Estudo de João 10:3 – Comentado e Explicado

A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz à pastagem.
João 10:3

Comentário de Albert Barnes

Para ele o porteiro abre – O porteiro é o porteiro. Parece que os judeus mais ricos que possuíam rebanhos contrataram alguém para cuidar do rebanho. A princípio, todos os pastores assistiam a seus rebanhos pessoalmente dia e noite, e isso continuava sendo comumente praticado, mas nem sempre.

As ovelhas ouvem sua voz – a voz do pastor. Um rebanho discernirá prontamente a voz bem conhecida de quem está acostumado a comparecê-los. O significado é que o povo de Deus será encontrado disposto a ouvir as instruções daqueles que são designados por Cristo, que pregam suas doutrinas puras e que mostram um verdadeiro amor pela igreja de Deus. Dificilmente existe melhor prova de fidelidade no ofício pastoral do que a aprovação do povo humilde e obscuro de Deus, quando discernem no pregador a própria maneira e espírito das doutrinas da Bíblia.

Ele chama suas próprias ovelhas pelo nome – Era costume, e ainda é, nos dizem os viajantes, os pastores darem nomes particulares a suas ovelhas, pelas quais eles logo aprenderam a considerar a voz do pastor. Com isso, nosso Salvador indica, sem dúvida, que é dever de um ministro da religião procurar um relacionamento íntimo e pessoal com o povo sob sua responsabilidade; sentir interesse neles como indivíduos, e não apenas abordá-los juntos; aprender suas necessidades particulares; conhecê-los em suas provações individuais e administrar-lhes pessoalmente as consolações do evangelho.

Leva-os para fora – Ele os conduz do aprisco para o pasto ou para a água. Talvez aqui se pretenda o cuidado de um pastor fiel para fornecer instruções adequadas ao povo sob sua responsabilidade e alimentá-lo com o pão da vida. Veja uma descrição bonita e comovente dos cuidados do Grande Pastor no Salmo 23: 1-6 .

Comentário de E.W. Bullinger

porteiro = porteiro . Grego. Thuroros. Ocorre apenas aqui; João 18:16 , João 18:17 . Marcos 13:34 . Compare o App-160.

ouvir = ouvir [e entender]. Compare João 8:43 .

chama . Grego. kaleo. Mas todos os textos são lidos por telefone, geralmente implicando um endereço pessoal. Compare João 13:13 .

por nome = de acordo com (grego. kata. App-104.) seu nome.

Comentário de John Calvin

3. Para ele o porteiro se abre. Se pela palavra Porter (282) alguém escolhe entender Deus, não faço objeção; e Cristo até parece expressamente contrastar o julgamento de Deus com a falsa opinião dos homens na aprovação de pastores, como se ele tivesse dito: “Existem outros, de fato, a quem o mundo geralmente aplaude e a quem de bom grado confere honra; mas Deus, que detém as rédeas do governo, não reconhece nem aprova ninguém além daqueles que lideram as ovelhas por esse caminho. ”

Ele chama suas próprias ovelhas pelo nome. Considero isso como uma referência ao consentimento mútuo da fé; porque o discípulo e o professor estão unidos pelo único Espírito de Deus, de modo que o professor vai adiante e o discípulo segue. Alguns pensam que isso denota o conhecimento íntimo que todo pastor deveria ter de cada rebanho, mas não sei se isso se baseia em bases sólidas.

Comentário de Adam Clarke

Para ele, o porteiro se abre – Sir Isaac Newton observa que nosso Senhor, próximo ao templo, onde as ovelhas eram guardadas em dobras para serem vendidas para sacrifícios, falava muitas coisas parabolicamente sobre ovelhas, seus pastores e a porta do curral; e descobre que ele aludiu às dobras que seriam contratadas no mercado, falando de dobras que um ladrão não podia entrar pela porta, nem o próprio pastor aberto, mas um carregador aberto para o pastor. No porteiro que abre a porta para o verdadeiro pastor, podemos descobrir a segunda marca de um verdadeiro ministro – seu trabalho é coroado de sucesso. O Espírito Santo abre caminho para o coração de seus ouvintes, e ele se torna o instrumento da salvação deles. Veja Colossenses 4: 3 ; 2 Coríntios 2:12 ; 1 Coríntios 16: 9 ; Apocalipse 3: 8 .

As ovelhas ouvem sua voz – Uma terceira marca de um bom pastor é que ele fala para instruir o povo – as ovelhas ouvem Sua voz; ele não pega a gordura e o velo e deixa outro empregado com menos salário para fazer o trabalho do ofício pastoral. Não: ele mesmo prega a Cristo Jesus, o Senhor, e nessa simplicidade também, é melhor calculado para instruir as pessoas comuns. Um homem que prega em uma linguagem que o povo não pode compreender pode fazer por um ator de teatro ou um banco de montanha, mas não por um ministro de Cristo.

Ele chama suas próprias ovelhas pelo nome – A quarta marca de um bom pastor é que ele conhece bem seu rebanho; ele os conhece pelo nome – ele cuida de se familiarizar com os estados espirituais de todos aqueles que lhe são confiados. Ele fala com eles sobre suas almas e, assim, obtendo um conhecimento profundo de seu estado, ele é o mais qualificado para lucrar com eles por seus ministérios públicos. Quem não conhece bem a Igreja de Cristo, jamais pode, por meio de sua pregação, edificá-la em sua santíssima fé.

E os conduz para fora – Uma quinta marca de um bom pastor é: ele lidera o rebanho, não o domina sobre a herança de Deus; nem tentativas de qualquer disciplina rigorosa, não fundamentada no Evangelho de Cristo, de levar os homens ao caminho da vida; nem os expulsemos disso, como muitos o fazem, por uma severidade que é uma vergonha para o suave evangelho do Deus de paz e amor.

Ele os leva para fora de si mesmos para Cristo, para as loucuras, diversões e diversões do mundo, para o caminho da santidade cristã: em uma palavra, ele os guia por aquelas persuasões suaves e poderosas que fluem de um coração cheio de a palavra e amor de Cristo, no reino e glória de seu Deus.

Comentário de John Wesley

Para ele o porteiro se abre; e as ovelhas ouvem a sua voz; e ele chama as suas próprias ovelhas, e as conduz.

Para ele, o guardião da porta se abre – Cristo é considerado o pastor, João 10:11 . Como a porta nos primeiros e seguintes versículos. E como não é indigno de Cristo ser chamado de porta, pela qual as ovelhas e o verdadeiro pastor entram, também não é indigno de Deus Pai ser chamado de guardião da porta. Ver Atos 14:27 ; Colossenses 4: 3 ; Apocalipse 3: 8 ; Atos 16:14 .

E as ovelhas ouvem sua voz – As circunstâncias que se seguem concordam exatamente com os costumes dos antigos pastores orientais. Eles chamaram suas ovelhas pelo nome, foram adiante deles e as ovelhas os seguiram. Assim, os verdadeiros cristãos ouvem, ouvem, compreendem e obedecem à voz do pastor que Cristo enviou. E ele os considera seus, mais queridos que qualquer amigo ou irmão: chama, aconselha, dirige cada um por nome e os conduz pelos caminhos da justiça, além das águas do conforto.

Referências Cruzadas

Exodo 33:17 – O Senhor disse a Moisés: “Farei o que me pede, porque tenho me agradado de você e o conheço pelo nome”.

Salmos 23:2 – Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranqüilas;

Salmos 78:52 – Mas tirou o seu povo como ovelhas e o conduziu como a um rebanho pelo deserto.

Salmos 80:1 – Escuta-nos, Pastor de Israel, tu, que conduzes a José como a um rebanho; tu, que tens o teu trono sobre os querubins, manifesta o teu esplendor

Cânticos 8:13 – Você, que habita nos jardins, os amigos desejam ouvi-la; deixe-me ouvir a sua voz!  

Isaías 40:11 – Como pastor ele cuida de seu rebanho, com o braço ajunta os cordeiros e os carrega no colo; conduz com cuidado as ovelhas que amamentas suas crias.

Isaías 42:16 – Conduzirei os cegos por caminhos que eles não conheceram, por veredas desconhecidas eu os guiarei; transformarei as trevas em luz diante deles e tornarei retos os lugares acidentados. Essas são as coisas que farei; não os abandonarei.

Isaías 49:9 – para dizer aos cativos: “Saiam”, e para aqueles que estão nas trevas: “Apareçam! ” “Eles se apascentarão junto aos caminhos e acharão pastagem em toda colina estéril.

Isaías 53:10 – Contudo foi da vontade do Senhor esmagá-lo e fazê-lo sofrer, e, embora o Senhor faça da vida dele uma oferta pela culpa, ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua mão.

Jeremias 31:8 – Vejam, eu os trarei da terra do norte e os reunirei dos confins da terra. Entre eles estarão o cego e o aleijado, mulheres grávidas e em trabalho de parto; uma grande multidão voltará.

Jeremias 50:4 – “Naqueles dias e naquela época”, declara o Senhor, “o povo de Israel e o povo de Judá virão juntos, chorando e buscando o Senhor seu Deus.

Ezequiel 34:11 – ” ‘Porque assim diz o Soberano Senhor: Eu mesmo buscarei as minhas ovelhas e delas cuidarei.

João 6:37 – Todo o que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei.

João 6:45 – Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão ensinados por Deus’. Todos os que ouvem o Pai e dele aprendem vêm a mim.

João 10:4 – Depois de conduzir para fora todas as suas ovelhas, vai adiante delas, e estas o seguem, porque conhecem a sua voz.

João 10:14 – “Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas; e elas me conhecem;

João 10:16 – Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu as conduza também. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.

João 10:26 – mas vocês não crêem, porque não são minhas ovelhas.

João 10:27 – As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.

Romanos 8:30 – E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou.

1 Coríntios 16:9 – porque se abriu para mim uma porta ampla e promissora; e há muitos adversários.

Filipenses 4:3 – Sim, e peço a você, leal companheiro de jugo, que as ajude; pois lutaram ao meu lado na causa do evangelho, com Clemente e meus demais cooperadores. Os seus nomes estão no livro da vida.

Colossenses 4:3 – Ao mesmo tempo, orem também por nós, para que Deus abra uma porta para a nossa mensagem, a fim de que possamos proclamar o mistério de Cristo, pelo qual estou preso.

2 Timóteo 2:19 – Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece inabalável e selado com esta inscrição: “O Senhor conhece quem lhe pertence” e “afaste-se da iniqüidade todo aquele que confessa o nome do Senhor”.

1 Pedro 1:12 – A eles foi revelado que estavam ministrando, não para si próprios, mas para vocês, quando falaram das coisas que agora lhes foram anunciadas por meio daqueles que lhes pregaram o evangelho pelo Espírito Santo enviado do céu; coisas que até os anjos anseiam observar.

Apocalipse 3:7 – Ao anjo da igreja em Filadélfia escreva: Estas são as palavras daquele que é santo e verdadeiro, que tem a chave de Davi. O que ele abre ninguém pode fechar, e o que ele fecha ninguém pode abrir.

Apocalipse 3:20 – Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.

Apocalipse 7:17 – pois o Cordeiro que está no centro do trono será o seu Pastor; ele os guiará às fontes de água viva. E Deus enxugará dos seus olhos toda lágrima”.

Apocalipse 20:15 – Se o nome de alguém não foi encontrado no livro da vida, este foi lançado no lago de fogo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *