Estudo de Salmos 119:130 – Comentado e Explicado

Vossas palavras são uma verdadeira luz, que dá sabedoria aos simples.
Salmos 119:130

Comentário de Albert Barnes

A entrada das tuas palavras dá luz – A Septuaginta traduz isso, “a manifestação (ou declaração) – ?dd??ss?? he delosis – das tuas palavras ilumina”. Então a Vulgata. Lutero torna: “Quando a tua palavra é revelada, ela nos livra e torna o simples sábio.” DeWette, “A abertura (revelação) da tua palavra”, etc. A palavra hebraica – ??? pethach – significa uma “abertura” ou “entrada” – como um portão, Josué 20: 4 ; Juízes 9:35 ; e então “uma porta”, como em uma tenda ou no templo, Gênesis 18: 1 ; 1 Reis 6: 8 ; ou o portão de uma cidade, Isaías 3:26 ; e então significa abertura, insight, instrução. A palavra usada aqui parece denotar a abertura ou o desenvolvimento da palavra de Deus; a revelação dessa palavra para a mente. Uma porta está aberta para que entremos em uma casa; um portão para entrarmos na cidade; e assim o significado da palavra de Deus é “aberto” para nós, para que possamos, por assim dizer, entrar e ver sua beleza. A linguagem, portanto, não indica a entrada dessa palavra na mente, mas está sendo aberta para nós, para que possamos perceber sua beleza, ou para que possamos “entrar” em seu significado, seus mistérios e suas belezas.

Dá entendimento ao simples – A palavra traduzida como “simples” significa literalmente “aqueles que estão abertos à persuasão” ou que são facilmente atraídos ou seduzidos. Depois, refere-se aos crédulos, Provérbios 14:15 , e depois aos “inexperientes”. Ver Salmo 19: 7 , nota; Salmo 116: 6 , nota.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 119: 130 . A entrada das tuas palavras – No coração do homem; isto é, recebê-los com fé, amor e mansidão; dá luz – Àqueles que estavam antes nas trevas, até a luz do conhecimento verdadeiro e salvador. Nisto aprendemos nossa origem e nosso fim, o que somos por natureza e o que devemos ser feitos pela graça, a fim de nossa salvação final; o que Deus fez por nós e os retornos que ele espera de nós; os inimigos que temos de encontrar e como podemos ser capazes de prevalecer contra eles; a misericórdia e a justiça, o amor e a ira, a bondade e a santidade de Jeová, as alegrias do céu e as dores do inferno. Mas as palavras ??? ?????? são traduzidas por muitos intérpretes antigos e modernos, a abertura de tuas palavras; isto é, o desdobramento e a explicação deles, abrindo o verdadeiro sentido e mostrando sua mente e vontade nele. “Tuas palavras não são tão logo abertas, que uma luz delas sai”. Dá entendimento aos simples – às pessoas mais ignorantes e desaprendidas, que estão apenas dispostas a aprender.

Comentário de E.W. Bullinger

entrada = porta; que era sempre um caminho aberto para a luz, na ausência de janelas.

simples = sincero, ao contrário de astuto.

Comentário de Adam Clarke

A entrada de tuas palavras dá luz – ??? pethach , a abertura dela: quando abro minha Bíblia para ler, brota luz em minha mente. Todo sermão, toda oração, todo ato de fé é uma abertura pela qual a luz é deixada entrar na alma que busca.

Comentário de John Calvin

130. A entrada da tua palavra é leve. A quantidade é que a luz da verdade revelada na palavra de Deus é tão distinta que a primeira visão dela ilumina a mente. A palavra ??? pethach significa adequadamente uma abertura, (10) mas metaforicamente é tomada como um portão. Consequentemente, o antigo tradutor deu início, o que não é impróprio, desde que seja entendido os rudimentos ou os primeiros elementos da lei divina. É como se o Profeta tivesse: “Não apenas aqueles que alcançaram um conhecimento exato de toda a lei, e que fizeram do estudo dela o negócio de suas vidas, discerniram uma luz clara, mas também aqueles que estudaram mesmo imperfeitamente, e que apenas entraram na varanda, por assim dizer. Agora devemos raciocinar do menor para o maior. Se os tiranos e os novatos começarem a ser esclarecidos em sua primeira entrada, como será o caso quando um homem for admitido em um conhecimento completo e perfeito?

Na segunda cláusula, o Profeta revela seu significado mais completamente. Aos pequeninos, ele denota que nem se destacam em engenhosidade nem são dotados de sabedoria, mas sim não são qualificados em letras e não são refinados pela educação. Desse modo, ele afirma que, assim que aprenderem os primeiros princípios da lei de Deus, serão dotados de entendimento. Deveria ter uma influência mais poderosa em despertar em nós um desejo sincero de familiarizar-se com a lei de Deus, quando nos dizem que mesmo aqueles que, na estimativa do mundo, são tolos e simplórios desprezíveis, desde que se apliquem suas mentes nesse assunto, adquirem sabedoria suficiente para levá-los à salvação eterna. Embora não seja dado a todos os homens atingir o mais alto grau nessa sabedoria, é comum a todos os piedosos lucrar tanto quanto conhecer a regra certa e infalível pela qual regular sua vida. Assim, nenhum homem que se entregar aos ensinamentos de Deus perderá seu trabalho em sua escola, pois, desde sua primeira entrada, colherá frutos inestimáveis. Enquanto isso, somos avisados ??de que todos os que seguem seu próprio entendimento vagam nas trevas. Ao afirmar que os pequenos são iluminados, Davi sugere que é somente quando os homens, despojados de toda a autoconfiança, se submetem a Deus com mentes humildes e dóceis, que estão em um estado adequado para se tornarem estudiosos proficientes no estudo de a lei divina. Que os papistas zombem, como estão acostumados a fazer, porque teríamos as Escrituras para serem lidas por todos os homens, sem exceção; todavia, não é falsidade que Deus pronuncia pela boca de Davi, quando afirma que a luz de sua verdade é exibida para tolos. Deus não desapontará, portanto, o desejo de quem reconhece sua própria ignorância e se submete humildemente ao seu ensino.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *