Estudo de Romanos 4:5 – Comentado e Explicado

Mas aquele que sem obra alguma crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada em conta de justiça.
Romanos 4:5

Comentário de Albert Barnes

Mas se a nossa injustiça – Se o nosso pecado. O pecado em particular que havia sido especificado em Romanos 3: 3 era “incredulidade”. Mas o apóstolo aqui dá à objeção uma forma geral. Isso deve ser considerado como uma objeção que um judeu pode fazer. A força disso é esta:

(1) Foi admitido que alguns não acreditavam; isto é, pecou.

(2) mas Deus foi fiel às suas promessas. Não obstante o pecado deles, o caráter de Deus era o mesmo. Não,

(3) No meio do pecado, e como um dos resultados dele, o caráter de Deus, como um Ser justo, brilhou ilustrativamente. A questão então era:

(4) Se sua glória resultou dela; se o efeito de todos era mostrar que seu caráter era puro; como ele poderia punir o pecado do qual sua própria glória resultou? E esta é uma pergunta que é freqüentemente feita pelos pecadores.

Elogiar – Recomendar; mostrar; tornar ilustre.

A justiça de Deus – Seu caráter justo e santo. Este foi o efeito na mente de Davi, que ele viu mais claramente a justiça de Deus em suas ameaças contra o pecado, em conseqüência de sua própria transgressão. E se esse efeito se seguisse, se a honra era assim feita a Deus, a pergunta era: como ele poderia punir consistentemente o que tendia a promover sua própria glória?

O que diremos? O que se segue? ou, qual é a inferência? Esse é um modo de falar como se o objetor hesitasse em expressar uma inferência que pareceria seguir, mas que era horrível em seu caráter.

Deus é injusto? O significado disso seria melhor expresso assim: “Deus não é injusto em punir? Não se segue que, se Deus é honrado pelo pecado, seria errado ele infligir punição? ”

Quem realiza vingança – O significado disso é simplesmente “quem inflige punição”. A idéia de vingança não está necessariamente no ????? orgen original . Geralmente é traduzida por “ira”, mas muitas vezes significa simplesmente “punição”, sem qualquer referência ao estado de espírito daquele que a inflige, Mateus 3: 7 ; Lucas 3: 7 ; Lucas 21:23 ; João 3:36 . Notas, Romanos 1:18 ; Romanos 4:15 .

Falo como homem – falo da maneira dos seres humanos. Falo como parece ser o caso da visão humana; ou como atingiria a mente humana. Isso não significa que a linguagem fosse a que as pessoas más estavam acostumadas a usar; mas que o opositor expressou um sentimento que, para a visão humana, pareceria seguir do que foi dito. Considero isso a linguagem de um objetor. Implica um certo grau de reverência pelo caráter de Deus e uma aparente falta de vontade de declarar uma objeção que parecia desonrosa a Deus, mas que, no entanto, pressionava tanto a mente a ponto de parecer irresistível. Nenhuma maneira de afirmar a objeção poderia ter sido mais ardilosa ou impressionante.

Comentário de E.W. Bullinger

crer . App-150.

ímpios = ímpios. Grego. asebes. Aqui, Romanos 5: 6 . 1 Timóteo 1: 9 . 1 Pedro 4:18 . 2 Pedro 2: 5 ; 2 Pedro 3: 7 . Judas 1:15 . Compare o App-128.

. App-150.

Comentário de John Calvin

5) Mas acredita nele, etc. Essa é uma frase muito importante, na qual ele expressa a substância e a natureza da fé e da justiça. Ele realmente mostra claramente que a fé nos traz justiça, não porque seja um ato meritório, mas porque obtém para nós o favor de Deus. (134) Ele também não declara apenas que Deus é o doador da justiça, mas também nos denuncia a injustiça, a fim de que a generosidade de Deus possa vir para ajudar nossa necessidade: em resumo, ninguém buscará a justiça da fé, exceto quem sente que é ímpio; pois esta frase deve ser aplicada ao que é dito nesta passagem – que a fé nos adorna com a justiça de outro, que ela busca como um presente de Deus. E aqui novamente, diz-se que Deus nos justifica quando ele perdoa livremente os pecadores e favorece aqueles com quem ele pode estar zangado, com seu amor, isto é, quando sua misericórdia destrói nossa injustiça.

“Cuidado”, diz [Chalmers] , “de ter qualquer visão de fé que o leve a anexar a ela o tipo de mérito, ou de reivindicação, ou de se gloriar sob o evangelho, que são anexados às obras sob a lei. Isso, de fato, estava apenas animando com espírito jurídico toda a fraseologia e doutrina do evangelho. É Deus quem justifica. Ele redigiu a escritura e concedeu a escritura. É nossa simplesmente apossar-se dela … Qualquer outra visão de fé que não a que se vangloria deve ser totalmente anti-bíblica. ” – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Mas àquele que não trabalha – o que foi o caso de Abraão, pois ele foi chamado quando era ímpio, isto é, um idólatra; e, em sua crença, era livremente justificado: e, como todos os homens pecaram, ninguém pode ser justificado por obras; e, portanto, a justificação, se é que ela ocorre, deve ocorrer em favor dos ímpios, na medida em que toda a humanidade é assim. Agora, como estado e modo de Abraão em que ele foi justificado, são o plano e o governo segundo os quais Deus pretende salvar os homens; e como seu estado era ímpio, e o modo de sua justificação era pela fé na bondade e misericórdia de Deus; e este é precisamente o estado dos judeus e gentios atualmente; não pode haver outro modo de justificação senão pela fé naquele Cristo, que é a semente de Abraão, e em quem, de acordo com a promessa, todas as nações da Terra devem ser abençoadas.

É necessário observar aqui, a fim de evitar confusão e má compreensão, que embora o verbo d??a??? tenha uma variedade de sentidos no Novo Testamento, ainda aqui deve ser tomado como implicando o perdão do pecado; receber uma pessoa a favor de Deus. Veja essas diferentes aceitações citadas na nota em Romanos 1:17 ; (nota), e particularmente sob o número 7. Também é necessário observar que nossos tradutores traduzem o verbo ??????µa? de maneira diferente nas diferentes partes deste capítulo. É contado, Romanos 4: 3 , Romanos 4: 5 ; calculado, Romanos 4: 4 , Romanos 4: 9 , Romanos 4:10 ; imputado, Romanos 4: 6 , Romanos 4: 8 , Romanos 4:11 , Romanos 4: 22-24 . Considerado é provavelmente o melhor sentido em todos esses lugares.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 4: 5 . O ímpio Abraão é o assunto do discurso do apóstolo; e ele claramente sugere, embora não tenha escolhido falar, que até Abraão antes de sua conversão era responsável por não prestar a devida reverência e adoração a Deus, como a palavra ‘ ?seß??, que tornamos ímpios, importa adequadamente. Veja no cap. Romanos 1:18 .

Comentário de Scofield

contado

Ou, calculado ou imputado, ou seja, colocado na conta de.

Veja Filemom 1:18 , mesma palavra:

Comentário de John Wesley

Mas para o que não trabalha, mas crê naquele que justifica o ímpio, sua fé é considerada justiça.

Mas para quem não trabalha – Sendo impossível, ele deveria sem fé.

Mas crê que sua fé lhe é imputada como justiça – Portanto, a afirmação de Deus de Abraão, que a fé lhe foi imputada como justiça, mostra claramente que ele não trabalhou; ou, em outras palavras, que ele não era justificado pelas obras, mas apenas pela fé. Portanto, vemos claramente como essa opinião é infundada, que a santidade ou santificação é anterior à nossa justificação. Pois o pecador, sendo primeiro convencido de seu pecado e perigo pelo Espírito de Deus, permanece tremendo diante do terrível tribunal da justiça divina; e não tem nada a alegar, mas sua própria culpa e os méritos de um Mediador. Cristo aqui interpõe; a justiça é satisfeita; o pecado é remido e o perdão é aplicado à alma por uma fé divina operada pelo Espírito Santo, que então inicia a grande obra da santificação interior. Assim, Deus justifica os ímpios, e ainda permanece justo e fiel a todos os seus atributos! Mas ninguém, portanto, presume “continuar em pecado”; pois para os impenitentes, Deus “é um fogo consumidor”. Sobre aquele que justifica o ímpio – Se um homem pudesse ser santificado antes de ser justificado, isso deixaria totalmente de lado sua justificação; vendo que ele não poderia, na própria natureza da coisa, ser justificado se não fosse, naquele mesmo tempo, ímpio.

Referências Cruzadas

Josué 24:2 – Josué disse a todo o povo: “Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘Há muito tempo, os seus antepassados, inclusive Terá, pai de Abraão e de Naor, viviam além do Eufrates e prestavam culto a outros deuses.

Habacuque 2:4 – Escreva: “O ímpio está envaidecido; seus desejos não são bons; mas o justo viverá pela sua fidelidade.

Zacarias 3:3 – Ora, Josué, vestido de roupas impuras, estava de pé diante do anjo.

João 5:24 – “Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.

Atos dos Apóstolos 13:38 – “Portanto, meus irmãos, quero que saibam que mediante Jesus lhes é proclamado o perdão dos pecados.

Romanos 1:17 – Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé”.

Romanos 3:22 – justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção,

Romanos 3:26 – mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.

Romanos 4:3 – Que diz a Escritura? “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça”.

Romanos 4:24 – mas também para nós, a quem Deus creditará justiça, para nós, que cremos naquele que ressuscitou dos mortos a Jesus, nosso Senhor.

Romanos 4:24 – mas também para nós, a quem Deus creditará justiça, para nós, que cremos naquele que ressuscitou dos mortos a Jesus, nosso Senhor.

Romanos 5:1 – Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo,

Romanos 5:6 – De fato, no devido tempo, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu pelos ímpios.

Romanos 8:30 – E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou.

Romanos 10:3 – Porquanto, ignorando a justiça que vem de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se submeteram à justiça de Deus.

Romanos 10:9 – Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.

1 Coríntios 6:9 – Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos,

Gálatas 2:16 – sabemos que o ninguém é justificado pela prática da lei, mas mediante a fé em Jesus Cristo. Assim, nós também cremos em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pela prática da lei, porque pela prática da lei ninguém será justificado.

Gálatas 3:8 – Prevendo a Escritura que Deus justificaria pela fé os gentios, anunciou primeiro as boas novas a Abraão: “Por meio de você todas as nações serão abençoadas”.

Gálatas 3:9 – Assim, os que são da fé são abençoados juntamente com Abraão, homem de fé.

Filipenses 3:9 – e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé.

1 Timóteo 1:13 – a mim que anteriormente fui blasfemo, perseguidor e insolente; mas alcancei misericórdia, porque o fiz por ignorância e na minha incredulidade;

Tito 3:3 – Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *