Estudo de Romanos 9:11 – Comentado e Explicado

Antes mesmo que fossem nascidos, e antes que tivessem feito bem ou mal algum {para que fosse confirmada a liberdade da escolha de Deus,
Romanos 9:11

Comentário de Albert Barnes

Para os filhos ainda não nascidos – Não foi, portanto, por nenhuma obra deles. Não foi porque eles formaram um caráter e manifestaram qualidades que tornaram essa distinção adequada. Foi despojado de tal caráter e, portanto, teve sua base no propósito ou plano de Deus.

Nem ter feito nenhum bem ou mal – isto é, quando a declaração de Romanos 9:12 foi feita a Rebeca. Esta é uma passagem muito importante em relação à pergunta sobre os propósitos de Deus.

(1) eles não fizeram nada de bom ou ruim; e quando for esse o caso, não haverá, propriamente falando, caráter moral, pois “um caráter não é formado quando a pessoa não adquiriu qualidades estáveis ??e distintivas”. Webster.

(2) que o período de agência moral ainda não havia começado; compare Gênesis 25: 22-23 . Quando essa agência começa, não sabemos; mas aqui está um caso em que se assusta que não tenha começado.

(3) o propósito de Deus é antecedente à formação do caráter, ou à realização de quaisquer ações, boas ou más.

(4) não é um propósito formado porque ele vê qualquer coisa nos indivíduos como uma base para sua escolha, mas por alguma razão que ele não explicou e que na Escritura é simplesmente chamada de propósito e bom prazer; Efésios 1: 5 .

(5) se existia neste caso, existe em outros. Se foi certo então, é agora. E se Deus então dispensou seus favores nesse princípio, ele o fará agora. Mas,

(6) Esta afirmação a respeito de Jacó e Esaú não prova que eles não tinham uma natureza inclinada ao mal; ou uma propensão corrupta e sensual; ou que eles não pecariam assim que se tornassem agentes morais. Isso prova apenas que eles ainda não haviam cometido pecado real. Que eles, assim como todos os outros, certamente pecariam assim que cometessem atos morais, é provado em toda parte nas Escrituras Sagradas.

O propósito de Deus – Nota, Romanos 8:28 .

De acordo com a eleição – Para dispensar seus favores de acordo com sua vontade e prazer soberanos. Esses favores não foram conferidos em conseqüência dos méritos dos indivíduos; mas de acordo com um plano sábio de “repousar” a formação de seus personagens, e antes que eles fizessem o bem ou o mal. Os favores foram assim conferidos de acordo com sua escolha, ou eleição.

Pode permanecer – Pode ser confirmado; ou pode ser provado ser verdade. O caso mostra que Deus dispensa seus favores como soberano. Foi provado que o propósito de Deus foi formado sem respeito aos méritos de ambos.

Não é de obras – Não é o que eles fizeram para merecer seu favor ou perdê-lo. Foi formado sob outros princípios que não uma referência aos seus trabalhos. Assim é em relação a todos que serão salvos. Deus tem boas razões para salvar aqueles que serão salvos. Quais são as razões para escolher alguns para a vida, ele não revelou; mas ele nos revelou que não é por causa de suas obras, executadas ou previstas.

Mas daquele que chama – De acordo com a vontade e o propósito daquele que escolhe dispensar esses favores dessa maneira. Não é pelo mérito do homem, mas é por um propósito que tem sua origem em Deus e é formado e executado de acordo com seu bom prazer. Também está implícito aqui que ele é formado de maneira a garantir sua glória como principal consideração.

Comentário de E.W. Bullinger

nem . Grego. mede .

mal . Grego. kakos. App-128.

isso = para que isso. Grego. hina .

finalidade . Grego. prótese. Veja Atos 11:23 .

stand = permanecer. Grego. eu não. Somente aqui traduzido “suporte” . Compare 1 Pedro 1:23 , 1 Pedro 1:25 .

Comentário de John Calvin

11. Pois quando os filhos, etc. Ele agora começa a subir mais alto, até para mostrar a causa dessa diferença, que ele nos ensina, em nenhum outro lugar, exceto na eleição de Deus. De fato, ele havia notado brevemente brevemente que havia uma diferença entre os filhos naturais de Abraão, que embora todos fossem adotados pela circuncisão em uma participação da aliança, a graça de Deus não era eficaz em todos eles; e daí que eles, que desfrutam do favor de Deus, são filhos da promessa. Mas como isso aconteceu, ele ficou em silêncio ou deu uma sugestão obscura. Agora, de fato, ele atribui abertamente toda a causa à eleição de Deus, e isso é gratuito, e de modo algum depende dos homens; de modo que na salvação dos piedosos nada mais alto ( nihil superius ) deve ser buscado do que a bondade de Deus, e nada maior na perdição dos réprobos do que sua justa severidade.

Então a primeira proposição é: “Como a bênção da aliança separa a nação israelita de todas as outras pessoas, a eleição de Deus faz uma distinção entre os homens daquela nação, enquanto ele predestina alguns para a salvação e outros para a condenação eterna. ” A segunda proposição é: “Não há outra base para essa eleição senão a bondade de Deus, e também desde a queda de Adão, sua misericórdia; que abraça quem ele quiser, sem qualquer consideração pelas suas obras. ” A terceira é: – “O Senhor em sua eleição gratuita é livre e isento da necessidade de transmitir igualmente a mesma graça a todos; mas, pelo contrário, ele passa por quem ele quer e quem ele quer, ele escolhe. ” Todas essas coisas que Paulo inclui brevemente em uma frase: ele passa a outras coisas.

Além disso, por essas palavras: quando as crianças ainda não haviam nascido, nem haviam feito bem ou mal, ele mostra que Deus, ao fazer a diferença, não poderia ter tido nenhuma consideração pelas obras, pois elas ainda não haviam terminado. Agora, aqueles que argumentam do outro lado e dizem que essa não é a razão pela qual a eleição de Deus não deve fazer diferença entre os homens de acordo com o mérito das obras, pois Deus prevê quem são aqueles que, por obras futuras, seriam dignos ou indignos de sua graça, não são mais claros que Paulo, mas tropeçam em um princípio em teologia que deve ser bem conhecido por todos os cristãos, a saber, que Deus não pode ver nada na natureza corrupta do homem, como era o caso em Esaú e Jacó, para induzi-lo a manifestar seu favor. Quando, portanto, ele diz que nenhum deles havia feito bem ou mal, deve-se acrescentar o que ele deu como certo – que ambos eram filhos de Adão, por natureza pecaminosos e dotados de nenhuma partícula de justiça.

Não me demoro tanto em explicar essas coisas, porque o significado do apóstolo é obscuro; mas, como os sofistas, não se contentando com seu senso claro, tentam evitá-lo por distinções frívolas, eu gostaria de mostrar que Paulo não era de modo algum ignorante das coisas que alegam.

Pode-se dizer ainda que, embora apenas essa corrupção, que é difundida por toda a raça humana, seja suficiente, antes que ela entre em ação, como se costuma dizer, em ação, para condenação, e daí se segue, que Esaú foi justamente rejeitado pois ele era naturalmente filho da ira, ainda era necessário, para que não restasse dúvida, como se sua condição piorasse por causa de qualquer vício ou falha, que pecados não menos que as virtudes fossem excluídas. É verdade que a causa imediata da reprovação é a maldição que todos herdamos de Adão; todavia, para que possamos aprender a concordar com o simples e simples prazer de Deus, Paulo nos afasta dessa visão, até que estabeleça essa doutrina: – Que Deus tenha uma razão suficientemente justa para eleger e reprovar, por sua própria vontade. . (293)

Que o propósito de Deus segundo a eleição, etc. Ele fala da eleição gratuita de Deus quase em todos os casos. Se as obras tivessem algum lugar, ele deveria ter dito: “Para que sua recompensa possa durar através das obras”; mas ele menciona o propósito de Deus, que está incluído, por assim dizer, somente em seu próprio prazer. E para que não haja motivo de disputa sobre o assunto, ele removeu toda dúvida acrescentando outra cláusula , de acordo com a eleição, e depois uma terceira, não por meio de obras, mas por quem chama. Vamos agora aplicar nossas mentes mais de perto a esta passagem: Como o propósito de Deus segundo a eleição é estabelecido desta maneira: antes de os irmãos nascerem e terem feito o bem ou o mal, um foi rejeitado e o outro escolhido. ; segue-se, portanto, que, quando alguém atribui a causa da diferença às suas obras, ele subverte o propósito de Deus. Agora, acrescentando, não através das obras, mas através de quem chama, ele quer dizer, não por causa das obras, mas apenas pelo chamado; pois ele deseja excluir completamente as obras. Temos então toda a estabilidade de nossa eleição, incluída apenas no propósito de Deus: aqui os méritos não valem nada, pois resultam em nada além da morte; nenhum valor é considerado, pois não há; mas a bondade de Deus reina sozinha. Falso, então, é o dogma, e contrário à palavra de Deus – que Deus elege ou rejeita, pois prevê que cada um seja digno ou indigno de seu favor. (294)

“Ele não se opõe às obras à fé, mas àquele que chama, ou ao chamado, que precede a fé, isto é, àquele chamado que está de acordo com o propósito de Deus. Paulo quer dizer que a diferença entre Jacó e Esaú foi feita através da única vontade e prazer de Deus, não através de suas vontades ou obras, existentes ou previstas. ”Poli. Syn.

No entanto, alguns dos Padres, como Crisóstomo e Teodoreto , bem como alguns teólogos modernos, atribuem a eleição às obras previstas. Como isso é reconciliável com o argumento do apóstolo, e com as instâncias que ele aduz, é realmente uma questão muito difícil de entender. Uma maneira pela qual o argumento do apóstolo é evitado é que a eleição aqui é para privilégios temporais e externos. Seja assim: seja concedido; mas é apresentado pelo apóstolo como ilustração – e de quê? mais claramente de eleição espiritual e eterna. Ele se refere ao mesmo princípio, à livre escolha de Deus, e a nada no homem. “Deus previu a disposição de cada um.” – [Theodoret] e [Crisostom] “Sua eleição corresponde à disposição prevista dos homens.” – [Theodoret] “Isso foi feito pela presciência de Deus, pela qual ele sabia ainda não nascido, o que cada um seria .” – [Agostinho] São citações feitas por um escritor moderno ( [Bos] anquet) com aprovação: mas certamente nada poderia ser sugerido mais diretamente contrário às afirmações e argumentos do apóstolo. Apreendo, há um erro quanto à última citação; talvez semelhante ao feito ao citar [Agostinho] na parte final do sétimo capítulo desta epístola, onde o escritor cita um sentimento de [Agostinho] , que depois retratou, algo que tem sido frequentemente feito pelos defensores do papado. , mas de maneira alguma se tornar um protestante. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Para as crianças ainda não nascidas – Como a palavra crianças não está no texto, a palavra nações seria mais apropriada; pois é das nações que o apóstolo fala, como mostram os versículos seguintes, bem como a história a que ele se refere.

Nem ter feito nenhum bem – Merecer a distinção de ser feito o povo peculiar de Deus; nem o mal, merecer ficar de fora desta aliança e das distintas bênçãos nacionais que conferiu; que o propósito de Deus de acordo com a eleição possa permanecer – que tais distinções possam parecer depender apenas da livre escolha de Deus, não de obras ou de qualquer deserto no povo ou nas nações assim escolhidas; mas do mero propósito daquele que chama qualquer pessoa que lhe agrade, torná-los depositários de suas bênçãos especiais e, assim, distingui-los de todos os outros.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 9:11 . Nem ter feito nenhum bem ou mal Essas palavras podem ter sido adicionadas por São Paulo, para evitar expressamente uma objeção dos judeus, que poderiam estar prontos para dizer, que Esaú foi rejeitado por ser mau; como fizeram com Ismael, que ele foi rejeitado, porque era filho de uma escrava.

A principal coisa que precisa ser resolvida neste capítulo é: que tipo de eleição e reprovação o Apóstolo está falando aqui? se eleição, pelo decreto absoluto e propósito de Deus para a vida eterna, e reprovação, por um decreto absoluto semelhante, à miséria eterna; ou apenas eleição para os presentes privilégios e vantagens externas do reino de Deus neste mundo; e reprovação ou rejeição, pois significa não ser favorecido com esses privilégios e vantagens? E parece demonstrável que o apóstolo está discursando sobre a última eleição e rejeição, e não a primeira: pois, I. O assunto de seu argumento é manifestamente os privilégios enumerados em Romanos 9: 4-5 dos quais ele supõe que os judeus haviam caído ou cairia; ou que por muito tempo seriam privados do benefício deles: pois é com relação à perda desses privilégios que ele se preocupa tanto com seus irmãos e parentes segundo a carne, Romanos 9: 2-3. .; e é com referência ao fato de serem destituídos desses privilégios, que ele justifica a palavra e a justiça de Deus, Romanos 9: 6-24 . Não como se a palavra de Deus não tivesse surtido efeito ou falhado, etc. provar que Deus, de acordo com seu propósito de eleição, estava livre para conferi-los sobre qualquer ramo da semente de Abraão. Consequentemente, esses privilégios eram as bênçãos singulares que, pelo propósito de Deus, de acordo com a eleição, não de obras, mas daquele que chama, foram conferidas à posteridade de Jacó. Mas esses privilégios eram apenas aqueles que todo o corpo dos israelitas desfrutava neste mundo enquanto eram a igreja e o povo de Deus, e os privilégios que poderiam depois perder ou serem privados; portanto, a eleição da posteridade de Jacó para esses privilégios não foi eleição absoluta para a vida eterna. II Concordantemente com o propósito de Deus segundo a eleição, foi dito a Rebecca: O ancião deve servir ao mais novo; ou seja, a posteridade do idoso e do jovem. Pois Gênesis 25:23 disse o Senhor a ela: duas nações estão no teu ventre, e dois tipos de pessoas serão separados das tuas entranhas; e um povo será mais forte que o outro , e o ancião servirá o mais jovem. Estas são as palavras que significam o propósito de Deus de acordo com a eleição. Portanto, a eleição se refere à posteridade de Jacó, ou a toda a nação de Israel; mas toda a nação de Israel não foi absolutamente eleita para a vida eterna: portanto, etc. – III. De acordo com o propósito de Deus de acordo com a eleição, foi dito a Rebecca que o ancião deve servir ao mais novo; mas servir, nas Escrituras, nunca significa estar eternamente condenado no mundo vindouro; consequentemente, a bênção oposta, concedida à posteridade dos mais jovens, não poderia ser a salvação eterna, mas alguns privilégios nesta vida. Portanto, o objetivo de acordo com a eleição se refere a esses privilégios. IV A eleição aqui mencionada ocorreu primeiro em Abraão e sua semente, antes de sua semente nascer; e depois (isolando Ismael e toda a sua posteridade) em Isaque e sua semente, antes de nascerem; e então (excluindo Esaú e sua posteridade) em Jacó e sua semente, antes de nascerem. Mas as Escrituras nunca representam a vida eterna, concedida a qualquer família ou raça de homens dessa maneira. Portanto, etc. – V. Os vasos de misericórdia ( Romanos 9:23 .) São manifestamente opostos aos vasos da ira, Romanos 9:22 . Os vasos de misericórdia são todo o corpo dos judeus e gentios, que foram chamados ou convidados para o reino de Deus sob o Evangelho, Romanos 9:24 ; consequentemente, os vasos da ira são o corpo inteiro dos judeus incrédulos. Assim, Romanos 9: 30-31, todo o corpo de gentios crentes , que, de acordo com o propósito de eleição de Deus, alcançaram a justificação, se opõem a todo o corpo dos israelitas que o careceram: – mas os homens não serão recebidos para vida eterna, ou sujeita a condenação eterna no último dia em corpos coletivos; mas de acordo com pessoas particulares nesses corpos agiram bem ou mal. Portanto, etc. – VI. Quem cuidadosamente lê atentamente. 9: Romanos 10:11 : descobrirá que aqueles que não creram, cap. Romanos 11:31 são os judeus atualmente rejeitados, ou aquele Israel a quem a cegueira aconteceu em parte, cap. Romanos 11:25 .; – o mesmo que caiu e sobre quem Deus demonstrou severidade, cap. Romanos 11:22 .; o mesmo com os ramos naturais, a quem Deus não poupou, cap. Romanos 11:21 .; que foram separados da oliveira, cap. Romanos 11:19 ; Romanos 11:17 . que foram jogados fora, cap. Romanos 11:15 . que foram diminuídos e caídos, cap. Romanos 11:12 .; quem tropeçou, cara. Romanos 11:11 .; que eram pessoas desobedientes e indiferentes, cap. Romanos 10:21 ; que, ignorando a justiça de Deus, estabeleceram a sua própria, cap. Romanos 10: 3. – Porque buscavam a justiça, não pela fé, mas como era pelas obras da lei, cap. Romanos 9:32 .; e eles não alcançaram a lei da justiça, cap. Romanos 9:31 . Essas mesmas pessoas, mencionadas em todos esses lugares, são os vasos da ira aptos para a destruição, Romanos 9:22 . e o mesmo para quem São Paulo tinha grande peso e contínua tristeza em seu coração, Romanos 9: 2-3 . Em suma, eles são a nação incrédula, ou povo de Israel; e é com relação à reprovação ou rejeição deste povo, do reino peculiar do Messias, que ele está discutindo e reivindicando a verdade, justiça e sabedoria de Deus, no presente capítulo. Agora, se voltarmos e revisarmos esses três capítulos, descobriremos que o apóstolo, cap. Romanos 10: 1 deseja e ora com entusiasmo, para que sejam salvos os mesmos povos reprovados e rejeitados de Israel; ele afirma que eles não tinham tropeçado a ponto de cair finalmente e irrecuperavelmente, cap. Romanos 11:11 .; que eles deveriam novamente ter plenitude, Romanos 9:12 ; que eles devem ser recebidos novamente na igreja, Romanos 9:15 ; que uma santidade ainda lhes pertencia, Romanos 9:16 ; que, se ainda não permanecerem na incredulidade, serão novamente enxertados em sua própria oliveira , Romanos 9: 23-24 . e que a cegueira lhes aconteceu por um tempo, até que a plenitude dos gentios chegasse, Romanos 9:25 . e então ele prova das Escrituras, que todo Israel, toda esta nação, atualmente sob cegueira, será salva, Romanos 9: 26-27 . Que, ao tocar a eleição [original] , eles ainda eram amados por causa dos pais, dos patriarcas, Romanos 9:28 ; que, no caso deles, os dons e chamados de Deus são sem arrependimento, Romanos 9:29 ; e que através da nossa misericórdia , os gentios crentes , eles obterão finalmente misericórdia, Romanos 9:31 . Todas essas coisas são faladas daquele Israel ou corpo de pessoas, sobre cuja rejeição o apóstolo argumenta no capítulo 9; e, portanto, a rejeição sobre a qual ele aqui argumenta não pode ser reprovação absoluta à condenação eterna, mas o fato de serem, como nação, despojados daquelas honras e privilégios da igreja e do reino peculiar de Deus neste mundo, aos quais, em um determinado período, eles deve ser restaurado novamente. Mas mais uma vez, VII. Quem examinar cuidadosamente esses três capítulos, descobrirá que o povo que antes não acreditava em Deus, mas que agora obteve misericórdia, através da incredulidade dos judeus (cap. Romanos 11:30 .), É todo o corpo dos crentes. Gentios; os mesmos que foram cortados da oliveira que é selvagem por natureza e foram enxertados, ao contrário da natureza, na boa oliveira, cap. Romanos 11:24 ; Romanos 11:17 . o mesmo a quem Deus demonstrou a bondade, cap. Romanos 11:22 .; o mundo que foi reconciliado, cap. Romanos 11:15 . os gentios, que foram enriquecidos pela diminuição dos judeus, cap. Romanos 11:12 .; a quem a salvação veio através de sua queda, cap. Romanos 11:11 .; que alcançaram a justiça ou justificação, cap. Romanos 9:30 .; que não haviam sido povo de Deus, nem amado; mas agora são o seu povo, amado, e os filhos do Deus vivo; Romanos 9: 25-26 . Veja também Romanos 9:24 ; Romanos 9:23 ; Romanos 9:21 . Ele fala do mesmo corpo de homens em todos esses lugares, principalmente dos gentios crentes, principalmente, mas não excluindo um pequeno remanescente dos judeus crentes, que foram incorporados a eles. E é este corpo de homens, cujo chamado e eleição ele está provando; em cujo caso o propósito de Deus segundo a eleição permanece bom; e quem são os filhos da promessa contados como semente, Romanos 9: 8. – Eles são a eleição ou os eleitos. Agora, com relação a esse corpo chamado ou eleito do povo, ou qualquer pessoa em particular pertencente a esse corpo, o Apóstolo escreve assim, no cap. Romanos 11: 20-22 .: “Bem, por causa da incredulidade, eles, os judeus, foram rompidos, reprovados, rejeitados, e você se mantém, na igreja, entre os chamados ou eleitos de Deus, pela fé. mas medo, pois se Deus não poupou os ramos naturais, ouça, para que também não te poupe.Veja, portanto, a bondade e severidade de Deus sobre eles, os judeus que caíram, severidade; mas para ti, bondade; se tu continua na sua bondade; caso contrário, também serás cortado, rejeitado e reprovado. ” Isso prova que o chamado e a eleição, que o Apóstolo está pedindo aqui, não são eleições absolutas para a vida eterna, mas os privilégios atuais da igreja; – as honras e vantagens do povo peculiar de Deus: cuja eleição, por descrença e má-fé. , pode ser anulado e não dar em nada.

Romanos 9: 12-13 . O ancião deve servir ao mais jovem Essas palavras, o ancião deve servir ao mais jovem, em Gênesis 25:23 são usadas apenas no sentido nacional , e não pessoalmente; pois, nesse sentido, a proposição não é verdadeira: o que torna claro que as palavras Jacó amei, mas Esaú odiei, Romanos 9:13 devem ser tomadas também no sentido nacional, pela preferência que Deus deu a a posteridade de um deles para ser seu povo, e possuir a terra prometida. Ver Deuteronômio 7: 6-8 . A palavra odiado é freqüentemente usada nas Escrituras sagradas comparativamente, significando apenas “adiar nossa estima ou bondade”. Amei Jacó e odiei Esaú, portanto, só pode significar: “Preferi muito o primeiro ao segundo”. Ver Gênesis 29:31 . 14:26 . João 12:25 . Do versículo 7 ao 13, o apóstolo prova aos judeus que, embora a promessa tenha sido feita a Abraão e sua semente, ainda não era para toda a posteridade de Abraão, mas para a primeira escolha de Deus, mas a primeira escolha de Deus, Isaque e sua posteridade. E, novamente, quando Rebecca concebeu os gêmeos de Isaac, que era apenas um dos filhos de Abraão, Deus, de seu prazer abençoado, escolheu Jacó, o mais jovem, e sua posteridade, para ser seu povo peculiar. Veja Locke e a nota anterior. O Dr. Doddridge, no décimo terceiro versículo, observa que as palavras ali, em conexão com o precedente e o seguinte, realmente provam que Deus age com uma liberdade soberana, que não presta contas na dispensação de seus favores; e, consequentemente, provar que não foi pela previsão da obediência e piedade de Jacó, por um lado, ou pela profanação de Esaú, por outro, que essa preferência foi dada; pois então o argumento retirado de não ter realmente feito o bem nem o mal seria muito fraco. O Doutor depois acrescenta: Não obstante, é certo que o Apóstolo aqui não fala do estado eterno de Jacó e Esaú (o que alguns possam supor dedutível do que ele diz), nem de fato fala tanto das pessoas, como de sua posteridade, uma vez que é claramente a essa posteridade que se referem as duas profecias que ele cita em apoio de seu argumento; Gênesis 25:23 . Malaquias 1: 2-3 . Sua destruição da herança dos edomitas para os dragões do deserto é tão diferente de designar a pessoa de Esaú para a eterna miséria por um mero ato de soberania – sem considerar nada que seja feito ou a ser feito, por ele merecê-lo – que preferiria me submeter (diz o Doutor) a qualquer censura de meus companheiros de serviço, do que lidar tão livremente com meu Criador, a fim de concluir um do outro.

Referências Cruzadas

Salmos 51:5 – Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe.

Isaías 14:24 – O Senhor dos Exércitos jurou: “Certamente, como planejei, assim acontecerá, e, como pensei, assim será.

Isaías 14:26 – Esse é o plano estabelecido para toda a terra; essa é a mão estendida sobre todas as nações.

Isaías 23:9 – O Senhor dos Exércitos o planejou para abater todo orgulho e vaidade e humilhar todos os que tem fama na terra.

Isaías 46:10 – Desde o início faço conhecido o fim, desde tempos remotos, o que ainda virá. Digo: Meu propósito ficará de pé, e farei tudo o que me agrada.

Jeremias 51:29 – A terra treme e se contorce de dor, pois permanecem de pé os planos do Senhor contra a Babilônia: desolar a terra da Babilônia para que fique desabitada.

Romanos 4:17 – Como está escrito: “Eu o constituí pai de muitas nações”. Ele é nosso pai aos olhos de Deus, em quem creu, o Deus que dá vida aos mortos e chama à existência coisas que não existem, como se existissem.

Romanos 8:28 – Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.

Romanos 8:28 – Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.

Romanos 11:5 – Assim, hoje também há um remanescente escolhido pela graça.

Romanos 11:6 – E, se é pela graça, já não é mais pelas obras; se fosse, a graça já não seria graça.

Romanos 11:7 – Que dizer então? Israel não conseguiu aquilo que tanto buscava, mas os eleitos o obtiveram. Os demais foram endurecidos,

Efésios 1:4 – Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.

Efésios 1:9 – E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo,

Efésios 2:3 – Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.

Efésios 2:9 – não por obras, para que ninguém se glorie.

Efésios 3:11 – de acordo com o seu eterno plano que ele realizou em Cristo Jesus, nosso Senhor,

1 Tessalonicenses 1:4 – Sabemos, irmãos, amados de Deus, que ele os escolheu

1 Tessalonicenses 2:12 – exortando, consolando e dando testemunho, para que vocês vivam de maneira digna de Deus, que os chamou para o seu Reino e glória.

2 Tessalonicenses 2:13 – Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade.

2 Timóteo 1:9 – que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos,

Tito 3:5 – não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,

1 Pedro 5:10 – O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante pouco de tempo, os restaurará, os confirmará, lhes dará forças e os porá sobre firmes alicerces.

2 Pedro 1:10 – Portanto, irmãos, empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês, pois se agirem dessa forma, jamais tropeçarão,

Apocalipse 17:14 – Guerrearão contra o Cordeiro, mas o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; e vencerão com ele os seus chamados, escolhidos e fiéis”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *