Estudo de 2 Timóteo 3:16 – Comentado e Explicado

Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça.
2 Timóteo 3:16

Comentário de Albert Barnes

Todas as Escrituras – Refere-se corretamente ao Antigo Testamento, e não deve ser aplicado a nenhuma parte do Novo Testamento, a menos que se possa mostrar que essa parte foi escrita e foi incluída no nome geral de “as Escrituras”; compare 2 Pedro 3: 15-16 . Mas inclui todo o Antigo Testamento e é o testemunho solene de Paulo de que tudo foi inspirado. Se agora se pode provar que o próprio Paulo era um homem inspirado, isso resolve a questão da inspiração do Antigo Testamento.

É dado pela inspiração de Deus – Tudo isso é expresso no original por uma palavra – Thee?p?e?st?? TheopneustosEsta palavra não ocorre em nenhum outro lugar do Novo Testamento. Significa propriamente, inspirado por Deus – de Gode?? Theos “Deus” e p??? pneo “respirar, expirar”. A idéia de “respirar ou respirar na alma” é aquela que a palavra naturalmente transmite. Assim, Deus soprou nas narinas de Adão o sopro da vida Gênesis 2: 7 , e assim o Salvador soprou sobre seus discípulos, e disse: “receba o Espírito Santo”. João 20:22 . A ideia parece ter sido que a vida estava na respiração e que um espírito inteligente foi comunicado com a respiração. A expressão foi usada entre os gregos, e uma similar foi empregada pelos romanos. Plutarco ed. R. 9: p. 583. 9. t??? ??e????? t??? ?e?p?e?st??? tous oneirous tous theopneustousPhocylid. 121. t?? d? ?e?p?e?st?? s?f??? ????? ?st?? ???st?? the theopnoustou sophies logos estão sempre presentes, mas isso não é uma expressão de Phocylides, mas dos pseudo-Phocylides. Assim é entendido por Bloomfield. Cícero, pro Arch. 8. “poetam – quase divino quodam spiritu inflari”. A palavra não ocorre na Septuaginta, mas é encontrada em Josefo, Contra Apion, i. 7. “As Escrituras dos profetas que foram ensinadas de acordo com a inspiração de Deus – ?at? tian? ?p?p???a? t?? ?p? t?? Te?? kata ten epipnoian ten apo tou TheouEm relação ao modo de inspiração e às várias perguntas que foram iniciadas como sua natureza, nada pode ser aprendido com o uso dessa palavra. Afirma um fato – que o Antigo Testamento foi composto sob uma influência divina, que pode ser representada pela “respiração de alguém” e, assim, transmitindo vida. Mas a linguagem deve ser figurativa; pois Deus não respira, embora a inferência justa seja, que essas Escrituras são tanto a produção de Deus, ou devem ser rastreadas a ele, tanto quanto a vida; compare Mateus 22:43 ; 2 Pedro 1:21 . A questão do grau de inspiração, e se ela se estende às palavras das Escrituras, e até que ponto os escritores sagrados foram deixados para o exercício de suas próprias faculdades, é estranha ao design dessas notas. Tudo o que é necessário ser mantido é que os escritores sagrados foram mantidos em erro sobre os assuntos que eram assuntos de sua própria observação ou que pertenciam à memória; e que havia verdades transmitidas a eles diretamente pelo Espírito de Deus, às quais nunca poderiam ter chegado pelo exercício sem auxílio de suas próprias mentes. Compare a introdução a Isaías e Jó.

E é rentável. é útil; é adaptado para dar instruções, administrar reprovação etc. Se “todas” as Escrituras são assim valiosas, então devemos estimar que nenhuma parte do Antigo Testamento é inútil. Ainda não há uma parte dela que possa não ser adequada, em certas circunstâncias, para fornecer-nos lições valiosas e, consequentemente, nenhuma parte que possa ser poupada do cânon sagrado. Não há parte do corpo humano que não seja útil em seu lugar, e nenhuma parte dele que possa ser poupada sem perda sensível.

Para doutrina – Para ensinar ou comunicar instruções; compare as notas em 1 Timóteo 4:16 .

Para reprovação – Sobre o significado da palavra aqui traduzida como “reprovação” – ?????µ?? elengmos – veja as notas em Hebreus 11: 1 . Significa aqui, provavelmente, para “convencer”; isto é, convencer um homem de seus pecados, da verdade e reivindicações da religião, etc .; veja as notas em João 16: 8 .

Para correção – A palavra aqui usada – ?pa?????s?? epanorthosis – não ocorre em nenhum outro lugar do Novo Testamento. Significa, apropriadamente, “uma definição de direitos, reparação, restauração” (do ?pa?????? epanorthoo para retomar novamente, restaurar); e aqui significa, o que leva a uma correção ou emenda da vida – “uma reforma”. O significado é que as Escrituras são um meio poderoso de reforma ou de colocar os homens na condição adequada em relação à moral. Depois de todos os meios empregados para reformar a humanidade; todos os apelos que lhes são feitos quanto à saúde, felicidade, respeitabilidade, propriedade e vida longa, a palavra de Deus ainda é o meio mais poderoso e eficaz de recuperar aqueles que caíram no vício. Nenhuma reforma pode ser permanente, a qual não se baseia nos princípios da palavra de Deus.

Para instrução em retidão – instrução sobre os princípios de justiça, ou o que é certo. O homem precisa não apenas conhecer a verdade, convencer-se de seu erro e reformar; mas ele precisa aprender o que é certo ou o que é exigido dele, para que ele possa levar uma vida santa. Todo homem reformado e regenerado precisa de instruções, e não deve ficar apenas com a evidência de que ele é “reformado ou convertido”. Ele deve ser seguido com os princípios da palavra de Deus, para mostrar a ele como ele pode levar uma vida íntegra. As Escrituras fornecem em abundância as regras do viver santo, e assim são adaptadas a toda a obra de recuperar o homem e de guiá-lo ao céu.

Comentário de E.W. Bullinger

Toda a Escritura . Grego. pasagraphe (singular)

dado pela inspiração de Deus = inspirado por Deus . Grego. theopneustos. Só aqui.

rentável. Ver 1 Timóteo 4: 8 .

para . App-104.

repreensão . Grego. elenchos. Significa “prova” e, portanto, “convicção”. Somente aqui e Hebreus 11: 1 . Os textos leem elegmos .

correção . Grego. epanortose. Só aqui.

instrução. Grego. paideia. Ver Efésios 6: 4 .

justiça . App-191. Deve-se notar que na parte anterior do verso a palavra “é” aparece em itálico, mostrando que não há uma palavra para ela no grego e, portanto, deve ser fornecida. A Versão Revisada omite “é” no primeiro caso e diz: “Toda Escritura inspirada por Deus também é rentável”, sugerindo assim que algumas Escrituras não são inspiradas. Existem oito outras passagens que apresentam exatamente a mesma construção, e nenhuma delas foi alterada pelos revisores. Se tivessem feito da mesma maneira que fizeram neste caso, o resultado teria sido o seguinte: Romanos 7:12 . O santo mandamento também é justo. 1 Coríntios 11:30 . Muitos fracos também são doentios. 2 Coríntios 10:10 . Suas pesadas cartas também são poderosas. Da mesma forma com as outras passagens, que são 1 Timóteo 1:15 ; 1 Timóteo 2: 3 ; 1 Timóteo 4: 4 , 1 Timóteo 4: 9 . Hebreus 4:13 . É verdade que a renderização da versão autorizada é fornecida na margem da versão revisada, mas é difícil perceber por que isso deve ser perturbado.

Comentário de John Calvin

16 Toda Escritura; ou toda a Escritura; embora faça pouca diferença quanto ao significado. Ele segue o elogio que ele olhou brevemente. Primeiro, ele elogia a Escritura por conta de sua autoridade; e segundo, por causa da utilidade que brota dela. Para sustentar a autoridade das Escrituras, ele declara que é divinamente inspirado; pois, se é assim, está além de toda controvérsia que os homens devem recebê-la com reverência. Este é um princípio que distingue nossa religião de todas as outras, que sabemos que Deus nos falou e estamos totalmente convencidos de que os profetas não falaram por sua própria sugestão, mas que, sendo órgãos do Espírito Santo, apenas proferiram o que eles haviam comissionado do céu para declarar. Quem quer que lucre com as Escrituras, antes de tudo, estabeleça isso como um ponto estabelecido, de que a Lei e os Profetas não são uma doutrina proferida de acordo com a vontade e o prazer dos homens, mas ditada pelo Espírito Santo.

Se houver objeção, “Como isso pode ser conhecido?” Eu respondo, tanto aos discípulos quanto aos professores, Deus é conhecido por ser o autor disso pela revelação do mesmo Espírito. Moisés e os profetas não pronunciaram aleatoriamente o que recebemos de suas mãos, mas, falando por sugestão de Deus, eles corajosamente e sem medo testemunharam, o que era realmente verdade, que era a boca do Senhor que falava. O mesmo Espírito, portanto, que fez com que Moisés e os profetas tivessem certeza de seu chamado, agora também testifica aos nossos corações que ele os empregou como seus servos para nos instruir. Por conseguinte, não precisamos nos perguntar se há muitos que duvidam do autor das Escrituras; pois, embora a majestade de Deus seja exibida nela, ninguém, exceto aqueles que foram iluminados pelo Espírito Santo, tem olhos para perceber o que deveria, de fato, ter sido visível a todos, e ainda é visível apenas aos eleitos. Esta é a primeira cláusula, que devemos às Escrituras a mesma reverência que devemos a Deus; porque procedeu somente dele, e não tem nada que pertença ao homem misturado a ele.

E é proveitoso Agora segue a segunda parte da recomendação, que as Escrituras contêm uma regra perfeita de uma vida boa e feliz. Quando ele diz isso, ele quer dizer que é corrompido por abuso pecaminoso, quando essa utilidade não é buscada. E assim ele censura indiretamente aqueles homens sem princípios que alimentavam o povo com vãs especulações, como com o vento. Por essa razão, podemos condenar todos os dias que, desconsiderando a edificação, agitam questões que, embora engenhosas, também são inúteis. Sempre que pequenas coisas engenhosas são apresentadas, elas devem ser afastadas por esse escudo, de que “as Escrituras são proveitosas”. Daí resulta que é ilegal tratá-lo de maneira não lucrativa; pois o Senhor, quando ele nos deu as Escrituras, não pretendia gratificar nossa curiosidade, encorajar a ostentação ou dar oportunidade para conversar e conversar, mas fazer-nos bem; e, portanto, o uso correto das Escrituras deve sempre tender ao que é rentável. (192)

Para instruções Aqui, ele entra em uma declaração detalhada das várias e múltiplas vantagens derivadas das Escrituras. E, antes de tudo, ele menciona instruções, que estão acima de tudo; pois não terá sentido exortar ou reprovar, se você não tiver instruído anteriormente. Mas, como a “instrução”, tomada por si só, geralmente é de pouca utilidade, ele acrescenta reprovação e correção

Seria muito tempo para explicar o que devemos aprender nas Escrituras; e, no verso anterior, ele fez um breve resumo deles sob a palavra fé. O conhecimento mais valioso, portanto, é “fé em Cristo”. A seguir, seguem as instruções para regular a vida, às quais são acrescentadas as emoções de exortações e reprovações. Assim, quem sabe usar as Escrituras corretamente, não precisa de nada para salvação ou vida santa. Reprovação e correção diferem pouco um do outro, exceto que o último procede do primeiro; pois o começo do arrependimento é o conhecimento da nossa pecaminosidade e uma convicção do julgamento de Deus. Instrução na justiça significa a regra de uma vida boa e santa.

Comentário de Adam Clarke

Toda a Escritura é dada por inspiração de Deus – Esta frase não está bem traduzida; o original pasa ??af? ?e???e?st?? ?f???µ?? p??? d?das?a??a?, ?. t. ?. deve ser traduzida: Toda escrita Divinamente inspirada é proveitosa para a doutrina, etc. A partícula ?a? , e, é omitida por quase todas as versões e muitos pais, e certamente não concorda bem com o texto. O apóstolo está aqui, além de toda controvérsia, falando dos escritos do Antigo Testamento, os quais, por terem vindo de inspiração divina, ele denomina as Escrituras Sagradas, 2 Timóteo 3:15 ; e é somente deles que esta passagem deve ser entendida; e embora todo o Novo Testamento tenha sido uma inspiração tão direta quanto o Antigo, ainda assim, como não era coletado naquela época, nem realmente completo, o apóstolo não podia fazer referência a ele.

A doutrina da inspiração dos escritos sagrados tem sido objeto de muita discussão e até controvérsia entre os cristãos. Existem duas opiniões principais sobre o assunto:

  1. Que todo pensamento e palavra foram inspirados por Deus, e que o escritor não fez nada além de simplesmente escrever como o Espírito ditava.
  • Que Deus deu a questão toda, deixando os escritores inspirados em sua própria língua; e, portanto, a grande variedade de estilos e diferentes modos de expressão.
  • Mas, como tratei esse assunto em geral em minha Introdução aos Quatro Evangelhos e Atos dos Apóstolos, devo encaminhar o leitor a esse trabalho.

    É proveitoso para a doutrina – Ensinar a vontade de Deus e apontar Jesus Cristo até que ele venha.

    Para reprovação – Convencer os homens da verdade; e confundir aqueles que deveriam negar, particularmente os judeus.

    Para correção – ???? epa?????s?? · Para restaurar as coisas para seus usos e lugares apropriados, corrigir noções falsas e visões equivocadas.

    Instrução na justiça – ???? pa?de?a? t?? e? d??a??s??? . Por comunicar todo o conhecimento religioso iniciático; para educar a humanidade. Tudo isso é perfeitamente verdade nas Escrituras Judaicas; e que a fé em Cristo Jesus seja acrescentada, veja 2 Timóteo 3:15 , e então tudo o que é falado no versículo seguinte será literalmente realizado.

    Comentário de Thomas Coke

    2 Timóteo 3:16 . Todas as escrituras são inspiradas por Deus: As escrituras com as quais Timóteo se familiarizou desde a infância eram evidentemente as do Antigo Testamento; pois nenhum dos livros do Novo Testamento estava comprometido em escrever. A mesma coisa parece claramente ser pretendida aqui por todas as escrituras, as quais, no versículo anterior, são chamadas de escrituras sagradas, e que São Paulo afirma ter inspiração divina. As revelações do Antigo Testamento não foram finais, mas preparatórias para o Novo Testamento; e, portanto, as escrituras do Antigo Testamento são aqui representadas como capazes de tornar Timóteo sábio para a salvação, por meio da fé que está em Cristo Jesus. Contudo, não há razão para limitar a afirmação de São Paulo, de que todas as escrituras são dadas por inspiração de Deus ao Antigo Testamento. Se na dispensação mosaica a regra escrita era dada por inspiração de Deus, onde a igreja era conduzida em cada passo a princípio por respostas oraculares divinas, e depois por uma longa série e contínua sucessão de profetas; e tudo isso sob uma administração extraordinária da Providência, que pode muito bem substituir a necessidade de inspiração das escrituras; com que confiança podemos concluir que a mesma bondade divina daria o guia infalível de uma escritura inspirada à igreja cristã, onde a influência milagrosa do Espírito Santo deveria ter cessado com as eras apostólicas? Tampouco se pode dizer que o que Paulo atribui às escrituras deve ser confinado à lei e o que é predatório a ela, uma vez que a grandeza de seu termo, toda escritura, se estende a todo o cânon do Antigo Testamento, como depois recebido pelas duas igrejas. Sendo os livros canônicos do Antigo Testamento, portanto, inspirados, a razão das coisas nos leva a esperar a mesma qualidade no Novo, se não houvesse mil argumentos sem resposta além disso. E, como no Velho, entre vários escritos ocasionais, havia o registro fundamental, ou a grande carta do Pentateuco; e nos volumes dos profetas, as previsões oraculares dos futuros estados da igreja, até a primeira vinda do Messias e, portanto, de maneira mais obscura para a segunda vinda; assim, no Novo, há, além das epístolas ocasionais, o registro autêntico ou a grande carta da aliança do Evangelho; e nas Revelações de São João, as mesmas previsões divinas continuaram, e mais plenamente previstas, para a segunda vinda do Salvador do mundo. Podemos, portanto, aventurar-nos a dizer que a proposição geral que afirma que todas as escrituras são dadas por inspiração de Deus inclui necessariamente as escrituras em questão; o que predicam todas as escrituras, absorvendo tanto o Novo quanto o Velho; também o que deveria ser escrito, como o que já havia sido coletado em um cânone. Pois o termo escritura, como o contexto nos leva a entendê-la, é geral e significa uma regra religiosa, perfeita em sua direção para a condução da vida humana na crença e na prática, sendo sob essa ideia que São Paulo recomenda a escritura. para Timothy. A afirmação, portanto, é universal e equivale a isso: “Essa inspiração divina é uma qualidade essencial de toda escritura, que constitui a lei ou regra de uma religião vinda de Deus”. No geral, concluímos que todas as escrituras do Novo Testamento foram dadas pela inspiração de Deus; e, consequentemente, essas escrituras são adequadas à doutrina, como as doutrinas e regras mais fundamentais da religião, e toda verdade necessária; por reprovação ou convicção, como protegendo-nos de todos os erros perniciosos e mostrando-nos a torpe do vício; pela correção, como os argumentos mais fortes sob a graça de Deus para correção ; e para a instrução da justiça, não apenas recomendando a santidade do coração e da vida em geral, mas também nos estimulando a um progresso contínuo nos hábitos santos e virtuosos.

    Comentário de Scofield

    justiça

    (Veja Scofield “ 1 João 3: 7 “) .

    Comentário de John Wesley

    Toda escritura é inspirada por Deus e é proveitosa para a doutrina, para a reprovação, para a correção, para a instrução da justiça:

    Toda escritura é inspirada por Deus – O Espírito de Deus não apenas uma vez inspirou aqueles que a escreveram, mas inspira continuamente, auxilia sobrenaturalmente, aqueles que a lêem com fervorosa oração. Portanto, é tão proveitoso para a doutrina, para a instrução dos ignorantes, para a reprovação ou convicção daqueles que estão em erro ou pecado, para a correção ou emenda de tudo o que está errado, e para instruir ou educar os filhos de Deus em todos os aspectos. justiça.

    Referências Cruzadas

    Deuteronômio 4:36 – Do céu ele fez com que vocês ouvissem a sua voz, para discipliná-los. Na terra, mostrou-lhes o seu grande fogo, e vocês ouviram as suas palavras vindas do meio do fogo.

    2 Samuel 23:2 – “O Espírito do Senhor falou por meu intermédio; sua palavra esteve em minha língua.

    Neemias 9:20 – Deste o teu bom Espírito para instruí-los. Não retiveste o teu maná que os alimentava, e deste-lhes água para matar a sede.

    Salmos 19:7 – A lei do Senhor é perfeita, e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes.

    Salmos 119:9 – Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra.

    Salmos 119:11 – Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti.

    Salmos 119:97 – Como eu amo a tua lei! Medito nela o dia inteiro.

    Salmos 119:130 – A explicação das tuas palavras ilumina e dá discernimento aos inexperientes.

    Provérbios 6:23 – Pois o mandamento é lâmpada, a instrução é luz, e as advertências da disciplina são o caminho que conduz à vida,

    Provérbios 15:10 – Há uma severa lição para quem abandona o seu caminho; quem despreza a repreensão morrerá.

    Provérbios 15:31 – Quem ouve a repreensão construtiva terá lugar permanente entre os sábios.

    Miquéias 2:7 – é isto que está sendo falado: “O Espírito do Senhor perdeu a paciência? É assim que ele age? ” “As minhas palavras não fazem bem àquele cujos caminhos são retos?

    Mateus 13:52 – Ele lhes disse: “Por isso, todo mestre da lei instruído quanto ao Reino dos céus é como o dono de uma casa que tira do seu tesouro coisas novas e coisas velhas”.

    Mateus 21:42 – Jesus lhes disse: “Vocês nunca leram nas Escrituras? ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isso vem do Senhor, e é algo maravilhoso para nós’.

    Mateus 22:31 – E quanto à ressurreição dos mortos, vocês não leram o que Deus lhes disse:

    Mateus 22:43 – Ele lhes disse: “Então, como é que Davi, falando pelo Espírito, o chama ‘Senhor’? Pois ele afirma:

    Mateus 26:54 – Como então se cumpririam as Escrituras que dizem que as coisas deveriam acontecer desta forma? “

    Mateus 26:56 – Mas tudo isso aconteceu para que se cumprissem as Escrituras dos profetas”. Então todos os discípulos o abandonaram e fugiram.

    Marcos 12:24 – Jesus respondeu: “Vocês estão enganados! Pois não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!

    Marcos 12:36 – O próprio Davi, falando pelo Espírito Santo, disse: ‘O Senhor disse ao meu Senhor: Senta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos debaixo de teus pés’.

    João 3:20 – Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, temendo que as suas obras sejam manifestas.

    João 10:35 – Se ele chamou ‘deuses’ àqueles a quem veio a palavra de Deus ( e a Escritura não pode ser anulada )

    Atos dos Apóstolos 1:16 – e disse: “Irmãos, era necessário que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo predisse por boca de Davi, a respeito de Judas, que serviu de guia aos que prenderam Jesus.

    Atos dos Apóstolos 18:25 – Fora instruído no caminho do Senhor e com grande fervor falava e ensinava com exatidão acerca de Jesus, embora conhecesse apenas o batismo de João.

    Atos dos Apóstolos 20:20 – Vocês sabem que não deixei de pregar-lhes nada que fosse proveitoso, mas ensinei-lhes tudo publicamente e de casa em casa.

    Atos dos Apóstolos 20:27 – Pois não deixei de proclamar-lhes toda a vontade de Deus.

    Atos dos Apóstolos 28:25 – Discordaram entre si mesmos e começaram a ir embora, depois de Paulo ter feito esta declaração final: “Bem que o Espírito Santo falou aos seus antepassados, por meio do profeta Isaías:

    Romanos 2:20 – instrutor de insensatos, mestre de crianças, porque tem na lei a expressão do conhecimento e da verdade;

    Romanos 3:2 – Muita, em todos os sentidos! Principalmente porque aos judeus foram confiadas as palavras de Deus.

    Romanos 15:4 – Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança.

    1 Coríntios 12:7 – A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum.

    Gálatas 3:8 – Prevendo a Escritura que Deus justificaria pela fé os gentios, anunciou primeiro as boas novas a Abraão: “Por meio de você todas as nações serão abençoadas”.

    Efésios 4:11 – E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres,

    Efésios 5:11 – Não participem das obras infrutíferas das trevas; antes, exponham-nas à luz.

    2 Timóteo 2:25 – Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade,

    2 Timóteo 3:10 – Mas você tem seguido de perto o meu ensino, a minha conduta, o meu propósito, a minha fé, a minha paciência, o meu amor, a minha perseverança,

    2 Timóteo 4:2 – Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.

    Hebreus 3:7 – Assim, como diz o Espírito Santo: “Hoje, se vocês ouvirem a sua voz,

    Hebreus 4:12 – Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.

    Hebreus 11:1 – Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.

    2 Pedro 1:19 – Assim, temos ainda mais firme a palavra dos profetas, e vocês farão bem se a ela prestarem atenção, como a uma candeia que brilha em lugar escuro, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em seus corações.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *