Estudo de Romanos 11:4 – Comentado e Explicado

Que lhe respondeu a voz divina? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram o joelho diante de Baal {I Rs 19,18}.
Romanos 11:4

Comentário de Albert Barnes

A resposta de Deus – ? ???µat?sµ?? ho chrematismosEsta palavra não é usada em nenhum outro lugar do Novo Testamento. Significa um oráculo, uma resposta divina. Não indica a maneira pela qual foi feito, mas implica apenas que era um oráculo ou resposta feita à sua reclamação por Deus. Tal resposta, naquele momento, seria cheia de conforto e silenciaria todas as queixas. A maneira pela qual essa resposta foi de fato dada não foi em uma tempestade ou terremoto, mas em uma voz baixa e calma; 1 Reis 19: 11-12 .

Eu reservei – O hebraico é: “Fiz com que permanecesse” ou que fosse reservado. Isso mostra que foi de Deus que isso foi feito. Em meio à corrupção e idolatria gerais, ele restringira uma parte, embora fosse um remanescente. A honra de ter feito isso, ele reivindica por si mesmo, e não a atribui a nenhuma bondade ou virtude neles. Assim, no caso de todos aqueles que são salvos do pecado e da ruína, a honra não pertence ao homem, mas a Deus.

Para mim – para meu próprio serviço e glória. Eu os mantive firmes em minha adoração, e não os permiti que se tornassem idólatras.

Sete mil homens – Sete é frequentemente usado nas Escrituras para indicar um número indefinido ou redondo. Talvez seja assim aqui, para dizer que ainda havia um número considerável. Isso deve levar-nos a esperar que, mesmo nos tempos mais sombrios da igreja, possa haver muito mais amigos de Deus do que supomos. Elijah supôs que ele estava sozinho; e ainda naquele momento havia milhares que eram os verdadeiros amigos de Deus; um número pequeno, de fato, comparado com a multidão de idólatras; mas grande quando comparado com o que deveria permanecer pelo profeta desanimado e desanimado.

Quem não dobrou o joelho – Curvar ou dobrar o joelho é uma expressão que denota adoração; Filemom 2:10 ; Efésios 3:14 ; Isaías 45:23 .

Para Baal – A palavra “Baal” em hebraico significa Senhor ou Mestre. Este era o nome de um ídolo dos fenícios e cananeus, e era adorado também pelos assírios e babilônios sob o nome de Bel; (compare o livro de Bel nos apócrifos.) Esse deus foi representado à imagem de um touro ou bezerro; um denotando o Sol, o outro a Lua. A adoração predominante no tempo de Elias era a desse ídolo.

Comentário de E.W. Bullinger

resposta de Deus = resposta divina. Grego. chrematismoa. Só aqui. Compare Atos 11:26 .

até = para.

homens . App-123. Citado em 1 Reis 19: 10-18 .

Comentário de Adam Clarke

Mas o que diz a resposta de Deus – A resposta que Deus fez assegurou-lhe que havia sete mil, isto é, vários ou muitos milhares; pois, portanto, devemos entender a palavra sete, um certo número incerto. Estes continuaram fiéis a Deus; mas, por causa da perseguição de Jezabel, eles foram obrigados a esconder seu apego à verdadeira religião; e Deus, em sua providência, os preservou de sua raiva sanguínea.

Quem não dobrou o joelho – Baal era o deus de Jezabel; ou, em outras palavras, sua adoração era então a adoração ao estado; mas havia vários milhares de israelitas piedosos que não haviam reconhecido esse ídolo e não participaram do culto idólatra.

Comentário de John Wesley

Mas o que diz a resposta de Deus para ele? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos à imagem de Baal.

Para Baal – nem para os bezerros de ouro.

Referências Cruzadas

Números 25:3 – Assim Israel se juntou à adoração de Baal-Peor. E a ira do Senhor acendeu-se contra Israel.

Deuteronômio 4:3 – Vocês viram com os próprios olhos o que o Senhor fez em Baal-Peor. O Senhor, o seu Deus, destruiu do meio de vocês todos os que seguiram a Baal-Peor,

Juízes 2:13 – Abandonaram o Senhor e prestaram culto a Baal e aos postes sagrados.

1 Reis 16:31 – Ele não apenas achou que não tinha importância cometer os pecados de Jeroboão, filho de Nebate, mas também se casou com Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios, e passou a prestar culto a Baal e adorá-lo.

1 Reis 19:18 – No entanto, fiz sobrar sete mil em Israel, todos aqueles cujos joelhos não se inclinaram diante de Baal e todos aqueles cujas bocas não o beijaram”.

2 Reis 10:19 – Por isso convoquem todos os profetas de Baal, todos os seus ministros e todos os seus sacerdotes. Ninguém deverá faltar, pois oferecerei um grande sacrifício a Baal. Quem não vier, morrerá”. Mas Jeú estava agindo traiçoeiramente, a fim de exterminar os ministros de Baal.

Jeremias 19:5 – Construíram nos montes os altares dedicados a Baal, para queimarem os seus filhos como holocaustos oferecidos a Baal, coisa que não ordenei, da qual nunca falei nem jamais me veio à mente.

Oséias 2:8 – Ela não reconheceu que fui eu quem lhe deu o trigo, o vinho e o azeite, quem a cobriu de ouro e de prata, que eles usaram para Baal.

Oséias 13:1 – Quando Efraim falava, os homens tremiam; ele era exaltado em Israel. Mas tornou-se culpado da adoração de Baal e começou a morrer.

Sofonias 1:4 – “Estenderei a mão contra Judá e contra todos os habitantes de Jerusalém. Eliminarei deste lugar o remanescente de Baal, os nomes dos oficiantes idólatras e dos sacerdotes,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *