Estudo de Mateus 22:31 – Comentado e Explicado

Quanto à ressurreição dos mortos, não lestes o que Deus vos disse:
Mateus 22:31

Comentário de Albert Barnes

, Mateus 22:32

Tão tocante … – Isto é, como prova de que os mortos ressuscitam.

A passagem que ele cita está registrada em Êxodo 3: 6 , Êxodo 3:15 , que estava na sarça ardente (Marcos e Lucas). Abraão, Isaac e Jacó estavam mortos há muito tempo quando Moisés falou isso – Abraão por 329 anos, Isaac por 224 anos e Jacó por 198 anos – mas Deus falou então como sendo ainda “o Deus deles”. Eles devem, portanto, ainda estar em algum lugar vivo, pois Deus não é o Deus dos mortos; isto é, é absurdo dizer que Deus domina sobre aqueles que são “extintos ou aniquilados”, mas ele é o Deus somente daqueles que têm existência. Lucas acrescenta: “todos vivem com ele”. Ou seja, todos os mortos justos, todos os quais ele pode ser chamado adequadamente de Deus deles, vivem para a sua glória. Esta passagem não prova diretamente que o “corpo” morto seria ressuscitado, mas apenas por conseqüência. Isso prova que Abraão, Isaac e Jacó já existiam ou que suas almas estavam vivas. Isso os saduceus negaram Atos 23: 8 , e esse foi o principal ponto em disputa. Se isso fosse admitido – se houvesse um estado de recompensas e punições – seria fácil concluir que os corpos dos mortos seriam ressuscitados.

Versículos 34-40

Jesus conversa com um fariseu respeitando a lei – Veja também Marcos 12: 28-34 .

Comentário de Joseph Benson

Mateus 22: 31-32 . Mas, ao tocar a ressurreição dos mortos – ou o estado futuro (ver Mateus 22:23 ) , você não leu o que foi falado por Deus – Nomeadamente, nos livros de Moisés, para os quais os saduceus tinham um valor peculiar ; mas que Cristo aqui mostra que eles não entenderam; mas eram tão ignorantes deles quanto do poder de Deus. Eles tiraram sua objeção a um estado futuro dos escritos de Moisés; e a partir desses escritos, Cristo demonstra a certeza de um estado futuro! Eu sou o Deus de Abraão, etc. – O argumento é o seguinte: Deus não é o Deus dos mortos, mas dos vivos: (para essa expressão, Teu Deus, implica tanto o benefício de Deus para o homem quanto o dever do homem para Deus 🙂 mas ele é o Deus de Abraão, Isaque e Jacó; portanto, Abraão, Isaque e Jacó não estão mortos, mas vivos. Portanto, a alma não morre com o corpo. Então, de fato, os saduceus supunham, e foi por esse motivo que negaram a ressurreição e um estado futuro. Não se pode objetar a essa interpretação, que ela enfatiza demais as palavras, eu sou, que não estão no hebraico. Para a aplicação da citação de nosso Senhor no tempo presente, ( Deus não é o Deus dos mortos ) , implica claramente que nenhum outro tempo do verbo pode ser fornecido. Conseqüentemente, as palavras são assim traduzidas pelo LXX., Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, etc .; Êxodo 3: 6 . De maneira semelhante, o Dr. Campbell declara o argumento: “Quando Deus apareceu a Moisés no mato (que foi muito depois da morte dos patriarcas), ele lhe disse: Eu sou o Deus de Abraão, etc. agora Deus não é o Deus dos mortos, daqueles que, sendo destituídos da vida e, conseqüentemente, da sensibilidade, não podem conhecê-lo nem honrá-lo: ele é o Deus daqueles que apenas o amam e o adoram e, por consequência, estão vivos. Esses patriarcas, portanto, embora mortos em relação a nós, que já não desfrutam de sua presença aqui, estão vivos em relação a Deus, a quem ainda servem e adoram. ” Outros, no entanto, optam por explicar o argumento da seguinte forma: Ser o Deus de qualquer pessoa é ser sua grande recompensa, Gênesis 15: 1 . Portanto, como os patriarcas morreram sem terem obtido as promessas, Hebreus 11:39 , devem existir em outro estado para desfrutá-las, para que a veracidade de Deus permaneça certa. Além disso, o apóstolo nos diz que Deus não se envergonha de ser chamado Deus deles, porque preparou para eles uma cidade, Hebreus 11:16 , o que implica que ele teria considerado infinitamente abaixo dele possuir sua relação, como Deus , a qualquer pessoa para quem ele não tivesse proporcionado um estado de felicidade permanente. O argumento, tomado de qualquer maneira, é conclusivo; por qual causa podemos supor que ambos os sentidos dela foram destinados, para torná-lo cheio de demonstração.

Com que satisfação devemos ler esta justificação de um artigo tão importante de nossa fé e esperança! Quão facilmente nosso Senhor desvencilhou e expôs o argumento vangloriado dos saduceus, e encobriu com apenas confusão todo o orgulho daqueles intelectuais ousados, que se valorizavam tanto nessa penetração imaginária, que colocava os homens quase no mesmo nível dos brutos. De fato, objeções contra a ressurreição e um estado futuro, muito mais plausível que o deles, podem ser respondidas com aquele dito do nosso Senhor: Vocês não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus. Se a doutrina das Escrituras sobre esse assunto fosse considerada, por um lado, e a onipotência do Criador, por outro, não poderia parecer incrível para alguém que Deus preservasse a alma na imortalidade ou ressuscitasse os mortos. Atos 26: 8 .

Comentário de E.W. Bullinger

tocando = preocupante. Grego. peri .

dos mortos = de cadáveres, com o art. Veja App-139.

não tendes lido. . . = Você nunca leu. . . Veja App-143.

por. Grego. hupo.

dizendo. Veja App-107.

Comentário de Adam Clarke

Você não leu – Esta citação é retirada de Êxodo 3: 6 , Êxodo 3:16 ; e como os cinco livros de Moisés eram a única parte das Escrituras que os saduceus reconheceram como Divino, nosso Senhor, confutando-os desses livros, provou a segunda parte de sua afirmação: “Vocês ignoram as mesmas escrituras que professam cumprir. mantenha sagrado. ”

Comentário de Thomas Coke

Mateus 22: 31-32 . Mas, comovente, etc. – Nosso Senhor, tendo demonstrado que os saduceus eram ignorantes do poder de Deus, passou a mostrar que eles eram ignorantes das Escrituras da mesma forma; e particularmente dos escritos de Moisés, de onde eles haviam levantado sua objeção: pois fora da própria lei ele demonstrou a certeza de uma ressurreição, pelo menos de justos homens, e assim derrubou bastante a opinião dos saduceus, que, acreditando na materialidade da alma, afirmou que os homens foram aniquilados na morte e que os escritos de Moisés apoiavam sua opinião. Seu argumento era o seguinte: “Como um homem não pode ser adequadamente um pai sem filhos, ou um rei sem súditos, então Deus não pode ser chamado adequadamente nesse sentido de Deus ou Senhor, a menos que ele tenha seu povo e seja o Senhor dos vivos. Portanto, na lei ele se chama Deus de Abraão, Isaque e Jacó, muito tempo depois da morte desses patriarcas, a relação denotada pela palavra Deus ainda subsistia entre eles; por essa razão eles não foram aniquilados, como pretendiam os saduceus, quando afirmaram que estavam mortos, mas ainda existiam, súditos de Deus e santos glorificados “. Outros escolhem explicar o argumento da seguinte forma: ser Deus de qualquer pessoa é ser sua grande recompensa. Ver Gênesis 15: 1 . Portanto, como os patriarcas morreram sem terem obtido as promessas, Hebreus 11:39 devem existir em outro estado para desfrutá-las, para que a veracidade de Deus permaneça certa. Além disso, o apóstolo nos diz que Deus não se envergonha de ser chamado Deus deles, porque preparou para eles uma cidade: Hebreus 11:16, o que implica que ele teria considerado infinitamente abaixo dele, possuir sua relação como Deus a qualquer pessoa a quem ele não tivesse oferecido um estado de felicidade permanente. O argumento adotado de qualquer maneira é conclusivo; por qual causa podemos supor que ambos os sentidos se destinavam a torná-lo cheio de demonstração: portanto, o povo ficou mais agradavelmente surpreso ao ouvir uma confutação tão clara e sólida da seita que eles abominavam, e que também em uma discussão em que eles sempre se consideravam inexpugnáveis. Veja o próximo verso, Macknight e Doddridge. O bispo Sherlock observa que, a partir de então, parece que nosso Salvador pensou que a lei de Moisés oferecia boas provas de um estado futuro; o que é inconsistente com a suposição de que não havia evidências de vida e imortalidade até a publicação do Evangelho. Veja seus Discursos, vol. 1: serm. 6. Beausobre e Lenfant observam muito bem sobre esse assunto, que “como as calamidades e infortúnios que Abraão, Isaac e Jacó sofreram nesta vida não poderiam muito bem ser reconciliados com os extraordinários favores incluídos na expressão,

Eu serei o teu Deus; daí resulta que, quando Deus se declarou Deus deles, ele consequentemente se obrigou a recompensá-los e torná-los felizes após esta vida, se fiéis à sua graça. “Ver Hebreus 11:16 . já era muito conclusivo contra os saduceus, que negavam a imortalidade da alma e a ressurreição do corpo: mas prova ao mesmo tempo a ressurreição, porque as almas de Abraão, Isaac e Jacó, não sendo Abraão, Isaac , e Jacó, por si só, daí se conclui que Deus não poderia ser adequadamente aniquilado o Deus deles, a menos que eles ressuscitassem dos mortos.Há nos escritos judaicos alguns argumentos, muito parecidos com esse, usados ??para provar a ressurreição. também Grotius e o arcebispo Tillotson.

Comentário de John Wesley

Mas, como tocando a ressurreição dos mortos, não tendes lido o que Deus vos falou, dizendo:

Você não leu – Os saduceus tinham um valor peculiar para os livros de Moisés. Destes, portanto, nosso Senhor discute com eles.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *