Estudo de Hebreus 3:7 – Comentado e Explicado

Por isso, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz,
Hebreus 3:7

Comentário de Albert Barnes


Portanto – Em vista do fato de que o Autor da dispensação cristã tem uma posição muito superior à de Moisés. Porque Cristo tem reivindicações sobre nós muito maiores do que aquelas que Moisés tinha, vamos ouvir a sua voz e temer o seu descontentamento.

Como o Espírito Santo diz – No Salmo 95: 7-11 . Esta é uma prova completa de que, na estimativa do autor desta epístola, o escritor deste salmo foi inspirado. O Espírito Santo fala através da palavra que ele revelou. O apóstolo cita esta passagem e aplica-a àqueles a quem ele se dirigiu, porque a advertência era tão pertinente e importante sob a dispensação cristã, como era sob os judeus. O perigo de endurecer o coração ao deixar de ouvir sua voz era tão grande, e as consequências seriam tão assustadoras e alarmantes. Devemos considerar as advertências solenes no Antigo Testamento contra o pecado e contra o perigo de apostasia, como endereçadas pelo Espírito Santo a nós. Eles são tão aplicáveis ??a nós como eram àqueles a quem foram endereçados inicialmente; e precisamos de toda a influência de tais apelos, para nos impedir de apostasia tanto quanto eles.

Hoje – Agora; Atualmente. No exato momento em que o comando é endereçado a você. Não deve ser adiado até amanhã. Todos os mandamentos de Deus se relacionam com o “presente” – até hoje – com o momento que passa. Ele não nos dá comandos “sobre o futuro”. Ele não exige que nos arrependamos e nos voltemos para ele “amanhã”, ou daqui a dez anos. As razões são óbvias:

(1) O dever pertence ao presente. É nosso dever abandonar o pecado e amá-lo agora.

(2) não sabemos que viveremos para outro dia. Um mandamento, portanto, não poderia se estender até aquele momento, a menos que fosse acompanhado de “uma revelação” que deveríamos viver até então – e tal revelação que Deus não escolhe dar. Todo mundo, portanto, deve sentir que tudo o que Deus manda endereçar a ele é endereçado a ele agora. Qualquer culpa que ele incorra, negligenciando esses comandos, é incorrida agora. Pela atual negligência e desobediência, cada um deve responder – e cada um deve prestar contas a Deus pelo que faz hoje.

Se você ouvir – Se você estiver disposto a ouvir a Deus, ouça agora e não o adie para um período futuro. Há muita “vontade” de ouvir a voz de Deus. A vontade de aprender é geralmente o precursor de grandes realizações no conhecimento. A “disposição” de reforma é geralmente o precursor da reforma. Faça um homem “disposto” a abandonar seus hábitos de profanação ou intemperança, e geralmente todo o resto é fácil. A grande dificuldade na mente de um pecador está em sua vontade. Ele não está disposto a ouvir a voz de Deus; não querendo que ele reinasse sobre ele; não querendo agora cuidar da religião. Enquanto essa relutância durar, ele não fará nenhum esforço, e ele vê, ou cria mil dificuldades no caminho de se tornar cristão. Mas quando essa falta de vontade é superada, e ele está disposto a se engajar no trabalho da religião, as dificuldades desaparecem e o trabalho da salvação se torna fácil.

Sua voz – A voz de Deus falando conosco:

(1) em sua palavra escrita;

(2) no evangelho pregado;

(3) em nossas próprias consciências;

(4) nos eventos de sua providência;

(5) nas advertências de nossos parentes e amigos. Tudo o que nos transmite a verdade de Deus, ou é adaptado para impressionar isso em nós, pode ser considerado como “a sua voz” falando conosco. Ele assim fala conosco “todos os dias” de algumas dessas maneiras; e todos os dias, portanto, ele pode nos pedir para não endurecer nossos corações.

Comentário de E.W. Bullinger

Espírito Santo . App-101.

vontade = deveria.

Comentário de John Calvin

Ele prossegue em sua exortação, que eles deveriam obedecer a Cristo falando com eles; e que ele poderia acrescentar mais peso a ele, ele confirma pelo testemunho de Davi; pois, como deviam ser aguçados, era melhor, a fim de evitar ofensas, apresentar outra pessoa. Se ele simplesmente os censurasse pela incredulidade dos pais, eles teriam prestado menos assistência a ele; mas quando ele apresentou Davi, foi menos ofensivo. Agora, a importância do todo é: – Como Deus desde o princípio sua voz obedeceu, e não pôde suportar a perversidade sem puni-la severamente, então, neste dia, ele não punirá levianamente nossa teimosia, a menos que nos tornemos ensináveis. Mas o discurso é suspenso até que cheguemos às palavras: “Preste atenção, irmãos, para que não exista qualquer momento em algum de vocês”, etc. Para que a passagem, então, possa fluir melhor, seria apropriado incluir o resto entre parênteses. (60) Vamos agora considerar as palavras em ordem.

7. Como o Espírito Santo diz, etc. Isso serviu muito mais para tocar seus corações do que se ele tivesse citado Davi pelo nome. E é útil nos familiarizarmos com tais expressões, para que possamos lembrar que as palavras aduzidas nos livros dos profetas são de Deus e não dos homens.

Mas como esta frase , hoje, se você ouvir a voz dele, faz parte de um verso anterior, alguns não a traduziram inadequadamente assim: “Você gostaria de ouvir hoje a voz dele em Deus”? De fato, é certo que, quando Davi chamou os judeus de povo de Deus, ele imediatamente chegou a essa conclusão, que a voz de Deus deveria ter sido ouvida por eles; pois quanto aos que ele convidou para cantar louvores a Deus e celebrar sua bondade, ele os lembrou ao mesmo tempo que a obediência era a principal adoração que ele exigia e que era melhor do que todos os sacrifícios. O principal, então, era obedecer à palavra de Deus.

Comentário de Adam Clarke

Portanto (como diz o Espírito Santo, Hoje – Essas palavras são citadas no Salmo 95: 7 ; e como foram escritas por Davi e atribuídas aqui ao Espírito Santo, isso prova que Davi escreveu, por inspiração do Espírito Santo de Deus. Como essas palavras eram originalmente um aviso aos israelitas para não provocarem Deus, para que não fossem excluídos do descanso que ele lhes havia prometido, o apóstolo os usa aqui para persuadir os cristãos na Palestina a manterem seus privilégios religiosos e, graça que receberam, para que não cheguem a esse estado de glória futura que Cristo preparou para eles.As palavras implicam fortemente, como de fato toda a epístola, a possibilidade de cair da graça de Deus e perecer eternamente; e sem essa suposição, essas palavras e todas essas coisas semelhantes, que representam mais de dois terços de toda a revelação divina, não teriam sentido nem significado.Por que Deus deveria pedir ao homem que recebesse sua misericórdia, se ele tornou isso impossível? ível? Por que ele deveria exortar um crente a perseverar, se é impossível para ele cair? Que desdém desprezível os homens usaram para manter um princípio falso e perigoso contra todo o teor da palavra de Deus! Anjos caíram – Adão caiu – Salomão caiu – e multidões de crentes caíram e, por tudo que sabemos, não aumentaram mais; e, no entanto, somos informados de que não podemos finalmente perder os benefícios de nossa conversão! Satanás pregou essa doutrina para nossos primeiros pais; eles creram nele, pecaram e caíram; e trouxe um mundo inteiro para a ruína!

Comentário de Thomas Coke

Hebreus 3: 7-9 . Portanto, etc. – “Nós somos o povo de Deus, se continuarmos firmes; portanto, deixe-me aconselhá-lo e exortá-lo, nas palavras do inspirado salmista: Hoje, se você ouvir a sua voz, não endureça o seu coração. e não sejamos teimosos e desobedientes, como nossos pais em Massá e Meribá no deserto; ( Êxodo 17: 2-7 .) quando tentaram a Deus e tentaram até que ponto seu poder e bondade se estenderiam. ” O raciocínio ao longo desta epístola é geralmente retirado do estado dos filhos de Israel no deserto, e do que foi feito e dito lá; e a comparação é feita entre Cristo e Moisés; Cristo e o sumo sacerdote; – o sacrifício de Cristo, e os sacrifícios então e ali designados; – o deserto no qual os judeus vagavam, e a vida atual dos cristãos; – a terra de Canaã e o estado de felicidade ou descanso , para o qual somos chamados por Cristo. O povo de Deus é chamado para fora do mundo, como os israelitas estavam fora do Egito: o povo de Deus atualmente está caminhando pelo deserto, em direção ao descanso no céu, assim como os filhos de Israel marchavam através do deserto a Canaã. – Como esse era o plano do apóstolo, ele fala sobre o tabernáculo e a adoração judaica como naquele tempo; e não menciona o templo, exceto possivelmente em um só lugar; ou o estado das coisas no momento em que ele estava escrevendo. Seu objetivo era mostrar que o Senhor Jesus Cristo e o que ele fez eram infinitamente mais excelentes e infinitamente mais vantajosos do que o que Moisés era e fez. A dignidade superior da pessoa de Cristo foi mostrada no cap. 1. A razão de sua condescendência de encarnar no cap. 2. Sua infinita superioridade a Moisés, no presente capítulo: em mais uma prova da qual ele prossegue, que o restante prometido por Cristo ao seu povo é infinitamente superior e infinitamente mais excelente do que o que Moisés propôs aos filhos de Israel; de onde essa inferência é tão forte quanto possível, que os hebreus deveriam aderir firmemente à palavra pregada por Cristo, se desejassem obter aquele descanso mais excelente e glorioso . O Sr. Peirce observa que, portanto, no início de Hebreus 3: 7 se conecta ao início de Hebreus 3:12 . Portanto, tome cuidado, irmãos, para que etc. e que a citação do 95º salmo, que aparece no meio, deve ser lida entre parênteses. – Tendo citado esse salmo, o autor o dilata e o aplica a seu propósito, na parte seguinte e no começo. do próximo capítulo.

Comentário de John Wesley

Portanto (como diz o Espírito Santo: hoje, se ouvirdes a sua voz,

Portanto – Visto que ele é fiel, não sejais infiéis. Salmo 95: 7 , etc.

Referências Cruzadas

2 Samuel 23:2 – “O Espírito do Senhor falou por meu intermédio; sua palavra esteve em minha língua.

Salmos 81:11 – “Mas o meu povo não quis ouvir-me; Israel não quis obedecer-me.

Salmos 81:13 – “Se o meu povo apenas me ouvisse, se Israel seguisse os meus caminhos,

Salmos 95:7 – pois ele é o nosso Deus, e nós somos o povo do seu pastoreio, o rebanho que ele conduz. Hoje, se vocês ouvirem a sua voz,

Provérbios 27:1 – Não se gabe do dia de amanhã, pois você não sabe o que este ou aquele dia poderá trazer.

Eclesiastes 9:10 – O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força, pois na sepultura, para onde você vai, não há atividade nem planejamento, não há conhecimento nem sabedoria.

Isaías 55:3 – Dêem ouvidos e venham a mim; ouçam-me, para que sua alma viva. Farei uma aliança eterna com vocês, minha fidelidade prometida a Davi.

Isaías 55:6 – Busquem o Senhor enquanto se pode achá-lo; clamem por ele enquanto está perto.

Mateus 17:5 – Enquanto ele ainda estava falando, uma nuvem resplandecente os envolveu, e dela saiu uma voz, que dizia: “Este é o meu Filho amado em quem me agrado. Ouçam-no! “

Mateus 22:43 – Ele lhes disse: “Então, como é que Davi, falando pelo Espírito, o chama ‘Senhor’? Pois ele afirma:

Marcos 12:36 – O próprio Davi, falando pelo Espírito Santo, disse: ‘O Senhor disse ao meu Senhor: Senta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos debaixo de teus pés’.

João 5:25 – Eu lhes afirmo que está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e aqueles que a ouvirem, viverão.

João 10:3 – O porteiro abre-lhe a porta, e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as suas ovelhas pelo nome e as leva para fora.

João 10:16 – Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu as conduza também. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.

João 10:27 – As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.

Atos dos Apóstolos 1:16 – e disse: “Irmãos, era necessário que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo predisse por boca de Davi, a respeito de Judas, que serviu de guia aos que prenderam Jesus.

Atos dos Apóstolos 28:25 – Discordaram entre si mesmos e começaram a ir embora, depois de Paulo ter feito esta declaração final: “Bem que o Espírito Santo falou aos seus antepassados, por meio do profeta Isaías:

2 Coríntios 6:1 – Como cooperadores de Deus, insistimos com vocês para não receberem em vão a graça de Deus.

Hebreus 3:13 – Pelo contrário, encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama “hoje”, de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado,

Hebreus 3:15 – Por isso é que se diz: “Se hoje vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração, como na rebelião”.

Hebreus 4:7 – Por isso Deus estabelece outra vez um determinado dia, chamando-o “hoje”, ao declarar muito tempo depois, por meio de Davi, de acordo com o que fora dito antes: “Se hoje vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração”.

Hebreus 9:8 – Dessa forma, o Espírito Santo estava mostrando que ainda não havia sido manifestado o caminho para o Santo dos Santos enquanto ainda permanecia o primeiro tabernáculo.

Tiago 4:13 – Ouçam agora, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro”.

2 Pedro 1:21 – pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo.

Apocalipse 3:20 – Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *