Estudo de Oséias 13:1 – Comentado e Explicado

Datã procedeu como Efraim: ele era príncipe em Israel, mas se tornou culpado para com o seu senhor e morreu.
Oséias 13:1

Comentário de Albert Barnes

Quando Efraim falou tremendo – isto é, provavelmente “houve tremor”. ”:“ Efraim já foi muito horrível, de modo que, enquanto ele falava, o resto das tribos estava pronto para tremer ”. O profeta contrasta duas condições de Efraim, de prosperidade e destruição. Sua prosperidade ele devia à misericórdia imerecida de Deus, que o abençoou por causa de José; sua destruição, para seu próprio pecado. Não há período registrado, “quando Efraim falou tremendo”, isto é, com humildade. O orgulho era sua característica, quase tão logo ele tinha uma existência separada como tribo (veja a nota em Oséias 5: 5 ). Sob Josué, isso não podia ser chamado, pois Efraim ganhou honra quando Josué, um deles, se tornou o capitão do povo do Senhor. Sob os juízes, seu orgulho apareceu. No entanto, Deus os experimentou, dando-lhes o desejo de seus corações. Eles almejavam ser exaltados, e Ele os satisfazia; se assim fosse, assim o serviriam. Eles tinham o poder principal e eram um “terror” para Judá. “Ele se exaltou”, (ou talvez “ele foi exaltado”) em Israel; mas quando ele ofendeu em Baal, ele morreu; literalmente, “e ele ofendeu em Baal e morreu”.

Ele abusou da bondade de Deus; seu pecado seguiu como conseqüência da bondade de Deus para ele. Deus o criou e ele ofendeu. A aliança com um rei de Tiro e Sidom, que trouxe a adoração a Baal, fazia parte da política mundana dos reis de Israel ( 1 Reis 16:31 , ver Introdução). “Como se fosse algo leve para ele andar nos pecados de Jeroboão, filho de Nebat, ele tomou esposa como filha de Ethbaal, rei dos zidonianos, e foi servir Baal e adorá-lo.” Os vinte e dois anos do reinado de Acabe estabeleceram o culto. Os profetas de Baal tornaram-se 450; os profetas da idolatria de Ashtoreth, ou Astarte, se tornaram 400; Baal tinha seu único templo central, grande e magnífico 2 Reis 10: 21-22 , 2 Reis 10:25 , um rival do de Deus. O profeta Elias achou a apostasia quase universal; Deus revelou a ele que havia “reservado” para si mesmo “sete mil em Israel”. No entanto, esses eram “todos os joelhos que não haviam se dobrado a Baal, e toda boca que não o beijara” 1 Reis 19:18 .

E morreu – A morte é a penalidade do pecado. Efraim “morreu” espiritualmente. Pois o pecado tira a vida da graça e separa de Deus, a verdadeira vida da alma, a fonte de toda a vida. Ele “morreu mais verdadeiramente do que aquele que está morto e em repouso”. Sobre esta morte, nosso Senhor diz: “Que os mortos enterrem seus mortos” Mateus 8:22 ; e Paulo: “Quem vive de prazer está morto enquanto vive” 1 Timóteo 5: 6 . Ele “morreu” também como nação e reino, sendo condenado por Deus a deixar de existir.

Comentário de Thomas Coke

Oséias 13: 1 . Quando Efraim falou, tremendo Quando Efraim promulgou seus éditos, ou primeiro se tornou um reino. Houbigant. Pode ser entendido de outra maneira, que quando ele se comportou com submissão e obediência obedientes a Deus, seu reino era poderoso; mas quando ele se entregou à idolatria, sua força imediatamente diminuiu. A palavra Baal é aqui usada em seu sentido geral, para deuses falsos.

Comentário de Joseph Benson

Oséias 13: 1 . Quando Efraim falou tremendo, ele se exaltou – Enquanto se comportava de maneira submissa e obediente e se humilhava diante de Deus, era considerado entre as principais tribos de Israel. Aqui Efraim é mencionado como distinto das outras tribos: em outros lugares desta profecia, ele é colocado para todo o reino das dez tribos. Mas quando ele ofendeu em Baal, ele morreu – Quando se entregou à idolatria, sua força imediatamente declinou e teve sintomas manifestos de ruína e destruição. A versão do verso do bispo Horsley é: Quando Efraim falou, houve pavor: ele foi exaltado em Israel. Mas ele ofendeu em Baal e morreu: “A parte anterior do versículo descreve a conseqüência e a preeminência de Efraim em seu próprio país e entre as nações vizinhas; a última parte, sua diminuição e perda de conseqüências por sua idolatria. ” A palavra Baal é aqui usada em sentido geral para todos os deuses falsos ou maneiras idólatras de adoração, de modo a compreender a adoração dos bezerros de ouro, embora eles tenham sido projetados para representações simbólicas do verdadeiro Deus.

Comentário de Spurgeon

Oséias estava cheio de reclamações contra o povo de Deus; pois, em seus dias, eles haviam tristemente desviado do Senhor. Eles até o esqueceram. Na profecia de Oséias, temos a voz lamentosa de um Deus amoroso repreendendo seus filhos desviados.

Oséias 13: 1 . Quando Efraim falou tremendo, ele se exaltou em Israel; mas quando ele ofendeu em Baal, ele morreu.

Um coração modesto, humilde e trêmulo é muitas vezes de longe o coração mais sadio, mas quando começamos a pecar, a pecar orgulhosamente e a nos envolver com a túnica da auto-complacência, então a morte está muito perto de nós: “Quando Efraim falou tremendo, exaltou-se em Israel; mas quando ele ofendeu em Baal, ele morreu. ”

Oséias 13: 2 . E agora eles pecam cada vez mais, e fazem deles imagens derretidas de sua prata e ídolos de acordo com seu próprio entendimento, tudo isso a palavra dos artesãos: dizem deles: Que os homens que sacrificam beijem os bezerros.

Quando Jeroboão se tornou rei do novo reino de Israel, a fim de impedir que seus súditos fossem a Jerusalém para adorar a Deus no templo de Salomão, ele começou dois santuários em Dã e Betel, e lá estabeleceu o que as Escrituras Sagradas chamam de escárnio. “bezerros.” Suponho que sua idéia era fazer imagens de um touro, o emblema do poder, pretendendo que eles fossem o símbolo do Ser Divino, e que as pessoas ainda pretendiam adorar a Deus, mas adorá-lo sob a imagem de um touro. É o mesmo no catolicismo romano até hoje – a adoração a Deus, a adoração a Cristo, por meio de crucifixos, emblemas e símbolos de vários tipos. Mas quando os homens uma vez começam esse tipo de idolatria, não há como saber onde eles vão parar; pois a adoração a Deus, por meio de símbolos, logo se transforma em adoração a outros deuses santos e santos, “virgens abençoadas” e não sei mais o que, além disso, certamente serão criados quando as pessoas começarem a usar emblemas externos e visíveis da Deidade. O mesmo aconteceu com esses antigos israelitas. Desde a adoração ao touro, que era para ser um tipo do Deus onipotente, eles passaram a adorar “imagens fundidas de sua prata e ídolos de acordo com seu próprio entendimento”. Irmãos, tomemos um aviso desses idólatras, e sempre observemos a simplicidade da adoração ordenada por Deus em sua Palavra. Por mais bela e imponente, ou grandiosa e imponente e, consequentemente, fascinante, qualquer forma de idolatria possa ser para algumas mentes, vamos desprezá-la totalmente se não estiver de acordo com a mente de Deus e com o ensino de seu espírito, como revelado em sua Palavra.

Oséias 13: 3 . Portanto serão como a nuvem da manhã, e como o orvalho da manhã que passa, como a palha que é lançada com o turbilhão do chão e como a fumaça da chaminé.

Aqueles que terão seus próprios deuses terão apenas um breve desfrute deles. Aquele que realmente adora o Deus eterno terá uma bênção eterna; mas quem adora deuses que ele próprio criou, meros objetos deste dia mortal, terá apenas um dia curto. Ele será como o orvalho da manhã, que brilha intensamente, mas logo se foi; ou como a nuvem da manhã, que é banida pelo nascer do sol.

Oséias 13: 4-5 . No entanto, eu sou o SENHOR teu Deus, da terra do Egito, e tu não conhecerás outro deus além de mim; porque não há Salvador a meu lado. Eu te conheci no deserto, na terra da grande seca.

Os israelitas se aproximaram de Deus quando queriam pão e água no deserto. Deus diz: “Eu te conheci no deserto, na terra da grande seca;” e o Senhor poderia dizer ao seu povo hoje em dia: “Eu te conheci quando você estava muito doente, quando você era muito pobre, quando estava com um grande problema. Você me procurou então; como é que você está tentando passar sem mim agora?

Oséias 13: 6-8 . De acordo com o pasto, eles também foram preenchidos; eles estavam cheios e seu coração exaltado; por isso se esqueceram de mim. Portanto, serei para eles como um leão; como um leopardo pelo caminho os observarei; os encontrarei como um urso que é despojado de seus filhotes, e rasgarei a gaiola de seu coração, e ali os devorarei. como um leão: a fera os despedaçará.

Quando os homens esquecem de Deus, podem esperar que se deparem com alguns julgamentos terríveis; e o próprio povo de Deus descobrirá que esse é o caso deles se esquecerem do Senhor. Nosso Deus é um Deus muito ciumento; e quando seus filhos colocarem seus corações em outros objetos, em vez de em si mesmos, ele cuidará de amargá-los. Ele fará com que seus ídolos sejam odiados por eles. Se Deus não nos amasse muito, pensaria pouco em nossas falhas, mas apenas porque nos ama tanto, não suporta que nenhuma parte do afeto de nosso coração se afaste de si mesmo. Portanto, se ele vir que lidamos com ele sem fé, ele nos fará perceber que o pecado é uma coisa extremamente má e amarga. Sua ira contra nós será como a de um urso que é roubado dos seus filhotes, ou de um leão ou leopardo saltando sobre sua presa.

Oséias 13: 9 . Israel, você se destruiu; mas em mim está a tua ajuda.

“Você se afastou de mim, mas eu a trarei de volta. Você se destruiu pelo seu pecado, mas eu restaurarei você a meu favor pela minha graça. Você pode procurar dentro de si mesmo causas de arrependimento, mas não deve procurar por si mesmo os meios de restauração; você deve olhar para mim, seu Salvador e seu Deus. ” Portanto, este versículo nos ensina: “Israel, você se destruiu; mas em mim está a tua ajuda. ”

Comentário de John Wesley

Quando Efraim falou tremendo, ele se exaltou em Israel; mas quando ele ofendeu em Baal, ele morreu.

Efraim – As dez tribos, das quais Efraim era o chefe.

Falou tremendo – humilhou-se diante de Deus.

Exaltou-se – O reino floresceu.

Quando ele ofendeu – Tão logo eles pecaram, levando Baal para ser o Deus deles.

Ele morreu – Eles perderam seu poder e glória.

Comentário de Adam Clarke

Quando Efraim falou tremendo – Quando ele era manso e humilde, de coração partido e espírito contrito.

Ele se exaltou em Israel – Ele se tornou grande aos olhos de Deus; ele se elevou na estima divina proporcionalmente enquanto afundava na sua. Mas isso não continuou.

Ele ofendeu em Baal – tornou-se um idólatra.

Ele morreu – A sentença de morte da justiça Divina foi lançada contra ele.

Isso foi entendido de outra maneira: “Assim que Efraim falou (Para suas tendas, ó Israel!) Houve um tremor ou comoção: então o reino foi exaltado em Israel”. Assim tomada, refere-se à divisão das dez tribos de Roboão, filho de Salomão, 1 Reis 12:16 , etc., e ao estabelecimento do reino de Israel sob Jeroboão em oposição ao de Judá; cuja brecha nunca foi curada.

Comentário de E.W. Bullinger

falou tremendo = falou (com autoridade) [houve] atenção; como nas argilas de Josué ( Josué 4:14 ). Compare Jó 29: 21-25 .

tremendo = pânico. Hebraico. r eteth. Ocorre apenas aqui. Semelhante ao reteto, que ocorre apenas em Jeremias 49:24 ( “medo” ).

exaltou-se: carregava peso ou foi exaltado.

ofendido = ultrapassado. Hebraico. “asham. App-44.

em Baal = com Baal: isto é, com a adoração idólatra de Baal, nos dias de Acabe.

Comentário de John Wesley

Quando Efraim falou tremendo, ele se exaltou em Israel; mas quando ele ofendeu em Baal, ele morreu.

Efraim – As dez tribos, das quais Efraim era o chefe.

Falou tremendo – humilhou-se diante de Deus.

Exaltou-se – O reino floresceu.

Quando ele ofendeu – Tão logo eles pecaram, levando Baal para ser o Deus deles.

Ele morreu – Eles perderam seu poder e glória.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *