Estudo de Romanos 4:3 – Comentado e Explicado

Ora, que diz a Escritura? Abraão creu em Deus e isso lhe foi imputado em conta de justiça {Gn 15,6}.
Romanos 4:3

Comentário de Albert Barnes

Para quê se alguns não acreditaram? Isso deve ser considerado como outra objeção de um judeu. “O que então? ou o que se segue? se se admitir que parte da nação não acreditou, não se segue que a fidelidade de Deus em suas promessas falhará? ” Os pontos da objeção são os seguintes:

(1) O apóstolo sustentou que a nação era pecadora Mateus 13:23 ; 2 Timóteo 3:10 ; Oséias 2:20 .

De nenhum efeito – Destrua; ou impedi-lo de cumprir suas promessas. O significado da objeção é que o fato supunha que os judeus se tornariam infiéis e se perderiam, implicaria que Deus não cumprira suas promessas à nação; ou que ele fez promessas que o resultado mostrou que ele não foi capaz de cumprir.

Comentário de E.W. Bullinger

a Escritura . Gênesis 15: 6 .

Abraão . Leia: “Agora Abraão”.

acreditado . App-150. contado = calculado, imputado. Grego. logizomai. Ver Romanos 2: 3 (Paulo cita a Septuaginta)

até = para.

justiça . App-191.

Comentário de John Calvin

3. Para que diz a Escritura? Esta é uma prova da proposição menor, ou do que ele assumiu, quando negou que Abraão tivesse algum fundamento para a glória: pois se Abraão era justificado, porque abraçava, pela fé, a abundante misericórdia de Deus, segue-se que ele não tinha nada para se gloriar; pois ele não trouxe nada próprio, exceto uma confissão de sua miséria, que é uma solicitação de misericórdia. De fato, ele considera que a justiça da fé é o refúgio e, por assim dizer, o asilo do pecador, que é destituído de obras. Pois, se há justiça pela lei ou pelas obras, deve ser nos próprios homens; mas pela fé eles derivam de outro o que estão querendo em si mesmos; e, portanto, a justiça da fé é corretamente chamada de imputativa.

A passagem, citada, é retirada de Gênesis 15: 6 ; na qual a palavra crer não deve ser confinada a nenhuma expressão específica, mas se refere a toda aliança de salvação e graça de adoção, que Abraão apreendeu pela fé. Há, de fato, mencionado ali a promessa de uma semente futura; mas baseava-se na adoção gratuita: (132) e deve-se observar que a salvação sem a graça de Deus não é prometida, nem a graça de Deus sem salvação; e, novamente, que não somos chamados à graça de Deus nem à esperança da salvação, sem que a justiça nos seja oferecida.

Partindo deste ponto de vista, não podemos deixar de ver que aqueles que não compreendem os princípios da teologia, que pensam que esse testemunho registrado por Moisés, é desviado de seu significado óbvio por Paulo: pois, como há uma promessa específica ali declarada, eles entendem que ele agiu de maneira correta e fiel ao crer nela e até agora foi aprovado por Deus. Mas eles estão enganados; primeiro, porque eles não consideraram que a crença se estende a todo o contexto e não deve se limitar a uma cláusula. Mas o principal erro é que eles não começam com o testemunho do favor de Deus. Mas Deus deu isso, para tornar Abraão mais seguro de sua adoção e favor paterno; e incluído nisso estava a salvação eterna por Cristo. Por isso, ao crer, Abraão não abraçou nada além do favor oferecido a ele, sendo convencido de que não seria nulo. Uma vez que isso lhe foi imputado por justiça, segue-se que ele não era apenas de outra maneira, do que como alguém que confia na bondade de Deus e se arrisca a esperar todas as coisas dele. Moisés, de fato, não nos diz o que os homens pensavam dele, mas como ele era considerado no tribunal de Deus. Abraão então agarrou a benignidade de Deus oferecida a ele na promessa, através da qual ele entendeu que a justiça lhe era comunicada. É necessário, para formar uma opinião de justiça, entender essa relação entre promessa e fé; pois, a esse respeito, existe a mesma conexão entre Deus e nós, assim como, segundo os advogados, entre o doador e a pessoa a quem tudo é dado ( datorem et donatarium – o doador e a donzela 🙂 para nós não pode, de outro modo, alcançar a justiça senão como é trazida a nós, por assim dizer, pela promessa do evangelho; e percebemos sua posse pela fé. (133)

Como conciliar o que Tiago diz, o que parece um pouco contrário a esse ponto de vista que eu já expliquei, e pretendo explicar mais detalhadamente, quando eu vier, se o Senhor permitir, expor essa Epístola.

Apenas nos lembremos disso: que aqueles a quem a justiça é imputada são justificados; uma vez que essas duas coisas são mencionadas por Paulo como sendo iguais. Concluímos, portanto, que a questão não é: o que os homens são em si mesmos, mas como Deus os considera; não que a pureza da consciência e a integridade da vida sejam separadas do favor gratuito de Deus; mas que, quando a razão é perguntada, por que Deus nos ama e nos possui como justos, é necessário que Cristo apareça como alguém que nos veste com sua própria justiça.

Há alguma diferença na redação, embora não no significado, da sentença de Gênesis 15: 6 . Paulo dá literalmente de acordo com a Septuaginta. A palavra “Abraão” é colocada; em vez de “Jeová”, é “Deus”; o verbo “contar” é tornado passivo e uma preposição é colocada antes de “justiça”. O hebraico é este: – “E ele creu em Jeová, e contou-lhe justiça.” O “isso”, sem dúvida, refere-se ao que está incluído na palavra “crido”. Então, Paulo explica isso em Romanos 4: 9 , onde ele expressa expressamente p?st??, fé.

Foi dito que essa fé de Abraão não era fé em Cristo, de acordo com o que o contexto mostra em Gênesis. E não era tão específico: nem Paulo o representa como tal; pois esse não era seu objetivo. Ele declara isso como fé em Deus; estava acreditando no testemunho de Deus; mas esse testemunho abraçou uma promessa a respeito de Cristo; de modo que incluiu o Salvador em sua bússola. Devemos lembrar que o objetivo de Paulo é estabelecer essa verdade – que a justiça é alcançada pela fé e não pelas obras; e que, para esse fim, ele apresenta os exemplos de Abraão e Davi. Não era seu objetivo apontar especificamente o objetivo de justificar a fé. Devemos ter isso em vista, a fim de entender o raciocínio do apóstolo neste capítulo: é o poder e a eficácia da fé, em oposição a todas as obras, em que ele se concentra particularmente, e a graciosa promessa de Deus era seu objetivo. . – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Pois, o que diz a Escritura? O relato bíblico dessa transação, Gênesis 15: 6 , é decisivo; pois lá é dito: Abraão creu em Deus, e foi considerado, e????s?? , foi-lhe imputado por justiça, e?? d??a??s???? , para justificação.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 4: 3 . Foi contado A palavra original ‘ ?????s??, em nossa tradução, é contado, contado, Romanos 4: 4 , etc. e imputado, Romanos 4: 6 , etc.: mas como a palavra e o sentido são constantemente os mesmos, certamente teria sido melhor processá-lo constantemente por uma palavra; e calculado parece tão adequado quanto qualquer outro. De fato, esta é uma observação que pode ser estendida a muitas outras palavras; como certamente ajudaria o leitor de inglês a descobrir e buscar o sentido das Escrituras, se a mesma palavra original fosse traduzida pela mesma palavra em todos os lugares.

Comentário de Scofield

Deus Jeová. Gênesis 15: 6 .

contado Ou, calculado ou imputado, ou seja, colocado na conta de. Veja Philemon 1:18 a mesma palavra:

justiça Ver Romanos 4: 5 ; Romanos 4: 6 ; Romanos 4: 9 ; Romanos 4:11 ; Romanos 4:13 ; Romanos 4:22 . Veja Romanos 3:21 . (Veja Scofield “ Romanos 3:21 “) .

Comentário de John Wesley

Pois o que diz a escritura? Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.

Abraão creu em Deus – naquela promessa de Deus referente à numerosidade de sua semente, Gênesis 15: 5,7 ; mas especialmente a promessa referente a Cristo, Gênesis 12: 3 , através da qual todas as nações devem ser abençoadas.

E isso lhe foi imputado por justiça – Deus o aceitou como se ele fosse totalmente justo. Gênesis 15: 6 .

Referências Cruzadas

Gênesis 15:6 – Abrão creu no Senhor, e isso lhe foi creditado como justiça.

Salmos 106:31 – Isso lhe foi creditado como um ato de justiça que para sempre será lembrado, por todas as gerações.

Isaías 8:20 – Respondam: “À lei e aos mandamentos! ” Se eles não falarem conforme esta palavra, vocês jamais verão a luz!

Marcos 12:10 – Vocês nunca leram esta passagem das Escrituras? ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular;

Romanos 4:5 – Todavia, àquele que não trabalha, mas confia em Deus que justifica o ímpio, sua fé lhe é creditada como justiça.

Romanos 4:9 – Destina-se esta felicidade apenas aos circuncisos ou também aos incircuncisos? Já dissemos que, no caso de Abraão, a fé lhe foi creditada como justiça.

Romanos 4:11 – Assim ele recebeu a circuncisão como sinal, como selo da justiça que ele tinha pela fé, quando ainda não fora circuncidado. Portanto, ele é o pai de todos os que crêem, sem terem sido circuncidados, a fim de que a justiça fosse creditada também a eles;

Romanos 4:22 – Em conseqüência, “isso lhe foi também creditado como justiça”.

Romanos 9:17 – Pois a Escritura diz ao faraó: “Eu o levantei exatamente com este propósito: mostrar em você o meu poder, e para que o meu nome seja proclamado em toda a terra”.

Romanos 10:11 – Como diz a Escritura: “Todo o que nele confia jamais será envergonhado”.

Romanos 11:2 – Deus não rejeitou o seu povo, o qual de antemão conheceu. Ou vocês não sabem como Elias clamou a Deus contra Israel, conforme diz a Escritura?

Gálatas 3:6 – Considerem o exemplo de Abraão: “Ele creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça”.

Tiago 2:23 – Cumpriu-se assim a Escritura que diz: “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça”, e ele foi chamado amigo de Deus.

Tiago 4:5 – Ou vocês acham que é sem razão que a Escritura diz que o Espírito que ele fez habitar em nós tem fortes ciúmes?

2 Pedro 1:20 – Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *