Estudo de Isaías 1:9 – Comentado e Explicado

Se o Senhor dos exércitos não nos tivesse deixado alguns da nossa linhagem, teríamos sido como Sodoma, e ter-nos-íamos tornado como Gomorra.
Isaías 1:9

Comentário de Albert Barnes

Exceto … – É inteiramente devido à misericórdia de Deus que não somos como Sodoma. O profeta atribui isso não à bondade da nação, nem a nenhum poder ou mérito deles, mas apenas à misericórdia de Deus. Esta passagem o apóstolo Paulo usou em um argumento para estabelecer a doutrina da soberania divina na salvação das pessoas; veja a nota em Romanos 9:29 .

O Senhor – Javé Hebraico. Observe Isaías 1: 2 .

De anfitriões – ????? tseb”th – a palavra às vezes traduzida como “Sabaoth”; Romanos 9:29 ; Tiago 5: 4 . A palavra significa literalmente exércitos ou hostes militares. É aplicado, no entanto, aos anjos que cercam o trono de Deus; 1 Reis 22:19 ; 2 Crônicas 18:18 ; Salmo 103: 21 ; e às estrelas ou constelações que parecem estar reunidas no céu; Jeremias 33:22 ; Isaías 40:26 . Esse exército, ou o “exército do céu”, era freqüentemente um objeto de adoração idólatra; Deuteronômio 4:19 ; Deuteronômio 17: 3 ; 2 Reis 17:16 . Deus é chamado Javé dos exércitos, porque ele está à frente de todos esses exércitos, como líder e comandante; ele comanda e os dirige – como o general o exército sob seu comando. ‘Este’, diz Gesenius, ‘é o nome mais comum de Deus em Isaías, e em Jeremias, Zacarias e Malaquias. Representa-o como o governante das hostes do céu, isto é, os anjos e as estrelas. Às vezes, mas com menos frequência, encontramos a denominação Yahweh, Deus dos exércitos. Por isso, alguns supõem que a expressão Javé dos exércitos seja elíptica. Mas não é uma afirmação correta de que o Senhor, como nome próprio, não admite nenhum genitivo. Mas tais relações e adjuntos que dependem do genitivo, geralmente dependem de nomes próprios. Assim, em árabe, chama-se Rebiah dos pobres em referência à sua responsabilidade. O nome é dado aqui, porque salvar qualquer parte de uma nação tão iníqua implicava o exercício do mesmo poder que aquele pelo qual ele controlava as hostes do céu.

Remanescente – Uma pequena parte – o que resta. Significa aqui que Deus havia poupado uma porção da nação, para que não fossem totalmente derrubados.

Deveríamos ter sido como Sodoma … – Isso não se refere ao caráter do povo, mas ao seu destino. Se Deus não tivesse se interposto para salvá-los, eles seriam esmagados inteiramente como Sodoma; compare Gênesis 19: 24-25 .

Comentário de Joseph Benson

Isaías 1: 9 . Exceto que o Senhor nos deixou um remanescente – Se Deus, por seu infinito poder e bondade, não tivesse restringido nossos inimigos, e reservado alguns de nós, deveríamos ter sido como Sodoma – toda a nossa nação foi completamente cortada, como o povo de Sodoma e Gomorra era. Tão grande era a raiva e o poder de nossos inimigos, e tão absolutamente incapazes éramos nós a nos libertarmos. Esse remanescente era “um tipo daqueles poucos conversos entre os judeus, que, abraçando o evangelho, escapavam dos julgamentos temporais e eternos que vieram sobre o resto da nação por rejeitarem Cristo e seus mensageiros”, Romanos 9: 2 ; Romanos 11: 5 . – Lowth.

Comentário de Scofield

remanescente Remanescente. Veja Isaías 10:20 ; Romanos 11: 5 (Veja Scofield “ Romanos 11: 5 “)

Comentário de E.W. Bullinger

Exceto, etc. A primeira passagem em Isaías citada no NT ( Romanos 9:29 ).

muito pequeno. Hebraico. kim “em. Veja nota em Provérbios 5:14 .

como Sodoma. Referência a Pentateuco ( Gênesis 19: 1-29 . Deuteronômio 29:23 .) Compare Isaías 3: 9 , pelo motivo.

Comentário de Adam Clarke

O Senhor dos Exércitos “Jeová Deus dos Exércitos” – Como este título de Deus, ????? ???? Yehová tsebaoth , “Jeová dos Exércitos, ocorre aqui pela primeira vez, acho oportuno notar que eu o traduzo sempre, como neste lugar, “Jeová Deus dos exércitos”, tomando-o como uma expressão elíptica para e ???? ???? ???? Yehová Elohey tsebaoth . Este título importa que Jeová é o Deus ou Senhor dos exércitos ou exércitos; como ele é o Criador e Governador Supremo de todos os seres em céu e terra, e os dispõe e governa a todos em suas diversas ordens e posições, o Todo-Poderoso e universal Senhor.

Deveríamos ter sido como Sodoma – por mais completa e finalmente arruinada que isso e as cidades da planície eram, nenhum vestígio permanece neste dia.

Comentário de John Calvin

9. Exceto que o Senhor dos exércitos nos deixou Aqui, ele conclui o que havia declarado anteriormente sobre os castigos de Deus, que a desolação que ocorrerá – ou melhor, o que está presente, e que agora eles contemplam – pode ser comparada à destruição de Sodoma , não foi que o Senhor arrancou da queima um pequeno remanescente . E este versículo confirma o que eu disse anteriormente, que a descrição do Profeta sobre as calamidades que já haviam ocorrido está entrelaçada com os eventos que estavam imediatamente à mão, como se ele dissesse: Não se deixe enganar por lisonjas; você estaria na mesma condição que Sodoma e Gomorra agora estão, se Deus não tivesse preservado um remanescente em compaixão por você. Isso concorda com as palavras de Jeremias,

É das misericórdias do Senhor que não somos consumidos. ( Lamentações 3:22 .)

Portanto, devemos observar duas coisas. Primeiro, o Profeta aqui descreve destruição total; e, no entanto, porque Deus teve que lidar com sua Igreja e seu povo amado, esse julgamento é mitigado por uma graça especial, de modo que, da ruína geral de toda a nação, Deus resgata seu povo, a quem ele compara justamente com um remanescente muito pequeno . Mas se Deus puniu os crimes dos judeus por meio de castigos tão terríveis, consideremos que podemos compartilhar o mesmo destino se imitarmos a rebelião deles: pois Deus havia separado essa nação para si e os havia distinguido da maioria comum de outras nações. homens. Por que então ele deveria nos poupar se formos endurecidos em nossa impiedade e traição? Ou melhor, qual é provavelmente o resultado dessa massa e afundamento de crimes em que homens de todo o mundo dão lugar a suas paixões? Inquestionavelmente será o mesmo com o destino de Sodoma e Gomorra , a menos que sua vingança seja restringida por uma consideração àquela aliança graciosa na qual ele prometeu que a Igreja seria eterna; e essa ameaça, que é realmente terrível e alarmante, é aplicável a todos os homens obstinados e incuráveis, cujos vícios nenhum castigo pode destruir ou enfraquecer.

Novamente, devemos observar a expressão de Jeremias, que eu já observei, que deve ser atribuída às ternas misericórdias de Deus que não somos completamente destruídos. ( Lamentações 2:22 .) Porque, se considerarmos a imensa quantidade de maldade que prevalece entre todas as classes, imaginaremos que resta apenas um único indivíduo e que nem tudo foi removido da terra dos vivos; e assim Deus retira sua mão ( Ezequiel 20:22 ), para que haja alguma Igreja preservada no mundo. Esta é a razão apontada por Paulo, que é o melhor intérprete desta passagem, quando, citando-a, reprime a arrogância dos judeus, para que eles não se vangloriem do mero nome, como se bastasse que fossem. descendentes dos pais; pois ele lembra-lhes que Deus poderia agir em relação a eles, como havia feito anteriormente em relação aos pais, mas que, por suas ternas misericórdias, um remanescente será salvo . ( Romanos 9:27 .) E por quê? Para que a Igreja não pereça totalmente; pois é através do favor que ele dá a ele que o Senhor, embora nossa obstinação o coloque sob a necessidade de tentar os julgamentos mais severos, ainda reserva algumas pequenas sementes . ( Romanos 9:29 .) Essa afirmação deve nos render um consolo poderoso, mesmo nas calamidades mais pesadas em que podemos pensar que tudo acabou com a Igreja; que, embora tudo deva ficar confuso, e o mundo, como dizemos, seja virado de cabeça para baixo, podemos perseverar com uma firmeza inabalável e ter certeza de que Deus sempre estará atento à sua Igreja.

Um remanescente muito pequeno Esta cláusula pode estar conectada com o que se passa antes ou com o que se segue e, portanto, alguns a traduzem: Teríamos sido quase como Sodoma . Mas prefiro conectá-lo à cláusula anterior, de modo a deduzir que o número que Deus reservou para a destruição é pequeno . Alguns pensam que: ? ( caph ) é aqui usado afirmativamente, de modo a expressar o assunto com mais força; e não tenho objeção a essa visão, embora possamos tomá-la em seu significado natural e literal, como se ele tivesse dito: “e esse será um número pequeno”. Esta declaração deve ser cuidadosamente observada; pois se a Igreja não se espalhar por toda parte, os homens costumam desprezá-la. Por isso, os hipócritas se orgulham de seus números; e homens fracos, aterrorizados pela pomposa exibição desses números, cambaleiam. Também aprendemos com ele que não devemos julgar pela grandeza do número, a menos que optemos por preferir o joio ao trigo, porque a quantidade é maior; mas devemos ficar satisfeitos em saber que, embora o número de piedosos seja pequeno, Deus ainda os reconhece como seu povo escolhido; e devemos também lembrar esse ditado consolador,

Não temas, pequeno rebanho; pois é um bom prazer para seu pai
para lhe dar o reino. ( Lucas 12:32 .)

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *