Estudo de Êxodo 33:11 – Comentado e Explicado

O Senhor se entretinha com Moisés face a face, como um homem fala com seu amigo. Voltava depois Moisés ao acampamento, mas seu ajudante, o jovem Josué, filho de Nun, não se apartava do interior da tenda.
Êxodo 33:11

Comentário de Albert Barnes

Cara a cara – Veja a nota de Êxodo 33:20 .

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 33:11 . O Senhor falou a Moisés cara a cara, etc. – ou seja, não por visões, sonhos ou quaisquer semelhanças obscuras e terríveis; mas por uma voz distinta, de maneira conspícua, familiar, amigável e condescendente. Veja Deuteronômio 34:10 e compare Êxodo 33:20 deste capítulo. Seu servo Josué – um jovem, pode ser prestado, seu servo Josué – que ministrou a ele: veja nota no cap. Êxodo 24: 5 . Joshua agora devia ter quase cinquenta anos.

REFLEXÕES. Enquanto as questões permanecem em suspense, Deus se separa delas. O tabernáculo é removido sem o arraial, como prova de que ele os deixou: ainda não tão removido, mas para que os que estavam dispostos possam segui-lo. Ali as pessoas cujos corações buscavam a Deus recorreram; e ali Moisés, como advogado deles, foi interceder por eles. As pessoas o seguiram com os olhos; e a aparição de Deus na nuvem à porta do tabernáculo indicava seu favor que voltava para eles; em que todos o adoravam à porta de suas tendas, para implorar a misericórdia que haviam perdido com tanta justiça. Deus ali fala amigavelmente a Moisés, e ele volta para encorajar o povo, enquanto Josué permanece diante do Senhor. Aprenda: (1) Que a remoção das ordenanças de Deus é um grande julgamento para qualquer pessoa. 2. Embora haja um remanescente rezando, há esperança. 3. O olho da fé, que segue Jesus ao tabernáculo celestial, impede que a alma afunde sob seus medos.

Comentário de Adam Clarke

O Senhor falou a Moisés cara a cara – Para que não houvesse aparição pessoal aqui, podemos facilmente conceber; e que as comunicações feitas por Deus a Moisés não foram feitas por visões, êxtase, sonhos, inspirações interiores ou mediação de anjos, são suficientemente evidentes: podemos, portanto, considerar a passagem como implicando aquela familiaridade e confiança com que o Ser Divino tratou sua vida. criado, e que ele falava com ele através de sons articulados em sua própria língua, embora nenhuma forma ou semelhança fosse então vista.

Josué, filho de Freira, um jovem – Há uma dificuldade aqui. Josué certamente não era um jovem no sentido literal da palavra; “mas ele foi chamado assim”, diz o Sr. Ainsworth, “com relação a seu serviço, não a seus anos; pois agora ele tinha mais de cinquenta anos, como pode ser coletado em Josué 24:29 . Mas porque ministério e serviço são geralmente pelo tipo mais jovem, todos os servos são chamados de rapazes, Gênesis 14:24 “. Veja também Gênesis 22: 3 e Gênesis 41:12 . Talvez a palavra na ? naar , aqui traduzido jovem, signifique uma única pessoa, uma solteira.

Comentário de John Wesley

E falou o SENHOR a Moisés face a face, como um homem fala a seu amigo. E voltou novamente para o arraial; mas seu servo Josué, filho de Freira, jovem, não se retirou do tabernáculo.

E o Senhor falou a Moisés cara a cara como um homem fala a seu amigo – o que sugere não apenas que Deus se revelou a Moisés com maior clareza do que a qualquer outro profeta, mas também com maiores expressões de bondade particular do que qualquer outro . Ele falou não como um príncipe para um assunto, mas como um homem para seu amigo, a quem ele ama e com quem ele adora doces conselhos.

E ele voltou a entrar no campo – para dizer às pessoas que ele tinha esperanças de levar esse negócio a uma boa questão. Mas porque ele pretendia voltar rapidamente ao tabernáculo, ele deixou Josué lá.

Comentário de John Calvin

11. E o Senhor falou a Moisés cara a cara com Moisés daqui em diante será dignificado por essa distinção, onde Deus declararia a diferença entre ele e outros profetas. ( Números 12: 8. ) A relação familiar é, portanto, descrita nesta frase, como se fosse dito que Deus apareceu a Moisés por um modo extraordinário de revelação. Se qualquer objeto que exista uma contradição entre esta afirmação e o que veremos atualmente: “Você não pode ver meu rosto”, a solução é fácil, a saber, que, embora Deus se tenha revelado a Moisés de uma maneira peculiar, ainda assim Ele nunca apareceu na plenitude de Sua glória, mas somente na medida em que a enfermidade do homem pudesse suportar. Pois esta expressão contém uma comparação implícita, ou seja, que nenhum homem jamais foi igual a Moisés, ou chegou a tal ponto de dignidade. E isso tende a ampliar a Lei, que Moisés, seu ministro, relatou o que havia aprendido a família, para que não se suspeitasse de ambiguidade. Quando se diz que Josué não se apartou do tabernáculo, concluímos que a morada de Moisés estava no acampamento; e talvez seja mencionado o fato de ele ser jovem, (365) para ilustrar mais grandemente a graça de Deus, escolhendo que ele deveria ter o cargo do santuário. É verdade que Josué naquela época era maduro; mas a bênção especial de Deus se manifestou nele, na medida em que Deus passou por muitos homens velhos e colocou aquele que era mais jovem a ser o guardador de Seu tabernáculo.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 33:11 . O Senhor falou a Moisés cara a cara – Ou , boca a boca, como em Números 12: 8 . Não que Deus tenha um rosto ou boca, ou que Moisés pudesse vê-lo; que é negado, Êxodo 33:20 ; mas o sentido é que ele falou com ele livremente, familiarmente e imediatamente, e não como fez com outros profetas, em sonhos ou visões, ou por um anjo. Como um homem fala a seu amigo – O que sugere não apenas que Deus se revelou a Moisés com maior clareza do que a qualquer outro profeta, mas também com maiores expressões de bondade particular do que a qualquer outro. Ele falou não como um príncipe para um assunto, mas como um homem para seu amigo, a quem ele ama e com quem ele adora doces conselhos. E ele voltou a entrar no campo – para dizer às pessoas que ele tinha esperanças de levar esse negócio a uma boa questão. Mas seu servo Josué não partiu do tabernáculo – provavelmente Josué ficou lá para ajudar e direcionar aqueles que ali recorreram a buscar a Deus na ausência de Moisés. E ele parece ter sido designado para esse trabalho, em vez de Arão, ou qualquer outro ancião, porque, de uma maneira ou de outra, haviam sido culpados da idolatria tardia, e Deus por meio disso os puniria com uma suspensão temporária de seu serviço. e seu escritório.

Comentário de E.W. Bullinger

falou o SENHOR . Veja a nota em Êxodo 6:10 e compare a nota em Êxodo 3: 7 .

cara a cara . Enfatizar a comunhão na presença de fracassos corporativos; isso deve sempre ser individual e pessoal.

servo = assistente pessoal, como em Êxodo 24:13 . Hebraico n “ar, prestado” servo “. 2 Samuel 19:17 . 2 Reis 5:20 . Neemias 5:10 , & c. = Assistente.

Josué . Ver Êxodo 17: 9 . Ele não estava no acampamento; e quando Moisés saiu, Josué permaneceu na tenda.

Referências Cruzadas

Gênesis 32:30 – Jacó chamou àquele lugar Peniel, pois disse: “Vi a Deus face a face e, todavia, minha vida foi poupada”.

Exodo 17:9 – Então Moisés disse a Josué: “Escolha alguns dos nossos homens e lute contra os amalequitas. Amanhã tomarei posição no alto da colina, com a vara de Deus em minhas mãos”.

Exodo 24:13 – Moisés partiu com Josué, seu auxiliar, e subiu ao monte de Deus.

Exodo 32:17 – Quando Josué ouviu o barulho do povo gritando, disse a Moisés: “Há barulho de guerra no acampamento”.

Exodo 33:9 – Assim que Moisés entrava, a coluna de nuvem descia e ficava à entrada da tenda, enquanto o Senhor falava com Moisés.

Números 12:8 – Com ele falo face a face, claramente, e não por enigmas; e ele vê a forma do Senhor. Por que não temeram criticar meu servo Moisés? “

Deuteronômio 5:4 – O Senhor falou com vocês face a face do meio do fogo, no monte.

Deuteronômio 34:10 – Em Israel nunca mais se levantou profeta como Moisés, a quem o Senhor conheceu face a face,

2 Crônicas 20:7 – Não és tu o nosso Deus, que expulsaste os habitantes desta terra perante Israel, teu povo, e a deste para sempre aos descendentes de teu amigo Abraão?

Jó 16:21 – ele defende a causa do homem perante Deus, como quem defende a causa do amigo.

Isaías 42:8 – “Eu sou o Senhor; esse é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor.

João 3:29 – A noiva pertence ao noivo. O amigo que presta serviço ao noivo e que o atende e o ouve, enche-se de alegria quando ouve a voz do noivo. Esta é a minha alegria, que agora se completa.

João 11:11 – Depois de dizer isso, prosseguiu dizendo-lhes: “Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou até lá para acordá-lo”.

João 15:14 – Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno.

Tiago 2:23 – Cumpriu-se assim a Escritura que diz: “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça”, e ele foi chamado amigo de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *