Messias. Mas não está claro que ele tenha feito referência a qualquer outro período além daquele que se seguiria imediatamente à invasão de Senaqueribe.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 10: 20-21 . E acontecerá Aqui segue a terceira parte desta narrativa, que contém uma descrição do estado da igreja após a execução deste julgamento memorável, e consiste em duas partes; no primeiro, uma conseqüência dupla desse julgamento com relação à igreja é descrita. No segundo, a última consequência, que envolveu um sentido mais amplo, é apresentada de maneira mais completa. As duas conseqüências desse julgamento com relação ao estado da igreja são, primeiro, uma confirmação do verdadeiro povo de Deus em sua confiança para serem repousadas nele depois dessa grande libertação concedida à igreja; Isaías 10:20 . Em segundo lugar, a conversão do remanescente em Deus e sua preservação, tanto nessa aflição quanto em outras da mesma espécie; Isaías 10:21 . Essa dupla consequência se opõe ao duplo vício do povo, antes da época deste julgamento. Havia entre eles homens temendo a Deus; mas que ainda consideravam o poder dos assírios com maior medo do que deveriam. Além disso, havia muitos outros totalmente alienados de Deus, que, por meio desse grande milagre, foram levados ao verdadeiro arrependimento e a um sério reconhecimento do Deus de Israel. Não, não apenas os devotos disso, mas também dos tempos futuros, seriam assim confirmados em sua fé e adesão ao Deus verdadeiro. Alguns aplicam isso ao tempo de Ezequias, imediatamente anterior à queda dos assírios; e outros diretamente para o tempo do Messias. Vitringa tem uma opinião intermediária e observa que, embora a profecia possa em grande parte se referir ao tempo de Ezequias, ainda assim, ela tem sua completa e absoluta conclusão no tempo do Messias. Veja Zacarias 12:11 . Pelo poderoso Deus, no versículo 21, Vitringa entende o Messias. Veja cap. Isaías 9: 6 .

Comentário de Joseph Benson

Isaías 10:20 . E acontecerá, etc. – O profeta, 1º, explicou a causa pela qual Deus havia decretado permitir que os assírios tivessem tanto poder sobre seu povo, a saber, para o castigo de hipócritas e a purificação de sua igreja; e tendo também mostrado os crimes que os reis da Assíria cometeriam na execução de seus julgamentos e a punição ordenada por eles, Isaías 10: 6-12 ; e, 2d, confirmou essas coisas e fez uma nova exibição do orgulho dos assírios, com uma declaração ainda mais completa do julgamento divino sobre ele, Isaías 10: 13-19 ; prossegue agora, 3d, Prever, que uma conseqüência dupla, amigável ao estado da igreja, deve surgir desse julgamento memorável; contra o duplo vício do povo, antes da execução do mesmo. 1º, havia entre eles homens temendo a Deus, mas que ainda consideravam o poder dos assírios com maior medo do que deveriam. Estes, por este grande livramento concedido à igreja, seriam a partir de agora confirmados, quanto à sua fé e confiança no poder e na bondade de Deus. 2d, Havia, além destes, muitos outros totalmente alienados de Deus, que, por meio desse grande milagre, seriam levados ao arrependimento e a um sério reconhecimento do Deus de Israel. Não, não apenas os piedosos daqueles, mas também dos tempos futuros, por esse meio, seriam confirmados em sua fé e adesão ao verdadeiro Deus. Assim, o profeta: Os que escaparam da casa de Jacó – Os judeus que serão preservados daquele flagelo assírio, pelo qual grandes números, tanto de Israel quanto de Judá, serão destruídos e das calamidades que se sucederam. Por que este lugar parece além da libertação do exército assírio, até os tempos do Novo Testamento, parece provável: 1º. Dos seguintes versículos, que pertencem a esse tempo, como veremos: 2d, Do estado dos judeus nação que, após essa libertação, continuou muito corrupta e avessa à reforma que Ezequias e Josias processaram com todo o seu poder; e, portanto, o corpo desse povo ainda não havia aprendido essa lição, de confiar sinceramente somente em Deus. 3d, da explicação e aplicação de São Paulo dessas palavras, Romanos 9:27 . Não permanecerá mais sobre ele que os feriu – aprenderá por esse julgamento, a não confiar nos assírios ou em outros aliados, em busca de ajuda, como Acaz e seu povo agora; mas permanecerá no Senhor em verdade – Não apenas por profissão, mas sinceramente.

Comentário de John Calvin

20 Será naquele dia. Voltando agora ao povo eleito, ele descreve o resultado do castigo que estava próximo. Como é doloroso e desagradável para nós suportar calamidades e aflições, e ao recusá-las até o limite de nosso poder, o Senhor indica o resultado delas, para que sejamos ensinados a considerar o design delas, e, portanto, pode suportar com mais paciência: como se ele tivesse dito: “Você gostaria que os assírios fossem levados a uma grande distância de você e que você pudesse viver com conforto e segurança. Mas considere que esse castigo é tão necessário quanto o medicamento seria para curar suas doenças; pois você não reconhece o poder de Deus e retira sua confiança dele para dar aos homens maus. É realmente terrível colocar a esperança da salvação nos inimigos e confiar naqueles que visam nada além de sua destruição. ” Da mesma maneira, Israel confiou algumas vezes nos assírios e outras vezes nos egípcios.

Mas permanecerá no Senhor. Não devemos desprezar essa compensação feita pelo número reduzido de pessoas, que a pequena porção que sobreviveu à calamidade aprendeu a depositar sua esperança em Deus. Por isso, vemos mais claramente o quão necessário era que Deus castigasse Israel. A mitigação que ele sustenta, de que ainda resta um remanescente, entre os quais a verdadeira adoração a Deus é mantida, é adequada para produzir um consolo muito alto.

Em verdade. Esta frase não é supérflua; pois até que o Senhor os afligisse, todos desejavam ser considerados filhos de Abraão – todos feitos profissão da fé e adoravam indiscriminadamente a Deus; mas era mero fingimento. Isaías, portanto, reprova essa hipocrisia e diz que sua esperança será verdadeira e sincera depois de terem sido purificadas de imposturas; pois, embora muito orgulhosos se gabassem de sua confiança em Deus, continuaram a depositar sua confiança na assistência dos assírios. Conseqüentemente, quando forem castigados por suas mãos, aprenderão a confiar somente em Deus e afastarão seu coração da assistência dos homens. Daí inferir que não podemos confiar em Deus, a menos que retenhamos completamente o coração das criaturas; pois devemos confiar somente em Deus de maneira a não achar difícil renunciar a todos os outros motivos de confiança. Onde essa confiança perfeita não existe, não há espaço para a verdade ; pois o coração está dividido e dobrado . ( Salmos 12: 2. )

Comentário de John Wesley

E acontecerá naquele dia que o restante de Israel, e os que escaparam da casa de Jacó, nunca mais permanecerão sobre aquele que os feriu; mas permanecerá sobre o Senhor, o Santo de Israel, em verdade.

E tais – os judeus que serão preservados daquele flagelo assírio.

Fique – não confiará mais nos assírios para obter ajuda.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *