Estudo de Tito 3:5 – Comentado e Explicado

E, não por causa de obras de justiça que tivéssemos praticado, mas unicamente em virtude de sua misericórdia, ele nos salvou mediante o batismo da regeneração e renovação, pelo Espírito Santo,
Tito 3:5

Comentário de Albert Barnes

Não pelas obras de retidão que fizemos – O plano não se baseava em nossas próprias boas obras, nem nossas próprias boas obras são agora a causa de nossa salvação. Se as pessoas pudessem ter sido salvas por suas próprias boas obras, não haveria necessidade de salvação pelo Redentor; se nossas próprias ações fossem agora a base de nosso título para a vida eterna, a obra de Cristo seria igualmente desnecessária. É um grande e fundamental princípio do evangelho que as boas obras dos homens não participem da justificação da alma. Eles não são, de maneira alguma, uma consideração pela qual Deus perdoa um homem e o recebe para favorecer. A única base da justificação é o mérito do Senhor Jesus Cristo, e em matéria de justificação diante de Deus, toda a raça está no mesmo nível; veja as notas em Efésios 2: 8-9 .

Mas de acordo com sua misericórdia –

(1) teve sua origem na misericórdia;

(2) É por mera misericórdia ou compaixão, e não por justiça;

(3) É uma expressão de grande misericórdia e,

(4) Agora é de fato conferido apenas pela misericórdia.

Tudo o que fizemos ou podemos fazer, quando chegamos a receber a salvação das mãos de Deus, não há outro elemento que entre nela senão a misericórdia. Não é porque nossas ações o merecem; não é porque, por arrependimento e fé, forjamos a tal estado de espírito que podemos reivindicá-lo; mas, depois de todas as nossas lágrimas, suspiros, orações e boas ações, é um mero favor. Mesmo assim, Deus poderia justamente retê-lo, se ele quisesse, e nenhuma culpa seria atribuída a ele se ele nos permitisse afundar na ruína.

Ele nos salvou – isto é, ele começou aquela salvação em nós que deve ser completada no céu. Um homem que já é renovado e perdoado pode ser mencionado como salvo – por:

(1) o trabalho de salvação é iniciado e,

(2) quando iniciado, certamente será concluído; veja as notas em Filemon 1: 6 .

Lavando a regeneração – Para entender corretamente essa passagem importante, é necessário verificar se a frase aqui usada se refere ao batismo e se algo diferente é intencionado por ela do que se entende pela frase seguinte – “renovar do Espírito Santo. ” – A palavra traduzida como “lavagem” ( ???t??? loutrou) ocorre no Novo Testamento somente neste lugar e em Efésios 5:26 , onde também é traduzida como “lavagem” – “Para que ele possa santificá-la e purificá-la (a igreja) com o lavagem de água pela palavra. ” A palavra significa apropriadamente “um banho”; depois água para tomar banho; depois o ato de tomar banho, lavar, abluir. Passow e Robinson. É usado por Homer para indicar um banho quente ou frio; então uma lavagem e é assim aplicada às ofertas de bebida em sacrifício, que deveriam purificar ou lavar o pecado. Passow. A palavra aqui não significa “pia”, ou o recipiente para lavagem, que seria expresso por ???t?? louterand e essa palavra não pode ser aplicada corretamente à fonte batismal.

A palavra em si seria naturalmente entendida como se referindo ao batismo (compare as notas em Atos 22:16 ), que era considerado o emblema de lavar os pecados ou de purificá-los. Eu digo que era o emblema, não o meio de purificar a alma do pecado. Se essa é a alusão, e parece provável, então a frase “lavagem da regeneração” significaria “aquela lavagem externa ou batismo que é o emblema da regeneração” e que é apontada como uma das ordenanças relacionadas à salvação; veja as notas em Marcos 16:16 : “Quem crer e for batizado será salvo.” Não é afirmado nesta frase que o batismo é o meio de regeneração; ou que a graça é necessariamente transmitida por ela; e menos ainda que o batismo seja regeneração, pois nenhum deles é uma interpretação necessária da passagem e não deve ser assumido como o verdadeiro. Toda a força da linguagem será alcançada pela suposição de que isso significa que o batismo é o emblema ou símbolo da regeneração e, se for esse o caso, ninguém tem o direito de assumir que o outro é certamente o significado.

E que esse é o significado é mais claro, porque em nenhum lugar do Novo Testamento é ensinado que o batismo é regeneração ou que é o meio de regeneração. A palavra traduzida como “regeneração” ( pa????e?es?a palingenesia) – ocorre no Novo Testamento somente aqui e em Mateus 19:28 , – “na regeneração quando o Filho do homem” etc. etc. Significa, corretamente, um novo nascimento, reprodução, ou renovação. Seria aplicado adequadamente a alguém que deveria ser gerado de novo nesse sentido, que uma nova vida lhe fosse iniciada de alguma forma correspondente ao fato de ele ter sido levado a viver primeiro. À idéia apropriada da palavra, é essencial que haja uma noção ligada ao começo da vida no homem, para que se diga que ele vive novamente; e como a religião é representada nas Escrituras como vida, a religião é adequadamente aplicada ao início desse tipo de vida pelo qual se pode dizer que o homem vive novamente. Esta palavra, ocorrendo apenas aqui e em Mateus 19:28 , e indubitavelmente não se referindo ao batismo, não deve ser entendida aqui como se referindo a isso, ou aplicada a isso, porque:

(1) esse não é o significado apropriado da palavra;

(2) não há uso das Escrituras para sancioná-lo;

(3) a conexão aqui não exige;

(4) os correlativos da palavra (ver João 3: 3 , João 3: 5-6 , João 3: 8 ; 1 Pedro 1: 3 ) são aplicados apenas àquela grande mudança moral que é produzida pelo Espírito Santo, e,

(5) é um uso perigoso da palavra.

Seu uso nesse sentido deixa a impressão de que a única mudança necessária para o homem é aquela que é produzida ao ser regularmente batizado. Em quase nenhum ponto houve tanto dano na igreja como pela aplicação da palavra “regeneração” ao batismo. Afeta o começo da religião na alma, e se um erro é cometido lá, é aquele que deve permear todas as visões da piedade.

E renovação do Espírito Santo – Esta é uma cláusula importante, acrescentada por Paulo, aparentemente para salvar a possibilidade de cair em erro. Se a expressão anterior, “a lavagem da regeneração”, tivesse sido mantida por si mesma, poderia ter sido suposto que toda a regeneração necessária seria aquela que acompanharia o batismo. Mas ele evita a possibilidade desse erro, dizendo que a “renovação do Espírito Santo” é uma parte indispensável daquilo pelo qual somos salvos. É necessário que isso exista além do que é seu mero emblema – a lavagem da regeneração – pois, sem isso, o primeiro seria insignificante e inútil. É importante observar que o apóstolo de maneira alguma diz que isso sempre decorre do anterior, nem afirma que jamais decorre dele – seja qual for a verdade nesse ponto -, mas ele afirma que é nisso que salvação depende. – A palavra traduzida como “renovar” ( ??a?a???s?? anakainosis) ocorre apenas aqui e em Romanos 12: 2 , onde também é traduzida como “renovar”; compare Nota sobre esse lugar. O verbo ( ??a?a???? anakainoo) ocorre em 2 Coríntios 4:15 e Colossenses 3:19 , em ambos os lugares em que é traduzido como “renovado” e a palavra correspondente ??a?a????? anakainizoin Hebreus 6: 6 .

O substantivo significa propriamente fazer novo novamente: uma renovação; uma renovação; compare H. Planck em Bib. Repos. Eu. 677. É uma palavra que é encontrada apenas nos escritos de Paulo e nos escritores gregos eclesiásticos. Seria aplicado corretamente a uma mudança que o Espírito Santo produz na alma, tornando-o um novo homem; isto é, um homem novo, no que diz respeito à religião – novo em seus pontos de vista, sentimentos, desejos, esperanças, planos e propósitos. Ele é tão diferente do que era antes, que se pode dizer que ele entra em uma nova vida; veja as notas em Efésios 4: 23-24 . A “renovação do Espírito Santo” significa, é claro, aquilo que o Espírito Santo produz, reconhecendo o fato, em toda parte ensinado nas Escrituras, que o Espírito Santo é o Autor da nova criação. Não pode significar, como Koppe supõe, a renovação da própria mente, ou a produção de um espírito santo na alma.

Comentário de E.W. Bullinger

Não App-105.

por . Grego. ek , App-104.

do. Grego. en . App-104.

justiça. App-191.

ter feito = fez,

de acordo com . App-104., Com textos.

por . App-104. Tito 3: 1 .

a lavagem . . . Ghost . Figura do discurso Hendiadye . App-8. Duas coisas mencionadas, mas apenas uma coisa significava. Uma referência aqui aos dons abundantemente concedidos a nós “antes que a verdade fosse anunciada a respeito da perfeição do crente em Cristo, além das ordenanças.

lavagem . Grego. Loutron . Somente aqui e Efésios 5:26 . A palavra significa, principalmente, um vaso para o banho.

regeneração. Genitivo de aposição . App-17. Grego. palingenésia . A referência é para o novo homem. Somente aqui e Mateus 19:28 .

renovando . Grego. anacainose . Somente aqui e Romanos 12: 2 . O verbo em Colossenses 3:10 .

off = por.

Espírito Santo . App-101.

Comentário de John Calvin

5 Não por obras (259) Lembremos que aqui Paulo dirige seu discurso aos crentes e descreve a maneira pela qual eles entraram no reino de Deus. Ele afirma que, por suas obras, eles não mereciam que se tornassem participantes da salvação, ou que deveriam ser reconciliados com Deus pela fé; mas ele diz que eles obtiveram essa bênção somente através da misericórdia de Deus. Portanto, concluímos pelas suas palavras que nada trazemos a Deus, mas que ele nos precede por sua pura graça, sem nenhuma consideração pelas obras. Pois quando ele diz: “Não pelas obras que fizemos”, ele quer dizer que nada podemos fazer senão pecar até que sejamos renovados por Deus. Esta afirmação negativa depende da afirmação anterior, pela qual ele disse que eles eram tolos e desobedientes, e levados por vários desejos, até que foram criados novamente em Cristo; e, de fato, que bom trabalho poderia advir de uma massa tão corrupta?

É loucura, portanto, alegar que um homem se aproxima de Deus por seus próprios “preparativos”, como eles os chamam. Durante todo o período da vida, eles se afastam cada vez mais dele, até que ele estende a mão e os traz de volta àquele caminho pelo qual se desviaram. Em resumo, que nós, em vez de outros, fomos admitidos a desfrutar da salivação de Cristo, é totalmente atribuído por Paulo à misericórdia de Deus, porque não havia obras de justiça em nós. Esse argumento não teria peso, se ele não desse por certo, que tudo o que tentamos fazer antes de acreditarmos é injusto e odioso para Deus.

O que havíamos feito. Argumentar, no pretérito pretérito deste verbo, que Deus olha para os futuros méritos dos homens quando os chama, é sofístico e tolo. “Quando Paulo”, dizem eles, “nega que Deus seja induzido por nossos méritos a conceder sua graça sobre nós, ele limita a afirmação ao tempo passado; e, portanto, se é apenas pela justiça que precede que não resta mais espaço, a justiça futura é admitida em consideração. ” Mas eles assumem um princípio que Paulo em toda parte rejeita, quando declara que a eleição pela graça livre é o fundamento das boas obras. Se devemos inteiramente à graça de Deus, que estamos aptos a viver uma vida santa, que futuras obras nossas Deus contemplará? Se, antes de sermos chamados por Deus, a iniqüidade detém tal domínio sobre nós, que não deixará de progredir até atingir seu auge, como Deus pode ser induzido, por uma consideração à nossa justiça, a nos chamar? Fora então com tão insignificante! Quando Paulo falou de obras passadas, seu único objetivo era excluir todos os méritos. O significado de suas palavras é como se ele tivesse dito: “Se nos vangloriarmos de algum mérito, que tipo de obras tivemos?” Essa máxima é válida, de que os homens não seriam melhores do que eram antes, se o Senhor não os fizesse melhores por seu chamado.

Ele nos salvou. Ele fala de fé e mostra que já obtivemos a salvação. Embora, enquanto nos apegemos aos emaranhados do pecado, tenhamos um corpo de morte, mas tenhamos certeza de nossa salvação, desde que sejamos enxertados em Cristo pela fé, de acordo com o ditado:

“Aquele que crê no Filho de Deus
passou da morte para a vida. “ ( João 5:24 .)

No entanto, logo depois, ao introduzir a palavra fé, o apóstolo mostrará que ainda não alcançamos o que Cristo adquiriu para nós por sua morte. Por conseguinte, segue-se que, por parte de Deus, nossa salvação é concluída, enquanto o pleno gozo dela é adiado até o fim de nossa guerra. E é isso que o mesmo apóstolo ensina em outra passagem: “somos salvos pela esperança”. ( Romanos 8:24 .)

Ao lavar a regeneração, não tenho dúvida de que ele alude, pelo menos, ao batismo, e mesmo não objetarei que essa passagem seja exposta como relacionada ao batismo; não que a salvação esteja contida no símbolo externo da água, mas porque o batismo nos diz a salvação obtida por Cristo. Paulo trata da exibição da graça de Deus, que, como dissemos, foi feita pela fé. Visto que, portanto, uma parte da revelação consiste no batismo, isto é, na medida em que se pretende confirmar nossa fé, ele faz menção apropriada. Além disso, o batismo – sendo a entrada na Igreja e o símbolo de nossa criação em Cristo – é aqui adequadamente introduzido por Paulo, quando ele pretende mostrar de que maneira a graça de Deus nos apareceu; de modo que a tensão da passagem segue assim: – “Deus nos salvou por sua misericórdia, cujo símbolo e promessa ele deu no batismo, nos admitindo em sua Igreja e nos enxertando no corpo de seu Filho”.

Agora, os apóstolos costumam tirar um argumento dos sacramentos, para provar o que é exibido abaixo de uma figura, porque deve ser considerado pelos crentes como um princípio estabelecido, de que Deus não ostenta conosco por figuras irrelevantes, mas interiormente. realiza por seu poder o que ele exibe pelo sinal externo; e, portanto, o batismo é apropriado e verdadeiramente dito ser “a lavagem da regeneração”. A eficácia e o uso dos sacramentos serão entendidos adequadamente por aquele que conectará o sinal e o que é significado, de maneira a não tornar o sinal insignificante e ineficaz, e que, no entanto, não o fará por adorná-lo. , tira do Espírito Santo o que lhe pertence. Embora pelo batismo os homens maus não sejam lavados nem renovados, ele retém esse poder, no que diz respeito a Deus, porque, embora rejeitem a graça de Deus, ainda assim é oferecido a eles. Mas aqui Paulo se dirige aos crentes, nos quais o batismo é sempre eficaz e nos quais, portanto, está adequadamente conectado à sua verdade e eficácia. Mas, por esse modo de expressão, somos lembrados de que, se não desejamos aniquilar o batismo santo, devemos provar sua eficácia por “novidade de vida”. ( Romanos 6: 4. )

E da renovação do Espírito Santo (260) Embora ele tenha mencionado o sinal, para que ele possa exibir à nossa vista a graça de Deus, ainda assim, para que não fixemos toda a nossa atenção no sinal, ele imediatamente nos envia ao Espírito. , para que possamos saber que somos lavados pelo seu poder, e não pela água, de acordo com o que é dito, –

“Eu vou espargir sobre você águas limpas, mesmo meu Espírito.”
( Ezequiel 36:25 .)

E, de fato, as palavras de Paulo concordam tão completamente com as palavras do Profeta, que parece claramente que os dois dizem a mesma coisa. Por essa razão, eu disse no início que Paulo, enquanto ele fala diretamente sobre o Espírito Santo, ao mesmo tempo alude ao batismo. É, portanto, o Espírito de Deus que nos regenera e nos torna novas criaturas; mas porque sua graça é invisível e oculta, um símbolo visível dela é visto no batismo.

Alguns leem a palavra “renovar”, no caso acusativo, assim: – “através da lavagem da regeneração e (através) da renovação do Espírito Santo”., Mas a outra leitura – “através da lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo ”- é, na minha opinião, preferível.

Comentário de Adam Clarke

Não por obras de justiça – Aqueles que eram tolos, desobedientes e enganados, servindo a diversas concupiscências e prazeres, não poderiam ter obras de justiça para implorar; portanto, se salvos, eles devem ser salvos pela misericórdia. Veja a nota em Efésios 2: 8 ; e veja um discurso intitulado, Salvação pela Fé provada, 8v., 1816, em que examinei todo sistema inventado pelo homem para sua restauração ao favor e à imagem Divinos; e demonstrei, por mera razão, sua total insuficiência para responder às perguntas. fim para o qual foram inventados; e provaram que a doutrina da salvação pela fé é o único caminho racional da salvação.

Pela lavagem da regeneração – ??a ???t??? pa????e?es?a? · Sem dúvida, o apóstolo aqui significa batismo, o rito pelo qual as pessoas foram admitidas na Igreja e o sinal visível das influências purificadoras e purificadoras do Espírito Santo, às quais o apóstolo imediatamente se une. O batismo é apenas um sinal e, portanto, nunca deve ser separado da coisa significada; mas é um ritual ordenado pelo próprio Deus e, portanto, a coisa significada nunca deve ser esperada sem ela.

Pela renovação do Espírito Santo, devemos entender, não apenas a profissão de sermos obrigados a viver uma nova vida, mas a graça que renova o coração e nos permite, assim, viver; então as influências renovadoras são aqui pretendidas. O batismo não muda nada; a graça significada por ela limpa e purifica. Os que pensam que o batismo é regeneração, não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus; portanto, eles erram muito.

Comentário de Thomas Coke

Tito 3: 5 . Não por obras de justiça, etc. – “Porque não foram por nenhuma obra de justiça que nós mesmos havíamos feito; por quaisquer atos de obediência, seja por preceitos cerimoniais ou morais, pelos quais nos tornamos dignos de sua consideração favorável; mas de acordo com sua própria misericórdia, que ele nos salvou da condenação e da ruína, pela lavagem da regeneração e pela renovação do Espírito Santo, que, por sua influência purificadora, opera para voltar a Deus tudo o que renderá para ser salvo pela graça. , e os leva ao número de seus filhos, e depois avança o trabalho feliz em todos os que persistem em se apegar a ele, melhorando-os cada vez mais na vida e na imagem divinas “.

Comentário de Scofield

justiça (Ver Scofield “ Romanos 10: 3 “)

salvo (Veja Scofield “ Romanos 1:16 “) .

Comentário de John Wesley

Não pelas obras de justiça que fizemos, mas de acordo com sua misericórdia, ele nos salvou, lavando a regeneração e renovando o Espírito Santo;

Não por obras – Nesta passagem importante, o apóstolo nos apresenta uma visão agradável de nossa redenção. Aqui temos: 1. A causa disso; não nossas obras ou retidão, mas “a bondade e o amor de Deus, nosso Salvador”. 2. os efeitos; (1) Justificação; “sendo justificado”, perdoado e aceito pelos únicos méritos de Cristo, não de qualquer deserto em nós, mas de acordo com sua própria misericórdia “, por sua graça”, sua bondade livre e imerecida. (2.) Santificação, expressa pela pia da regeneração (isto é, batismo, a coisa significada, bem como o sinal externo), e a renovação do Espírito Santo; que purifica a alma, como a água limpa o corpo e o renova em toda a imagem de Deus3. A consumação de todos; – para que possamos nos tornar herdeiros da vida eterna e viver agora na alegre esperança dela.

Referências Cruzadas

Jó 9:20 – Mesmo sendo eu inocente, minha boca me condenaria; se eu fosse íntegro, ela me declararia culpado.

Jó 15:14 – “Como o homem pode ser puro? Como pode ser justo quem nasce de mulher?

Jó 25:4 – Como pode então o homem ser justo diante de Deus? Como pode ser puro quem nasce de mulher?

Salmos 51:10 – Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável.

Salmos 62:12 – Contigo também, Senhor, está a fidelidade. É certo que retribuirás a cada um conforme o seu procedimento.

Salmos 86:5 – Tu és bondoso e perdoador, Senhor, rico em graça para com todos os que te invocam.

Salmos 86:15 – Mas tu, Senhor, és Deus compassivo e misericordioso, muito paciente, rico em amor e em fidelidade.

Salmos 130:7 – Ponha a sua esperança no Senhor, ó Israel, pois no Senhor há amor leal e plena redenção.

Salmos 143:2 – Mas não leves o teu servo a julgamento, pois ninguém é justo diante de ti.

Isaías 57:12 – Sua retidão e sua justiça exporei, e elas não a beneficiarão.

Miquéias 7:18 – Quem é comparável a ti, ó Deus, que perdoas o pecado e esqueces a transgressão do remanescente da sua herança? Tu que não permaneces irado para sempre, mas tens prazer em mostrar amor.

Lucas 1:50 – A sua misericórdia estende-se aos que o temem, de geração em geração.

Lucas 1:54 – Ajudou a seu servo Israel, lembrando-se da sua misericórdia

Lucas 1:72 – para mostrar sua misericórdia aos nossos antepassados e lembrar sua santa aliança,

Lucas 1:78 – por causa das ternas misericórdias de nosso Deus, pelas quais do alto nos visitará o sol nascente

Lucas 10:27 – Ele respondeu: ” ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’ e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’”.

João 3:3 – Em resposta, Jesus declarou: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”.

Romanos 3:20 – Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à lei, pois é mediante a lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado.

Romanos 3:28 – Pois sustentamos que o homem é justificado pela fé, independente da obediência à lei.

Romanos 4:5 – Todavia, àquele que não trabalha, mas confia em Deus que justifica o ímpio, sua fé lhe é creditada como justiça.

Romanos 9:11 – Todavia, antes que os gêmeos nascessem ou fizessem qualquer coisa boa ou má — a fim de que o propósito de Deus conforme a eleição permanecesse,

Romanos 9:16 – Portanto, isso não depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus.

Romanos 9:30 – Que diremos, então? Os gentios, que não buscavam justiça, a obtiveram, uma justiça que vem da fé;

Romanos 11:6 – E, se é pela graça, já não é mais pelas obras; se fosse, a graça já não seria graça.

Romanos 12:2 – Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

1 Coríntios 6:11 – Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus.

Gálatas 2:16 – sabemos que o ninguém é justificado pela prática da lei, mas mediante a fé em Jesus Cristo. Assim, nós também cremos em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pela prática da lei, porque pela prática da lei ninguém será justificado.

Gálatas 3:16 – Assim também as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. A Escritura não diz: “E aos seus descendentes”, como se falando de muitos, mas: “Ao seu descendente”, dando a entender que se trata de um só, isto é, Cristo.

Efésios 1:6 – para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado.

Efésios 2:4 – Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,

Efésios 2:8 – Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;

Efésios 4:23 – a serem renovados no modo de pensar e

Efésios 5:26 – para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra,

Colossenses 3:10 – e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador.

2 Timóteo 1:9 – que nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos,

Tito 3:4 – Mas quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens da parte de Deus, nosso Salvador,

Hebreus 4:16 – Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.

Hebreus 6:6 – e caíram, é impossível que sejam reconduzidos ao arrependimento; pois para si mesmos estão crucificando de novo o Filho de Deus, sujeitando-o à desonra pública.

1 Pedro 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

1 Pedro 2:10 – Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam.

1 Pedro 3:21 – e isso é representado pelo batismo que agora também salva vocês — não a remoção da sujeira do corpo, mas o compromisso de uma boa consciência diante de Deus — por meio da ressurreição de Jesus Cristo,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *