Estudo de Mateus 22:43 – Comentado e Explicado

Como então, prosseguiu Jesus, Davi, falando sob inspiração do Espírito, chama-o Senhor, dizendo:
Mateus 22:43

Comentário de Albert Barnes

Como então … – Como essa doutrina de que ele é “descendente” de Davi é consistente com o que Davi diz quando o chama de “senhor”? Como sua opinião pode ser conciliada com isso? Essa declaração de Davi está registrada no Salmo 110: 1 . Um “senhor” ou mestre é um superior. A palavra aqui não implica necessariamente divindade, mas apenas superioridade. Davi o chama de superior, de seu senhor, de seu mestre, de seu legislador e expressa sua vontade de obedecê-lo. Se o Messias era apenas um descendente de Davi, como outros homens descendiam dos pais, se ele tivesse uma natureza humana apenas se ele não existisse quando Davi escreveu – com que propriedade ele poderia chamá-lo de senhor?

Em espírito – Pela inspiração do Espírito Santo. Como profeta, Atos 2:30 ; Atos 1:16 ; 2 Samuel 23: 2 .

Comentário de E.W. Bullinger

in = by, como em Mateus 22: 1 .

espírito. Grego. pneum a. App-101.

Comentário de John Calvin

43. Como então, pelo Espírito, Davi o chama de Senhor. A afirmação feita por Cristo, de que Davi falou pelo Espírito, é enfática; pois ele contrasta a previsão de um evento futuro com o testemunho de um evento presente. Por essa frase, ele antecipa os sofismas pelos quais os judeus de hoje tentam escapar. Eles alegam que essa previsão celebra o reinado de Davi, como se, representando Deus como o Autor de seu reinado, Davi se elevasse acima das tentativas loucas de seus inimigos e afirmasse que nada ganhariam se opusessem à vontade de Deus. Para que os escribas não pudessem se abrigar sob tal objeção, Cristo começou afirmando que o salmo não era composto em referência à pessoa de Davi, mas foi ditado pelo Espírito profético para descrever o futuro reinado de Cristo; como pode ser facilmente aprendido, mesmo a partir da própria passagem, que o que lemos lá não se aplica nem a Davi, nem a qualquer outro rei terreno; pois ali Davi apresenta um rei vestido com um novo sacerdócio, pelo qual as sombras antigas da Lei devem ser abolidas ( Salmos 110: 4 ).

Agora devemos ver como ele prova que Cristo terá uma posição mais alta do que simplesmente ser descendente da semente de Davi. É porque Davi, que era rei e chefe do povo, o chama de Senhor; daí resulta que nele há algo maior que o homem. Mas o argumento parece ser fraco e inconclusivo; pois pode-se objetar que, quando Davi deu o salmo ao povo para cantar, sem ter nenhuma visão de sua própria pessoa, ele designou o domínio de Cristo sobre os outros. Mas a isto respondo que, como ele era um dos membros da Igreja, nada teria sido mais impróprio do que se excluir da doutrina comum. Aqui ele ordena a todos os filhos de Deus que se vangloriem, como com uma só voz, de que eles estão seguros pela proteção de um rei celestial e invencível. Se ele for separado do corpo da Igreja, ele não participará da salvação prometida por meio de Cristo. Se essa fosse a voz de poucas pessoas, o domínio de Cristo não se estenderia nem a Davi. Mas agora nem ele, nem qualquer outra pessoa, podem ser excluídos da sujeição a ele, sem se afastar da esperança da salvação eterna. Desde então, não havia nada melhor para Davi do que ser incluído na Igreja, não foi menos para si mesmo do que para o resto do povo que Davi compôs esse salmo. Em suma, por esse título é declarado que Cristo é o rei supremo e único, que detém a preeminência entre todos os crentes; e nenhuma exceção deve ser permitida classificar todos em uma classe, quando ele for designado para ser o Redentor da Igreja. Não há dúvida, portanto, de que Davi se representa também como sujeito de seu governo, de modo a ser considerado um dentre o número do povo de Deus.

Mas agora surge outra pergunta: Deus não levantou alguém que ele designou dentre a humanidade para ser um Redentor, de modo a ser o Senhor de Davi, embora ele fosse seu filho? Pois aqui não é o nome essencial de Deus, mas apenas Adonai (83) que é empregado, e esse termo é freqüentemente aplicado aos homens. Eu respondo: Cristo toma como certo que aquele que é tirado do número de homens e elevado a uma posição de honra, como o supremo Chefe de toda a Igreja, não é um mero homem, mas possui também a majestade de Deus. Para o Deus eterno, que por juramento afirma por si mesmo, que

diante dele todo joelho se dobrará ( Isaías 45:23 )

ao mesmo tempo jura que

ele não dará sua glória a outro ( Isaías 42: 8. )

Mas, de acordo com o testemunho de Paulo, quando Cristo foi elevado ao poder real,

foi-lhe dado um nome que está acima de todo nome, que diante dele todo joelho dobrará ( Romanos 14:11 ; Filipenses 2: 9 ).

E embora Paulo nunca tivesse dito isso, ainda assim é o fato de que Cristo está acima de Davi e de outros reis sagrados, porque ele também é mais alto que os anjos; que não se aplicaria a um homem criado, a menos que ele também estivesse

Deus manifestado na carne ( 1 Timóteo 3:16 .)

Eu reconheço que sua essência divina não é expressa diretamente e em tantas palavras; mas pode-se inferir facilmente que Ele é Deus, que é colocado acima de todas as criaturas.

Comentário de Adam Clarke

Como então Davi em espírito (ou pelo Espírito – pela inspiração do Espírito de Deus) o chama de Senhor? dizendo,

Comentário de John Wesley

Disse-lhes: Como Davi, em espírito, o chama de Senhor, dizendo:

Como Davi, então, pelo Espírito – Por inspiração, o chame de Senhor? Se ele é apenas o filho (ou descendente) de Davi? Se ele é, como você supõe, um mero homem, filho de um homem?

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *