Estudo de Jeremias 5:10 – Comentado e Explicado

Escalai muros {de minha videira}, destruí-a, mas não a aniquileis completamente. Arrancai-lhe os sarmentos, porquanto não pertencem ao Senhor.
Jeremias 5:10

Comentário de Albert Barnes

Suas muralhas – É possível que não sejam as muralhas da cidade, mas as de uma vinha. A Judéia é a vinha de Deus, Isaías 5: 1-7 , e Deus permite que o inimigo entre na vinha para destruí-la.

Ameias – gavinhas. Os tentáculos e os ramos da videira de Judá são entregues à ruína, mas não ao estoque. Veja a nota de Isaías 6:13 .

Comentário de Thomas Coke

Jeremias 5:10 . Suba, etc. – Veja Jeremias 5:17 e a nota sobre Jeremias 5:27 do capítulo anterior. Em vez de tirar suas ameias, etc. Houbigant lê: Deixe suas fundações, pois elas são do Senhor. Veja a nota dele. É sabido pela história que os caldeus deixaram as fundações dos muros de Jerusalém, que Jeremias aqui prediz.

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 5: 10-13 . Subi pelas paredes dela, etc. – Babilônios, vão, executem minha vingança sobre eles; e destrua – Eu lhe ordeno não apenas que tome a cidade, mas também destrua seus habitantes. Mas não faça um final completo – Deixe um remanescente. Assim, ele estabelece limites à espada destruidora, além da qual ela não deve ir. Tire suas ameias – Coloque suas fortificações no nível do solo. Pois eles não são do Senhor – eu os deserdo e retiro minha proteção deles. Para a casa de Israel e a casa de Judá – As duas tribos de Judá e Benjamim, bem como as dez; Trataram com muita traição – Agiram com perfidiosidade além da medida. Eles desmentiram o Senhor – Dada a mentira a suas ameaças na boca de seus profetas: ou descreram e negaram sua providência, justiça e poder, e seu governo de assuntos humanos, atribuindo seus julgamentos ao acaso ou à fortuna, ou apenas ao segundo causas. E disseram: Não é ele – hebraico, ?? ??? , “não ele”; isto é, ele não falou, ou não fará como os profetas ameaçaram em seu nome; ou, ele não tem mão nesses assuntos. Assim, os iníquos são representados como falando, Salmos 94: 7: “O Senhor não verá; nem o Deus de Jacó o considerará”. Tampouco veremos espada ou fome – Os terríveis julgamentos dos quais o profeta fala não nos sucederão. E os profetas se tornarão vento – Uma expressão proverbial, implicando que as profecias dos profetas foram vãs, e sem propósito; e que todas as suas ameaças não deveriam dar em nada. E a palavra não está neles – Ou seja, a palavra da verdadeira profecia; as palavras dos profetas não são de Deus. Assim será feito a eles – Não, os mesmos males que eles denunciam aos outros acontecerão a si mesmos. Assim disseram os infiéis.

Comentário de Adam Clarke

Subi nos muros dela – Esta é a permissão e autoridade dada aos caldeus para saquear Jerusalém.

Tire suas ameias – Alguns traduzem ?????? netishoth , galhos; outros, videiras. Destrua os galhos, corte o caule; mas não danifique a raiz. Deixe tantas pessoas que o estado pode ser regenerado. A Septuaginta, siríaca e árabe liam: “Deixe suas fundações, pois elas são do Senhor;” e isso concorda com “Destrua, mas não faça um fim completo”.

Comentário de John Calvin

Aqui, Deus, pela boca de seu Profeta, dirige-se aos inimigos de seu povo, a quem ele havia designado como ministros de sua vingança: e isso era habitual com os profetas, quando eles procuravam com mais eficácia despertar e com mais força para tocar os corações dos homens; pois sabemos quão grande é a indiferença deles quando Deus os convoca para o julgamento. Como então Jeremias viu que as instruções simples eram úteis, mas pouco, ele usou esse modo de falar. Ele então, na pessoa de Deus, se dirige aos caldeus e pede que eles venham atacar Jerusalém. Os profetas costumam falar assim: “Sibilará a Deus pelos egípcios” ou “Soará a trombeta, e ele mandará chamar os caldeus”. ( Isaías 5:26 ; Isaías 7:18 .) Mas a representação é mais eficaz para penetrar no coração dos homens, quando o Profeta, sob o comando de Deus, reúne os inimigos como um arauto celestial e pede-lhes o que fazer, mesmo para destruir o todo. cidade.

Ele diz primeiro: Suba os muros dela Pelas palavras que ele sugere, que em vão os judeus se vangloriavam da altura de seus muros, pois Deus faria com que seus inimigos os subissem, para que a entrada não fosse difícil. Eles esperavam que estivessem seguros, porque a cidade estava bem fortificada. Por isso, ele diz que eles foram enganados; e ele expõe a loucura deles, porque seus muros não os protegiam.

Depois acrescenta: Um fim não chega. Essa frase é explicada de duas maneiras. Alguns o consideram de bom senso, como se Deus tivesse mitigado a extremidade de seu castigo, de acordo com o significado que alguns atribuem às palavras do capítulo anterior; pois, embora Deus nessa passagem tenha aterrorizado os judeus, eles consideram que, como meio de mitigação, isso foi acrescentado: “Eu ainda não farei uma consumação”, isto é, restarão alguns. E os profetas costumam falar assim, quando pretendem mostrar que alguma semente permanecerá, para que a Igreja não seja totalmente destruída. Assim também os mesmos intérpretes explicam esta passagem, como se Deus tivesse dito, que a ruína de Jerusalém seria tal que a Igreja continuaria, pois não haveria consumação. Outros, porém, consideram ??? , cale, como um fim: e esse significado é mais adequado; pois Deus neste versículo ameaça severamente os judeus com destruição. Não é objeção, é dito em outro lugar, que a consumação não estaria completa; pois é bastante evidente que os profetas nem sempre adotam o mesmo modo de falar: quando denunciam vingança contra os réprobos, não deixam esperança; e, portanto, esse modo de falar ocorre com frequência: “Acabarei com isso”; mas, quando se dirigem aos fiéis, moderam a severidade de suas ameaças dizendo: “Deus não fará consumação”. Estou, portanto, disposto a adotar a opinião deles, que considera a consumação aqui como um fim; e ??? , calal , significa terminar. O significado então é: “Demole a cidade e não exista fim”, isto é, destrua-a completamente. (139)

Com o mesmo objetivo é o que se segue imediatamente: tire seus brotos, seus galhos ou os dentes de suas paredes, como alguns dão a palavra. Penso, no entanto, que o Profeta se refere à largura das paredes em suas fundações; pois sabemos que as paredes são tão construídas, que a fundação é mais larga que a estrutura superior. A palavra que o Profeta usa significa brotos, que se espalham por toda parte. Aqueles que a representam, as asas das paredes, parecem não entender o que o Profeta quer dizer; pois ele não fala aqui do alto dos muros, mas das fundações, como se dissesse: “Derrube ou destrua desde a fundação os muros da cidade:“ e por quê? Eles não são de Jeová, acrescenta. Os judeus foram inflados com essa confiança vazia – que eles estavam seguros sob a proteção de Deus; pois eles imaginavam que Deus era o guardião da cidade, porque o santuário e o altar estavam lá. Por isso, o Profeta declara que os muros ou fundações não eram de Deus. (140) Nem poderia ter sido contestado, que se diz em outro lugar, que a cidade havia sido fundada pelo Senhor: Deus realmente havia escolhido sua habitação e seu trono ali; mas sob esta condição – para que as pessoas o adorem fielmente. Quando Jerusalém foi feita covil de ladrões, Deus partiu dali, conforme Ezequiel diz no capítulo 14 ( Ezequiel 14: 0 ). Aqui, então, o Profeta reprova essa confiança tola, pela qual os judeus se enganaram, quando pensaram que Deus estava de uma maneira obrigada a nunca abandonar a defesa da cidade. Ele nega que seus muros e fundações fossem de Deus; porque os judeus por seus pecados haviam poluído tanto o lugar todo, que Deus não podia habitar em tal imundície. Segue-se –

Comentário de E.W. Bullinger

não é um fim completo. Compare Jeremias 5:18 e Jeremias 4:27 .

Comentário de John Wesley

Subi às suas paredes e destruíste; mas não chegue ao fim: tire as suas ameias; porque eles não são do Senhor.

Sim – Babilônios, vá executar minha vingança neles.

Ameias – Coloque ela e todas as suas fortificações no nível do solo.

Por – eu os nego.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *