Estudo de Tiago 2:23 – Comentado e Explicado

Assim se cumpriu a Escritura, que diz: Abraão creu em Deus e isto lhe foi tido em conta de justiça, e foi chamado amigo de Deus {Gn 15,6}.
Tiago 2:23

Comentário de Albert Barnes

And the Scripture was fulfilled which saith – That is, the fair and full meaning of the language of Scripture was expressed by this act, showing in the highest sense that his faith was genuine; or the declaration that he truly believed, was confirmed or established by this act. His faith was shown to be genuine; and the fair meaning of the declaration that he believed God was carried out in the subsequent act. The passage here referred to occurs in Genesis 15:6 . That which it is said Abraham believed, or in which he believed God, was this: “This shall not be thine heir (namely, Eliezer of Damascus), but he that shall come forth out of thine own bowels, shall be thine heir.” And again, “Look now toward heaven, and tell the stars, if thou be able to number them. And he said unto him, So shall thy seed be,” James 2:3-5 . The act of confiding in these promises, was that act of which it is said that “he believed in the Lord; e ele lhe contou isso por justiça. ”

The act of offering his son on the altar by which James says this Scripture was fulfilled, occurred some 20 years afterward. That act confirmed or fulfilled the declaration. It showed that his faith was genuine, and that the declaration that he believed in God was true; for what could do more to confirm that, than a readiness to offer his own son at the command of God? It cannot be supposed that James meant to say that Abraham was justified by works without respect to faith, or to deny that the primary round of his justification in the sight of God was faith, for the very passage which he quotes shows that faith was the primary consideration: “Abraham believed God, and it was imputed,” etc. The meaning, therefore, can only be, that this declaration received its fair and full expression when Abraham, by an act of obedience of the most striking character, long after he first exercised that faith by which he was accepted of God, showed that his faith was genuine. It he had not thus obeyed, his faith would have been inoperative and of no value. As it was, his act showed that the declaration of the Scripture that, he “believed” was well founded.

Abraham believed God, and it was imputed … – See this passage fully explained in the notes at Romans 4:3 .

And he was called the friend of God – In virtue of his strong faith and obedience. See 2 Chronicles 20:7 ; “Art not thou our God, who didst drive out the inhabitants of this land before thy people Israel, and gavest it to the seed of Abraham thy friend forever?” Isaiah 41:8 . “But thou, Israel, art my servant, Jacob whom I have chosen, the seed of Abraham my friend.” This was a most honorable appellation; but it is one which, in all cases, will result from true faith and obedience.

Comentário de Joseph Benson

Tiago 2: 23-24 . E a escritura – que depois foi escrita, foi eminentemente cumprida. Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado por justiça. Isso foi cumprido duas vezes, quando Abraão creu pela primeira vez e quando ofereceu Isaque. São Paulo fala do primeiro cumprindo, e São Tiago do último. E ele foi chamado amigo de Deus – tanto por sua posteridade ( 2 Crônicas 20: 7 ) quanto pelo próprio Deus, Isaías 41: 8 . Tão agradáveis ??a Deus foram as obras que ele realizou com fé! “A passagem das Escrituras que São Tiago aqui diz que foi cumprida, contém duas afirmações: 1) Que Abraão creu em Deus; 2d, Que o seu crente em Deus lhe foi imputado como justiça. Pela oferta de Isaque, essa escritura foi confirmada ou provada verdadeira em ambas as partes. Pois, primeiro, oferecendo a Isaque, na firme expectativa de que Deus o ressuscitaria dentre os mortos, e cumprisse nele a promessa da numerosa semente, Abraão mostrou que ele acreditava em Deus da maneira mais firme. 2d, Ao oferecer a Isaque, Abraão tinha a promessa de que Deus lhe contaria sua fé como justiça, renovada e confirmada de maneira solene com juramento. ” Macknight. Vejam então – Nesse caso do grande pai dos fiéis, (pois os caracteres dos filhos devem ser estimados da mesma maneira que os do pai), que um homem é justificado pelas obras, e não apenas pela fé – De maneira alguma é suficiente, para nossa salvação, que os grandes princípios da religião sejam creditados, se não tiverem sua influência prática sobre o coração e a vida.

Comentário de E.W. Bullinger

cumprida . App-125.

acreditado . App-150.

imputado = contado. Grego. logizomai . Veja Romanos 2: 3 (mais pensativo).

justiça . App-191. Citado em Gênesis 15: 6 , mas recebeu um cumprimento adicional depois de Tiago 22:10 , que obteve o testemunho dos versículos: Tiago 2: 15-18 .

amigo de deus Ver 2 Crônicas 20: 7 . Isaías 41: 8 .

Comentário de John Calvin

23 E a Escritura foi cumprida . Aqueles que procuram provar a partir desta passagem de Tiago que as obras de Abraão foram imputadas à justiça, devem necessariamente confessar que as Escrituras são pervertidas por ele; pois, por mais que se vire e torça, nunca poderá fazer com que o efeito seja sua própria causa. A passagem é citada por Moisés. ( Gênesis 15: 6. ) A imputação da justiça mencionada por Moisés precedeu mais de trinta anos o trabalho pelo qual eles teriam que Abraão justificado. Desde que a fé foi imputada a Abraão quinze anos antes do nascimento de Isaac, isso certamente não poderia ter sido feito através do trabalho de sacrificá-lo. Considero que todos esses são atados rapidamente por um nó indissolúvel, que imaginam que a justiça foi imputada a Abraão diante de Deus, porque ele sacrificou seu filho Isaque, que ainda não nasceu quando o Espírito Santo declarou que Abraão era justificado. Daí resulta necessariamente que algo posterior é apontado aqui.

Por que então James diz que isso foi cumprido? Mesmo porque ele pretendia mostrar que tipo de fé justificava Abraão; isto é, não era ocioso ou evanescente, mas o tornava obediente a Deus, como também encontramos em Hebreus 11: 8 . A conclusão, que é imediatamente adicionada, pois depende disso, não tem outro significado. O homem não é justificado apenas pela fé, isto é, pelo conhecimento vazio e vazio de Deus; ele é justificado pelas obras, isto é, sua justiça é conhecida e provada por seus frutos.

Comentário de Adam Clarke

A escritura foi cumprida – Ele creu em Deus; essa fé nunca foi inativa, foi imputada a ele pela justiça: e sendo justificada por crer assim, sua vida de obediência mostrou que ele não havia recebido a graça de Deus em vão. Veja as notas em Gênesis 15: 6 ; Romanos 4: 3 ; (Nota); Gálatas 3: 6 ; (Nota); onde este assunto é amplamente explicado.

O amigo de Deus – O caráter mais alto já dado ao homem. Como entre amigos, tudo é comum; então Deus levou Abraão em íntima comunhão consigo mesmo e derramou sobre ele a mais escolhida de suas bênçãos: pois como Deus nunca pode estar em falta, porque ele possui todas as coisas; então Abraão, seu amigo, nunca poderia ser destituído, porque Deus era seu amigo.

Comentário de Thomas Coke

Tiago 2:23 . E a escritura foi cumprida, etc. – A passagem aqui mencionada está registrada em Gênesis 15: 6 e é aplicada à firme confiança de Abraão na promessa de Deus, a respeito de um filho e herdeiro. Agora isso foi cerca de cinquenta anos antes de ele ligar Isaque como vítima sobre o altar ( Gênesis 22: 9 ; Gênesis 22:24 .); por qual ato de obediência São Tiago aqui sugere que a passagem mencionada, Gênesis 15: 6 foi cumprida; não que essa passagem fosse uma profecia, ou predição deste evento, mas que as palavras que foram então usadas com relação à fé de Abraão, estavam agora em um sentido mais alto aplicável àquele patriarca; porque agora ele havia demonstrado completamente sua fé através de um ato de obediência muito sinal. Os judeus usaram isso, ou a expressão similar, de que tal ou tal escritura foi cumprida, em uma latitude muito grande. Freqüentemente, de fato, eles entendiam uma realização de uma previsão no sentido estrito e primário; mas muitas vezes eles não pretendiam mais do que dizer que um evento semelhante aconteceu; que havia um acordo muito notável em circunstâncias particulares entre coisas anteriores e posteriores; que uma regra ou ditado geral era aplicável a um caso específico: e, finalmente, eles costumavam usar essas expressões, quando não significavam mais do que que as palavras da Sagrada Escritura, ou de algum profeta antigo, pudessem ser apropriadamente acomodadas ao caso em questão. , ou foram muito apropriados para expressar seu significado atual. Este texto em si é suficiente para nos mostrar que eles nem sempre pretendiam realizar uma profecia: mas há muitas outras passagens, tanto no Novo Testamento como nos escritos dos rabinos judeus, para confirmar essa interpretação. Veja em Romanos 10:13 .

Comentário de John Wesley

E foi cumprida a escritura que diz: Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado por justiça; e ele foi chamado amigo de Deus.

E a escritura – que depois foi escrita. Por este meio foi eminentemente cumprido, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado por justiça – Isso foi cumprido duas vezes – quando Abraão creu pela primeira vez e quando ofereceu Isaque. São Paulo fala do primeiro cumprimento; São Tiago, deste último.

E ele foi chamado Amigo de Deus – ambos por sua posteridade, 2 Crônicas 20: 7 ; e pelo próprio Deus, Isaías 41: 8, tão agradável a Deus, se as obras fossem realizadas com fé. Gênesis 15: 6

Referências Cruzadas

Gênesis 15:6 – Abrão creu no Senhor, e isso lhe foi creditado como justiça.

Exodo 33:11 – O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo. Depois Moisés voltava ao acampamento; mas Josué, filho de Num, que lhe servia como auxiliar, não se afastava da tenda.

2 Crônicas 20:7 – Não és tu o nosso Deus, que expulsaste os habitantes desta terra perante Israel, teu povo, e a deste para sempre aos descendentes de teu amigo Abraão?

Jó 16:21 – ele defende a causa do homem perante Deus, como quem defende a causa do amigo.

Isaías 41:8 – “Você, porém, ó Israel, meu servo, Jacó, a quem escolhi, vocês, descendentes de Abraão, meu amigo,

Marcos 12:10 – Vocês nunca leram esta passagem das Escrituras? ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular;

Marcos 15:28 – e cumpriu-se a Escritura que diz: “Ele foi contado entre os transgressores”.

Lucas 4:21 – e ele começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu a Escritura que vocês acabaram de ouvir”.

João 15:13 – Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.

Atos dos Apóstolos 1:16 – e disse: “Irmãos, era necessário que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo predisse por boca de Davi, a respeito de Judas, que serviu de guia aos que prenderam Jesus.

Romanos 4:3 – Que diz a Escritura? “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça”.

Romanos 4:10 – Sob quais circunstâncias? Antes ou depois de ter sido circuncidado? Não foi depois, mas antes!

Romanos 4:22 – Em conseqüência, “isso lhe foi também creditado como justiça”.

Romanos 9:17 – Pois a Escritura diz ao faraó: “Eu o levantei exatamente com este propósito: mostrar em você o meu poder, e para que o meu nome seja proclamado em toda a terra”.

Romanos 11:2 – Deus não rejeitou o seu povo, o qual de antemão conheceu. Ou vocês não sabem como Elias clamou a Deus contra Israel, conforme diz a Escritura?

Gálatas 3:6 – Considerem o exemplo de Abraão: “Ele creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça”.

Gálatas 3:8 – Prevendo a Escritura que Deus justificaria pela fé os gentios, anunciou primeiro as boas novas a Abraão: “Por meio de você todas as nações serão abençoadas”.

Gálatas 3:22 – Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, a fim de que a promessa, que é pela fé em Jesus Cristo, fosse dada aos que crêem.

2 Timóteo 3:16 – Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça,

1 Pedro 2:6 – Pois assim é dito na Escritura: “Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e preciosa, e aquele que nela confia jamais será envergonhado”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *