Estudo de Mateus 26:56 – Comentado e Explicado

Mas tudo isto aconteceu porque era necessário que se cumprissem os oráculos dos profetas. Então os discípulos o abandonaram e fugiram.
Mateus 26:56

Comentário de Albert Barnes

Escrituras dos profetas – Os “escritos” dos profetas, pois esse é o significado da palavra “escrituras”. Ele faz alusão àquelas partes dos escritos proféticos que predisseram seus sofrimentos e morte.

Então todos os discípulos … – Superam com medo quando viram seu Mestre realmente levado; alarmados com a terrível aparência de homens armados e tochas em uma noite escura, e esquecendo suas promessas de não abandoná-lo, todos deixaram seu Salvador para ir sozinho a julgamento e morte! Ai, quantos, quando o apego a Cristo os levaria ao perigo, deixem-no e fuja! Marcos acrescenta que, depois que os discípulos fugiram, um jovem, com um pano de linho sobre o corpo nu, tentou segui-lo. Não se sabe quem ele era, mas é improvável que ele tenha sido o dono do jardim e um amigo de Jesus. Despertado pelo barulho de seu repouso, veio defender, ou pelo menos seguir o Salvador. Ele lançou, com pressa, uma cobertura que estava à mão em torno de seu corpo, e foi até ele. Os jovens entre romanos e judeus tentaram agarrá-lo também, e ele apenas garantiu sua segurança, deixando nas mãos a cobertura que ele havia jogado apressadamente ao seu redor. Não se sabe por que essa circunstância foi registrada por Mark, mas parece provável que fosse mencioná-lo com honra, como demonstrando seu interesse pelo Salvador e sua vontade de ajudá-lo. Veja as notas em Marcos 14: 50-51 . Essa circunstância pode ter sido registrada com o objetivo de honrá-lo, colocando sua conduta em forte contraste com a dos apóstolos, que haviam abandonado o Salvador e fugido.

Comentário de E.W. Bullinger

foi feito = aconteceu.

Comentário de John Calvin

56. Agora tudo isso foi feito. Os outros dois evangelistas expressam de maneira um pouco diferente; pelo que Mateus relata em sua própria pessoa, Marcos parece atribuir a Cristo. Lucas emprega palavras ainda diferentes: esta é a sua hora e o poder das trevas. Mas o desígnio do Espírito Santo é, além de qualquer dúvida, que quaisquer que sejam os artifícios dos homens maus, nada do que foi feito senão pela vontade e providência de Deus; pois, como ele havia dito um pouco antes, Deus não testificou nada dos profetas, a não ser o que ele havia determinado consigo mesmo ( Lucas 22: 3 ). Primeiro, portanto, estamos aqui informados de que qualquer que seja a raiva desenfreada pela qual Satanás e todos os homens ímpios são acionados, ainda assim a mão de Deus sempre prevalece, de modo a atraí-los com relutância para onde ele quiser. Segundo, somos informados de que, embora os homens maus cumpram o que foi predito nas Escrituras; todavia, como Deus não os emprega como seus ministros legais, mas os dirige, por um movimento secreto, àquilo que estava mais distante de seus desejos, eles não são desculpáveis; e que, embora Deus faça um uso justo de sua malícia, a culpa ainda é atribuída a eles. Ao mesmo tempo, observemos que Cristo disse isso para remover a ofensa, que de outra forma teria perturbado muito as mentes fracas, quando o viram tão repreendido e ultrajado.

Ainda assim, Cristo pretendia não apenas promover a vantagem de seus discípulos, mas também reprimir o orgulho de seus adversários, para que não triunfassem como se tivessem alcançado a vitória. Por esse motivo, na narrativa de Lucas, ele diz: esta é a sua hora; pelo que ele quer dizer que o Senhor lhes concede essa liberdade por um curto período de tempo. O poder das trevas denota o poder do diabo, e esse termo também teve uma forte tendência a embase sua glória; porque, embora exaltem a si mesmos, Cristo mostra que ainda nada mais são do que os escravos do diabo. Enquanto todas as coisas estão misturadas em confusão, e enquanto o diabo, espalhando trevas no exterior, parece derrubar toda a ordem do mundo, deixe-nos saber que a providência de Deus brilha acima no céu, para prolongar a ordem do que está confuso ; e, portanto, aprendamos a erguer os olhos da fé para aquele céu calmo. Todos os discípulos o abandonaram e fugiram. Por isso, podemos inferir novamente quanto mais preparados eles estavam para lutar impulsivamente do que seguir seu Mestre.

Comentário de Adam Clarke

Mas tudo isso foi feito – Esta é provavelmente a observação do evangelista. Veja em Mateus 2:23 ; (Nota).

Então todos os discípulos o abandonaram e fugiram – ó o que é homem! Quão pouca é a confiança máxima de que se pode confiar! Jesus é abandonado por todos! – até o zeloso Pedro e o amoroso João estão entre os fugitivos! Alguma vez o mestre foi servido por seus estudiosos? Os pais já foram tão tratados pelos filhos? Não existe tanto zelo e amor entre todos como um mártir de Deus e da verdade? Ai! não. Ele tinha apenas doze que professavam apego inviolável a ele; um deles o traiu, outro o negou com juramentos, e o resto fugiu e o abandonou completamente a seus inimigos implacáveis! Ainda não foram encontrados entre seus discípulos,

    1º. Pessoas que o traem e sua causa?

2dly. Pessoas que negam ele e seu povo?

    3dly. Pessoas que o abandonam, seu povo, sua causa e sua verdade?

Leitor! pertences a alguma dessas classes?

Comentário de Thomas Coke

Mateus 26:56 . Mas tudo isso foi feito Ou, está feito. Essa era uma consideração que, se devidamente aplicada, poderia impedir que seus discípulos se ofendessem por seus sofrimentos; e enfatiza fortemente que ele ainda mantinha a afirmação que ele havia feito anteriormente de ser o Messias, e que o que ele estava passando agora estava tão longe de ser inconsistente com essa afirmação, que no geral era absolutamente necessário para fazê-lo com satisfação total.

Os discípulos, vendo seu Mestre nas mãos de seus inimigos, o abandonaram e fugiram, conforme sua previsão. Talvez eles estivessem com medo de que a ação de Pedro fosse imputada a todos eles e pudesse colocar suas vidas em perigo. Mas o que quer que eles apreendessem, sua fuga precipitada nessas circunstâncias era a covardia e ingratidão mais baixa, considerando não apenas o quão ultimamente haviam sido avisados ??de seu perigo, e que promessas solenes todos haviam feito de uma corajosa adesão a Cristo; mas também em que agonia eles acabaram de vê-lo, em que zelo ele teve alguns momentos antes de demonstrar sua defesa e em que poder incrível ele exerceu para aterrorizar seus inimigos, em conformidade com a parte de sua demanda relacionada à segurança de amigos dele. Ao mesmo tempo, ele havia sugerido seu propósito de lhes dar uma demissão rápida e gentil; ver João 18: 8 . Portanto, era muito indecente fugir sem ele, especialmente porque a profecia de Cristo sobre sua contínua utilidade em sua igreja era equivalente a uma promessa de sua preservação, qualquer que seja o perigo que possam encontrar agora. Mas nosso Senhor provavelmente permitiu, para que aprendêssemos a não confiar demais, mesmo na amizade dos melhores homens. Veja Doddridge e Macknight.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *